SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Estadual: Marcelo de Lima Henrique apita primeiro jogo da final

A Federação Pernambucana de Futebol já definiu a escala de arbitragem para a primeira partida da final do Campeonato Pernambucano de 2010, que será entre Sport x Náutico no estádio dos Aflitos. O confronto vai ter o comando do árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique, que integra o quadro da FIFA.

Os auxiliares de Marcelo serão os pernambucanos Ubirajara Ferraz e Luciano Cruz. Já o quarto árbitro e o observador também serão de Pernambuco: Cláudio Mercante e Albert Júnior. A partida de ida entre o Leão e o timbu está marcada para o próximo domingo (02), às 16h.

Árbitros de fora

A FPF pretendia trazer árbitros de fora do Brasil para apitar as partidas da final do estadual, inclusive solicitou a Conmebol o uruguaio Jorge Larrionda, que é um dos principais juízes da América do Sul e já apitou Copas do Mundo. Ele pertence ao quadro da FIFA, mas não pôde apitar este primeiro jogo da final porque vai participar de um seminário na sede da Conmebol no próximo final de semana. Pode ser que a segunda partida da final do Pernambucano seja ser arbitrada por um árbitro estrangeiro.

Leandrão deve ser a novidade do Sport contra o Náutico

Mesmo com o Sport vencendo o Central e garantindo vaga na final do Campeonato Pernambucano contra o Náutico, o elenco Rubro-negro já se reapresentou na Praça da Bandeira na tarde desta quinta-feira (29). Os atletas que atuaram diante da patativa participaram de um leve treinamento em uma das piscinas do clube e os demais treinaram com bola. Na sexta-feira (30) pela manhã os jogadores vão participar de um treinamento coletivo no Centro de Treinamento José Médicis, o CT do Leão, em Paratibe.

O treinamento no CT vai servir de preparação para a primeira partida da final da competição, que será disputada no próximo domingo contra o Náutico nos Aflitos. Para este confronto o Leão pode ter apenas uma alteração em relação à equipe que entrou em campo contra o Central: a entrada do atacante Leandrão (FOTO) na vaga de Dairo, que está com uma lesão no tornozelo direito e não deve se recuperar a tempo de poder atuar.

A escalação Rubro-negra deve ser: Magrão; Igor, César Lucena e Tobi; Júlio César, Zé Antônio, Daniel Paulista, Eduardo Ramos e Dutra; Ciro e Leandrão.

Adriano Pimenta treina normalmente com bola

Recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo, o meia Adriano Pimenta voltou a treinar normalmente com bola na segunda-feira (26). Ele participou do rachão com o restante dos companheiros e afirmou ter se sentido bem. “Estou me sentindo bem. No trabalho com bola fiz movimentos que farei em jogos. Estou tão bem que até fiquei fazendo um trabalho de finalizações após o treino”, explicou.

O atleta estava tão contente após o trabalho que comparou o seu sentimento ao de uma criança. ”Estou tão feliz que pareço um menino ao ganhar a primeira bicicleta”, disse.

Pimenta vive a expectativa de pelo menos ser requisitado para o banco de reservas em uma das partidas da final do Campeonato Pernambucano, mas deixa essa decisão para o treinador Rubro-negro. “Isso depende do professor Givanildo Oliveira. Não quero antecipar nada”, afirmou.

Ciro se mantém na artilharia isolada do estadual

As semifinais do Campeonato Pernambucano passaram e o atacante Ciro se manteve na artilharia isolada da competição, com 13 gols. O atacante tem um tento a mais que Joelson do Santa Cruz, que tem 12, mas que não vai jogar mais este certame por seu time ter sido eliminado.

Outro jogador que está próximo da artilharia do estadual é o meia-atacante Carlinhos Bala, do Náutico. Ele tem 11 gols e precisa fazer mais dois nas finais da competição contra o Sport para pelo menos se igualar ao atacante Ciro, mas isso se o atleta Rubro-negro não marcar nenhum gol nesses jogos.

Tabu

Se Ciro for mesmo o artilheiro da competição, vai quebrar um tabu, pois desde 2001 que o Leão não um principal goleador do Campeonato Pernambucano, quando Rodrigo Gral dividiu a artilharia da competição com Kuki do Náutico, ambos com 14 tentos. Já de forma isolada, o último artilheiro do Sport no estadual foi em 2000: Rafael Jacques. Ele marcou 15 gols.

Ingressos à venda para a decisão do Pernambucano

Agora é para valer. Náutico e Sport começam a decidir o título do Campeonato Pernambucano 2010 neste domingo (02), nos Aflitos. Os ingressos para a partida começaram a ser vendidos na tarde desta quinta-feira (29).

Os torcedores alvirrubros devem se dirigir às bilheterias da rua da Angustura e da sede social do clube. Os ingressos para os rubro-negros estarão à venda apenas na Ilha do Retiro.

Os valores foram os mesmos praticados na fase semifinal da competição. A arquibancada custa R$ 40 e R$ 20 a meia-entrada.

A troca dos bilhetes do programa Todos com a Nota será na manhã do sábado, véspera da partida, na rua Manoel de Carvalho. Os ingressos do Todos com a Nota são apenas para a torcida do Náutico, clube mandante da partida.

Dairo deve ficar fora das finais do Pernambucano

O Sport deve ter um desfalque importante para as duas partidas finais do Campeonato Pernambucano contra o Náutico. O atacante Dairo sofreu uma entrose no tornozelo e precisou deixar a partida contra o Central ainda no primeiro tempo.

Os médicos do clube já descartaram a presença dele no jogo de domingo (02), nos Aflitos, e também acreditam ser muito difícil a recuperação até para a partida de volta, quarta-feira (05), na Ilha do Reitor.

“Ele sofreu uma entorse no tornozelo e o período de recuperação é de aproximadamente dez dias. Com isso, acredito ser difícil a recuperação. Mas, iniciamos a fisioterapia imediatamente”, explicou o médico Hamilton Crócia.

O atacante será submetido a exames mais detalhados nesta quinta-feira para avaliar a gravidade da lesão. Caso não tenha condições de atuar, Leandrão é o mais cotado para assumir a posição ao lado de Ciro.

Sport vence o Central e se garante na final

O Sport manteve o favoritismo e é o primeiro finalista do Campeonato Pernambucano. O Leão assegurou a vaga na decisão com mais uma vitória diante do Central, desta vez por 1 a 0, na Ilha do Retiro, nesta quarta-feira (28). Na partida de ida em Caruaru, o Leão bateu a Patativa por 3 a 0 e entrou em campo apenas para administrar o resultado.

A equipe rubro-negra enfrenta o Náutico, que se classificou ao vencer o Santa Cruz por 1 a 0, também nesta quarta-feira. A primeira partida será fora, no domingo (02),nos Aflitos, e a decisão na Ilha do Retiro, na quarta-feira (05).

O JOGO
Precisando marcar pelo menos três gols para forçar a decisão nos pênaltis, o Central iniciou a partida com três atacantes e partiu para cima do Sport. Mas, apesar do esquema ofensivo, a equipe centralina começou bastante afobada e acabou abrindo espaço para o contra-ataque rubro-negro.

Aos 15 minutos, veio a primeira chance do Leão. Eduardo Ramos deixou Ciro de cara para o gol, mas ele acaba batendo para fora. Três minutos depois, a dupla apareceu novamente na área. Eduardo Ramos cruzou pela direita, e Ciro, pressionado, bateu de primeira para fora.

A primeira boa jogada do Central veio aos 23 minutos, quando Felipe Espada, após uma troca de passes, girou e bateu na entrada da área. A bola passou por cima do ângulo esquerdo do goleiro Magrão. Aos 28 minutos, a Patativa voltou a dar trabalho para Magrão. Numa falta na intermediária Elton encheu o pé e o goleiro rubro-negro fez uma boa defesa.

Aos 33 minutos, o técnico Givanildo Oliveira precisou fazer a primeira mudança na equipe. Dairo sentiu uma lesão muscular e foi substituído por Leandrão. O atacante será reavaliado na quinta-feira para saber a gravidade do problema e se poderá jogar no domingo (02).

O Central voltou para o segundo tempo para o tudo ao nada e se mandou para cima do Sport. Aos 7 minutos, Gil invadiu a área e ficou frente a frente com Magrão, mas no momento do chute, acabou prensado pelo zagueiro César, que conseguiu chegar para fazer o corte.

Mas aos 9 minutos, o Sport conseguiu esfriar a Patativa ao chegar ao gol. Levi, que começou a partida no lugar de Daniel Paulista (vetado pelo departamento médico), acertou um belo chute no ângulo do goleiro Isaías.

O gol praticamente decretou a classificação rubro-negra, tanto que o técnico Givanildo Oliveira decidiu poupar dois jogadores pendurados com o segundo amarelo. Dutra e Igor deixaram o campo para as entradas de André Luiz e Dirley.

A Patativa desanimou e abriu espaço para novas investidas do Leão. Aos 25 minutos, Zé Antônio recebeu na entrada da área e chutou com perigo para boa defesa do goleiro Isaías.

Aos 37 minutos, Ciro ainda teve uma outra grande chance, quando recebeu na área. Ele dominou no meio da marcação, mas bateu no centro do gol, facilitando a defesa de Isaías.

FICHA DO JOGO

SPORT
Magrão; Igor (Dirley), César e Tobi; Júlio César, Zé Antônio, Levi, Dutra (André Luiz) e Eduardo Ramos; Ciro e Dairo (Leandrão)
Técnico: Givanildo Oliveira

CENTRAL
Izaias; Giovane (Carlos Henrique), Sidney, Rafael, Fernando Pires (Biro Biro); Elton, Dinho Souza e Guego; Gil, Paulão e Felipe Espada (Peixoto)
Técnico: Adelmo Soares

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Pedro Wanderley e Albert Júnior

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sport encara o Central com o time titular em campo

O Sport recebe o Central, às 20h desta quarta-feira (28), na Ilha do Retiro, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Pernambucano 2010. Como no jogo de ida o Leão venceu por 3x0, o time rubro-negro pode até perder por 2x0 que garantirá vaga na final. Apesar da boa vantagem, Givanildo Oliveira não poupará nenhum titular.

“A gente está com o mesmo pensamento do jogo anterior, de não deixar nosso adversário criar suas principais jogadas”, disse o zagueiro e capitão Igor. Daniel Paulista, que levou uma bolada no último recreativo, teve que ser atendido pelos médicos, mas não deve desfalcar o Sport.

Por sua vez, os joagores do Central, comandados por Adelmo Soares , entram em campo com uma árdua tarefa: vencer o Sport por um placar de três gols de diferença. Caso o marcador termine 3x0 para o time caruaruense, a decisão vai para os pênaltis, mas qualquer outro placar com essa diferença dá a vaga ao Central.

Como uma forma de animar os jogadores centralinos, o placar de 4x1, conseguido pelo time em 2006, na própria Ilha do Retiro, está sendo lembrado pela comissão técnica da equipe do Agreste.

FICHA

Sport: Magrão; Igor, César e Tobi; Júlio César, Zé Antônio, Daniel Paulista, Dutra e Eduardo Ramos; Ciro e Dairo.

Central: Izaias; Giovane, Sidney, Rafael, Biro-Biro (Fernando Pires); Gil, Dinho, Élton, Guego; Paulão e Felipe Espada.

Árbitro: Leandro Vuaden (FIFA-RS)
Assistentes: Pedro Wanderley e Albert Júnior

Relacionados para Sport x Central

O técnico Givanildo Oliveira relacionou 18 atletas para a partida entre Sport x Central, que acontece na quarta-feira (28), às 20h, na Ilha do Retiro. Confira:

Goleiros: Magrão e Saulo;
Laterais: Júlio César, Dutra e André Luiz;
Zagueiros: Igor, César e Dirley;
Volantes: Zé Antônio, Daniel, Tobi e Levi;
Meias: Eduardo Ramos e Ricardinho;
Atacantes: Ciro, Dairo, Leandrão e Éverton Felipe.

Sport: começa votação para escolha da camisa comemorativa do título de 1987

Começou, nesta segunda-feira, a votação que irá escolher a camisa comemorativa do título brasileiro de 1987. Onze modelos enviados por torcedores rubro-negros estão concorrendo. Para votar na enquete do site oficial do Sport, é necessário se cadastrar através do link http://www.sportrecife.com.br/torcedor/index.cfm.

O vencedor ganhará uma camisa autografada, além da que foi desenhada por ele.

As informações são do site oficial do clube.

Divulgação/Site oficial

Confira os diferentes modelos que estão na disputa no site do Leão e escolha o seu preferido

Definida a arbitragem para a segunda rodada das semifinais do Pernambucano

A arbitragem para a segunda rodada das semifinais do Campeonato Pernambucano 2010 foi definida na tarde desta segunda-feira (26). Os árbitros serão o paulista Wilson Seneme e o gaúcho Pedro Vuaden.

Na próxima quarta-feira (28), no jogo entre Sport e Central, na Ilha do Retiro, às 20h, Pedro Vuaden estará acompanhado dos assistentes Albert Junior e Pedro Wanderley. Na primeira partida realizada nesse domingo (25), o time rubro-negro fez 3x0. Com o resultado, o Leão pode perder por dois gols de diferença para ratificar sua passagem à grande decisão.

Já o árbitro Wilson Semene apitará a segunda partida do clássico Náutico x Santa Cruz, nos Aflitos, também quarta, às 21h50. Os assistentes serão Erich Bandeira e Jossemmar Diniz.

O Tricolor jogará pela igualdade com gols ou pela vitória. Ao Alvirrubro, só resta o triunfo por qualquer placar. Um novo 0x0 leva a disputa para os pênaltis.

Sport apresenta novo uniforme para temporada 2010


Venda do noivo padrão será feito exclusivamente na loja oficial do clube até o dia 3 de maio

Sport lançou nesta segunda-feira (26) o uniforme que será usado na temporada 2010. O material continua sendo produzido pela empresa Lotto e será vendido exclusivamente na loja oficial do clube até o próximo dia 3 de maio.
Reprodução / Site oficial do Sport

A apresentação do padrão foi feita pelos jogadores Ciro, Daniel Paulista e Magrão. Foram apresentados os uniformes 1 e 3 de jogo, além dos padrões de goleiros e material de treino. “O material e o design seguem uma linha exclusivamente produzida para o Sport”, explicou João Simone, gerente de operações da Lotto.

O padrão número 1, o tradicional rubro-negro, já será usado na partida desta quarta-feira (28) , contra o Central, na Ilha do Retiro.

Sport apresenta novo uniforme para temporada 2010


Venda do noivo padrão será feito exclusivamente na loja oficial do clube até o dia 3 de maio

Sport lançou nesta segunda-feira (26) o uniforme que será usado na temporada 2010. O material continua sendo produzido pela empresa Lotto e será vendido exclusivamente na loja oficial do clube até o próximo dia 3 de maio.
Reprodução / Site oficial do Sport

A apresentação do padrão foi feita pelos jogadores Ciro, Daniel Paulista e Magrão. Foram apresentados os uniformes 1 e 3 de jogo, além dos padrões de goleiros e material de treino. “O material e o design seguem uma linha exclusivamente produzida para o Sport”, explicou João Simone, gerente de operações da Lotto.

O padrão número 1, o tradicional rubro-negro, já será usado na partida desta quarta-feira (28) , contra o Central, na Ilha do Retiro.

domingo, 25 de abril de 2010

Sport goleia o Central e fica mais perto da final

Reprodução / TV Globo

Leão bate a Patativa por 3 a 0, em Caruaru, e pode até perder o jogo de volta que assegura vaga na decisão do Campeonato Pernambucano

Mesmo jogando fora de casa, o Sport fez valer o favoritismo de quem liderou com folga o Pernambucano e venceu o Central na primeira partida da fase semifinal, neste domingo (25). O Leão bateu a Patativa por 3 a 0, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, e fica mais próximo de assegurar a vaga na final no jogo de volta, às 20h da próxima quarta-feira (28).

Os gols do Leão foram marcados pelo lateral-direito Júlio César, no primeiro tempo, e, na etapa complementar, o atacante Ciro e o meio-campo Eduardo Ramos fecharam o placar. Com o resultado, o Sport pode até perder por 2 a 0 que, mesmo assim, assegura presença na final do Campeonato Pernambucano, porque teve a melhor campanha na primeira fase.

O JOGO

Jogando em casa, o Central foi quem tomou a iniciativa da partida a logo no primeiro minuto ameaçou o gol do Sport. Após uma troca de passes, Paulo recebeu e chutou da entrada da área. a bola passou a esquerda de Magrão.

A Patativa voltou a assustar ainda aos 3 minutos, quando Zé Antônio saiu jogando errado. A bola sobrou para Rafinha, que soltou o pé de fora da área, obrigando o goleiro rubro-negro a fazer uma grande defesa e mandar para escanteio.

O Sport só conseguiu chegar aos 11 minutos, após uma cobrança de falta de Eduardo Ramos para a zaga. A defesa alvinegra cortou e a bola sobrou para Júlio César, na linha de fundo, bater cruzado para a área, quando a zaga do Central afasta definitivamente o perigo.

Apesar da pressão do time da casa, o Sport fez valer o favoritismo e abriu o placar aos 35 minutos. Eduardo Ramos recebeu de Dutra, invadiu a área e bateu cruzado para Júlio César aparecer na pequena área para empurrar para o fundo da rede.

Três minutos depois, o Leão voltou a chegar com perigo. Numa bola levantada para a área, Dairo fez o pivô e deixou para Ciro, de frente para o gol, bater com força. O goleiro Isaias fez uma grande defesa e evitou o segundo gol rubro-negro.

O Central voltou para o segundo tempo disposto a buscar o resultado. E ainda no primeiro minuto Felipe Espada recebeu na entrada da área, fez o giro e bateu com perigo. A bola chegou a quicar no gramado, mas Magrão, atendo, fez a defesa.

Com as investidas da Patativa, o Sport começou a explorar os contra-ataques e aos 5 minutos Zé Antônio cruzou para a área. Eduardo Ramos, quase na marca do pênalti, cabeceou com força e Isaías fez grande defesa. Um minuto depois foi a vez de Ciro recebe na entrada da área, limpar o marcado e bater para fora. Aos 21 minutos, Dutra recebeu na entrada da área e soltou a bomba. Isaias se esticou e mandou a bola para escanteio.

Vendo o Sport crescer em campo, o técnico Adelmo Soares fez três alterações para tentar buscar o empate. Ele tirou Rafinha, Pintado e Guego para as entradas de Gil, Fernando e Peixoto.Givanildo Oliveira também mudou tirando Dairo para a entrada de Leandrão.

As mudanças não deram resultados e aos 34 minutos a situação do Central ficou ainda mais dramática com a expulsão do zagueiro Paiva. Ele se envolveu numa confusão com Leandrão e acabou chutando o atacante do Sport. O árbitro Wilton Sampaio viu o lance e mostrou o vermelho.

Após a expulsão ficou fácil para o Sport. aos 36 minutos veio o segundo gol. Dutra desceu pela linha de fundo e cruzou para a área. Fernando deu uma furada na hora de fazer o corte e a bola acabou nos pés de Ciro, que bateu no meio do gol e Isaias não conseguiu a defesa.

Três minutos depois, Eduardo Ramos recebeu na área, pela direita, e bateu. Quando todos esperavam o cruzamento, a bola acabou passando na frente do goleiro da patativa e foi morrer no fundo da rede, fechando o placar em Caruaru.

FICHA DO JOGO

CENTRAL
Isaías; Geovane, Paiva, Sidney e Pintado (Fernando); Elton, Dinho, Élton, Guego (Peixoto) e Rafinha (Gil); Paulão e Felipe Espada
Técnico: Adelmo Soares

SPORT
Magrão; Igor, César e Tobi; Júlio César, Daniel Paulista, Zé Antônio (Levi), Eduardo Ramos (Ricardinho) e Dutra; Ciro e Dairo (Leandrão)
Técnico: Givanildo Oliveira

Local: Estádio Luiz Lacerda, Caruaru
Árbitro: Alício Pena Júnior-MG
Assistentes: Jossemmar Dinis e Alcides Lira-PE

sábado, 24 de abril de 2010

Arbitragem para Central x Sport

A FPF (Federação Pernambucana de Futebol) divulgou na tarde desta quinta-feira (22), a escala de árbitros para a primeira partida da semi-final do Campeonato Pernambucano de 2010, entre Central x Sport. Confira:

Árbitro: Alício Pena Júnior (MG);
Auxiliares: Jossemar Diniz (PE) e Alcides Lirta (PE).

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Náutico oferece “mala preta” para Central eliminar Sport do estadual

O Sport vai encarar o Central em uma das semifinais do Campeonato Pernambucano. O vencedor do duelo (que será em decidido em dois jogos) vai estar na grande final da competição.

Apesar de ser candidato a passar a grande final do estadual, o Leão sabe que vai enfrentar um adversário complicado, empolgado por conta de sua ascensão na temporada e também por conta de um incentivo financeiro do Náutico, conhecido no futebol como “mala preta” ou “mala branca”. O timbu está oferecendo este incentivo para o clube de Caruaru eliminar o Sport do certame.

O incentivo alvirrubro vem da Confraria Timbu de Ouro, grupo formado por torcedores do Náutico. O valor não foi revelado, mas de acordo com informações de rádios locais, vai ser um bom valor.

Sport próximo de fechar contratações e de liberar atletas

Jogadores vão chegar e outros vão sair da Ilha do Retiro

Informações de bastidores dão conta que o Sport está próximo de fechar quatro contratações. Esses reforços seriam dois laterais (um para cada lado), um zagueiro, um volante e um meia. No entanto o clube pernambucano só deve divulgar os nomes desses atletas após o campeonato estadual.

Os nomes dos laterais sondados pelo Leão não são divulgados. Já os zagueiros especulados são Jean Rolt da Ponte Preta e André Leone do Braga de Portugal. Os nomes ventilados dos volantes são Augusto Recife (que disputou o Paulistão pelo Botafogo de São Paulo) e Everton (ex-Sport, que disputou o Paulistão pelo Sertãozinho). Já o meia que tem o nome mais badalado na Praça da Bandeira é Preto, do Novo Hamburgo do Rio Grande do Sul.

Carlinhos Paraíba e Gilmar

O meia Carlinhos Paraíba do São Paulo e o atacante Gilmar ex-Náutico têm os seus nomes ventilados na Ilha do Retiro. O primeiro seria liberado pela diretoria são-paulina para negociar com o Sport, mas não deve vir porque o técnico do time paulista, Ricardo Gomes (ex-Sport), diz que vai utilizá-lo. Já a situação de Gilmar só pode ser definida mais pra frente, pois ele só pode mudar de clube em agosto, quando a janela para transferências internacionais for aberta.

Raúl e Moisés

O zagueiro Raul (do Remo) e o centroavante Moises (do Paysandu) são outros nomes que interessam ao Sport, porém se esses atletas vierem para o clube pernambucano vão ser considerados como promessas.

Empréstimos e Dispensas

Com contratações é natural que alguns atletas deixem a Ilha do Retiro por dispensa ou empréstimo. Os que devem deixar o clube por empréstimo são o zagueiro Elias e possivelmente os volantes Xinho e Madson, o meia Kássio e os atacantes Juninho Potiguar e Everton Felipe. O goleiro Cleber, que deveria retornar de empréstimo do Botafogo de São Paulo, deve ser reemprestado. Já os dispensados deverão ser o lateral-direito Júlio César, o lateral-esquerdo André Luiz, além dos meias Juninho Silva e Isael (que terão seus contratos encerrados em 31 de maio). O ala-direito Eduardo Ratinho, o zagueiro Dirley, o meia Odair e o atacante Nadson também estão na marca do pênalti.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sport perde para o Atlético e dá adeus à Copa do Brasil

Mesmo com uma Ilha do Retiro lotada, Leão é derrotado por 2 a 0; Muriqui e Diego Tardelli marcaram os gols do Galo

O Sport voltou a perder para o Atlético-MG e acabou dando adeus à Copa do Brasil, nesta quarta-feira (21). O Leão foi derrotado por 2 a 0 dentro de uma Ilha do Retiro com mais de 28 mil torcedores. No jogo de ida, o placar foi de 1 a 0 para o Galo, no Mineirão. Os gols que decretaram a eliminação da equipe rubro-negra foram marcados ainda no primeiro tempo, com Muriqui e Diego Tardelli.

Com a eliminação, o Sport agora se volta totalmente para o Campeonato Pernambucano. Neste domingo (25) o Leão faz o primeiro jogo da fase semifinal contra o Central, no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Já o Atlético-MG segue na briga e vai enfrentar o Santos, que eliminou o Guarani, na fase de quartas de final da Copa do Brasil.

O JOGO Precisando do resultado, o Sport começou o jogo de forma afobada, procurando o primeiro gol de qualquer forma. Logo no primeiro minuto, Eduardo Ramos cobrou uma falta para a área e o goleiro Aranha fez a defesa de soco. Na sequência, numa falta na intermediária, Eduardo Ramos cobrou direto e isolou a bola.

A ansiedade era tamanha que, aos 4 minutos, Zé ntônio também tentou o chute de muito longe e a bola ficou na zaga mineira. Dois minutos depois, Ciro fez uma falta desnecessária na intermediária e tomou o cartão amarelo.

Apesar de desorganizado, o Sport sufocou o Atlético-MG, que só conseguiu botar a bola no chão e trocar passes aos 15 minutos. E quatro minutos depois, veio o gol mineiro. Fabiano recebeu um lançamento na área e bateu com força, cruzado. Magrão não conseguiu segurar e a bola sobrou para Muriqui, dentro da pequena área, só empurrar para o gol.

Reprodução / TV Globo

Precisando agora de três gols o Leão se mandou todo para o ataque. Aos 24 minutos, Eduardo Ramos toca para Ciro. O atacante rubro-negro recebe, faz o giro na zaga, mas acaba desarmado no momento do chute.

Com o Sport todo no ataque, o Atlético adotou a postura de explorar os contra-ataques. E foi num lance como estes que aos 39 minutos Diego Tardelli ampliou a vantagem para o Galo. Ele recebeu pela esquerda, invadiu a área e tocou na saída de Magrão para fazer 2 a 0.

Para tentar correr atrás do placar, o Leão voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Ricardinho entrou no lugar do zagueiro César e Pedro Júnior na vaga de Dairo. E logo no primeiro minuto Júlio César soltou a bomba e obrigou o goleiro Aranha a fazer uma grande defesa.

Mas a equipe rubro-negra continuou cometendo os mesmos erros do primeiro tempo, abusando de chutes de longe. Aos 5 minutos, Dutra arriscou de fora da área e a bola foi para fora. Dez minutos depois, Ricardinho bateu do meio da rua e o chute saiu muito torto.

Com o Sport desorganizado e praticamente batido, o Atlético chegou com perigo aos 19 minutos. Muriqui foi lançado na área e obrigou Magrão a fazer uma grande defesa, evitando o terceiro gol mineiro. Aos 33 minutos, Renan Oliveira bateu de fora da área e a bola passou perto do ângulo do goleiro rubro-negro.

E o Galo continuou no ataque. Aos 37 minutos Ricardinho deixou Zé Luis de frente para o gol. Mas o volante atleticano mandou a bomba por cima do gol rubro-negro. Aos 44 minutos, Renan Oliveira recebeu livre na área, mas errou na finalização e tocou nas mãos de Magrão. O Sport não conseguiu criar mais nenhum lance de perigo e se despediu da Copa do Brasil com a derrota por 2 a 0, na Ilha do Retiro.

FICHA DO JOGO

SPORT Magrão, Igor, César (Ricardinho) e Tobi; Júlio César (Eduardo Ratinho), Daniel Paulista, Zé Antônio, Eduardo Ramos e Dutra; Ciro e Dairo (Pedro Júnior) Técnico: Givanildo Oliveira.

ATLÉTICO-MG Aranha, Werley, Benítez e Jairo Campos; Carlos Alberto, Correa (Ricardinho), Zé Luís, Fabiano (Jonilson) e Júnior; Diego Tardelli (Renan Oliveira) e Muriqui Técnico: Vanderley Luxemburgo

Local: Ilha do Retiro Público: 28.002

Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ) Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Thiago Gomes Brígido (CE)

Entorpecido por um “vão otimismo” o torcedor rubro-negro reviveu a Ilha suas inesquecíveis “quartas mágicas” da Copa do Brasil de 2008. O caldeirão ferveu, mais de 28 mil lá estiveram, a festa estava montada, mas o desejo do bicampeonato da competição virou uma quimera, ficou pra depois.

Jogando um futebol mixuruca, acéfalo, o Sport caiu dentro de seu – até então – inviolado estádio. Um time desorganizado taticamente, afobado, sofrível num esquema com três zagueiros, que se dividem entre frágil, fraco e fraquíssimo (Igor, Tobi e César, respectivamente) onde só um ala apóia (Dutra), em que existe apenas um em condições de criar (Eduardo Ramos) e que o ataque é mais previsível que engarrafamento às 18h.

Uma equipe que vinha invicta na temporada, sustentada por enganadora sobra em um Estadual de qualidade cretina, agora administra três derrotas consecutivas.

O Sport não está vivendo uma má fase. Está, sim, mostrando o que realmente é capaz de fazer quando acossado por um adversário de melhor nível técnico.

O Atlético/MG está longe de ser um grande time, mas botou o Leãozinho na roda, porque lhe sobra qualidade (com a exceção no gol) em tudo em relação ao adversário.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Dairo vai ser titular contra o Atlético

Na tarde desta terça-feira (20) o Sport encerrou os preparativos para o decisivo jogo com o Atlético Mineiro, que será válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo está marcado para as 21h50 da quarta-feira (21) na Ilha do Retiro.

O treinamento desta terça foi técnico, mas todos os atletas Rubro-negros relacionados para a partida também treinaram cobranças de pênaltis, pois se o Leão vencer o galo por 1x0, a vaga para as quartas de final da competição será decidida dessa maneira.

Ao final de toda a movimentação o técnico Givanildo Oliveira não quis definir qual escalação vai encarar o Atlético, mas confirmou que manterá o atacante Dairo como titular, com isso Pedro Júnior deverá ficar com opção no banco de reservas.

A escalação Rubro-negra deverá ser a mesma que entrou em campo no jogo de ida com o galo, em Belo Horizonte, com: Magrão; Igor, César Lucena e Tobi; Júlio César, Zé Antônio, Daniel Paulista, Eduardo Ramos e Dutra; Dairo e Ciro.

Ingressos

Até o início da noite desta terça-feira (20) mais de 20 mil ingressos para o confronto entre Sport x Atlético foram vendidos.

Em busca de contratações, Sport tem atletas em sua mira

Visando o Campeonato Brasileiro da Série B, o Sport tem alguns jogadores na mira para contratar. E assim como a SportNet já divulgou, os zagueiros Jean Rolt da Ponte Preta e André Leone do Braga de Portugal interessam ao Leão, assim como o volante Augusto Recife do Botafogo de São Paulo, do meia Preto do Novo Hamburgo e do atacante Gilmar do Guingamp da França.

Mas além deles, os nomes de outros atletas foram ventilados na Ilha do Retiro, como o do zagueiro Raúl do Remo, do centroavante Moisés do Paysandu e do meia Carlinhos Paraíba do São Paulo. O nome mais badalado desses é o de Paraíba, que não está sendo utilizado pelo São Paulo. Informações de bastidores dão conta que o clube paulista quer emprestá-lo.

Relacionados para Sport x Atlético Mineiro

19 jogadores Rubro-negros foram requisitados pelo técnico Givanildo Oliveira para o segundo jogo com o Atlético Mineiro pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo está programado para as 21h50 da quarta-feira (21) no estádio da Ilha do Retiro.

A principal novidade na relação foi a presença do zagueiro Dirley, que se recuperou da lesão no ombro esquerdo e que pode voltar a jogar.

Confira a relação completa:

Goleiros: Magrão e Saulo
Laterais: Júlio César, Eduardo Ratinho e Dutra
Zagueiros: Igor, César Lucena, Igor Maranhão e Dirley
Volantes: Tobi, Daniel Paulista e Zé Antônio
Meias: Eduardo Ramos, Ricardinho e Isael
Atacantes: Dairo, Ciro, Leandrão e Pedro Júnior

Um vai sobrar

Como apenas 18 jogadores compõem o time titular e o banco de reservas numa partida oficial, um desses 19 relacionados para Sport x Atlético Mineiro não irá nem para o banco de reservas.

Pedro Júnior deve ser a novidade no Sport

Atacante está cotado para começar ao lado de Ciro na partida contra o Atlético-MG nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro

O técnico Givanildo Oliveira não confirma a escalação do time em competições nacionais. Mas, saber o time que entrará em campo contra o Atlético-MG, às 21h50 desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, não é uma tarefa muito difícil. A única indefinição deixada pelo treinador é sobre o companheiro de Ciro no ataque. Pedro Júnior está cotado para começar jogando. Caso a mudança se confirme, Dairo fica como opção no banco de reservas.

O restante da equipe deve ser a mesma quem vem sendo usada pelo treinador: Magrão, Igor, César e Tobi, Júlio César, Daniel Paulista, Zé Antônio, Eduardo Ramos e Dutra, Ciro e a dúvida de Givanildo (Pedro Júnior ou Dairo).

Como perdeu o jogo de ida no Mineirão por 1 a 0, para avançar para as quartas de final da Copa do Brasil, o Sport terá que vencer o Galo por dois gols de diferença. Ou ao menos repetir o placar para levar a decisão para os pênaltis.

A Copa do Brasil é uma competição que traz boas lembranças ao Leão. Na última vez que disputou o torneio, o Sport levantou a taça. “Tanto na memória de nós, jogadores, quanto do próprio torcedor que viveu todo aquele momento. Chegar agora, mais uma vez, esse campeonato novamente. A equipe ter perdido o primeiro jogo, está decidido em casa, que foi uma constante naquele ano. Tudo isso relembra, e a gente espera relembrar o bom futebol”, recorda Daniel Paulista

Os torcedores têm até esta terça-feira (20) para comprar o ingresso pelo preço promocional de R$ 20 e R$ 10. No dia da partida, os bilhetes sobem para R$ 30 e R$ 15.

Tardelli torce o tornozelo, deixa o treino, mas deve jogar contra o Sport

Reprodução / GloboEsporte.com
Atacante do Galo volta a sentir lesão que teve diante do América-MG

O técnico do Atlético-MG, Vanderlei Luxemburgo, comandou um treinamento leve no CT do Náutico, no Recife. O Galo se prepara para enfrentar o Sport, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), na Ilha do Retiro, pela Copa do Brasil.

A movimentação desta segunda-feira foi apenas para aprimorar as finalizações e os cruzamentos. Os goleiros Aranha, Carini e Marcelo foram os mais exigidos.

Porém, todos ficaram alarmados com o atacante Diego Tardelli. O jogador sentiu dores no tornozelo esquerdo, enquanto participava do famoso ‘bobinho’. Tardelli deixou o treinamento e iniciou, imediatamente, o tratamento à base de gelo.

- O Tardelli torceu o tornozelo ainda no jogo contra o América, em Ipatinga. No ‘bobinho’, no primeiro lance, ele sentiu e vai fazer o tratamento. Mas não é problema. Ele vai jogar – confirmou o médico do Atlético, Otaviano Júnior.

Caso Tardelli não seja aproveitado, as opções do ataque são Marques e Muriqui. Obina, recentemente operado dos ligamentos do tornozelo, só volta após a realização da Copa do Mundo.

Sport espera reviver a “Bombonilha”




“Sei que iremos contar com a força do nosso torcedor”, afirmou Daniel Paulista

Dos 30 mil ingressos disponibilizados para amanhã, 16 mil já foram vendidos

Para os rubro-negros amantes da sétima arte, o “filme” La Bombonilha 2 - O retorno, deve fazer a sua estreia amanhã, às 21h50, na Ilha do Retiro. No confronto decisivo entre Sport e Atlético Mineiro, válido pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, a torcida leonina será mais uma vez a protagonista do “arrasa-quarteirão”, que teve sua primeira versão lançada em 2008, na mesma competição. O apelido “Bombonilha” foi criado em 2008, após uma declaração do goleiro Marcos, do Palmeiras, que ao sair derrotado nos domínios leoninos, afirmou que “queria ver o Boca Juniors jogar na Ilha”. Prestes a reviver a magia criada no “La Bombonilha 1 - O Caldeirão”, dos 30 mil ingressos colocados à venda, 16 mil já foram vendidos até o fim do expediente de ontem.

Como esse número deve crescer ainda mais hoje e a tendência, segundo os dirigentes leoninos, é que “no dia da partida o número de bilhetes vendidos dobre”, a diretoria do Leão já admitiu que vai precisar utilizar os três mil ingressos da reserva técnica, o que contabilizará um total de 33 mil entradas. Vale ressaltar que a promoção feita pela diretoria rubro-negra desde o início das vendas encerra-se hoje, às 17h, com os ingressos ainda custando R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada), R$ 30 (cadeira para sócio, especial e ampliação) e R$ 50 (cadeira não-sócio) até este horário.

Os bilhetes para as duas gerais (a do placar e a da sede), que estavam sendo vendidos a R$ 8, já se esgotaram, havendo uma possibilidade de serem colocadas mais mil entradas para estes dois setores apenas amanhã. Quem deixar para comprar os ingressos apenas amanhã, os preços passam a ser R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada), R$ 40 (cadeira para sócio, especial e ampliação) e R$ 60 (cadeira não-sócio). Além da sede do Sport, os outros locais de venda são a Hiper Calçados (Casa Amarela), a Carol Esportes (Boa Viagem) e o Futebol Brasil (Pina). O horário de funcionamento é de 9h às 17h.

Além da satisfação dos cartolas com a resposta da sua torcida, os jogadores também se mostraram animados com o provável apoio que terá do seu torcedor para reviver a “Bombonilha”, adormecida desde a eliminação na Libertadores do ano passado. “É um jogo decisivo e sei que iremos contar com a força do nosso torcedor. Não é uma surpresa para quem conhece a torcida do Sport. A equipe é bem diferente de 2008, até na maneira de jogar, mas o clima, a magia, está voltando e temos que nos superar mais uma vez para irmos longe”, comentou o volante Daniel Paulista, um dos remanescentes do título do Sport naquele ano.

Sem lesionados ou suspensos, o técnico Givanildo Oliveira vai contar com força máxima para a “decisão” contra o Galo. A única dúvida é na escolha entre Dairo ou Pedro Júnior para formar a dupla de ataque com Ciro, com isso devendo ser definido no treinamento de hoje à tarde, na Ilha do Retiro.

Sport vai pedir árbitros de fora

Se antes a possibilidade de trazer árbitros de fora era constantemente ventilada nos bastidores da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), depois do Clássico dos Clássicos de ontem, é melhor os dirigentes da entidade começarem a entrar em contato com profissionais de outros estados, pelo menos para os jogos do Sport. Após a derrota para o Náutico, o presidente do Leão, Silvio Guimarães, não poupou críticas ao juiz que comandou a partida, Carlos Costa.

Mostrando-se irritado com a atuação do profissional, o mandatário leonino informou que, nesta semana, vai solicitar ao presidente Carlos Alberto Oliveira árbitros de fora de Pernambuco para apitar os jogos da sua equipe para o restante do Estadual 2010, a começar por domingo, no primeiro jogo da semifinal, contra o Central, no Lacerdão, às 16h. “O único nome que nos agrada é o de Nielson Nogueira, mas ele foi punido pela Federação e não pode apitar neste campeonato. Portanto, vou solicitar à FPF que venha um juiz de fora para apitar nossas partidas restantes”, afirmou Guimarães.

Sobre a atuação de Carlos Costa, ontem, o presidente do Sport mostrou que não é de hoje a sua insatisfação com o árbitro. “Não houve o pênalti que ele marcou e que decidiu o jogo. Mas no clássico passado, ele já tinha tentado dar a vitória ao Náutico (no empate por 1x1, na Ilha do Retiro, pelos jogos de ida), mas só conseguiu isso hoje (ontem)”, finalizou Silvio.

domingo, 18 de abril de 2010

Parabéns, Ciro

O Blog SPORT DO POVO parabeniza o grande atacante-guerreiro da ilha pelo seu aniversário!

PARABÉNS, CIRO!

Atletas relacionados para Náutico x Sport

O técnico Givanildo Oliveira relacionou 18 atletas para a partida entre Náutico x Sport, que acontece hoje (18), às 16h, nos Aflitos. Confira:

Goleiros: Magrão e Saulo;
Laterais: Eduardo Ratinho, Júlio César e André Luiz;
Zagueiros: César e Igor Maranhão;
Volantes: Levi, Tobi e Zé Antônio;
Meias: Isael, Odair, Ricardinho e Eduardo Ramos;
Atacantes: Dairo, Leandrão, Juninho Potiguar e Everton Felipe.

Ingressos para Náutico x Sport

Os ingressos para o Clássico dos Clássicos já estão sendo vendidos nas bilheterias de ambos os clubes. Até às 14h de amanhã (17), os ingressos são mais baratos: R$30 (arquibancada) e R$15 (estudante). Após às 14h de amanhã (17) até a hora do jogo, os ingressos passam para $40 (arquibancada) e R$20 (estudante).

OBS: A troca do "Todos com a Nota" só é válido para torcida do Náutico. Os torcedores do Sport compram ingressos na Ilha do Retiro.

sábado, 17 de abril de 2010

Ingressos para Náutico x Sport

Os ingressos para o Clássico dos Clássicos já estão sendo vendidos nas bilheterias de ambos os clubes. Até às 14h de amanhã (17), os ingressos são mais baratos: R$30 (arquibancada) e R$15 (estudante). Após às 14h de amanhã (17) até a hora do jogo, os ingressos passam para R$40 (arquibancada) e R$20 (estudante).

OBS: A troca do "Todos com a Nota" só é válido para torcida do Náutico. Os torcedores do Sport compram ingressos na Ilha do Retiro.

Arbitragem para Náutico x Sport:

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou, hoje (15) à tarde, a escala de árbitros para a 22ª rodada do Pernambucano 2010, que acontece no próximo final de semana.

Confira o quarteto que atuará no Clássico dos Clássicos, domingo (18), nos Aflitos:

Árbitro: Carlos Costa.
Assistente 1: Ubirajara Ferraz.
Assistente 2: Pedro Wanderley.
4º árbitro: Ricardo Tavares.

Ingressos para Sport x Atlético-MG:

Os ingressos para o jogo da volta contra o Atlético Mineiro, pela Copa do Brasil 2010, já começam a ser vendidos na tarde desta quinta-feira (15), em diversos pontos da cidade. O duelo acontece na próxima quarta-feira (21), na Ilha do Retiro, e o Leão precisa do apoio do torcedor para ficar com a vaga.

Quem comprar até às 17h da véspera da partida, consegue o bilhete pelo preço promocional.

PREÇO DOS INGRESSOS:
Arquibancada lateral – R$ 10,00 (venda antecipada – R$ 8,00)
Arquibancada – R$ 30,00 (venda antecipada – R$ 20,00)
Meia-entrada / Sócio – R$ 15,00 (venda antecipada – R$ 10,00)
Cadeira sócio / Cadeira ampliação / Assento especial – R$ 40,00 (venda antecipada – R$ 30,00)
Cadeira não-sócio – R$ 60,00 (venda antecipada – R$ 50,00)

LOCAIS DE VENDA:
Hiper Calçados – Casa Amarela
Carol Esporte – Boa Viagem e Areias
Futebol do Brasil – Pina
Sport Club do Recife – Bilheteria das Sociais (para sócios) e Bilheteria do Arco (para não-sócios)

DIAS DE VENDA:
15/04 (quinta-feira) – 14 às 17h
16/04 (sexta-feira) – 9h às 17h
17/04 (sábado) – 9h às 13h
18/04 (domingo) – 9h às 13h
19/04 (segunda-feira) – 9h às 17h
20/04 (terça-feira) – 9h às 17h
21/04 (quarta-feira) – 9h até o início do segundo tempo

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fabiano brilha de novo, e Galo acaba com a invencibilidade do Sport: 1 a 0

O Atlético-MG saiu na frente do Sport nas oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, no Mineirão, o Galo venceu o time pernambucano por 1 a 0, com gol de Fabiano, ainda no primeiro tempo. O jogador, que disputou o Brasileirão do ano passado pelo Sport -emprestado pelo Galo - se machucou e teve que deixar a partida no intervalo.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, na Ilha do Retiro, no Recife. Para se classificar, o Galo joga por um empate ou até mesmo por uma derrota, desde que seja por um gol de diferença, a partir de 2 a 1. O Sport passa para as quartas de final se vencer, no mínimo, por dois gols de vantagem. Vitória rubro-negra por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

O Galo volta a campo no sábado, às 18h30m (de Brasília), pela segunda partida das semifinais do Campeonato Mineiro. O jogo contra o Democrata será realizado no Mineirão. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Fabiano não joga.

Já o Sport – que foi derrotado pela primeira vez na temporada após 24 jogos – tem um difícil compromisso no domingo, às 16h: joga contra o Náutico, nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano.

Volante-artilheiro volta a brilhar

O Sport começou a partida em cima do Galo. Como a intenção era surpreender e marcar rapidamente o primeiro gol, a equipe rubro-negra usava bastante a velocidade de Eduardo Ramos e Ciro. Porém, o Galo também chegava forte ao ataque. Em uma sucessão de escanteios, o volante Zé Luís subiu muito e cabeceou firme aos cinco minutos. O goleiro Magrão fez grande defesa.

Mas o Sport não se intimidou. No ataque seguinte, dois minutos depois, os pernambucanos quase abriram o placar. Eduardo Ramos cobrou o escanteio, Aranha não saiu do gol, e Igor cabeceou firme. Mas Aranha se recuperou no lance e fez uma magistral defesa.

Aos 25 minutos, Luxemburgo fez uma substituição ousada: sacou Renan Oliveira, mal na partida, e colocou Marques. O Galo passou a jogar no 4-3-3.

O Alvinegro ficou mais ofensivo e, aos 31 minutos, Leandro perdeu grande chance. O lateral tabelou com Diego Tardelli, entrou na área e tocou para o gol. A bola, caprichosamente, foi pela linha de fundo. Em seguida, o próprio Diego Tardelli bateu forte, da entrada da área, e Magrão fez milagre.

A pressão do Galo era grande, mas quem quase marcou foi o Sport. Eduardo Ramos cobrou falta, e o zagueiro Tobi subiu de cabeça. A bola passou raspando a trave esquerda de Aranha e não entrou por muito pouco.

O Atlético voltou a assustar com Diego Tardelli. Cara a cara com Magrão, ele se complicou na hora de finalizar. Entretanto, no lance seguinte, Júnior fez a diferença. O meia chegou à ponta esquerda, driblou o zagueiro e cruzou com perfeição. Fabiano, o volante-artilheiro, subiu mais que os zagueiros e, de cabeça, mandou para as redes do Sport: 1 a 0 Galo, aos 43.

Foi o 11° gol de Fabiano na temporada, o terceiro na Copa do Brasil. Em sinal de respeito ao clube que defendeu em 2009, o volante não comemorou o gol.

Vantagem alvinegra garantida

O Atlético voltou para a segunda etapa com mais uma substituição. Fabiano sofreu uma entorse no joelho direito e ficou no vestiário. Correa entrou em seu lugar.

O Sport, como no primeiro tempo, tentou impor seu jogo, mas o Galo voltou bem postado na defesa. O ritmo diminuiu consideravelmente, principalmente porque o Atlético apenas tentava explorar os contra-ataques.

Marques, mais pelo meio, armava as jogadas ofensivas do time alvinegro, mas sempre esbarrava nos volantes do Sport. O jogo ficou concentrado no meio-campo, com poucas jogadas de perigo.

A torcida atleticana ficou um pouco impaciente com a queda de produção do Galo. Mais do que vaiar a equipe, ficou preocupada com a possibilidade de sofrer o empate e complicar a situação na Copa do Brasil.

Vanderlei Luxemburgo, nos minutos finais, colocou Ricardinho em campo, no lugar de Júnior, para cadenciar o jogo. O placar magro não agradou a todos os torcedores, mas foi considerado bom pelos atletas do Galo.

Ficha técnica:

ATLÉTICO-MG 1 x 0 SPORT
Aranha; Carlos Alberto, Werley, Jairo Campos e Leandro; Zé Luís, Fabiano (Correa), Júnior (Ricardinho) e Renan Oliveira (Marques); Diego Tardelli e Muriqui. Magrão; Igor, César e Tobi; Júlio César, Zé Antônio, Daniel Paulista (Ricardinho), Eduardo Ramos e Dutra; Ciro (Leandrão) e Dairo (Pedro Júnior).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Técnico: Givanildo Oliveira.
Gols: Fabiano, aos 43 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Muriqui, Diego Tardelli (Atlético-MG); Igor, Zé Antônio (Sport).
Estádio: Mineirão. Data: 14/04/2010. Público: 17.253 pagantes. Renda: R$ 354.180,00. Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF). Auxiliares: Enio Ferreira de Carvalho (DF) e Carlos Manzolillo Sautchuk (DF).

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CBF bate o martelo: Taça das Bolinhas será entregue ao São Paulo

Taça das Bolinhas será restaurada antes de ser entregue ao São Paulo

A CBF divulgou na tarde desta quarta-feira que o São Paulo é o primeiro clube pentacampeão brasileiro e que, por isso, levará a chamada "Taça das Bolinhas" para o Morumbi. Após um estudo que levou cerca de 20 dias, o departamento jurídico da entidade entregou o parecer ao presidente Ricardo Teixeira, que o encaminhou à Federação Paulista de Futebol.

A dúvida sobre a entrega do troféu existia por causa da polêmica sobre a competição de 1987, em que o Sport foi considerado campeão pela CBF na época. O Flamengo, campeão da Copa União, organizada pelas agremiações fundadoras do Clube dos 13, reivindicava o título da temporada.

- É irrevogável e está decidido. Pela primeira vez foi feito um estudo bastante abrangente e chegou-se à conclusão de que quem merece receber a taça é o São Paulo, porque foi o primeiro a chegar ao pentacampeonato. O Flamengo chegou ao quinto título brasileiro agora em 2009. Diante deste estudo que foi feito pelo departamento jurídico já comunicamos à Federação Paulista que vamos fazer uma recuperação da taça porque ela não deve estar muito bem cuidada porque está guardada há muitos anos. Vamos recuperá-la e entregá-la novinha como deve ser - disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

No parecer do caso, o departamento jurídico da CBF é claro ao afirmar que "a conclusão a tirar, inevitavelmente, é que o Clube de Regatas do Flamengo não foi campeão em 1987, ao contrário do que insistem em afirmar seus adeptos e seguidores".

- Para a CBF, o Flamengo tem cinco títulos, os legais, os que foram homologados como campeão - completou Ricardo Teixeira.

A "Taça das Bolinhas" está em processo final de restauração e será entregue nos próximos dias ao São Paulo, que foi campeão brasileiro pela quinta vez em 2007 (antes, conquistou as edições de 1977, 1986, 1991 e 2006; depois, o hexa em 2008). Em solenidade na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro no último dia 31 de março, Teixeira confirmou que um estudo estaria sendo feito para dar um ponto final a essa polêmica.

A taça seria dada em definitivo ao clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas - ou cinco alternadas. Em 1987, o Flamengo foi campeão do módulo verde da Copa União (equivalente à Série A), e o Sport venceu o módulo amarelo (equivalente à Série B) . O regulamento previa cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada torneio, mas Flamengo e Inter (o vice-campeão do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani. A CBF declarou o time do Recife campeão, decisão que foi confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal. Com a confirmação, segundo a entidade, o Sport é o campeão brasileiro de 1987, e o Flamengo, campeão por cinco vezes, nas edições de 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009.

- Foi feito um estudo profundo com toda a documentação sobre o assunto para definir finalmente quem seria o legítimo dono da Copa Brasil, a chamada Taça das Bolinhas. E esse estudo concluiu que seria o São Paulo já que foi o primeiro clube a conquistar de forma alternadas cinco vezes o Campeonato Brasileiro. O quinto título do Flamengo foi conquistado em 2009 - disse Carlos Eugenio Lopes, diretor jurídico da CBF.

Dirigente do São Paulo comemora

O diretor de futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes, lembrou que o clube já esperava pela decisão, que acabou sendo revelada pelo departamento jurídico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta quarta-feira.

- Aconteceu o que nós esperávamos. Em conversas com o presidente Ricardo Teixeira e com o diretor Virgílio Elísio no passado, havíamos deixado claro que o São Paulo era o merecedor desse troféu. E agora isso foi apenas oficializado – afirmou o dirigente, em contato telefônico com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM.

Sport comemora decisão, mas lamenta longa duração da novela

O presidente do Sport, Sílvio Guimarães, não ficou surpreso com a notícia de que a CBF vai entregar a Taça das Bolinhas ao São Paulo, mas lamentou que a decisão tenha demorado tanto. Para o dirigente, o título conquistado pelo Sport, em 1987, já foi reconhecido pela Justiça e não teria como ser destinado ao Flamengo, que se considera o vencedor daquela edição.

- Desde 1987 esse título foi reconhecido pela Justiça. Há 23 anos lutamos contra o preconceito que se criou com o Sport. Para que esperar tanto? O Flamengo não cumpriu o regulamento, desrespeitou a torcida que comprou ingresso na época. Mesmo sabendo que a Fifa mandou disputar a Libertadores, que tem selo dos correios em homenagem ao Sport, só agora a CBF decreta isso. O clube está tranquilo, pois sempre confiou na Justiça - disse.

Ranking dos pênaltis e dos cartões vermelhos (21)

Uma curiosidade na 21ª rodada do Perambucano. Um pênalti para o Náutico, o time com mais pênaltis a favor na competição, logo contra o Porto, o clube que mais cometeu infrações dentro. Assim, não é tão surpreendente assim… Veja abaixo a penúltima atualização do ranking dos pênaltis. Timbu a um passo do bicampeonato.

Pênaltis a favor

10 pênaltis – Náutico
8 pênaltis - Central e Ypiranga
7 pênaltis – Sport
6 pênaltis – Santa Cruz e Salgueiro
5 pênaltis – Cabense e Sete de Setembro
4 pênaltis – Porto e Vera Cruz
3 pênaltis – Vitória
1 pênalti – Araripina

Pênaltis cometidos

12 pênaltis – Porto
7 pênaltis – Cabense e Vitória
6 pênaltis – Salgueiro, Ypiranga e Sete de Setembro
5 pênaltis – Náutico e Araripina
4 pênaltis
– Central
3 pênaltis
– Santa Cruz, Vera Cruz e Sport

Observações:

Central perdeu 2 penalidades e defendeu 1.
Sport perdeu 1 penalidade e defendeu uma cobrança.
Porto defendeu 4 cobranças.
Ypiranga perdeu 4 penalidades e defendeu 1.
Cabense perdeu 3 penalidades e defendeu 1.
Salgueiro defendeu uma cobrança.
Vera Cruz perdeu uma cobrança.
Náutico defendeu 2 cobranças.
Araripina defendeu 2 cobranças.
Santa Cruz perdeu uma cobrança.
Sete de Setembro perdeu 2 cobranças.
Vitória defendeu uma cobrança.

Cartões vermelhos

1º) Santa Cruz – 11 adversários expulsos (7 jogadores corais receberam o vermelho)

2º) Náutico – 10 adversários expulsos (6 jogadores do Timbu receberam o vemelho)
3º) Sport – 5 adversários expulsos (2 jogadores do Sport receberam o vermelho)
Classificação após a 21ª Rodada do Pernambucão 2010
Campeonato Pernambucano 2010

Tabela de classificação - Campeonato Pernambucano 2010 - 1ª Fase
Posição Clube PG J V E D GP GC SG
Sport/PE Sport/PE 51 21 15 6 0 47 16 31
Náutico/PE Náutico/PE 40 21 12 4 5 41 27 14
Santa Cruz/PE Santa Cruz/PE 37 21 11 4 6 39 27 12
Cabense/PE Cabense/PE 31 21 10 1 10 25 27 -2
Central/PE Central/PE 31 21 9 4 8 21 28 -7
Ypiranga/PE Ypiranga/PE 28 21 7 7 7 34 29 5
Salgueiro/PE Salgueiro/PE 26 21 8 2 11 30 30 0
Porto/PE Porto/PE 26 21 8 2 11 30 40 -10
Vitória/PE Vitória/PE 24 21 6 6 9 30 39 -9
10º Araripina Araripina 22 21 6 4 11 25 34 -9
11º Vera Cruz/PE Vera Cruz/PE 19 21 4 7 10 27 33 -6
12º Sete de Setembro/PE Sete de Setembro/PE 16 21 3 7 11 22 41 -19


Total de jogos:
126

Gols marcados: 371

Média de gols: 2,94 por partida