SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Leão ainda indefinido

Ainda sem saber se poderá contar com o atacante Ciro e com o volante Daniel Paulista, lesionados no jogo contra o Santa Cruz, o treinador Givanildo não pode adiantar o time que entra em campo pela Copa do Brasil nesta quarta-feira (31), contra o Paraná.

Caso não possa escalar os atletas, o técnico leonino deverá entrar com Everton Felipe, no ataque, e Ricardinho ou Odair, no meio-campo.

O restante do time será o mesmo que iniciou o Clássico das Multidões, com exceção de Tobi, suspenso; o substituto deste deverá ser o zagueiro Dirley.

Confira a provável escalação rubro-negra:
Magrão; Igor, César e Dirley; Júlio César, Zé Antônio, Daniel Paulista (Ricardinho ou Odair), Eduardo Ramos e Dutra; Ciro (Everton Felipe) e Dairo.

A bombonilha está voltando...

A hora de incendiar.

De retomar aquele clima instigante, decisivo, vencedor.

Uma pressão difícil de suportar.

Para o rival suportar!

Funcionou em 2008.

Obra do acaso? Possivelmente.

Mas foram 6 vitórias em 6 jogos no inferno da Ilha do Retiro.

Uma situação única na história do estádio. Nunca a casa do Sport foi tão importante numa conquista. Um título que se confunde com a própria a Ilha, diga-se.

Talvez por isso digam que ela tem vida própria…

Nem sempre dá certo, é bom lembrar. Por isso, é bom que o time rubro-negro faça a sua parte também. Entre aceso, como o mata-mata exige. É regra.

O apoio contra o Paraná na noite desta quarta-feira está mais do que garantido.

A morosidade do Pernambucano pede licença e cede o espaço à emoção.

Seja bem-vinda à Ilha do Retiro, Copa do Brasil.

O campo acidentado estava com saudades.

Relacionados para jogo de amanhã:

Na tarde desta terça-feira (30), o treinador Givanildo Oliveira convocou 19 atletas para o jogo de amanhã (31), contra o Paraná, pela Copa do Brasil. O duelo tem início às 21:50h e decide uma vaga nas oitavas-de-final da competição.

Confira os jogadores relacionados:
Goleiros: Magrão e Saulo;
Zagueiros: Igor, César, Dirley e Igor Maranhão;
Laterais: Júlio César, Eduardo Ratinho e Dutra;
Volantes: Daniel Paulista e Zé Antônio;
Meias: Eduardo Ramos, Odair, Ricardinho e Isael;
Atacantes: Ciro, Dairo, Everton Felipe e Davidson (promovido dos juniores).

OBS: - Um dos atletas não irá para o jogo, pois 18 jogadores é o número máximo entre titulares e reservas.

Arbitragem para Sport x Paraná:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a escala de árbitros para os jogos da volta da segunda fase da Copa do Brasil 2010.

Confira o quarteto que atuará no confronto entre Sport e Paraná, quarta-feira (31), na Ilha do Retiro:

Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA).
Assistente 1: Alessandro Álvaro de Matos (FIFA - BA).
Assistente 2: Arnaldo Rodrigues de Souza (CE).
4º árbitro: Antônio André Rodrigues de Souza (PE).

Ciro e Daniel Paulista devem enfrentar o Paraná

Reprodução / TV Globo

De acordo com o médico do Sport, jogadores apresentaram melhoras e devem ser liberados para jogo desta quarta-feira

O atacante Ciro o volante Daniel Paulista melhoraram consideravelmente e as chances deles entrarem em campo quarta-feria (31) contra o Paraná são grandes. As previsão é do médico do clube, Hamilton Crócia, que reavaliou os jogadores nesta terça-feira. De acordo com ele, os dois participaram normalmente do treino desta tarde e e foram relacionados para a partida.

Ciro e Daniel Paulista sofreram uma entorse no tornozelo no clássico contra o Santa Cruz, no último domingo. Os dois se disseram vítimas da má conservação do gramado da Ilha do Retiro. Entretanto, os dois jogadores ainda serão reavaliados momentos antes do jogo.

O Sport enfrenta o Paraná pela partida de volta da Copa do Brasil, às 21h50 desta quarta-feira, na Ilha do Retiro. Como o primeiro jogo terminou com o placar de 1 a 1, um empate sem gols garante a classificação do Leão para a terceira fase da competição.

Nadson será operado

Fora dos gramados há quase dois meses, o atacante Nadson estava quase recuperado de uma lesão na cartilagem do joelho direito e já deveria ter voltado aos treinamentos com o elenco rubro-negro. Uma nova avaliação do Departamento Médico leonino, porém, constatou que o caso do jogador é cirúrgico, o que fará ele passar por uma operação no local esta semana.

A previsão de recuperação do jogador é de aproximadamente um mês, quando deverá voltar a treinar com bola.

A maldição do gramado da Ilha

Lista de jogadores que tiveram lesões devido à má conservação do campo já chega a 10

"O gramado está sendo muito prejudicial a todos os atletas que jogam aqui e mais ainda ao Sport. Prejudica todo o espetáculo e acaba sendo uma falta de respeito ao torcedor. Já perdemos vários jogadores e a diretoria tem que ter consciência que o gramado não ajuda". A avaliação foi feita ontem pelo atacante Ciro. Artilheiro do time com 12 gols no Pernambucano e decisivo no clássico contra o Santa Cruz, domingo, na Ilha do Retiro. O jogador foi a última vítima do péssimo gramado do estádio rubro-negro. Torceu o tornozelo direito e não enfrenta o Paraná Clube, amanhã, pela Copa do Brasil. E não foi só ele. O volante Daniel Paulista também sofreu entorse no tornozelo e também não deve jogar.

Gramado foi pintado para a Taça Libertadores para maquiar imperfeições e até agora só são feitos apenas paliativos

Mas se olharmos para trás, a conta de acidentados no gramado da Ilha do Retiro é bem mais extensa. Nos últimos quatro anos dez jogadores tiveram lesões decorrentes da má conservação do piso de jogo ou com uma participação indireta dela. E, por sinal, todos atletas do clube rubro-negro (veja a relação). Alguns desses atletas ficaram afastados por longos períodos de suas atividades. Caso de Daniel Paulista (nove meses), Adriano Pimenta (só retorna na Série B), Wilson, que vai ficar fora do restante do Pernambucano e Nádson que só deve voltar na reta final do Estadual.

O prejuízo do clube está sendo enorme. Perde rendimento dentro de campo com o afastamento destes jogadores para tratar suas lesões. A direção do clube faz vista grossa. Sabe que precisa fazer um trabalho completo no palco da Ilha do Retiro. Usa a desculpa da falta de tempo para resolver o problema. E, assim, segue realizando paliativos no gramado. A cada intervalo de jogo os funcionários entram em campo para tapar alguns buracos com areia.

Na véspera da estreia do Sport na Copa Libertadores da América, o Diario flagrou o gramado sendo, literalmente, pintado de verde para maquiar as sua imperfeições. O jornal trazia na capa a manchete: "Pintando a esperança". O texto que abria o caderno esporte total, em 4 demarço de 2009, tinha como manchete: "Gramado fica verde em um passo de mágica". Foi exatamente na Libertadores, que Daniel Paulista rompeu os ligamentos do joelho em uma partida contra o Palmeiras.

Trabalho - Gustavo Bruno é um dos sócios da empresa Ecoflora, responsável pela manutenção do gramado da Ilha do Retiro, diz que vem fazendo o possível para melhorar o local de jogo. "O nosso problema é mesmo tempo. Temos um gramado com uma série de deficiências. Para se ter um ideia, o time jogou no domingo, treinou hoje (ontem) e vai jogar na quarta novamente", explicou o empresário. De acordo ele, para fazer um trabalho satisfatório no campo precisaria de, no mínimo, 60 dias. "Nesse período podemos refazer todo o processo de drenagem, trabalhar o solo e replantar a grama. Lá na Ilha são mais de 30 anos de paliativos", lamenta. O custo para tal processo não sai por menos de R$ 500 mil. Mas será melhor parar enquanto é tempo para o prejuízo, no final, não ser maior com a perde de mais atletas.

Vitimas

Jadilson ..... (atacante)
Xinho ........(meia)
Everton Felipe .... (atacante)
Gabriel ........(zagueiro)
Daniel Paulista .... (volante)
Adriano Pimenta .... (meia)
Luciano Henrique .... (meia)
Wilson ....(atacante)
Nadson ....(atacante)
Ciro ....(atacante)

Ciro e Daniel Paulista dificilmente jogam quarta-feira

Na reapresentação dos jogadores rubro-negros na tarde desta segunda-feira (29), dois atletas apareceram sentindo dores no tornozelo direito. Um deles, o atacante Ciro, já havia deixado o clássico do último domingo (28) lesionado e continua preocupando; já o outro, o volante Daniel Paulista, terminou o jogo normalmente e surpreendeu a todos hoje (29).

Amanhã, ambos serão reavaliados pelo Departamento Médico do Sport para saber se poderão enfrentar o Paraná, quarta-feira (31), pela Copa do Brasil.

Leandrão e Tobi também estão fora do jogo contra o Paraná

Ciro será avaliado pelo DM para saber se poderá enfrentar o Paraná

Ciro será avaliado pelo DM para saber se poderá enfrentar o Paraná

Após a vitória diante do Santa Cruz nesse domingo (28), o Sport volta as atenções para o jogo de volta da 2ª fase da Copa do Brasil. Para a partida desta quarta-feira (31), às 21h50, diante do Paraná, na Ilha do Retiro, o técnico Givanildo Oliveira ficará sem Leandrão e sem o zagueiro Tobi, expulso no jogo de ida.

Outro desfalque poderá ser o atacante Ciro, que saiu de campo machucado nesse domingo (28), após abrir o placar diante do Santa. Por causa da entorse no tornozelo direito, o jovem artilheiro não treina nesta segunda (29) nem na terça-feira (30), e será reavaliado pelo Departamento Médico. Daniel Paulista também é dúvida após deixar os gramados no Clássico das Multidões, reclamando de dores no tornozelo. "Os dois apresentaram edemas na região do tornozelo e teremos um período muito curto para recuperaçãO deles", declarou o médico do time, Dr Stemberg Vasconcelos.

No jogo de ida, no Estádio Durival de Britto, em Curitiba, o Sport empatou com o Paraná no sufoco, chegando a desperdiçar um pênalti aos 39 minutos do segundo tempo. Os rubro-negros têm a vantagem de empatar por 0x0 para ficar com a vaga. Um novo 1x1 leva a decisão para os pênaltis. Se o Sport se classificar para a próxima fase da Copa do Brasil vai enfrentar a Chapecoense ou o Atlético Mineiro, que perdeu a primeira partida por 1 x 0.

PROMOÇÃO - Diferente do Clássico das Multidões desse domingo, quando os ingressos custaram R$ 40 e R$ 20 na Ilha, a diretoria rubro-negra resolveu fazer promoção para o jogo desta quarta. Os bilhetes para a arquibancada custarão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e quem for para a Geral vai pagar apenas R$ 7 pelo ingresso.

Eduardo Ramos: ‘Vai ser difícil ganhar da gente’

Para o meio-campo, força das arquibancadas é fundamental nas partidas do Sport

Que a torcida do Sport joga junto com o time, isso é de conhecimento quase geral. Mas o reconhecimento vem também de quem está dentro de campo. Autor do segundo gol do Leão na vitória por 2 a 0 sobre o Santa Cruz, no domingo, na Ilha do Retiro, o meia exaltou a força das arquibancadas e ainda propôs um desafio aos adversários.

"Tenho certeza que sempre encontraremos essa força no estádio, essa torcida que temos. Assim vai ser difícil ganhar da gente. Pode até acontecer, mas vai ser difícil", disse o meia, que foi um dos destaques do jogo.

Mas é claro que só torcida não ganha jogo. Dentro das quatro linhas, a boa atuação da equipe foi importante para manter a liderança no Campeonato Pernambucano e ficar a uma vitória de garantir a primeira posição, além de levar a vantagem de decidir em casa nas semifinais. O espírito de luta foi comentado pelo volante Daniel.

"Nossa equipe mostrou um bom futebol, e quando tivemos um jogador a mais, mesmo com uma maior posse de bola do Santa Cruz, administramos o resultado", afirmou.

Agora, o Sport volta as suas atenções para a Copa do Brasil. Nesta quarta, recebe o Paraná, jogando até por um empate sem gols, já que empatou por 1 a 1 em Curitiba. No domingo de Páscoa, novamente pelo Estadual, o Leão visita a Cabense.

segunda-feira, 29 de março de 2010

CIRO APAGA O FOGO DE BRASÃO

Ciro e César não enfrentam a Cabense

Apesar da grande vitória diante do Santa Cruz, o Sport perdeu durante o duelo dois jogadores para o próximo jogo pelo Pernambucano, que será contra a Cabense daqui a uma semana.

O zagueiro César e o atacante Ciro entraram em campo 'pendurados' e receberam o cartão amarelo. Os dois, portanto, estão suspensos e não encaram a equipe do Cabo.

No ataque, Leandrão deverá jogar ao lado de Dairo. A vaga de César provavelmente será ocupada pelo zagueiro Dirley.

domingo, 28 de março de 2010

Ciro reforça fama de carrasco do Santa Cruz

O atacante Ciro reforçou ainda mais a fama de carrasco do Santa Cruz ao marcar um dos gols da vitória do Sport por 2 a 0 no clássico deste domingo (28), na Ilha do Retiro. O primeiro gol rubro-negro foi marcado aos 39 minutos do primeiro tempo, com Ciro. Eduardo Ramos, aos 41 do segundo tempo fechou o placar cobrando pênalti. O atacante Brasão, que travava um duelo particular com Ciro, passou em branco e ainda acabou expulso aos 15 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Sport chega a 44 pontos, abrindo dez de vantagem do agora segundo colocado Náutico. O Tricolor segue com 32 pontos e cai para a terceira colocação.

As duas equipes voltam a campo pelo Campeonato Pernambucano no próximo domingo (04). O Leão enfrenta a Cabense no estádio Gileno de Carli, enquanto o Tricolor encara o Ypiranga, em Santa Cruz do Capibaribe. Antes, na quarta-feira pela Copa do Brasil, o Sport faz a partida de volta contra o Paraná, na Ilha do Retiro. O Santa encara o Botafogo, no Rio de Janeiro.

O JOGO
A partida começou bem movimentada com as duas equipes buscando o gol. Tanto o Sport, quando o Santa tiveram chances em cobranças de falta. Aos 3 minutos, Eduardo Ramos, numa cobrança na linha de fundo esquerda, mandou direto tentando surpreender Tutti, mas o goleiro tricolor estava atento e faz a defesa. Um minuto depois Joelson foi derrubado dentro da meia lua. Na falta, Édson Miolo cobrou por cima do gol de Magrão.

Aos 11 minutos, o Leão esteve muito perto de marcar. Ciro ganhou de Luiz Eduardo, na entrada da área, e chutou na trave. No rebote, a bola sobrou para Dairo chutar novamente na trave. Um minuto depois, Elvis falhou e perdeu a bola na intermediária para Igor. O zagueiro deixou Ciro na cara do gol, mas o atacante rubro-negro chutou na rede pelo lado de fora.

A resposta tricolor veio aos 14 minutos, quando o zagueiro Luiz Eduardo foi ao ataque e soltou a bomba da intermediária. A bola passou a esquerda, assustando o goleiro Magrão. Aos 17 minutos, Elvis chegou a marcar, mas o árbitro Nielson Nogueira anulou alegando impedimento.

O jogo continuou lá e cá e aos 25 minutos o Sport chegou mais uma vez com chance de marcar. Eduardo Ramos cobrou uma falta para a área e Tobi chegou chutando de sola, quase na pequena área, mas Tutti fez uma defesa milagrosa e evitou o gol rubro-negro.

Mas, aos 39 minutos o goleiro Tutti nada pode fazer para evitar o gol de Ciro. O atacante tabelou com Dutra e recebeu na área, para chutar na saída do goleiro tricolor. O gol veio para consolidar a fama de carrasco do Santa para o atacante leonino, que em quatro jogos, marcou pela quinta vez. Na comemoração, o atacante tirou a cabeça da mascote do clube e acabou tomando o terceiro cartão amarelo e não jogará na próxima partida

A partida continuou quente no segundo tempo e logo aos 3 minutos a bola sobra para Tobi, livre na pequena área, cabecear por cima do gol de Tuti.

Bastante marcado, o atacante Brasão conseguiu levar perigo ao gol de Magrão aos 8 minutos. Ele recebeu pela direita, deixou césar para trás e bateu com força, obrigando o goleiro rubro-negro a mandar para escanteio.

Aos 15 minutos, a situação do Santa Cruz ficou mais difícil após o atacante Brasão receber o cartão vermelho. Ele foi expulso ao parar com falta um contra-ataque puxado pelo meio-campo Eduardo Ramos.

Com um jogador a menos e precisando buscar o empate, o Santa Cruz acabou abrindo espaço para o contra-ataque do Sport. Aos 39 minutos, o atacante Leandrão, que havia entrado no lugar de Ciro, é derrubado na área e o árbitro Nielson Nogueira anotou o pênalti. Eduardo Ramos foi para a cobrança e, aos 41 minutos, fechou o placar na Ilha do Retiro.

FICHA DO JOGO

SPORT
Magrão; Igor, César e Tobi; Júlio César, Daniel Paulista, Zé Antônio, Eduardo Ramos e Dutra; Ciro (Leandrão) e Dairo (Éverton Felipe).
Técnico: Givanildo Oliveira

SANTA CRUZ
Tutti; Wellington, Alysson, Luiz Eduardo e Édson Miolo (Souza); Goiano, Leo, Elvis e Serginho; Joélson (Marcelinho) e Brasão.
Técnico: Dado Cavalcanti

Local: Ilha do Retiro.
Árbitro: Niélson Nogueira
Assistentes: Luciano Cruz e Albert Júnior

sábado, 27 de março de 2010

Classificação do Pernambucão 2010 após 17ª Rodada

Campeonato Pernambucano 2010


Tabela de classificação - Campeonato Pernambucano 2010 - 1ª Fase
Posição Clube PG J V E D GP GC SG
Sport/PE Sport/PE 41 17 12 5 0 39 13 26
Santa Cruz/PE Santa Cruz/PE 32 17 10 2 5 34 22 12
Náutico/PE Náutico/PE 31 17 9 4 4 29 22 7
Cabense/PE Cabense/PE 28 17 9 1 7 21 18 3
Central/PE Central/PE 24 17 7 3 7 16 23 -7
Ypiranga/PE Ypiranga/PE 24 17 6 6 5 29 23 6
Porto/PE Porto/PE 23 17 7 2 8 26 31 -5
Vitória/PE Vitória/PE 20 17 5 5 7 24 30 -6
Salgueiro/PE Salgueiro/PE 19 17 6 1 10 24 27 -3
10º Araripina Araripina 16 17 5 1 11 19 29 -10
11º Vera Cruz/PE Vera Cruz/PE 14 17 3 5 9 22 29 -7
12º Sete de Setembro/PE Sete de Setembro/PE 14 17 3 5 9 17 33 -16

Total de jogos: 102

Gols marcados: 300

Média de gols: 2,94 por partida

Time definido para o clássico

Em treinamento realizado na tarde desta sexta-feira (26), no CT do Leão, o treinador Givanildo Oliveira comandou um coletivo e definiu o time que enfrenta o Santa Cruz, domingo (28), na Ilha do Recife.

A equipe foi mantida no 3-5-2, com o trio de zaga formado por Igor, César e Tobi, que volta à posição, já que Zé Antônio terá condições de jogo e entrará como volante.

Na lateral-direita, Júlio César será titular, assim como aconteceu contra o Vera Cruz.

O coletivo terminou com o placar de 3 a 1 para o time principal, cujos gols foram marcados por Eduardo Ramos (2) e Ciro; Ricardinho descontou para os reservas.

Confira a equipe que entra em campo no Clássico das Multidões:
Magrão; Igor, César e Tobi; Júlio César, Daniel Paulista, Zé Antônio, Eduardo Ramos e Dutra; Ciro e Dairo.

Treinamento será no CT do Leão

O treino que estava programado para acontecer na tarde de hoje (26), no campo principal da Ilha do Retiro, teve seu local alterado. A movimentação, que será um coletivo visando o clássico de domingo (28), será realizada no CT do Leão, às 15:30h desta sexta-feira (26).

A decisão da comissão técnica em fazer tal mudança foi para preservar o gramado do estádio, castigado pelas fortes chuvas desta semana.

Dois anos sem perder no Estadual

Exatamente no dia 26 de março de 2008, o Sport sofria a sua última derrota no Campeonato Pernambucano, quando enfrentou o Serrano em Serra Talhada e saiu com o adverso 1 a 0.
Em dois anos, já são 44 jogos de invencibilidade. Destes, o Leão venceu 33 e empatou 11, com um aproveitamento de 83%.

A última derrota na Ilha do Retiro pelo Estadual foi em abril de 2006, para o Santa Cruz, adversário rubro-negro do próximo domingo (28).

Arbitragem para Sport x Santa Cruz:

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou a escala de árbitros para a 18ª rodada do Campeonato Pernambucano 2010, que acontece neste final de semana.

Confira o quarteto que atuará no confronto entre Sport e Santa Cruz, domingo (28), na Ilha do Retiro:

Árbitro: Niélson Nogueira Dias.
Assistente 1: Luciano Cruz.
Assistente 2: Albert Júnior.
4º árbitro: Antônio André.

Ingressos para o Clássico das Multidões:

Os ingressos para o jogo do próximo domingo (28), entre Sport e Santa Cruz, que acontece às 16h na Ilha do Retiro, começam a ser vendidos amanhã (26). Vamos comparecer e apoiar o Leão neste jogo tão importante.

Locais de venda:
Lojas Esposende – Shopping Tacaruna, Shopping Boa Viagem e Rua Nova;
Futebol do Brasil – Pina;
Sport Club do Recife – Bilheteria das Sociais (para sócios) e Bilheteria do Arco.

Dias de venda:
26/03/2010 (sexta-feira) – 9h às 17h;
27/03/2010 (sábado) – 9h às 13h;
28/03/2010 (domingo) – 9h até o início do segundo tempo.

Preço dos ingressos:
Arquibancada – R$ 40,00
Meia-entrada – R$ 20,00
Sócio – R$ 20,00 (Promoção para quem comprar até o sábado - R$ 15,00)
Cadeira para sócio, Cadeira da ampliação e Assento especial – R$ 50,00
Cadeira para não-sócio – R$ 80,00
Arquibancada lateral – R$ 6,00

OBS: A troca dos ingressos do Programa Todos com a Nota acontece na sexta-feira (26), das 12h às 17h.

terça-feira, 23 de março de 2010

Givanildo Oliveira não confirma time do Sport

Givanildo Oliveira resolveu fazer mistério para o jogo desta quarta-feira, contra o Vera Cruz, em Vitória de Santo Antão. A confirmação do time era aguardada para a entrevista coletiva logo após o treino desta tarde, mas ficou para momentos antes da partida. A princípio são duas dúvidas: Eduardo Ratinho ou Júlio César na lateral direita é uma. A outra vai determinar a postura do time. Na tarde desta terça, houve apenas um rachão na Ilha do Retiro.

Se o escolhido para substituir Zé Antônio, lesionado, for Kássio, o meio campo rubro-negro terá apenas Daniel Paulista como volante de contenção. A outra possibilidade é acionar o zagueiro Dirley na vaga de Zé Antônio. Nessa formação mais defensiva, Tobi seria deslocado para o meio.

Com o retorno de Igor, Dutra e Eduardo Ramos, a provável escalação é a seguinte: Magrão; César, Igor e Tobi; Eduardo Ratinho (Júlio César), Daniel Paulista, Eduardo Ramos, Kássio (Dirley) e Dutra; Ciro e Dairo.

Líder do Pernambucano com 9 pontos de vantagem sobre o Santa Cruz, 2º colocado, o Sport defende uma invencibilidade de 43 jogos no Campeonato Estadual. O recorde alcançado pelo próprio Sport em 1999 é de 49 partidas sem derrota.

Sport tem a maior invencilidade do ano no futebol brasileiro

O Sport é, no momento, o dono da maior invencibilidade do Brasil na temporada. E mais. É o único time que ainda não perdeu entre os componentes de Campeonatos Estaduais que contam com a participação de equipes integrantes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 2x1 sobre o Salgueiro, sábado, na Ilha do Retiro, pela 16ª rodada do Estadual, os rubro-negros completaram 18 jogos sem derrotas em 2010. São 11 vitórias e cinco empates na competição local, uma vitória e um empate na primeira e segunda fases da Copa do Brasil.

Os 40 times das Primeira e Segunda Divisões nacional estão espalhados por 13 Estaduais Brasil afora: Campeonato Pernambucano, Goiano, Mineiro, Catarinense, Estadual do Rio de Janeiro, Cearense, Paulista, Gaúcho, Potiguar, Paranaense, Baiano, Alagoano e do Distrito Federal. O universo total de equipes nestas competições engloba 162 times profissionais.

Nem mesmo o Santos, quem mais encanta na temporada atual, conseguiu se segurar em todos os jogos. Foi derrotado duas vezes, ambas no Campeonato Paulista. Perdeu para o Mogi Mirim, fora de casa, e para o Palmeiras, na Vila Belmiro.

O próximo compromisso leonino será amanhã à noite, contra o Vera Cruz, no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão, pela 17ª rodada do Pernambucano. "A invencibilidade aumenta a nossa responsabilidade, porque ficamos mais visados. É praticamente impossível uma equipe passar a temporada inteira sem perder. O que temos de fazer é tentar esticar essa sequência o máximo possível", comentou o meia Eduardo Ramos.

Na história, as maiores séries invictas do futebol brasileiro pertencem ao Flamengo e ao Botafogo. Os dois times cariocas já conseguiram ficar 52 partidas sem perder. Os rubro-negros alcançaram o feito em 1979, enquanto os alvinegros registraram essa marca na temporada anterior.

Trazendo apenas para o universo dos Estaduais, o Sport já está há 43 jogos sem saber o que é uma derrota. A última vez que perdeu foi no dia 26 de março de 2008. O time da Ilha do Retiro caiu por 1x0 diante do Serrano, no Estádio Nildo Pereira, no município de Serra Talhada, no Sertão pernambucano.

De lá para cá, foram 32 vitórias e 11 empates, com um aproveitamento de 82,9% de conquista dos pontos em jogo. Se conseguir levantar a taça da edição atual, será o segundo time da história do Campeonato Pernambucano a se sagrar bicampeão invicto. O único até hoje é o Tramways, nas temporadas de 1936 e 1937. O primeiro torneio local foi disputado em 1915.

Outra marca paralela este ano vem sendo disputada individualmente por Ciro. O atacante pernambucano é o segundo maior artilheiro do Brasil, com 13 gols. Divide o posto com Diogo Galvão (Trindade-GO), Edmundo (Botafogo-PB), Juca (Rio Branco-ES) e Neymar (Santos).

Todos eles estão dois gols atrás de André, do Santos. É a volta dos bons ventos para o menino de ouro da Ilha, que viveu um momento complicado no segundo semestre de 2009.

OUTROS ESTADUAIS - Há outras equipes que ainda não perderam em 2010, mas em torneios inexpressivos em âmbito nacional. No Piauí, o Barras lidera a fase inicial do Campeonato Piauiense com quatro vitórias em quatro jogos. Em Rondônia, o Campeonato Rondoniense tem o Vilhena e o Rolim de Moura com uma vitória e um empate cada um.

No Estado de Roraima, há outros dois invictos no Campeonato Roraimense. O Náutico tem duas vitórias em dois jogos, enquanto o Baré e o Roraima somam uma vitória e um empate. Por fim, no Campeonato Tocantinense, em Tocantins, o Interporto está com três vitórias e dois empates.

Os Estaduais do Amapá e do Maranhão são os únicos que ainda não começaram.

Arbitragem para Vera Cruz x Sport:

A Federação Pernambucano de Futebol (FPF) divulgou a escala de árbitros para a 17ª rodada do Campeonato Pernambucano 2010.

Confira o quarteto que atuará no confronto entre Vera Cruz e Sport, quarta-feira (24), em Vitória de Santo Antão:

Árbitro: Ricardo Tavares.
Assistente 1: Jossemmar Diniz.
Assistente 2: Marcelo Neves.
4º árbitro: Gilberto Freire.

Coletivo com muitas mudanças

Na tarde desta segunda-feira (22), o treinador Givanildo Oliveira comandou um treinamento coletivo na Ilha do Retiro e, com muitas mudanças no time principal, praticamente definiu a equipe que enfrenta o Vera Cruz no meio desta semana.

Três alterações já eram esperadas; trata-se da volta do zagueiro Igor, do lateral-esquerdo Dutra e do meia Eduardo Ramos, todos titulares absolutos e voltando de suspensão. Eles entram nas vagas de Montoya (lesionado), André Luiz e Odair, respectivamente.

Além da saída de Montoya, outra mudança forçada é a entrada do meia Kássio na vaga do volante Zé Antônio, que também está machucado e não enfrenta o adversário de Vitória de Santo Antão.
A novidade no time é a saída do lateral-direito Eduardo Ratinho, que atuou como titular durante cinco jogos, para a entrada de Júlio César, dono da vaga no início da temporada.

O coletivo terminou em 1x1, com Eduardo Ramos marcando para a equipe titular e Ricardinho anotando para os reservas.

Confira o time escalado hoje (22) à tarde:
Magrão; Igor, César e Tobi; Júlio César, Daniel Paulista, Eduardo Ramos, Kássio e Dutra; Ciro e Dairo.

Sport deve ganhar cara mais ofensiva contra o Vera Cruz

O desfalque do volante Zé Antônio, lesionado, pode dar um toque de ofensividade ao time do Sport na noite desta quarta-feira. Contra o Vera Cruz, no Carneirão, Givanildo Oliveira pode promover a entrada do garoto Kássio como titular. Nesse caso, o meio campo rubro-negro terá apenas Daniel Paulista como volante de contenção.

A outra opção de Givanildo é acionar o zagueiro Dirley na vaga de Zé Antônio. Na formação mais defensiva, Tobi seria deslocado para o meio. Outra possível mudança é o retorno do lateral-direito Júlio César no lugar de Eduardo Ratinho.

Com o retorno de Igor, Dutra e Eduardo Ramos, a provável escalação é a seguinte: Magrão; César, Igor e Tobi; Eduardo Ratinho (Júlio César), Daniel Paulista, Eduardo Ramos, Kássio (Dirley) e Dutra; Ciro e Dairo.

Contra o Salgueiro, sábado passado, Kássio foi um dos destaques da vitória rubro-negra. O garoto começou o jogo no banco, mas substituiu Zé Antônio ainda no primeiro tempo e deu mais mobilidade à equipe. Em entrevista ao site Sportnet, o meia mostrou-se feliz com o atual momento. “O mais complicado vou chegar até aqui, pois nem vinha sendo relacionado. Mas com muita luta e dedicação eu consegui voltar a fazer parte efetivamente do grupo. Estou firme e forte”.

Líder do Pernambucano com 9 pontos de vantagem sobre o Santa Cruz, 2º colocado, o Sport defende uma invencibilidade de 43 jogos no Campeonato Estadual. O recorde alcançado pelo próprio Sport em 1999 é de 49 partidas sem derrota.

Nadson próximo de voltar

Recuperando-se de uma lesão na cartilagem do joelho direito, o atacante Nadson está afastado dos gramados há mais de um mês. O atleta, porém, não sente mais dores no local e precisará apenas passar por alguns exames para saber se poderá voltar a trabalhar com bola já esta semana.

Caso realmente possa voltar logo a atuar, Nadson só deverá retornar ao time daqui a pelo menos duas rodadas, pois ainda precisa aprimorar a parte física.

Montoya e Zé Antônio passarão por exames

Contundidos durante o jogo contra o Salgueiro, no último sábado (20), o zagueiro Montoya e o volante Zé Antônio ainda não sabem se poderão atuar na próxima partida, que já acontece nesta quarta-feira (24).

Ambos, com dores na coxa direita, passarão por uma ressonância magnética na tarde de hoje (22) para saber a gravidade das suas respectivas lesões. Caso nada preocupante seja constatado, os dois jogadores voltam a treinar normalmente.

Sport deve ter volta de cinco titulares contra o Vera Cruz

Além de Igor, Dutra e Eduardo Ramos, que voltam de suspensão, Givanildo pode ter ainda Ricardinho e Nadson, liberados pelos médicos

A rodada foi bastante positiva para o Sport, que ampliou para 9 pontos a vantagem para o vice-líder do Campeonato Pernambucano. Além da posição confortável, o técnico Givanildo Oliveira deve ter ainda o retorno de cinco titulares para a partida contra o Vera Cruz, às 21h50 desta quarta-feira (24), no Carneirão.

O zagueiro Igor, o lateral-esquerdo e o meio-campo Eduardo Ramos têm volta assegurada após suspensão. O treinador espera ainda pelo meio-campo Ricardinho e o atacante Nadson, liberados pelo departamento médico do clube

Apesar dos retornos, Givanildo Oliveira pode perder outros dois jogadores. O zagueiro Montoya e o volante Zé Antônio deixaram o jogo contra o Salgueiro se queixando de dores musculares e passam a ser dúvidas para a partida desta quarta-feira.

domingo, 21 de março de 2010

Fotos de Sport 2x1 Salgueiro

Sport joga mal, mas vence Salgueiro e amplia liderança

Visivelmente, o Sport sentiu a ausência de Igor, Dutra e Eduardo Ramos. Todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Talvez o cansaço da viagem para Curitiba também tenha atrapalhado. Mas o fato é que o Leão jogou abaixo da crítica na tarde deste sábado, na Ilha do Retiro. Ainda assim, deu pro gasto. A vitória sobre o Salgueiro, por 2 x 1, manteve a invencibilidade a nível estadual, agora de 43 jogos, e ainda ampliou momentaneamente para 10 pontos a vantagem na liderança do Campeonato Pernambucano. Dairo e Ciro marcaram os gols rubro-negros. Victor Caicó descontou.

O jogo ainda caminhava em marcha lenta, meio que desempolgante. Mas bastou o primeiro vacilo adversário para o Sport abrir o placar na Ilha do Retiro. Aos 9 minutos, André Luiz lançou na área. O zagueiro falhou e Dairo recebeu livre de marcação. Eficiente no ofício, impiedoso na conclusão. Um chute indefensável para Luciano.

O troco do Carcará veio na mesma moeda. Dez minutos depois, Victor Caicó aproveitou bobeira da zaga leonina. Ele entrou pelo meio após belo passe de Moreilândia e decretou o empate. Desencontrado, o Sport não conseguia engrenar. Quase na metade do primeiro tempo, o volante Zé Antônio deixou o campo lesionado. Givanildo Oliveira então acionou Kássio. A história ia começar a mudar.

Com mais um homem de criação no meio, o time rubro-negro melhorou ofensivamente. Até porque Odair estava mal. Foi justamente dos pés do garoto cria da base leonina que começou a nascer o segundo gol do Sport. Kássio viu bem Eduardo Ratinho entrar pela direita. O lateral cruzou na área e Ciro apareceu bem, com o oportunismo que lhe é costumeiro. Apesar do futebol engessado apresentado na primeira etapa, pelo menos a vantagem parcial amenizou os ânimos da torcida rubro-negra.

O segundo tempo foi chato. Para se ter ideia do marasmo, nenhum dos times conseguiu levar perigo real à meta adversária. Chutes de fora da área e lances inacabados deram à tônica na etapa complementar. Os rubro-negros ainda reclamaram de um suposto pênalti não marcado em Ciro. Muito pouco, no fim das contas. Ao término da partida, mesmo com a vitória, algumas vaias puderam ser ouvidas na Ilha do Retiro.

Sport 2 x 1 Salgueiro

Sport

Magrão; Montoya (Dirley), César e Tobi; Eduardo Ratinho, Daniel Paulista, Zé Antônio (Kássio), Odair (Leandrão) e Andre Luiz; Ciro e Dairo.

Técnico: Givanildo Oliveira

Salgueiro

Luciano; Rogério (Marquinhos), Breno, Henrique e Siderval; Moreilândia (Tácio), Victor Caicó e Renato Frota; Caio, Gilson Costa (Casimiro) e França. Técnico: Paulo Júnior

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Cláudio Mercante
Assistentes: Ubirajara Ferraz e Luiz Fernando Coelho
Gols: Dairo (aos 9 do 1º T), Victor Caicó (aos 20 do 1º T), Ciro (aos 41 do 1º T)
Cartões amarelos: César, Siderval, Rogério, Moreilândia
Público: 13.055
Renda: R$ 53.030,00

sexta-feira, 19 de março de 2010

Arbitragem para Sport x Salgueiro:

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou a escala de árbitros para a 16ª rodada do Campeonato Pernambucano 2010.

Confira o quarteto que atuará no duelo entre Sport e Salgueiro, sábado (20), na Ilha do Retiro:

Árbitro: Cláudio Mercante.
Assistente 1: Ubirajara Ferraz.
Assistente 2: Luiz Fernando Coelho.
4º árbitro: Enéias Leite.

Ciro absolvido pelo TJD

Por ter sido expulso no clássico contra o Náutico, na 11ª rodada do Estadual, o atacante Ciro foi julgado na noite desta quinta-feira (18) pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Pernambuco.

O jogador foi absolvido e, como já cumpriu a suspensão automática, enfrenta o Salgueiro no próximo sábado (20), na Ilha do Retiro.

Sport com três desfalques para jogo contra o Salgueiro

Após conseguir arrancar o empate em 1x1 com o Paraná mesmo tendo perdido um pênalti na noite dessa quarta-feira (17), pelo jogo de ida da 2ª fase da Copa do Brasil, o Sport volta a se focar no Campeonato Pernambucano. O próximo compromisso rubro-negro será às 17h deste sábado (20), contra o Salgueiro, na Ilha do Retiro.

Três ausências importantes vão dar trabalho para o técnico Givanildo Oliveira montar o time. O zagueiro Igor, o meia Eduardo Ramos e o lateral esquerdo Dutra tomaram o terceiro cartão amarelo no último fim de semana e vão desfalcar o Leão.

A delegação rubro-negra está retornando para a capital pernambucana e se reapresenta na tarde desta quinta-feira (18), às 15h30. Todo o grupo foi liberado para descansar hoje e só volta aos treinamentos na manhã da sexta-feira (19), na Ilha.