SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Tobi também desfalca o Sport contra o Náutico

Jogador está com uma lesão na coxa esquerda

Volante Tobi

Volante Tobi

Na última terça-feira (27), durante a partida com o Duque de Caxias na Ilha do Retiro, o volante Tobi (FOTO) sentiu fortes dores na região posterior de sua coxa esquerda e por isso teve que deixar o gramado, sendo substituído por Zé Antônio.

E por conta dessas dores, o atleta foi submetido a uma ressonância magnética que detectou um estiramento muscular no mesmo. O tempo de recuperação de Tobi vai ser de 15 dias, por isso ele vai desfalcar o Sport no Clássico dos Clássicos diante do Náutico. A partida está programada para o dia 07 de agosto, vai acontecer no estádio dos Aflitos e será válida pela 12ª Rodada da Série B.

Além de Tobi, o Leão também não vai ter o lateral-esquerdo Dutra no duelo com o timbu. O jogador não vai poder atuar porque foi expulso contra o Duque de Caxias e por isso vai ter que cumprir suspensão automática.

Marcelinho Paraíba próximo da Ilha do Retiro

O Sport acertou tudo com o São Paulo e está próximo de anunciar a contratação do atacante Marcelinho Paraíba. O atleta está bastante contente por ter recebido uma proposta do Leão e quer vir para a Ilha do Retiro, no entanto se não acertar com o futebol do exterior.

Marcelinho pediu a diretoria Rubro-negra para esperar por sua resposta até o próximo domingo (01), pois se não for para o exterior, vem defender o Sport.

Se vier para o Leão, o São Paulo pagará 50% de seu salários e o clube pernambucano os outros 50%. O Sport vai ter a ajuda de “grandes” Rubro-negros como o ex-presidente Luciano Bivar e o conselheiro Gustavo Dubeux.

Carlinhos Paraíba

O meia Carlinhos Paraíba continua nos planos do Sport, no entanto a sua vinda é mais complicada porque Ricardo Gomes tem o pensamento de utilizá-lo neste semestre.

André Leone perto de estrear pelo Sport

Mesmo tendo vindo do exterior (ele veio do Sporting Braga de Portugal), o zagueiro André Leone já está regularizado e com condições legais de estrear pelo Sport. Ele teve o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no início da noite desta quinta-feira (29).

O atleta só não deve fazer a sua estreia com a camisa Rubro-negra diante do Náutico no próximo dia 07 nos Aflitos porque está se recuperando de uma ruptura em sua panturrilha direita, sofrida durante um treinamento. No entanto a primeira partida dele pelo Leão está próxima de acontecer e deve ser em 10 de agosto, contra o Figueirense na Ilha do Retiro. O contrato do jogador com o clube pernambucano é de dois anos: vai até 30 de junho de 2012.

A regularização de André Leone só aconteceu neste momento porque a FIFA aceitou o pedido da CBF e resolveu antecipar a abertura da janela de transferências internacionais para o futebol brasileiro. Essa janela seria aberta apenas em 01 de agosto, mas já está aberta desde o último dia 20.

Prazo para contratações

O Sport e todos os clubes brasileiros têm até o dia 19 de agosto para contratar atletas do futebol nacional e do exterior, pois neste dia vai ser encerrado o período de contratações dos clubes brasileiros.

Da Silva e Élton são apresentados

Jogadores têm vínculo com o Sport até dezembro

Enquanto o presidente Sílvio Guimarães estava na reunião que definiu que o futebol do Sport vai ser comandado por um colegiado, os assessores de imprensa do clube estavam apresentando os dois novos reforços Rubro-negros: o zagueiro Da Silva e o meia Élton.

E em sua apresentação, Élton revelou que está confiante em fazer um grande trabalho pelo Sport e disse que gosta de “abastecer” os atacantes. “A expectativa pela minha passagem no Sport é a melhor possível. Estou chegando para ajudar o grupo a tirar o Sport dessa situação. Jogo no meio-campo e a minha principal característica é servir os atacantes”, contou e explicou que ainda não está bem fisicamente. “Não estou bem fisicamente, pois já não atuou há algum tempo, mesmo assim acredito que em uma semana estarei treinando normalmente com o grupo e pronto para fazer a estreia”, afirmou o jogador.

Já o zagueiro Da Silva também chegou ao clube bastante otimista e afirmou que só pensa em colocar o Leão na Primeira Divisão. “Vim para um time grande e vou me juntar com os outros guerreiros que estão aqui. O meu pensamento é o de subir com o Sport para a Primeira Divisão”, afirmou e garantiu que o clube vai sair dessa situação ruim. “Sabemos que temos um grupo muito bom e que não éramos para estar nessa situação, mas falar é muito fácil. O futebol é jogado dentro de campo e tenho certeza que o Toninho Cerezo vai consertar todos os erros para o Sport crescer. Tenho convicção que amanhã ou depois o time vai subir de produção e chegar ao lugar que merece: a Série A. O clube dá todas as condições a nós atletas e tem tudo para engrenar no campeonato e dar alegrias à torcida”, disse.

É bom lembrar que os dois jogadores possuem vínculo com o Leão até o final da temporada e ficarão regularizados para a partida com o Náutico.

Sílvio Guimarães dá bronca no elenco

Presidente afirmou que quem não “jogar bola” a partir de agora vai “pra rua”


Na tarde desta quinta-feira (29) o elenco do Sport se reapresentou no Centro de Treinamento do Leão para treinamento. E antes dos trabalhos começarem, o presidente Sílvio Guimarães chamou o elenco para uma conversa e deu uma verdadeira “bronca” nos jogadores em tom alto para todos no local escutarem, inclusive a imprensa.

O mandatário do Leão cobrou bastante de seus atletas durante a conversa e uma das frases ditas por ele foi: “Quem não jogar bola a partir de agora é rua!"

Marcelinho e Carlinhos Paraíba negociam com o Sport

O SportNet informou na manhã desta quinta-feira (29) que além do zagueiro e lateral-esquerdo Marcão, o Sport também busca contratar mais um meia e um atacante. O SportNet também informou que estas contratações podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (02).

E de acordo com informações de bastidores da Ilha do Retiro o meia e o atacante que o Leão está negociando são Carlinhos Paraíba e Marcelinho Paraíba, ambos do São Paulo. Os jogadores podem vir para o Sport com 50% de seus salários pagos pelo clube paulista, pois não vêm sendo utilizados pelo técnico Ricardo Gomes.

Os salários dos atletas no Sport podem ser pagos pelo clube pernambucano com a ajuda de “grandes” Rubro-negros como o conselheiro Gustavo Dubeux e o ex-presidente Luciano Bivar.

Sport negocia com mais um meia e um atacante

Além das contratações do zagueiro Da Silva, do meia Élton e provavelmente do zagueiro e lateral-esquerdo Marcão, o Sport também está negociando com outro meia e outro atacante.

E esses jogadores para os setores de defesa, meio-campo e ataque podem ser anunciados até a próxima segunda-feira (02). De acordo com informações de bastidores, esse meia que está negociando com o Leão é de um clube que está disputando a Série A do Campeonato Brasileiro.

Em crise, Sport busca a contratação de Marcelinho Paraíba do São Paulo

Marcelinho Paraíba  treino São Paulo
Marcelinho no treino do São Paulo

Na 15ª colocação na Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport não vem agradando sua torcida e se aproxima cada vez mais da temida zona do rebaixamento. Para tentar abafar a crise e reforçar o time, a diretoria está em negociações para a contratação do atacante Marcelinho Paraíba do São Paulo. Dirigentes do Leão estão na capital paulista para buscar uma negociação.

Pouco aproveitado pelo técnico Ricardo Gomes, ele é visto pelos dirigentes pernambucanos como um bom reforço para a sequência da temporada. A única coisa que pode impedir o desfecho da negociação é o alto salário que o jogador recebe no Tricolor paulista. A diretoria do Sport buscará um acordo para pagar a metade do valor, que seria completado pelo São Paulo.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cerezo só fica se o clube cumprir suas exigências

Treinador vai mostrar ao presidente o que necessita para continuar no comando do elenco

A equipe de reportagem do Superesportes acaba de falar com exclusividade com o técnico do Sport, Toninho Cerezo. A conversa por telefone durou pouco mais de cinco minutos e o treinador foi claro e taxativo: "vou conversar com a diretoria para mostrar as minhas condições para permanecer no clube".

Toninho Cerezo demonstrou muita tranquilidade na entrevista. Ele disse que não adiantava apressar as coisas. "Não vou colocar os carros na frente dos bois. Temos que conversar com calma com a diretoria. A gente vai ter tempo para isso. Hoje de tarde ou amanhã pela manhã vou falar com o presidente e mostrar o que é preciso melhorar. As coisas precisam estar em consenso, tenho que mostrar o que eu quero para ficar", explicou.

Quando perguntado se isso significa que ele só ficaria em caso de contratações por parte da diretoria, Cerezo foi subjetivo, mas deixou o sim nas entrelinhas. "Quero o melhor. Temos que levantar algumas coisas e deixar outras em evidências. Encaro as coisas com seriedade. Não tenho medo de nada. Encaro o futebol com seriedade e respeito. Pedi algumas coisas e vou ver como isso vai ser atendido".

"O Sport é grande não pode continuar assim. Vamos conversar. Fico feliz com essa confiança que a diretoria demonstrou, mas vamos ver se o que eu penso e o que a diretoria quer vai entrar em consenso. Temos que casar nossas ideias", concluiu.

Ciro: "Não estamos com espírito de Série B"

Redação Superesportes - Diario de Pernambuco

Ao final da partida, o atacante Ciro não explicar mais uma derrota rubro-negra dentro de casa. “Eu não sei o que está acontecendo”, comentou. Para o jogador, o Sport não está com o espírito de Série B. O atacante e artilheiro do time, deixou claro, que as coisas precisam mudar dentro do clube.

“A gente tem que tirar o chapéu para o Duque de Caxias e pegar eles como exemplo. Os caras jogaram com um atleta a menos e venceram. Série B é assim. Tem que ter um time guerreiro, lutar o tempo inteiro como eles fizeram. A gente não está no clima da Série B”, comentou o atacante leonino.

Para Ciro, o trabalho, a partir de agora, tem que ser dobrado na Ilha do Retiro. “Não adianta ficar só falando. Cada um tem que se doar ainda mais dentro de campo”, alfinetou antes de esclarecer que ninguém está fazendo corpo mole dentro de campo. “Quando a bola rola todo mundo quer vencer. A gente tentou, mas tem que aprender com os erros e destacar a vontade do adversário”.

Toninho Cerezo continua no cargo

Juliana Leitao/DP/D.A Press
Cúpula rubro-negra se reuniu e decidiu a permanência do treinador

Confirmado! O treinador Toninho Cerezo continua no cargo. O vice-presidente de comunicação José alves acaba de informar que o técnico permanecerá no comando do Sport.

Mesmo assim, o clima continua tenso na Ilha do Retiro. Nesta manhã, estão reunidos alguns dos principais membros da diretoria rubro-negra para decidir sobre o futuro do grupo na Série B.

De acordo com a assessoria de imprensa do Sport, o presidente Sílvio Guimarães dificilmente irá conceder entrevista coletiva. "Ele quer repassar uma nota para a imprensa", explica o jornalista Amaury Veloso.

Sport toma virada, aumenta jejum e Duque de Caxias ressurge

Nesta terça-feira, o Sport amargou mais uma derrota (2 a 1 para o Duque de Caxias) e está há três partidas sem vencer (dois revézes e um empate). O resultado, além de ter sido Ilha do Retiro, deixa a equipe perto da zona de rebaixamento, com apenas 11 pontos em 11 jogos.

Com o triunfo, o Duque de Caxias conquistou três importantes pontos e garantiu um grande fôlego na competição. Com 12 pontos, o time do treinador Gilson Kleina terminará a rodada fora da zona da degola.

O jogo

Com o intuito de voltar a vencer no Campeonato Brasileiro da Série B, o Sport começou o embate pressionando. O meio-campista Eduardo Ramos, ex-Corinthians, conseguiu emplacar várias jogadas e foi o principal expoente do clueb pernambucano.

O Duque de Caxias, em posição crítica na competição, ficou limitado apenas às jogadas aéreas para o centroavante Somália (ex-Fluminense, São Caetano e muitos outros clubes nacionais).

Com maior posse de bola e imprimindo um ritmo mais intenso, o clube pernambucano abriu o placar aos 36 minutos da primeira etapa. Após arrancada pela direita, Moisés cruzou na medida para Ciro cabecear para o fundo do gol. Foi o sétimo gol do jovem avante - sonho de consumo da Traffic, investidora do Palmeiras.

Apesar da inegável superioridade, a equipe do técnico Toninho Cerezo foi para o vestiário com o placar mínimo (1 a 0).

Na volta para a segunda etapa, a vitória dos recifenses ganhou contornos ainda mais nítidos quando Roberto Lopes fez falta dura em Zé Antônio e foi expulso de campo. Entretanto, mesmo com um homem a mais, quem balançou as redes foram os cariocas.

Após lance discutível, o árbitro Cláudio Francisco Lima viu pênalti de César em Alexandro. O mesmo converteu e deus inúmeros iguais à partida.

Monótono, o jogo ganhou um episódio - que seria decisivo nos minutos finais -, aos 28 minutos. O lateral esquerdo do Sport Dutra derrubou André Luis, recebeu o cartão vermelho e deixou o Duque de Caxias em pé de igualdade.

A tragédia anunciada se concretizou dois minutos depois. Danilo Rios apareceu na cara do gol e só teve o trabalho de tirar do alcance do goleiro Magrão.

Na base do tudo ou nada, o Sport tentou igualar o marcador nos derradeiros 15 minutos, contudo não atingiu seu objetivo e deixou Toninho Cerezo na corda bamba.

Na próxima rodada, o Sport terá uma pedreira para reabilitar-se: o clássico regional contra o Náutico, líder da competição. O Duque também não terá vida fácil, o América-MG, atual quarto colocado.

FICHA TÉCNICA
SPORT 1 x 2 DUQUE DE CAXIAS

Local: Estádio Ilha dos Retiro, em Recife-PE
Público: 9.076 pagantes
Renda: R$ 68.389,00
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva-SE
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios-SE e Rubens dos Santos Filho-SE
Cartões amarelos: Danilo Rios, Fabio Braz, Leandro Ferreira (Duque de Caxias)
Cartão vermelho: Dutra (Sport); Roberto Lopes (Duque de Caxias)

GOLS: SPORT: Ciro, aos 34 minutos do primeiro tempo. DUQUE DE CAXIAS: Alexandro, aos 19 minutos e Danilo Rios, aos 31 minutos do segundo tempo

SPORT: Magrão, Renato, Igor, Cesar, Dutra; Germano, Tóbi (Zé Antonio), Moisés (Kássio) e Eduardo Ramos; Ciro e Nádson (Adriano Pimenta). Técnico: Toninho Cerezo

DUQUE DE CAXIAS: Erivelton; Fábio Braz, Mancuso e Edson; Amaral, Roberto Lopes, Leandro Ferreira, Paulo Rodrigues (Danilo Rios) e Marquinhos; Léo Guerreiro (Alexandro) e Somália (André Luis). Técnico: Gilson Kleina

Cerezo entrega o cargo ao presidente do Sport


Se você não estiver visualizando o link acima, clique AQUI

O técnico Toninho Cerezo demorou para chegar à sala de imprensa da Ilha do Retiro. A demora causou uma grande expectativa entre os jornalistas. E ao chegar na sala, o treinador não fez mistério: revelou que entregou o cargo de técnico ao presidente do Sport, Silvio Guimarães.

Cerezo fez elogios ao elenco, disse que não tinha motivo para reclamar dos jogadores, muito menos do clube. Mesmo não conseguindo conectar bem as frases, o treinador disse que a vinda de um novo treinador poderá causar uma reação positiva no elenco rubro-negro.

"Tenho certeza que, com as contratações que serão feitas, o Sport vai evoluir bastante. Mas não é fácil. A diretoria está tentando a contratação de Marcão, do Goiás, mas não está confirmada. Isso porque o mercado está difícil. Sei que, vindo esses atletas que eu pedi, o Sport vai melhorar. Mas quero deixar o presidente à vontade para decidir pela minha permanência", afirmou.

Durante a entrevista, Cerezo deixou claro que o presidente do Sport, Silvio Guimarães, está nervoso e cobrando um melhor desempenho do elenco. "Isso é normal. Ele tem que cobrar mesmo.", afirmou.

O presidente rubro-negro já informou que vai se pronunciar sobre o assunto na manhã da quarta-feira, através da assessoria de imprensa do Sport.

Vamos aguardar.

Vergonha na Ilha do Retiro


Zagueiro César pega a bola no fundo das redes do Leão. Sport só venceu uma partida em casa e mergulha numa crise - Foto: JC Imagem

O Sport mostrou um péssimo futebol e conseguiu o que a torcida não esperava: perdeu de virada para o Duque de Caxias, por 2x1, e o clima de crise se instala na Ilha do Retiro. Se no primeiro tempo, o Leão apresentou objetividade nos minutos iniciais e, nos minutos finais, encontou o caminho das redes, na segunda etapa, o time não existiu e sofreu os dois gols do time carioca.

Já havia deixado o recado neste Blog que o faltava ao Sport mais vontade, disposição, gana para vencer os seus jogos. Entrar em campo achando que vai vencer a partida a qualquer momento é sinal de fracasso. O time rubro-negro mostrou, nos minutos iniciais da partida, que havia aprendido a lição. Mostrou objetividade e disposição. Tanto que, em poucos minutos, criou várias chances de gols.

Mas, parece que o time rubro-negro se acha auto-suficiente. Diante de um time limitadíssimo, os jogadores rubro-negros parecem que se acham não ter limitações, deficiências. Como se fosse atropelar o adversário a qualquer momento. Mas bastou o Duque de Caxias apertar um pouco a marcação para os rubro-negros perderem a calma e errarem em demasia. Mesmo assim, o Leão conseguiu o gol aos 35 minutos, numa cabeçada de Ciro.

O gol de Ciro poderia ser algo positivo. Poderia dar tranquilidade para que o Sport conseguisse criar as chances de gol. Mas, no Sport, o efeito é contrário. O gol causou acomodação. O time voltou a errar passes e, pior, afrouxou a marcação. E a postura infantil ficou ainda mais evidente após a expulsão do Roberto Lopes, aos três minutos de jogo, após fazer falta em Zé Antônio. Mas o Sport não existiu em campo. Continuou apagado. E o técnico Toninho Cerezo tratou a situação mais complicada, sacando o atacante Nádson, escalando o meia Adriano Pimenta.

Como um castigo, logo após a mudança feita por Cerezo, Alexandro divide uma bola com César, cai e o árbitro marca pênalti. O próprio Alexandro bateu e empatou o jogo. A partir daquele momento, bateu o desespero no time rubro-negro. O Sport foi para cima com tudo, deixando a defesa totalmente desmantelada. Num desses contra-ataques, Dutra fez falta em André Luiz e é expulso. Na cobrança, Danilo Rios recebeu a bola e mandou para as redes.

Se a situação estava ruim, ficou pior. O Sport ficou totalmente desmantelado, não sabia mais o que fazer em campo. Partiu para o tudo ou nada, enquanto o Duque de Caxias mostrou garra, fechando-se na defesa e tentando aproveitar alguma brecha para contra-atacar. O Sport martelou, mas saiu de campo derrotado. Uma derrota que está doendo no torcedor rubro-negro. Afinal, a equipe pernambucana ainda patina na competição. E, até agora, não mostrou um horizonte promissor.

Vai ter que mudar da água para o vinho se quiser entrar na briga por uma das vagas na Série A no próximo ano.

O que você faria na Ilha?

Toninho Cerezo, durante a partida Sport 1 x 2 Duque de Caxias, pela Série B de 2010. Foto: Juliana Leitão/Diario de Pernambuco

por Cassio Zirpoli - DP

22/05 - O Sport perde de forma vergonhosa para o ASA, em Arapiraca. Não foi uma derrota qualquer, mas um fumo de 4 x 1. Um vexame histórico.

No fim, o técnico Givanildo Oliveira – que já sofria uma pressão incrível da torcida – entregou o cargo. O presidente Silvio Guimarães bancou a permanência.

25/05 – Jogando na Ilha do Retiro, um Sport pra lá de apático perdeu para um estreante no Brasileiro da Série B. O modesto Icasa saiu da terra de Padre Cícero e ganhou por 2 x 1. Depois, não teve jeito. Givanildo caiu.

27/07 – O Leão perde de virada com um a mais durante parte do 2º tempo para o fraco Duque de Caxias. Jogo em plena Ilha. No fim, Toninho Cerezo escuta as primeiras vaias e gritos de “burro” e entrega o cargo durante a longa entrevista coletiva.

“Eu sou guerreiro. Saí de uma Copa (1982) com todo mundo me massacrando e 15 dias depois eu fui o melhor da partida. Isso é futebol. O Sport precisa de alguém para dar um choque no grupo. Deixo o presidente à vontade para decidir”

O blog entrou em contato por telefone com o presidente do Sport, Silvio Guimarães. Apesar do nervosimo pelo resultado, ele afirmou que a resposta sai na quarta.

“Não atendo a imprensa. Não é hora de falar. Essa decisão será repassada pela assessoria de imprensa amanhã”.

28/07 - Silvio Guimarães deve dar a resposta sobre a permanência do técnico. O que fazer? Segura o técnico e repete a aposta feita em maio ou cai em campo para contratar o terceiro treinador para a Segundona com apenas 11 jogos? De fato, podia mesmo piorar (veja AQUI).

Na minha opinião, o treinador que renuncia ao cargo já mostra uma certa distância do clube. Não tem como bancar… Ao mesmo tempo, o que Cerezo deve estar pensando sobre um grupo que não reage em campo? É difícil ficar lutando com um equipe que não condiz com o pesado investimento. Sem desculpa de salários atrasados ou falta de tempo para treinar.

E Silvio Guimarães, que já vem numa gestão conturbada desde 2009, acaba tendo mais uma prova de pressão ao dirigir um clube com cerca de 3,3 milhões de torcedores. Isolado ou não, a missão de subir para a elite em 2011 começa a virar desespero.

Pegar um clube na Libertadores e deixá-lo com apenas 25% da receita do Clube dos 13 (por causa dos dois anos longe da elite) seria surreal. O caldeirão ferve.

Pernambuco x Olinda

O título do post é surreal, mas é verdadeiro. Pelo menos se for relacionado à corrida para se tornar subsede da Copa do Mundo de 2014. O governador do estado, Eduardo Campos, confirmou nesta quinta-feira o novo projeto, agora em São Lourenço da Mata. Ambicioso, começando pelo nome: Cidade da Copa. Logo, uma nova arena também. Diferente daquela apresentada na primeira vez, em 2007, e que ficou conhecida como “Arena Recife-Olinda”.

No novo projeto, uma nova “cidade” será construída no subúrbio da Região Metropolitana do Recife, com tudo o que se possa imaginar. De hospital a residências. De shopping, cinemas e teatros até o novo centro administrativo do governo. Um investimento de R$ 1,5 bilhão. Sufocado, o Recife busca espaços para a sua expansão. O local parece ter sido encontrado. E esse futuro nem está tão distante.

Apesar de abalada, a nova gestão de Olinda não desistiu e encaminhou o documento com a antiga proposta para a Fifa. Assim, Pernambuco se igualou ao Rio Grande do Sul, que também inscreveu 2 estádios. Um do Inter e o outro do Grêmio (pense numa rivalidade…). As 12 subsedes de 2014 serão anunciadas em 31 de março. Que um dos projetos abaixo esteja na lista. Abaixo, um comparativo dos dois estádios que poderão encaixar Pernambuco no Mundial do Brasil.

  • Cidade da Copa (governo do estado)

Estádio da Cidade da Copa, em São Lourenço da MataOrçamento: R$ 500 milhões
Localização: São Lourenço da Mata, nas imediações do TIP, às margens da BR-408
Capacidade – 46.214 assentos
Anel inferior – 7.846
Anel inferior (premium) – 5.900
Anel inferior (VIP) – 4.322
Businesse seats – 4.504
Camarotes – 1.420
Tribuna de honra – 60
Arquibancada superior – 22.162
Estacionamento: 6 mil vagas

  • Arena Recife-Olinda (prefeitura de Olinda)

Arena Olinda, o primeiro projeto pernambucano para a Copa de 2014Orçamento: R$ 335 milhões, dos quais R$ 100 mi seriam apenas para desapropriações
Localização: bairro de Salgadinho, na divisa com o Recife
Capacidade: 45.800 assentos
Arquibancada inferior – 18.800
Arquibancada superior – 25.200
Camarotes VIP – 1.400
Camarote imprensa – 400
Estacionamento: 11.260 vagas num raio de 1.250 metros, sendo 4 mil na área do estádio

Vai sair do papel

Cassio Zirpoli - Diario de Pernambuco

Agora vai…

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) concedeu nesta terça-feira a licença de instalação para a construção da arena pernambucana no projeto Cidade da da Copa, em São Lourenço da Mata, às margens da BR-408.

O documento era o último necessário para lançar a pedra fundamental da principal obra pernambucana para o Mundial de 2014.

A obra começará nesta sexta-feira, dia 30 de julho.

A obra será desenvolvida pelo consórcio liderado pela Odebrecht, com cerca de 9 mil trabalhadores, sendo 1.500 diretos e 7.500 indiretos.

Capacidade: 46.214 pessoas
Área: 52 hectares
Área construída da arena: 129.581 m²
Custo: R$ R$ 532.615.000
Prazo de conclusão: dezembro de 2012.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Sport anuncia reforço na zaga e no meio campo

Meia Elton

O zagueiro Da Silva e o meio-campo Élton (foto) ficam no clube rubro-negro até o final do ano, segundo site oficial

Da Redação do pe360graus.com, com informações do site oficial do Sport Club do Recife

O site oficial do Sport divulgou na noite desta segunda-feira (26) a contratação de dois reforços para a Série B do Campeonato Brasileiro: o zagueiro da Silva, que estava atuando no Bragantino e o meia Élton, que estava no Oriente Médio e já teve passagem pelo Corinthians. Ambos assinaram com o Leão até o fim do ano.

O paulista Jédson da Silva tem 29 anos e já jogou no Vila Nova-GO, Internacional de Santa Maria-RS e no futebol chinês.

Élton José Xavier Gomes, por sua vez, tem 24 anos e nasceu em Alagoas, na cidade de Palmeira dos Índios. O atleta tem no currículo os clubes São Caetano e Fortaleza, além de ter passado pelo futebol romeno e árabe. Seu último clube foi o Al Wasl, nos Emirados Árabes, onde atuou em 45 jogos e marcou 14 gols.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

VEJA A LISTA COMPLETA DOS CONVOCADOS:


Goleiros: Jefferson (Botafogo); Renan (Avaí); Victor (Grêmio)
Laterais direitos: Daniel Alves (Barcelona) Rafael (Manchester United)

Zagueiros: David Luiz (Benfica) Henrique (Racing Santander), Réver (Atlético-MG) Thiago Silva (Milan)

Laterais esquerdos: Marcelo (Real Madrid); André Santos (Fenerbahce)

Volantes: Jucilei (Corinthians); Lucas (Liverpool); Ramires (Benfica); Sandro (Internacional)

Meio campistas: Paulo Henrique Ganso (Santos); Ederson (Lyon); Hernanes (São Paulo)

Atacantes: Neymar (Santos); Diego Tardelli (Atlético-MG); Pato (Milan); Carlos Eduardo (Hoffenheim); André (Santos) Robinho (Santos)

Mano Menezes prioriza santistas e só chama um corintiano na primeira convocação

por ESPN.com.br

Mano Menezes anunciou na tarde desta segunda-feira sua primeira convocação como treinador da seleção brasileira, com prioridade para jogadores do Santos. Ganso, Neymar e André farão suas primeiras partidas com a camisa pentacampeã. Além deles, Robinho também foi lembrado.

Dos jogadores do Corinthians - ex-time de Mano -, apenas o jovem volante Jucilei foi convocado. André Santos, lateral esquerdo que se destacou no time paulista com o técnico em 2008 e 2009 e mudou-se para o Fenerbahce, foi convocado. Ainda no futebol nacional, os goleiros Jefferson (Botafogo) e Renan (Avaí) foram as principais surpresas.

Ao contrário do que era esperado, atletas que jogam no futebol do exterior foram chamados. David Luiz, do Benfica, recebeu a primeira convocação, e Henrique, ex-Palmeiras e hoje no Racing Santander, também está na lista. O meia Éderson, do Lyon, foi outra surpresa.

Ganso, Neymar e André estão na lista

Ganso, Neymar e André estão na lista
Crédito da imagem: Agência Estado

O Brasil disputa no dia 10 de agosto contra os Estados Unidos seu primeiro jogo depois da eliminação para a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo. O duelo com os EUA acontece em Nova Jersey.

VEJA A LISTA COMPLETA DOS CONVOCADOS:

Goleiros: Jefferson (Botafogo); Renan (Avaí); Victor (Grêmio)
Laterais direitos: Daniel Alves (Barcelona) Rafael (Manchester United)
Zagueiros: David Luiz (Benfica) Henrique (Racing Santander), Réver (Atlético-MG) Thiago Silva (Milan)

Laterais esquerdos: Marcelo (Real Madrid); André Santos (Fenerbahce)
Volantes: Jucilei (Corinthians); Lucas (Liverpool); Ramires (Benfica); Sandro (Internacional)
Meio campistas: Paulo Henrique Ganso (Santos); Ederson (Lyon); Hernanes (São Paulo)
Atacantes: Neymar (Santos); Diego Tardelli (Atlético-MG); Pato (Milan); Carlos Eduardo (Hoffenheim); André (Santos) Robinho (Santos)

Programação da semana:

  • Segunda-feira (26/07) - Treino às 15:30h na Ilha do Retiro;
  • Terça-feira (27/07) - Sport x Duque de Caxias, às 21h, na Ilha do Retiro;
  • Quarta-feira (28/07) - Folga para o elenco;
  • Quinta-feira (29/07) - Treino às 15:30h no CT do Leão;
  • Sexta-feira (30/07) - Treino às 15:30h no CT do Leão;
  • Sábado (31/07) - Trabalhos físicos em academia.
OBS: Vale lembrar que após o jogo de amanhã (27), contra o Duque de Caxias, o Sport terá onze dias de descanso até o duelo contra o Náutico, no dia 7 de agosto.

Arbitragem para Sport x Duque de Caxias:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a escala de árbitros para os jogos desta semana da Série B, válidos pela 11ª rodada da competição.

Confira o quarteto que atuará no confronto entre Sport e Duque de Caxias, terça-feira (27), na Ilha do Retiro:

Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistente 1: Cleryston Cley Barreto (SE)
Assistente 2: Rubens dos Santos Filho (SE)
4º árbitro: Antônio André (PE)

Arbitragem para Sport x Duque de Caxias:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a escala de árbitros para os jogos desta semana da Série B, válidos pela 11ª rodada da competição.

Confira o quarteto que atuará no confronto entre Sport e Duque de Caxias, terça-feira (27), na Ilha do Retiro:

Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistente 1: Cleryston Cley Barreto (SE)
Assistente 2: Rubens dos Santos Filho (SE)
4º árbitro: Antônio André (PE)

Gol da solidariedade

Amaral mostrou que ainda tem o espírito de jogador e fez uma boa exibição
Inês Campello/DP/D.A Press

Amigos de Juninho Pernambucando enfrentaram Amigos de Ricardo Rocha em jogo a favor das vítimas das enchentes

Um jogo para ficar na história. Haviam craques dos dois lados do campo e mais uma dúzia no banco de reservas. Todos com um único objetivo. Um troféu? Não. Dinheiro? Muito menos.

Grandes estrelas do futebol estiveram ontem, no estádio dos Aflitos, para ajudar as vítimas das enchentes que desvataram várias cidades da Mata Sul de Pernambuco, no mês de junho. Nesta partida, o placar foi o que menos importou. O grande resultado foi alcançado: mais de oito toneladas de doações arrecadas. No gramado, melhor para os Amigos de Juninho Pernambucano, que deram um show de bola e golearam por 6 x 0 os Amigos de Ricardo Rocha.

O clima nos vestiários, antes do jogo, já era de harmonia e confraternização. Ricardo Rocha tratou de reunir todos numa grande e agradeceu pelo apoio recebido de cada jogador. Após o breve discurso, ele e Juninho lideraram a fila para subir ao campo. A torcida enloqueceu. Fotos, palmas, gritos... A imprensa se empurrava para colher depoimentos das principaisestrelas. Com um pequeno atraso, o árbitro Cláudio Mercante deu o apito inicial.

Demorou pouco tempo para sair o primeiro gol. Mais precisamente aos três minutos, Juninho Pernambucano recebeu na intermediária e passou para o atacante Kuki, que tocou de volta para o ex-jogador do Sport mandar uma bomba cruzada no canto do goleiro Ricardo Pinto, 1x0. Depois desse lance, o time de Ricardo Rocha reforçou a marcação no meio de campo. O volante Amaral (ex-Santa Cruz, Palmeiras, Vasco da Gama) comandou o time taticamente. O jogador não quis saber de brincadeira e chegou a entrar duro em algumas jogadas. Sem dúvida, foi o grande destaque do primeiro tempo, que terminou sem outro gol.

Inês Campello/DP/D.A Press
Atacante do Sport, Ciro, fez o gol mais bonito do jogo das estrelas. Ele simplesmente mandou de letra!

O segundo tempo é que foi mesmo eletrizante. Logo aos dois minutos, Kuki partiu em alta velocidade e mandou um passe açucarado para Chiquinho (ex-Sport, Vitória e Vasco da Gama) só ter o trabalho de escorar para o fundo das redes. Pouco depois, foi a vez de Pig fazer mais um para os Amigos de Juninho num belo chute, 3x0. O também ex-jogador do Leão, Almir, aproveitou uma bobeada dos amigos de Ricardo Rocha para ampliar.

Faltavam menos de 15 minutos para o fim do jogo, quando o técnico Dado Cavalcanti resolveu botar o atacante Ciro no lugar de Juninho Pernambucano. Que responsabilidade! Mas o atacante do Sport não decepcionou. Ele fez um gol simplesmente extraordinário. Recebeu na entrada da área, driblou dois e meteu uma bomba de letra. A torcida aplaudiu de pé e de boca aberta. Pouco depois Pig fechou o placar, 6x0 para os amigos de Juninho Pernambucano. Festa dentro e fora de campo!

Sport pode usar sequência caseira para subir posições


Reprodução / TV Globo

Foto: Reprodução / TV Globo

Das nove partidas restantes para o fim dos jogos de ida da Série B; seis acontecerão no Recife

Da Redação do pe360graus.com

Faltam nove partidas para o final dos jogos de ida da Série B do Campeonato Brasileiro. Para o Sport, essa tem tudo para ser uma boa sequência. Dos jogos restantes, seis deles acontecerão no Recife. Cinco na Ilha do Retiro e um nos Aflitos, no Clássico dos Clássicos do próximo sábado (7), contra o Náutico. Por isso, essa é vista, pela torcida, como a hora certa para o Leão se recuperar.

Com Toninho Cerezo (foto) como técnico, a equipe rubro-negra soma cinco jogos, sendo três vitórias, um empate e a derrota para o Coritiba, que aconteceu no último sábado (24). Por ainda se tratar de início de competição, apenas sete pontos separam a equipe rubro-negra do G-4.

A busca pela parte mais alta da tabela segue nesta terça-feira (27), quando o Sport recebe o Duque de Caxias, às 21h. Para o jogo, o Leão contará com a volta de Dutra e do artilheiro Ciro. A partida terá um trio de arbitragem sergipano. O árbitro será Cláudio Francisco Lima e Silva, que será auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios e Rubens dos Santos Filho.

Mano garante: único critério para convocação será a competência

por ESPN.com.br

Nesta segunda-feira, por volta das 16h (horário de Brasília), Mano Menezes irá, oficialmente, assumir a dura missão de iniciar o processo de renovação da seleção brasileira. Após o fracasso do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul, o comandante gaúcho sabe que não poderá contar com muita paciência do povo "canarinho" na busca por vitórias e títulos.

Questionado sobre os critérios que utilizará em suas convocações, durante entrevista coletiva na noite deste domingo no Pacaembu, Mano respondeu com firmeza: "Competência, e nada mais. Nenhum tipo de relacionamento pessoal vai interferir nas minhas decisões. Foi assim que trabalhei em todos os lugares que passei. Minhas escolhas serão puramente técnicas".

"A partir de amanhã vocês terão uma ideia do que eu penso, de como vou liderar a renovação na seleção. Será um processo difícil, que vai acontecer gradualmente. Mas temos grandes talentos, muitos bons jogadores, o que nos ajudará a ter sucesso", completou o treinador.

Sobre a lista de convocados para o amistoso do dia 10 de Agosto diante dos Estados Unidos, em Nova Jersey, Mano Menezes afirmou que ainda não há qualquer definição: "Vamos ver tudo com a calma característica do meu trabalho. Tenho que aguardar a rodada acabar, entender a situação dos jogadores para, assim, decidir os nomes com segurança".

Sem fazer promessas, Mano deixou um recado aos brasileiros: "A melhor maneira de cicatrizar as feridas que estão abertas é vencer, e vamos em busca disso. Todas as decisões que eu tomo na minha vida sempre foram com intuito de fazer o melhor, mas nem sempre consegui. Por incompetência e / ou burrice, nada além disso".

domingo, 25 de julho de 2010

Classificação 2010



Time P J V E D GP GC SG
Náutico 23 10 7 2 1 19 15 4
Coritiba 21 10 6 3 1 17 12 5
Figueirense 20 10 6 2 2 19 8 11
América-MG 18 10 5 3 2 14 5 9
São Caetano 18 10 5 3 2 20 13 7
Portuguesa 17 10 5 2 3 21 15 6
Guaratinguetá 17 10 4 5 1 18 14 4
Paraná 16 10 5 1 4 15 11 4
Bahia 16 10 5 1 4 17 14 3
10° Brasiliense 14 10 3 5 2 15 15 0
11° ASA-AL 13 10 4 1 5 19 18 1
12° Icasa 13 10 4 1 5 16 15 1
13° Sport Recife 11 10 3 2 5 15 15 0
14° Santo André 11 10 3 2 5 19 21 -2
15° Ponte Preta 11 10 2 5 3 12 12 0
16° Bragantino 10 10 1 7 2 8 11 -3
17° Duque de Caxias 9 10 3 0 7 10 22 -12
18° América-RN 7 10 1 4 5 9 20 -11
19° Ipatinga 5 10 1 2 7 10 21 -11
20° Vila Nova-GO 4 10 1 1 8 5 21 -16
Zona de classificação para a Série A

Zona de rebaixamento para a Série C

Brasil vira contra Cuba e pega Rússia na final da Liga Mundial


Rodrigão tenta passar pelo bloqueio de Cuba neste sábado

Rodrigão tenta passar pelo bloqueio de Cuba neste sábado
Crédito da imagem: Divulgação/FIVB

por ESPN.com.br com Agência GE

Após um começo de jogo muito difícil, o Brasil mostrou muita força e poder de superação depois de um fraco primeiro set e uma lesão de Vissotto, e virou o placar para cima da seleção de Cuba na semifinal da Liga Mundial, fazendo 3 sets a 1 após duas horas e cinco minutos de jogo, e garantiu vaga na final.

Agora, o Brasil entrará em quadra a partir das 21 horas deste domingo em Córdoba, na Argentina, onde irá enfrentar a seleção da Rússia, que venceu a Sérvia com facilidade por 3 sets a 0 no início da noite deste sábado. A disputa do terceiro lugar entre Cuba e Sérvia será às 17h30.

O Brasil começou a partida com Bruno, Vissotto, Rodrigão, Lucão, Murilo, Dante e o líbero Mário Jr. em quadra. Os cubanos, por sua vez, entraram com Leon, de apenas 16 anos de idade, além de Leal, Camejo, Simon, Hierrezuelo, Hernandez e o líbero Gutierrez.

Os brasileiros começaram mal o jogo, perdendo dois pontos fáceis e gerando vaias da torcida local Argentina, que apoiou os cubanos. Perdidos, os brasileiros falharam bastante no início do set, deixando os rivais chegarem ao primeiro tempo técnico com 5/8, levando o técnico Bernardinho à loucura.

Em seguida, o Brasil não conseguiu diminuir a vantagem, com os cubanos demonstrando sobriedade ao manter entre três e cinco pontos a seu favor. Bernardinho pediu tempo e realizou alterações na partida, como Marlon e Théo. O primeiro entrou bem e permaneceu em quadra, mas não conseguiu fazer o time melhorar, selando a derrota no primeiro set por 25 a 21.

No segundo período, no entanto, a situação se inverteu e o Brasil começou melhor, com os cubanos errando mais. Na primeira parada do set, o Brasil tinha quatro pontos a favor em ótimas atuações de Rodrigão, Mário Jr., Vissotto e Murilo, que mantiveram a diferença de três a quatro pontos.

Na continuação do set, os brasileiros continuaram a ter quatro pontos como máximo de vantagem na tabela, com os cubanos sem conseguir esboçar reação. No final da parcial, os adversários erraram ainda mais vezes e, com Dante se destacando nos ataques, o Brasil fechou em 25 a 19.

No terceiro set, o Brasil continuou melhor, continuando a guardar certa gordura em relação ao adversário, com o primeiro tempo da parcial tendo o placar de 8 a 6 a favor. Em seguida, os cubanos tentaram encostar, mas voltaram a errar bastante, dando quatro pontos de vantagem. O destaque negativo foi leandro Vissotto, que torceu o pé esquerdo ao cair sobre o pé de Marlon, saindo carregado pelos companheiros.

Depois do susto, o time de Bernardinho voltou a se estruturar em quadra. Mário Jr. começou a aparecer muito bem após a segunda pausa técnica. Com o Brasil acertando todas no ataque, restou aos cubanos usufruir do mesmo fundamento para pontuar. Mas o líbero brasileiro realizou duas defesas incríveis que levantaram a equipe em um disputado momento do set, levando a seguir à vitória por 25 a 21, e 2 sets a 1 no jogo.

No quarto set, o jogo ficou mais disputado do que vinha sendo nos dois períodos anteriores. Os cubanos não deixaram o Brasil deslanchar no placar como nas parciais anteriores, e os brasileiros tiveram dificuldade para controlar o jogo nas mãos, algo que aconteceu apenas após a segunda parada técnica.

Na volta à quadra, os jogadores se animaram e impuseram uma forte pressão nos cubanos, que passaram a errar seus ataques. Sempre regular, o Brasil abriu nova vantagem que chegou a ser de seis pontos, e, após erro de saque dos cubanos, o Brasil não se esforçou para fechar o set em 25 a 20, completando 3 a 1 no placar.

O maior pontuador do jogo foi Dante, que marcou 16 pontos, sendo eles 15 de ataque e um de saque. Murilo marcou 12 pontos, e Vissotto chegou a dez tentos. Entre os cubanos, Hernandes marcou 11 pontos, Leon e Leal cravaram outros dez cada.

Corinthians age rápido e confirma Adilson Batista para o lugar de Mano

Adilson será apresentado na segunda ou na terça-feira como novo técnico do Corinthians

Adilson será apresentado na segunda ou na terça-feira como novo técnico do Corinthians
Crédito da imagem: Vipcomm

por Claudio Ferreira Jr. e Jean Pereira Santos, da redação do ESPN.com.br

O Corinthians não perdeu tempo e confirmou na noite deste sábado a contratação do técnico Adilson Batista para assumir o lugar de Mano Menezes, que aceitou o convite da CBF para ser o novo comandante da seleção brasileira.

Em contato com o ESPN.com.br, a assessoria do clube paulista confirmou o fechamento do negócio e informou ainda que Adilson será apresentado na segunda ou na terça-feira. Seu vínculo com o time vai, a princípio, até dezembro de 2011.

Outra informação obtida pela reportagem é a de que o treinador, que desligou-se do Cruzeiro no último dia 3 de junho, trará consigo o auxiliar-técnico Ivair Júnior. Adilson era o preferido do presidente alvinegro, Andrés Sanchez, desde que os rumores começaram a indicar que Mano Menezes era um dos cotados para assumir a seleção.

Pelo time celeste, Adilson conquistou os Campeonatos Mineiros de 2008 e 2009. Neste último ano, ainda levou a equipe mineira à decisão da Libertadores da América, mas acabou ficando sem o título após a derrota para o Estudiantes, da Argentina. Em 2010, caiu nas quartas de finais para o São Paulo.

Ou acorda ou contrata

Série B-2010: Coritiba 2 x 1 Sport. Betinho comemora o primeiro gol do Coxa. Foto: Coritiba/divulgação
por Cassio Zirpoli às 18:08

Coritiba 2 x 1.

Absolutamente merecido. O Sport fez uma apresentação fraquíssima neste sábado, em Joinville. O frio não foi desculpa na primeira derrota da Era Cerezo.

O técnico pediu e precisa ser atendido: o grupo leonino necessita de reforços.

Foi muita gente jogando mal num time só. Ratinho, César, Dairo, Moisés, Nádson…

Inércia nas laterais. Lentidão na zaga. Ócio na criação de jogadas e descaso no ataque. Some isso tudo e imagine a situação!

Com apenas 15 minutos, já acuado, o Sport sofreu o primeiro gol, do atacante Betinho, dentro da pequena área, em mais uma falha de posicionamento.

No segundo tempo, foi cafofa atrás de cafofa. É simplesmente impossível agredir o adversário com chutes tão fracos. O volume de jogo era até melhor, mas o time não foi contundente. Num contra-ataque, o Coritiba matou o Sport.

No finzinho, Eduardo Ratinho ainda diminuiu. Um sopro de esperança facilmente apagado depois, pelo excesso de passes errados. Bola rifada é coisa de pelada.

Resumindo: uma péssima atuação. Agora, cabe a Cerezo reorganizar a equipe. Rapidamente! Na terça-feira, o Sport enfrentará o Duque de Caxias, na Ilha do Retiro.

O G4 da Segundona começa a ficar distante do Leão. Já são sete pontos de diferença para o 4º lugar (18 x 11), após 10 jogos. É preciso acordar, Sport… Ou contratar.

Festa do futebol e da solidariedade

Craques brasileiros de várias gerações entram no campo dos Aflitos, na tarde deste domingo, e participam de um jogo beneficente para ajudar as vítimas das enchentes na Mata Sul do estado
José Gustavo - Diário de Pernambuco

Muito já foi feito para aliviar a dor e o sofrimento das vítimas das enchentes na Mata Sul de Pernambuco. A tragédia que devastou cidades como Palmares e Ribeirão e atingiu mais de 60 cidades da região, sensibilizou todo o país. O momento agora é de reconstrução. Mas a necessidade ainda existe. Há uma infinidade de desabrigados. Gente que não tem para onde ir. Gente que está com alimentação reduzida e sofrimento de sobra. Pessoas que contam com a solidariedade do futebol.

Os três grandes clubes do Recife vêm realizando arrecadações e doações constantes. Porém, o que acontecerá neste domingo será bem maior. Um mega espetáculo. Um jogo de estrelas. Uma partida pela solidariedade, uma confraternização de amigos. A partir das 17h, no Estádio dos Aflitos, craques do passado e outros ainda em atividades pisarão o gramado em prol das vítimas da chuva do estado. A iniciativa de realizar esse encontro nasceu do meia Juninho Pernambucano, que está de férias no Recife, e do seu amigo e ex-meio-campista do Sport, Chiquinho.

Assim nasceu o projeto Gol Pela Vida - Campeões de mãos dadas por Pernambuco. Uma semente que brota neste domingo e tem tudo para crescer forte nos próximos anos. A iniciativa já foi abraçada pela Secretaria de Esportes do Governo do Estado e, ainda mais, pelo tetracampeão mundial Ricardo Rocha, pernambucano, que tem vários projetos sociais e que também ficou sensibilizado pelo problema local. "Será um grande encontro de amigos, craques de bola, para uma partida de solidariedade ao povo pernambucano que vem sofrendo muito com as fortes chuvas na Mata Sul", comentou Ricardo Rocha.

Estrelas - De um lado, os "Amigos de Juninho Pernambucano". Do outro, os "Amigos de Ricardo Rocha". Duas equipe repletas de estrelas. No primeiro um time que mescla juventude com experiência. Quem for aos Aflitos à tarde poderá ver o ataque do time da "casa" formado por Ciro e Kuki, por exemplo. Verá o próprio Juninho Pernambucano em ação em um gramado local depois de dez anos jogando fora do estado. "Estou muito feliz e ansioso por este jogo. Será uma maneira de ajudar as vítimas das enchentes. Além do mais será um espetáculo à parte para quem gosta de futebol", afirmou o meio-campista do Al Garrafa, do Catar.

E ele está repleto de razão. Afinal sua equipe vai enfrentar um time que terá, pelo menos, seis campeões mundiais pela Seleção Brasileira. Cinco deles em 1994 - Ricardo Rocha, Viola, Márcio Santos, Paulo Sérgio e Jorginho. Além desses, completa a lista o zagueiro Roque Júnior, campeão em 2002.

Portanto, futebol para ninguém botar defeito. Uma festa de amigos pela solidariedade e que precisa contar, principalmente, com a ajuda dos torcedores. Nada de pagar ingresso. Para ter acesso às arquibancadas do Estádio dos Aflitos, o torcedor precisa levar apenas um quilo de alimento não perecível. Além de muita vontade de ajudar. Lá dentro a diversão será garantida com um show de bola e, sem sombra de dúvidas, muitos gols.

J. Pernambucano

Magrão; Givaldo, Adriano, Sandro e Dairo; Chiquinho, Juninho Pernambucano e Cerezo; Kuki, Leonardo e Ciro. Técnico: Dado Cavalcanti

Ricardo Rocha

Ricardo Pinto; Roque Júnior, Márcio Santos e Gonçalves; Ailton, Mauro Galvão, Ricardo Rocha, Lira e Paulo Sérgio; Viola e João Paulo. Técnico: Ricardo Rocha

Local: Estádio dos Aflitos. Horário: 17h. Árbitro: Cláudio Mercante. Assistentes: Paulo Steffanello e Wlademir Lins. Ingressos: 1kg de alimento não perecível.

sábado, 24 de julho de 2010

Coritiba bate Sport, mantém série invicta e assume vice-liderança

Jogando na Arena Joinville, o Coritiba venceu o Sport por 2 a 1 Foto: Heuler Andrey/Gazeta Press

Betinho vibra com gol que ajudou Coritiba a chegar à vice-liderança da Série B

O Coritiba deu sequência a excelente série de jogos sem perder na Série B do Campeonato Brasileiro. Desta vez, a vítima foi o Sport, que perdeu neste sábado por 2 a 1, na Arena Joinville, em Santa Catarina. Os gols de Betinho e Marcos Aurélio garantiram a vice-liderança à equipe paranaense, com Eduardo Ratinho diminuindo para os pernambucanos.

Após a derrota na estreia do torneio para o Náutico, o Coritiba acumula uma série de nove jogos invicto - seis vitórias e três empates -, campanha que deixa a equipe na segunda colocação da Série B, com 21 pontos - apenas dois atrás do próprio Náutico, que também venceu neste sábado e se sustentou na liderança. Já o Sport estaciona nos 11 pontos e fica em 13º.

Na próxima partida, o Coritiba tentará alcançar a ponta da tabela contra o Vila Nova, em Goiânia, na sexta. Já o Sport buscará a reabilitação diante do Duque de Caxias, na Ilha do Retiro, na abertura da 11ª rodada, na terça.

O jogo

O Coritiba assumiu a vice-liderança da Série B  Foto: Heuler Andrey/Gazeta Press
O Coritiba assumiu a vice-liderança da Série B

A partida foi um verdadeiro massacre por parte do Coritiba na primeira etapa. E o rubro-negro pernambucano só não saiu para os vestiários no primeiro tempo com uma goleada graças a boa jornada do goleiro Magrão.

Aos 9min, a atuação de gala do camisa 1 do Sport começou após excelente defesa em chute do meia Rafinha, que tentou encobrir o goleiro, mas ele conseguiu afastar o perigo de sua meta.

Porém, aos 15min, o goleiro não conseguiu corrigir a falha da zaga pernambucana. Em escanteio cobrado da direita, Pereira escorou a bola para a pequena área e Betinho, de carrinho, colocou nas redes do Sport.

Mesmo com o gol o Coritiba continuou pressionando os visitantes para ampliar a contagem, mas esbarrava na boa atuação de Magrão. Aos 20min, o meia Enrico bateu com estilo da entrada da área para outra boa intervenção.

Aos 33min, Rafinha cruzou na medida para a cabeçada do zagueiro Jeci. O arqueiro defendeu parcialmente até o zagueiro afastar o perigo. Três minutos depois, Rafinha inverteu bola preciosa para Dudu, que teve seu arremate defendido novamente por Magrão.

A segunda etapa seguiu como a primeira, com o Coritiba na pressão e o Sport incapaz de criar jogadas para tentar o empate fora de casa. Aos 7min, Dudu chutou de fora da área e, com os pés, Magrão mandou para escanteio.

O técnico Toninho Cerezo tentou mudar as coisas ao trocar Adriano Pimenta pelo atacante Nádson, que estava sem atuar desde fevereiro. Pouco adiantou e o Coritiba continuava com o domínio, mas acabou diminuindo o ritmo.

Em jogada pela lateral, Enrico cruzou na cabeça de Betinho, que subiu sem ser incomodado pela zaga adversária. Porém, o arremate foi muito fraco e passou à esquerda do gol do Sport.

A persistência do Coritiba foi premiada aos 35min. Em trama pela direita, o lateral Capixaba cruzou rasteira, na medida para o atacante Marcos Aurélio escorar para as redes, sem marcação: 2 a 0.

O Sport quase respondeu em uma bobeira geral da zaga do time alviverde, aos 38min. Sozinho e apenas com o goleiro Edson Bastos à sua frente na pequena área, o atacante Dairo conseguiu perder gol incrível.

Três minutos depois, o time rubro-negro se aproveitou de nova falha da zaga do time da casa. O lateral Eduardo Ratinho cobrou falta na esquerda e a bola atravessou toda a grande área, entrando direto na meta do Coritiba e diminuindo a vantagem para 2 a 1.

FICHA TÉCNICA

Coritiba 2 x 1 Sport

Gols
Coritiba: Betinho, aos 15 minutos do 1º tempo e Marcos Aurélio, aos 35 minutos do 2º tempo
Sport Eduardo Ratinho, aos 41 minutos do 2º tempo

Ponto Forte do Coritiba
Sufocou o Sport o tempo todo e seus atacantes arremataram diversas vezes com perigo ao gol. A goleada só não se concretizou graças a boa jornada do goleiro Magrão

Ponto Forte do Sport
A boa jornada de Magrão, com belas defesas, evitou que o Sport levasse uma goleada na Arena Joinville.

Ponto Fraco do Coritiba
Diminuiu o ritmo no segundo tempo, com diversos erros de passe de seus meias e atacantes.

Ponto Fraco do Sport
Ficou muito tempo só se defendendo, criando poucas chances de gol na partida.

Personagem do jogo
Apesar da boa partida dos meias e atacante do Coritiba, Magrão esteve quase perfeito. Nada pôde fazer para evitar os dois gols da equipe da casa e evitou uma goleada.

Esquema Tático do Coritiba
3-5-2
Edson Bastos; Jeci, Pereira e Cleiton; Ângelo (Sandro), Leandro Donizete, Ramon, Rafinha (Fabinho Capixaba) e Dudu (Marcos Aurélio); Enrico e Betinho. Técnico: Ney Franco

Esquema Tático do Sport
4-4-2
Magrão; Renato, Igor, César e Jackson (Eduardo Ratinho); Zé Antônio (Matheus), Germano, Moisés, Adriano Pimenta (Nádson) e Eduardo Ramos; Dairo.Técnico: Toninho Cerezo

Cartões amarelos
Coritiba:nenhum
Sport: nenhum

Árbitro
Fabricio Neves Correa (RS)

Local
Arena Joinville, Joinville (SC)