SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sport faz 3 a 0 no Fortaleza e assume liderança do Grupo B do Nordestão

Marcos Aurélio marcou um golaço no jogo com o Fortaleza e encaminhou vitória rubro-negra
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
  
Com gols de Hugo, Marcos Aurélio e Felipe Azevedo, time pernambucano dominou maior parte do jogo e empurrou Leão do Pici para o 3º lugar.

O Sport não teve dificuldades, mesmo com algumas jogadas de perigo adversárias, para vencer o Fortaleza, na Ilha do Retiro, nesta quarta-feira, pelo Grupo B da Copa do Nordeste. Com o placar de 3 a 0, o time pernambucano atropelou o Tricolor do Pici em campo e jogou boa parte dos 90 minutos com facilidade.

Hugo, Marcos Aurélio e Felipe Azevedo garantiram a liderança da chave para o Leão da Ilha. Enquanto isso, o Fortaleza estacionou na 3ª posição, com quatro pontos, e precisará ganhar fora de casa, na próxima rodada, para sonhar com boas chances de classificação para as quartas-de-final.

Na próxima rodada, o Sport vai encarar o Confiança, fora de casa, em Aracaju, no próximo domingo, às 16 horas. O Fortaleza também joga fora de casa, contra o Sousa, nos mesmos dias e horários, no Estádio Marizão, interior da Paraíba.
 
Nos primeiros momentos, o Fortaleza bem que tentou demonstrar alguma ofensividade. Mas a única conclusão do time terminou em um passe mal-feito de Jaílson. Depois disso, o Sport resolveu tomar as ações do jogo e cm cinco minutos já vencia por 1 a 0. Em cobrança de escanteio de Cicinho, Hugo subiu mais do que toda a zaga cearense e testou para as redes.

O Fortaleza foi recuando cada vez mais e perdendo espaço no meio-campo. Com isso, o ataque do Sport avançou mais e perdeu chances seguidas. Primeiro com Felipe Azevedo, que avançou pela direita, mas errou o passe. Depois, com Roger, que finalizou sem força.

Aos 12 minutos, Cicinho arriscou um chutaço, mas João Carlos espalmou e afastou a bola da área. O segundo gol do Sport chegou aos 24, em um golaço de Marcos Aurélio, que acertou uma bomba de fora da área, após o escanteio batido por Cicinho.

Com o placar de 2 a 0, a equipe pernambucana cresceu mais ainda em campo e o Tricolor do Pici não se encontrava em campo, principalmente na armação das jogadas. Tanto que, aos 35 minutos, Felipe Azevedo achou Marcos Aurélio sem marcação. O atacante invadiu a área leonina, mas acabou finalizando muito fraco. João Carlos defendeu com facilidade.
Reação?

Um minuto depois do gol perdido por Marcos Aurélio, o Fortaleza criou sua primeira chance real de gol. Assisinho lançou Rafinha, pela direita, dentro da área do Sport. O lateral mandou uma bomba, que Magrão salvou.

Aos 41 minutos, novo ataque articulado do Tricolor do Pici. Jaílson invadiu a área e chutou cruzado. Magrão espalmou e Leandro perdeu chance de diminuir. O camisa 10 chegou a pedir pênalti na jogada, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Aos 43, Cicinho ainda perdeu nova oportunidade de ampliar o marcador.

sport x fortaleza (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Felipe Azevedo comemora 3º gol do Sport na Ilha
do Retiro (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
 
Maior equilíbrio

Até os cinco minutos, os times disputaram bem a bola no meio-campo e criaram algumas oportunidades, sem muito perigo. Até que, aos cinco minutos, o Fortaleza começou a dar indícios de que buscaria a reação em campo. Leandro cruzou bola para Jaílson. O atacante desviou de cabea e quase marca o primeiro gol tricolor.

Dois minutos depois, Cicinho voltou a lançar Marcos Aurélio. Desta feita, entre os zagueiros tricolores. O atacante invadiu a área e mandou chutaço. João Carlos buscou a bola com firmeza. Cicinho voltou a importunar a defesa leonina, aos 12 minutos, quando cobrou escanteio e a bola foi parar na cabeça de Hugo, que mandou para fora, perdendo gol feito.

Com 20 minutos, o Fortaleza subiu com perigo de novo ao ataque. Assisinho fez linda jogada pela direita, driblou dois jogadores adversários e chutou para o gol. A bola passou raspando a trave de Magrão.

Após esse lance, apesar de mais algumas investidas do Fortaleza, o Sport voltou a crescer em campo. E perdeu gols feitos, como aos 37 minutos, quando Marcos Aurélio saiu na frente do goleiro e errou a finalização.

Mas aos 40 minutos, não teve jeito. Felipe Azevedo arriscou chute após fazer um drible de corpo em Guto e ampliou para 3 a 0 para o Sport. Hugo ainda perdeu o quarto gol, de frente para João Carlos. Mas foi apenas questão de administrar o palcar e garantir a vitória sem dificuldades.

Por GLOBOESPORTE.COM Recife, PE 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sport critica Prefeitura por atraso na aprovação do projeto da arena

Sport espera liberação da Prefeitura para iniciar obras da nova arena (Foto: Divulgação)

Presidente do clube, Luciano Bivar, se irrita com pedido de mais tempo para analisar a viabilidade da obra de reformulação do estádio.

Os próximos capítulos da “novela” sobre a reformulação da Ilha do Retiro prometem fortes emoções. Irritado com o posicionamento do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, que pediu mais tempo para analisar a viabilidade do projeto, o presidente do Sport, Luciano Bivar, aumentou o tom das críticas com relação a postura do gestor.

Indignado com o que classifica como má vontade e burocracia, o mandatário rubro-negro cobrou uma resposta da gestão municipal que, de acordo com o dirigente, já possui todas as análises possíveis sobre o projeto.
  
- Não aceito e não concordo com o que foi passado pela secretaria de Mobilidade Urbana. Não existe a necessidade de mais tempo, pois esse projeto está com a Prefeitura do Recife há seis meses. Neste período, nós cumprimos todas as exigências feitas pelo Conselho de desenvolvimento Urbano (CDU) e pelo conselho de Controle Urbano (CCU). Então, o que ele precisa olhar? Lógico que sabemos que a gestão é recente, porém os técnicos que olharam o projeto continuam lá. Não é possível que com a chegada do novo prefeito tudo tenha mudado. Se mudou, todos os projetos voltam para o zero? É assim que iremos fazer um Recife melhor? Não se pode analisar um projeto desse porte com má vontade e burocracia.

Segundo Luciano Bivar, sua chateação foi gerada pela falta de respostas do secretário que, após uma reunião com toda a diretoria rubro-negra, não teria dado nenhum indicativo sobre o que o clube precisaria fazer para ter o direito de reformular a Ilha do Retiro.

- Não estou querendo que ninguém aprove algo errado. A única coisa que peço é que olhem o que foi analisado e nos digam se falta algo. Se faltar, o Sport fará. O que não pode é o secretário João Braga não nos oferecer nenhuma resposta. Isso não é algo aceitável.

Embora tenha afirmado que existe um excesso de burocracia, Luciano Bivar descartou a hipótese de que a demora para a liberação do projeto tenha como objetivo evitar uma suposta concorrência com a Arena Pernambuco, que está sendo erguida para sediar a Copa das Confederações e Copa do Mundo.

- Não existe isso de concorrência com a Arena Pernambuco. Tenho certeza de que não existe nenhum embarreiramento político ou determinação do governo para que essa liberação não saia. Até porque temos um acordo para utilizarmos o campo da Copa do Mundo e iremos jogar lá durante o período da construção da nossa arena. Então, essa teoria de embarreiramento político não faz sentido. O que existe é falta de pressa mesmo.

Preocupado com o desenrolar da situação, Luciano Bivar fez um apelo para que a Prefeitura do Recife acelerasse o parecer sobre o projeto e elencou as benfeitorias que a arena traria para a cidade.

- Não é possível que essa gestão vá ter a mesma atuação da que passou, onde os projetos ficavam encostados. Então, espero que o secretário analise nossa proposta e veja o que ela fará pelo Recife. Questão do trânsito no local, empreendimentos e, principalmente, empregos. Quando tudo estiver funcionando, serão mais de dois mil empregos diretos e isso não pode ser analisado sem a devida importância.

Por fim, Luciano Bivar afirmou que o Sport não esperará por muito tempo. De acordo com o presidente, o clube pretende apresentar o projeto diretamente para o prefeito da cidade, Geraldo Julio.

- Não podemos ficar esperando o tempo passar. Entre junho e julho eu receberei os investidores e preciso mostrar algo concreto. Então, caso nós não tenhamos uma resposta, certamente nós iremos até o prefeito, para que ele agilize essa situação. Até porque estamos buscando algo que será bom para a cidade.

Por Elton de Castro Recife - GLOBOESPORTE. 

Vadão diz que Sport precisa reforçar elenco: 'Existem posições carentes'

Vadão diz que Sport precisa reforçar elenco
(Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)

Técnico do Leão diz que é preciso contratar mais atletas e presidente do clube afirma que o grupo atual de jogadores é forte.


Apesar de considerar as criticas com relação ao elenco do Sport prematuras, o técnico Vadão reconheceu que o clube precisa reforçar o grupo para o restante da temporada. Na avaliação do treinador, a chegada de novos atletas faria com que os jogadores buscassem a perfeição.

- Lógico que ainda precisamos reforçar o elenco. Existem posições carentes e a diretoria está tentando. Essa busca faz parte e acredito que quando temos um elenco forte os jogadores sabem que qualquer vacilo pode levá-los a perder a posição.

Compactuando com a ideia do treinador, o diretor de futebol do clube, Guilherme Beltrão, ressalta que o clube precisa esperar a movimentação do mercado.

- O Sport está formando um grupo e não gosto de falar disso, porque, às vezes, o torcedor entende mal. Todos precisam entender que o mercado está aquecido e que você não consegue tirar um jogador titular do Fluminense, Grêmio ou Internacional. A gente precisa esperar um pouco e buscar um atleta que não esteja sendo aproveitado. Essa é a realidade.

Já o presidente do clube, Luciano Bivar, acredita que o Sport vem montando uma equipe capaz de brigar por títulos.

- Sempre buscamos uma melhora, mas ninguém pode falar que o nosso time é fraco. Estamos no começo do ano e tenho certeza de que estamos montando um bom grupo.

Por Elton de Castro Recife - GLOBOESPORTE.

Apostando na regularidade, Vadão repete time para enfrentar o Fortaleza

Marcos Aurélio segue como titular na vaga de
Gilsinho (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).

Marcos Aurélio segue como titular na vaga de Gilsinho para jogo desta quarta-feira, contra o Fortaleza, na Ilha do Retiro.

Alheio às cobranças que o Sport vem recebendo no início da temporada, o técnico Vadão não pretende fazer modificação na equipe para o duelo contra o Fortaleza, às 21h15 desta quarta-feira, na Ilha do Retiro. Na avaliação do treinador, o time precisa apenas de mais tempo para alcançar a forma ideal.

Com isso, Gilsinho segue no banco e Marcos Aurélio no time. Assim, o Leão vai a campo com Magrão, Cicinho, Mateus, Gabriel e Reinaldo; Fábio Bahia, Rithely e Hugo; Felipe Azevedo, Marcos Aurélio e Roger.

- A equipe está definida e não muda nada com relação ao último jogo. Não temos tempo para fazer experiências e não podemos ficar mudando a cada jogo. Estamos buscando um padrão de jogo e o time precisa de sequência.

Com relação ao esquema tático, o treinador acredita que a falta de tempo para treinar impossibilita uma mudança drástica. No entanto, Vadão ressaltou que a entrada de Marcos Aurélio possibilita que a equipe altere a forma de jogar durante a partida.

- O tempo é pouco e não podemos ficar mudando de esquema, pois isso não fará o Sport jogar. Mas já fizemos uma mudança com a entrada de Marcos Aurélio, que tem a possibilidade, assim como Felipe Azevedo, de voltar para ajudar no meio-campo.

Consciente da insatisfação da torcida, Vadão sabe que a equipe terá que conquistar a confiança dos rubro-negros para que as vaias não atrapalhem o rendimento da equipe.

- O torcedor depende da gente. Se o time tiver atitude e demonstrar vontade de vencer, o torcedor vai junto. Queremos pressionar desde o começo, para conseguirmos o gol, mas sabemos que do outro lado tem uma equipe que tentará a vitória. Mas sabemos que a torcida do Sport é exigente e vai cobrar.

Por Elton de Castro Recife - GLOBOESPORTE.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fortaleza e Sport inauguram Castelão para a Copa com 0 a 0

Duelo de Leões foi o primeiro jogo da Arena Castelão, após modernização (Foto: Diego Morais)

Assim como no primeiro jogo no estádio, em 1973, redes novas não balançam no clássico da abertura de rodada dupla da Copa do Nordeste.

E as redes novas do Castelão não balançaram. Na reinauguração do estádio cearense, reformado para as Copas das Confederações de 2013 e do Mundo de 2014, Fortaleza e Sport não saíram do 0 a 0, em jogo que abriu a rodada dupla deste domingo pela Copa do Nordeste. O placar repete o resultado da primeira partida no palco, o Clássico-Rei entre o Tricolor do Pici e o Ceará, em 1973.

O confronto entre os dois Leões teve muitos erros de passes e finalizações. O time pernambucano levou mais perigo, sem conseguir ser objetivo nas jogadas de ataque. Já o Fortaleza, com problemas no meio-campo, ficou boa parte do segundo tempo apostando apenas em contra-ataques. O resultado fez as duas equipes serem vaiadas ao deixar o gramado, após o apito final do árbitro.

O Sport ficou em segundo lugar no Grupo B, com cinco pontos, seguido do Fortaleza, com quatro. O líder é o Confiança, com seis. Na próxima rodada, o time cearense voltar a encarar o Sport, na Ilha do Retiro, na quarta-feira, às 21h15m (22h15m de Brasília).

Fortaleza x Sport (Foto: LC Moreira / Futura Press) 
Ataques de Fortaleza e Sport deixaram a desejar no Castelão (Foto: LC Moreira / Futura Press)
 
Meio a meio

Fortaleza e Sport dividiram o domínio da partida no primeiro tempo. Nos 20 minutos iniciais, o Tricolor do Pici chegou bem mais com perigo. Aos oito minutos, Assisinho criou a principal chance do seu time na etapa. Em chute de canhota, a bola passou bem da trave direita do goleiro Magrão.

Aos 13, o Leão cearense voltou a pressionar. Hugo perdeu bola no meio-campo. Alegou falta, mas o árbitro mandou seguir. Enquanto reclamava, o jogador viu Jailson receber pelo lado direito e chutar rasteiro. Magrão só acompanhou.
Depois dos 20, a partida caiu tecnicamente. Com muitas faltas dos dois lados, o torcedor que compareceu ao estádio demorou para ver mais vibração no gramado. Até que, aos 27 minutos, Ronaldo Angelim, em subida para o ataque, fez bela jogada, cruzando para a área. Mas a defesa do Sport tirou a bola e frustrou a torcida local.

A partir do lance, o time pernambucano começou a dominar mais as ações em campo. Tanto que, aos 31 minutos, Roger chutou bem e obrigou João Carlos a se esticar todo para fazer a defesa. Mas, enquanto atacava com mais objetividade, o Sport deixava buracos em sua zaga. E isso quase rendeu o primeiro gol tricolor. Mateus vacilou, e Jailson saiu de cara para o gol. Magrão salvou, e o atacante pediu pênalti, sendo ignorado pelo árbitro.

Aos 38, saiu a melhor chance do primeiro tempo. Felipe Azevedo avançou pela direita e tocou a bola para a pequena área. Cicinho chegou chutando de bico na trave de João Carlos, que ficou sem ação.

Sport melhor em campo

Na volta do intervalo, o Sport se mostrou bem mais ofensivo do que o Fortaleza. Com problemas na articulação das jogadas no meio-campo, a equipe cearense ficou mais tempo acuada do que indo para o ataque.

E, com isso, os pernambucanos tentaram definir a partida até os 30 minutos, quando tomaram a iniciativa do jogo com mais garra. Cicinho, Marcos Aurélio e Felipe Azevedo criaram as melhores jogadas.
 
Logo aos nove minutos, Felipe Azevedo saiu driblando toda a defesa tricolor, mas acabou finalizando mal e mandando a bola para longe. Um minuto depois, Hugo cruzou na medida para Marcos Aurélio, que isolou por cima da meta de João Carlos.

Já aos 18 minutos, o Fortaleza conseguiu chegar com perigo real pela primeira vez no segundo tempo. Mais por falha do Sport do que por mérito próprio. Em trapalhada da zaga adversária, Jaílson chegou com perigo. A bola foi para escanteio.

Com 30 minutos, o jogo esfriou de vez. Enquanto o Sport atacava mais, porém sem objetividade, o Fortaleza só chegou com perigo nos contra-ataques. Mas sempre errando o último passe.

Os times esboçaram mais alguns poucos lances de perigo até o apito final. Jailson fez jogada que poderia definir o placar. Ele avançou pela direita, em jogada individual, driblou o marcador, deixando a bola para Rafinha finalizar. O lateral pegou mal na bola e mandou por cima da meta de Magrão.

Nos acréscimos, o Sport quase marcou. Em rápido contra-ataque, Gilsinho bateu prensado pela direita. João Carlos foi buscar e mandou para escanteio. Logo em seguida, Cicinho cruzou, mas a bola passou por toda a grande área e saiu pela linha de fundo, determinando o empate sem gols no primeiro jogo no Castelão novo.

Por Roberto Leite Fortaleza 

Sport tenta fazer duas ou três contratações

Há alguns dias o Sport busca algumas contratações para completar o elenco para a disputa das competições do primeiro semestre de 2013. Essas contratações serão um meia, um atacante e possivelmente um lateral-esquerdo.

O meia que o Leão está tentando é Heverton, da Portuguesa. O atleta está tentando a sua liberação junto ao clube paulista. Essa é a quarta vez que o Rubro-Negro pernambucano está tentando trazê-lo, inclusive a primeira foi em 2008, a segunda em 2011 e a terceira em 2012.

Já o atacante que pode defender o Sport é Eduardo (foto), de 32 anos. Ele estava no Ajaccio da França. O jogador é piauiense e o seu empresário é Adriano Spadotto, o mesmo do meia-atacante Marcos Aurélio. Spadotto também é ex-atleta leonino.

O clube pernambucano também pode contratar um lateral-esquerdo porque Reinaldo e Renê não vêm agradando. No entanto nomes ainda não estão sendo sondados.

Pedro Jorge / Redação SportNet

domingo, 27 de janeiro de 2013

Com rodada dupla, Castelão volta a receber futebol após modernização

 
Arena Castelão foi entregue em dezembro de 2012
(Foto: Glauber Queiroz / ME)

Público verá Fortaleza x Sport e Ceará x Bahia pela Copa do Nordeste. Estádio é o maior da Região para Copa do Mundo e das Confederações.

Depois de quase um ano e dez meses a bola volta a rolar no gramado do Castelão. É bem verdade que agora é um outro estádio. Virou Arena Castelão, se modernizou e ganhou destaque por ser o primeiro a ser entregue para receber jogos da Copa das Confederações, este ano, e a Copa do Mundo, em 2014.

Por ora, no entanto, os jogos são com adversários locais. Os principais times do estado - Fortaleza e Ceará - terão a missão de inaugurar as instalações da Arena, neste domingo, em rodada dupla da Copa do Nordeste. Primeiro, às 16h (horário local), o Leão recebe o Sport. Em seguida, às 18h30m (horário local), é a vez do Vovô enfrentar o Bahia. As duas partidas terão transmissão em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.
Esquema especial para inauguração

Um clima de tensão foi criado pelas torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza semanas antes do jogo, quando o governo do estado sugeriu que todos os torcedores ficassem misturados. Alegando que não teriam como se responsabilizar pelas atitudes de todos seus membros, as organizadas dos dois clubes decidiram não ir ao jogo. Na última semana, o governo voltou atrás e decidiu separar as torcidas no Castelão.

- Houve um entendimento dos clubes com a operadora do estádio que fizesse isso por setor, até você ter a totalidade do estádio. Que isso não fosse aplicado logo em 100%, porque você tem ainda alguns ajustes a serem feitos, como os sócios-torcedores. E porque é muito complicado você aplicar imediatamente em 100% do estadio. A área especial e a premium essas serão com assentos marcados. É um projeto piloto para chegar a totalidade do estádio - explicou Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa no Ceará.

A Arena Castelão foi dividida em quatro setores aos quais os torcedores poderão adquirir ingressos. Para essa rodada dupla, 55 mil ingressos foram colocados à disposição, sendo 31 mil para cadeiras superiores, 16 mil para inferiores, 3,9 mil para cadeiras especiais e 4,1 mil para assentos premium.

Castelão, Dezembro (Foto: Glauber Queiroz / ME) 
Arena por dentro: púbico esperado é de 55 mil pessoas (Foto: Glauber Queiroz / ME)
 
Mil homens da Polícia Militar do Ceará farão a segurança na reabertura oficial do Castelão. O número de policiais militares é semelhante ao utilizado para garantir a segurança no Aterro da Praia de Iracema durante a festa de Réveillon em Fortaleza, que recebe em média um milhão de pessoas.

Além dos mil homens da PM, 80 guardas municipais e 110 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza compõem o esquema de segurança das partidas. Uma frota de 116 ônibus, sendo 50 deles extras, estarão disponíveis para facilitar o acesso dos torcedores à Arena Castelão.

Deslocamento das torcidas

A ideia da PM é de que as torcidas de Ceará e Fortaleza não se encontrem na chegada e saída da Arena. Haverá também espaços reservados aos torcedores de Bahia e Sport. Os torcedores do Ceará, bem como os do Sport, entrarão na Arena pela avenida Alberto Craveiro (dos portões 'K' ao 'Q'), enquanto as torcidas de Fortaleza e Bahia terão acesso pelo outro lado, na avenida Paulino Rocha (dos portões 'B' ao 'I').

Os sócios-torcedores dos dois clubes terão acesso pelas entradas de acordo com o pacote ao qual estão vinculados nos programas de fidelidade. Todos os ingressos darão direito a acompanhar as duas partidas.

Dilma acompanha mensagem do presidente da Fifa, na inauguração do Castelão (Foto: Diego Morais/Globoesporte.com) 
Dilma acompanha mensagem do presidente da Fifa,
na inauguração do Castelão (Foto: Diego Morais)
 
Quarta grande inauguração

Inaugurado em 1973, com um Clássico-Rei, o Castelão passou por grandes reformas durante sua história. Além da grande festa em 1973, outra manifestação popular marcante foi em 1980, quando o Papa João Paulo II esteve em Fortaleza. Nesta ocasião, foram entregues as arquibancadas inferiores e o estádio recebeu o maior público de sua histórias: 120 mil pessoas.

Em 2002, passou por uma série de modernizações, incluindo a instalação de cobertas. O Castelão recebeu a Seleção Brasileira, em amistoso contra a Iugoslávia. O time de Felipão venceu por 1 a 0 e ganhou mais confiança para disputar a Copa do Mundo e se sagrar campeão naquele mesmo ano.

No Castelão, por sinal, foram sete partidas disputadas pela Seleção Brasileira, em um espaço de 22 anos. No total, o Brasil acumula seis vitórias e apenas uma derrota jogando em Fortaleza.

Em dezembro do ano passado, uma cerimônia, com a presença da presidente Dilma Rousseff marcou a entrega oficial do novo estádio.

- Nós inauguramos esse estádio num momento especial. Momento de sorte e de vitória. Pois o Corinthians se sagra campeão mundial. Isso mostra que somos capazes de ganhar dentro e fora do jogo no campo - discursou a presidente naquela ocasião.

Na rota dos grandes jogos

A Arena Castelão está na rota de grandes jogos previstos para serem disputados durante a Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo, em 2014. Com capacidade para 63 mil torcedores, é o maior da região Nordeste para as competições internacionais.

As obras foram iniciadas em dezembro de 2010 e tiveram investimento total de R$ 518,6mi. A Arena receberá três jogos da Copa das Confederações, sendo um do Brasil, um da Espanha, além de uma partida semifinal. Na Copa do Mundo de 2014, são seis jogos, com a possibilidade de receber a Seleção Brasileira duas vezes.

Por Diego Morais Fortaleza, CE - GLOBOESPORTE.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Sport inaugura Arena Castelão em Clássico do Nordeste com o Fortaleza

Arena Castelão ianugurada oficialmente pela Presidenta Dilma Rousseff recentemente terá seu primeiro jogo neste domingo com rodada dupla: na partida inaugural Fortaleza X Sport Recife e na partida de fundo Ceará X Bahia.

Atacante Roger está feliz por poder defender o Leão neste domingo no Ceará.

Roger, do Sport, celebra duelo com o Fortaleza: 'Grande clássico do NE'.

Após enfrentar dois adversários sem muita tradição, o atacante Roger está empolgado para o duelo contra o Fortaleza, no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), na Arena Castelão. Na avaliação do atleta, o Sport terá pela frente um dos concorrentes direto ao título da Copa do Nordeste.



- Temos que respeitar o adversário. É um grande clássico do Nordeste e os dois clubes possuem suas histórias e isso ajuda na concentração. O Fortaleza vem de uma boa vitória, assim como nós e creio que será um bom jogo.


Mesmo demonstrando respeito ao adversário, Roger afirmou que o Sport embarca para a capital cearense tendo como único objetivo a vitória.



- Nossa confiança está lá em cima e vamos para Fortaleza pensando em conquistar uma vitória. Um triunfo nos deixará muito perto da classificação e vamos buscar isso.

Roger feliz por duelar com o Fortaleza no domingo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Garantido no comando do ataque rubro-negro, Roger comentou sobre a possibilidade de atuar ao lado de Marcos Aurélio, cotado para assumir a titularidade no lugar de Gilsinho.  



- Não muda nada entre Gilson e Marcos. São atacantes rápidos, com características parecidas e que jogam pelos lados. Então, tenho certeza de que o jogador que entrar fará o melhor pelo clube.

Por Elton de Castro Recife - GLOBOESPORTE.

Marcos Aurélio afirma que está pronto para ser titular do Sport


Jogador que estreou a camisa rubro-negra com um belo gol na vitória contra o Confiança diz que está bem preparado técnica e fisicamente.

O atacante Marcos Aurélio mostrou o seu cartão de visitas logo na estreia com a camisa rubro-negra, ao marcar um belo gol na vitória do Sport sobre o Confiança pela Copa do Nordeste. A atuação levou o atleta a afirmar que está pronto para assumir a titularidade na equipe comandada por Vadão.

- Fisicamente eu estou bem e na parte técnica eu não senti nada. Espero poder fazer mais nos próximos jogos. Se eu assumir a titularidade vamos fazer de tudo para buscar uma vitória sobre o Fortaleza.

A segurança do jogador foi mostrada antes mesmo da partida contra o Confiança, quando Marcos Aurélio revelou que costumava marcar gols em jogos de estreia. Com o feito assegurado, o jogador espera ter continuidade no ataque leonino.
Marcos Aurélio quer entrar na briga por vaga de
titular (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

- Todo jogador que faz gol na estreia fica marcado. Mas espero continuar ajudando o time e fazer mais nos próximos jogos. Vamos trabalhar firme para seguir na equipe.

Para o jogador, o único ponto negativo foram as vaias vindas das arquibancas. Embora não tenha sido o alvo das cobranças, o atacante pediu para que os rubro-negros ajudassem o time, que ainda está em faze de entrosamento.

- A torcida vem e sempre quer ver espetáculo. Porém, a gente pede para que ela venha para nos incentivar, pois vamos nos dedicar bastante.

Por Elton de Castro Recife - GLOBOESPORTE.

Roger quer escrever seu nome na história da Arena Castelão


Roger sonha em marcar primeiro gol na Arena Castelão, neste domingo.


O jogo Fortaleza x Sport, no próximo domingo, é a inauguração da Arena Castelão - primeiro estádio de copa do mundo a abrir para partidas. Inúmeras personalidades estarão na arquibancada, entre elas Ronaldo e Jérôme Valcke, secretário da Fifa. O clima é de festa. Mas apenas para quem não vai entrar em campo. É isso que garante o atacante Roger, do Sport, segundo quem o Leão não vai se deixar levar pelo ambiente comemorativo.


Foto: Bobby Fabisak/ JCImagem 

"Independentemente da inauguração, que a gente tem acompanhado, o estádio está ficando maravilhoso, digno de Copa do Mundo, a responsabilidade é a mesma dos outros jogos, das partidas contra o Sousa e Confiança. O Sport tem de focar na vitória e nos três pontos", declarou. Apesar disso, ele disse que gostaria de marcar o primeiro gol no "novo" estádio: "Vai ser muito legal. É uma coisa que entra pra história do estádio, de um clube, de uma cidade. E eu ficaria lisonjeado de fazer o primeiro gol".

O artilheiro, pregou, porém, respeito ao tradicional adversário: "É um clássico do Nordeste. Duas equipes tradicionais da região, com seus títulos, sua história. A gente tem de respeitar o fortaleza. Eles vêm de uma vitória boa, mas nós também. A confiança está lá em cima", afirmou.

Por Rômulo Alcoforado
Especial para o Blog do Torcedor

Roger quer escrever seu nome na história da Arena Castelão


Roger sonha em marcar primeiro gol na Arena Castelão, neste domingo.

O jogo Fortaleza x Sport, no próximo domingo, é a inauguração da Arena Castelão - primeiro estádio de copa do mundo a abrir para partidas. Inúmeras personalidades estarão na arquibancada, entre elas Ronaldo e Jérôme Valcke, secretário da Fifa. O clima é de festa. Mas apenas para quem não vai entrar em campo. É isso que garante o atacante Roger, do Sport, segundo quem o Leão não vai se deixar levar pelo ambiente comemorativo.


Foto: Bobby Fabisak/ JCImagem 

"Independentemente da inauguração, que a gente tem acompanhado, o estádio está ficando maravilhoso, digno de Copa do Mundo, a responsabilidade é a mesma dos outros jogos, das partidas contra o Sousa e Confiança. O Sport tem de focar na vitória e nos três pontos", declarou. Apesar disso, ele disse que gostaria de marcar o primeiro gol no "novo" estádio: "Vai ser muito legal. É uma coisa que entra pra história do estádio, de um clube, de uma cidade. E eu ficaria lisonjeado de fazer o primeiro gol".

O artilheiro, pregou, porém, respeito ao tradicional adversário: "É um clássico do Nordeste. Duas equipes tradicionais da região, com seus títulos, sua história. A gente tem de respeitar o fortaleza. Eles vêm de uma vitória boa, mas nós também. A confiança está lá em cima", afirmou.

Por Rômulo Alcoforado
Especial para o Blog do Torcedor

Alvo de críticas, Felipe Menezes quer provar que pode ser titular do Sport

Felipe Menezes espera ter uma boa sequência de jogos no Sport (Foto: Aldo Carneiro / GloboEsporte.com)

Jogador diz que falta de oportunidades em 2012 o impediram de fazer um bom trabalho, mas este ano espera ser melhor aproveitado na equipe.

Se a temporada passada serviu para que Felipe Menezes virasse alvo das críticas da torcida do Sport, 2013 começa a melhorar a imagem do jogador. Após conquistar o respeito do treinador durante a pré-temporada, o meio-campo já mostra para os rubro-negros que pode ser útil à equipe. Foi assim na vitória sobre o Confiança-SE, na última quinta-feira, quando saiu do banco de reservas para fazer um dos três gols leoninos, no triunfo por 3 a 1.

Feliz pelo momento vivido, Felipe Menezes mostrou segurança ao falar dos críticos e afirmou que as queixas sobre o seu futebol não atrapalham a sua rotina.

- Não acompanho as críticas. Isso nunca regeu e não vai reger minha carreira. Realmente não me apego a isso. Converso com os treinadores e sempre busco melhorar. Ano passado eu fui mal, mas esse ano é diferente. As coisas são diferentes. Não preciso dar respostas para ninguém, preciso é buscar meu espaço.
Apesar de não se importar com as reclamações, Felipe Menezes justificou o começo irregular que teve com a camisa do Sport. Na avaliação do atleta, a falta de oportunidades  gerou toda a desconfiança dos rubro-negros.

- No ano passado eu não jogava e isso dificulta. Esse ano, eu disputei dois jogos na pré-temporada e fiz os dois jogos da Copa do Nordeste.  Ter sequência é interessante para qualquer jogador, porque ajuda a atingir sua melhor forma física e técnica. Porém, tenho que esperar as oportunidades para mostrar o meu valor.

Com relação ao fato de o Sport ter encontrado dificuldades nas duas primeiras partidas da Copa do Nordeste, Felipe Azevedo destacou o tempo de preparação dos adversários.

- O futebol está cada vez mais nivelado, ainda mais no início da temporada. Independentemente de folha salarial, estamos todos praticamente iguais, seja porque alguns times treinaram mais que os outros, ou não.

Por Elton de Castro Recife -GLOBOESPORTE.

Vadão na dúvida sobre Gilsinho ou Marcos Aurélio no ataque do Sport

Embora não tenha realizado nenhum treino tático nesta sexta-feira, o técnico Vadão praticamente definiu a equipe que enfrentará o Fortaleza no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), na Arena Castelão. De acordo com o treinador, a única dúvida está no ataque do Sport.

Técnico diz que falta uma última conversa para definir quem joga domingo.


Vadão tem dúvida no ataque do Sport
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

- A equipe será a mesma. Minha dúvida é se escalarei Marcos Aurélio ou Gilsinho. Vou conversar com os dois para ter uma definição sobre o que farei. Fora isso, nada mudará.

Ainda segundo o treinador, Marcos Aurélio leva vantagem pelo fato de poder atuar em duas funções, dependendo do esquema tático adotado. Mesmo assim, Vadão afirmou que ainda não está seguro quanto à condição física do atleta.

- Marcos Aurélio é um atleta que se desloca muito e pode atuar no meio de campo ou mais avançado, com facilidade. Gilsinho também tem essa possibilidade, mas Marcos está mais acostumado com a função. Porém ainda vou conversar com o jogador para saber quais as reais condições de jogo.

Com relação ao adversário, Vadão comemorou o fato de o Sport ter pela frente uma equipe com o mesmo tempo de preparação que o Rubro-negro.

- O Fortaleza reforçou a equipe com relação ao que fez o primeiro jogo na Copa do Nordeste e mostrou que está evoluindo. Porém diferentemente dos primeiros jogos, quando enfrentamos equipes em melhores condições que a nossa, dessa vez os dois times estão em condições iguais. Acho que será um jogo aberto e muito disputado.

Por Elton de Castro Recife

Felipe Menezes dá show e homenageia esposa

Felipe Menezes comemora gol homenageando a esposa. Foto: Wagner Damásio/Especial para o Sport

Meia entrou no decorrer da partida e participou dos três gols do Sport

Na Ilha do Retiro desde a metade do ano passado, o meia Felipe Menezes sempre chamou a atenção pela qualidade que demonstrava nos treinamentos. Em jogos oficiais, não teve muitas oportunidades. No entanto, neste ano, o meia começou com o pé-direito.  Na quinta-feira, diante do Confiança-SE, entrou no segundo tempo e mudou a história do jogo participando dos três gols do Sport. O último foi marcado por ele mesmo e teve uma homenagem especial para a esposa, que está grávida do seu primeiro filho.

"Estou vivendo um momento feliz fora dos campos e acredito que isso está interferindo no meu rendimento. Minha esposa está esperando o nosso primeiro filho e eu estou muito feliz com isso. Espero que seja muito feliz aqui no Sport também na disputa dessa Copa do Nordeste", comentou o meia, que comemorou o seu gol colocando a bola do jogo na barriga.

Bastante elogiado pela imprensa e pela torcida depois da atuação diante do Confiança-SE, Menezes garantiu estar tranquilo quanto a sequência no time titular. "Ter uma sequência de jogos é importante para qualquer jogador, mas tenho que esperar o meu momento e aceitar as condições. Aqui é um grupo e cada um tem o seu momento. Quando tiver a minha oportunidade, tenho certeza que vou crescer mais ainda", contou.

Em paz com a torcida, Felipe Menezes quer ver a Ilha do Retiro lotada mais vezes. "A gente tem que fazer prevalecer o mando de campo e fazer a Ilha voltar a ser caldeirão que sempre foi. Esperamos que a torcida apoie e nos abrace. Estamos com muita vontade de fazer um grande ano e de chegar bem em todas as competições. Eles vão fazer a diferença", concluiu o meia.

Site Oficial.

Marcos Aurélio faz boa estreia com GOLAÇO na Ilha

Fotógrafo: Genival Paparazzi

Principal contratação do Sport para a temporada de 2013, o meia-atacante Marcos Aurélio (foto) estreou com a camisa Rubro-Negra nesta quarta-feira (24), no segundo tempo da partida com o Confiança na Ilha do Retiro pela Copa do Nordeste.

O atleta teve uma boa atuação, se movimentando bem, arriscando jogadas individuais e ainda acabou marcando um golaço de fora da área, de cobertura. O seu gol foi o segundo da vitória de virada do Leão por 3x1. “Fui muito feliz em acertar aquele chute. Fico feliz por ter tido a oportunidade de marcar aquele gol, que veio em um momento difícil do jogo. No momento que eu vi a bola chegando, eu já olhei para o goleiro e senti que só tinha aquilo para fazer. Peguei bem na bola e marquei um belo gol. Espero que esse gol tenha apenas aberto o caminho para eu fazer muito mais”, disse o jogador antes de confirmar que marcou gols em todas as suas estreias.

Marcos ainda comentou sobre a torcida do Sport, que pressionou bastante o time durante a partida com o Confiança. O público na Ilha foi de pouco mais de 19 mil pessoas. “A torcida cobra e tem que cobrar mesmo, mas eu gostaria de pedir para que eles tivessem um pouco mais de calma. Eles querem ver um time determinado e estamos fazendo isso. Ainda estamos em início de temporada”, contou.

Pedro Jorge / Redação SportNet

Reinaldo pede desculpas à torcida rubro-negra

Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Foi o fato mais polêmico do jogo desta quinta-feira. O lateral-direito Reinaldo, aos 32 minutos do segundo tempo, marca o gol de empate do Sport diante do Confiança e, em desabalada carreira, faz um gesto irônico para a torcida que o vaiava. A situação, claro, não repercurtiu bem entre os leoninos. Para a apagar as chamas de um possível incêndio, o jovem jogador se desculpou, nesta tarde, com os fãs do clube.
 
De acordo com ele, a atitude intempestiva não foi dirigida a todos os rubro-negros. "Peço desculpas à torcida. Estou reconhecemendo meu erro. Espero que toda torcida do Sport não fique magoada comigo porque foi algo  direconado a alguns poucos que vão para o jogo só para me criticar e pegar no meu pé", disse. Ainda segundo ele, a questão vem de mais atrás: do ano de 2012. "Sei que a torcida está um pouco magoada pelo ano de 2012, mas a gente está batalhando para esse ano de 2013 vai ser muito melhor e que a gente vai conseguir os objetivos para essa torcida maravilhosa".

O atacante Roger também saiu em defesa do jovem companheiro. "Aproveito a oportunidade (da entrevista) para pedir para o torcedor do Sport não vaiar o reinaldo.Ele é uma joia, é um jovem que tenho certeza vai brilhar lá fora e aqui no sport, também. Que a torcida tenha um pouco mais de carinho por ele, que é um ótimo menino e muito trabalhador", disse o atacante.

Por Rômulo Alcoforado 
Especial para o Blog do Torcedor

O prejuízo do Sport com os atletas descartados

Diego Torres (à esq.) e Diogo Oliveira (à dir.) -  Fotógrafo: Globo/Globoesporte.com
 
Cinco jogadores que têm vínculo com o Sport e não fazem parte dos planos do clube para esta temporada seguem treinando em separado na Ilha do Retiro, aguardando propostas para darem seguimento as suas carreiras. Esses afastados, descartados pela agremiação pernambucana são o lateral-direito e volante Thiaguinho, os volantes Diogo Oliveira e Rivaldo e os meias Diego Torres e Willians (foto).

E enquanto não arrumam um novo emprego, os cinco seguem recebendo normalmente os seus salários do Sport e utilizando toda a estrutura do clube, algo que gera um alto prejuízo aos cofres Rubro-Negros (por conta do custo benefício nulo). Só com os vencimentos desses atletas o Leão está desembolsando mensalmente cerca de R$ 300 mil. “Esses jogadores são patrimônios do Sport e por isso o clube tem que honrar com os seus salários e disponibilizar toda a sua estrutura para eles treinarem e se cuidarem. Eles têm direito a tudo do clube, inclusive aos preparadores físicos e aos médicos. O Sport tem que tratar deles”, disse o vice-presidente de futebol Rubro-Negro Milton Bivar.

O Sport pretende emprestar ou até negociar os cinco jogadores em definitivo, inclusive alguns clubes brasileiros e do exterior já demonstraram interesse neles. Até já existem algumas negociações em andamento.

O contrato de Thiaguinho com o clube Rubro-Negro vai até 09 de dezembro deste ano, o de Rivaldo até 31 de dezembro deste ano, o de Diogo e o de Willians até 31 de dezembro de 2014 e o de Diego até 30 de junho de 2014.
 
Pedro Jorge / Redação SportNet

Volante Marino é regularizado

Foto: João de Andrade Neto / Jornal do Commercio

Oito dias depois de ser apresentado oficialmente, o volante Marino está apto para jogar pelo Sport. Seu nome foi publicado no BID (Boletim INformativ Diario, da CBF) e ele, portanto, está regularizado. 

O paulistano atua numa posição bastante concorrida. São oito volantes, ao todo, no elenco. Em sua chegada, o jogador falou que a parte física não será problema e que a concorrência pela vaga é salutar para a equipe. "A briga saudável sempre é boa para conquistar espaço", disse.

Rodriguinho - O volante Rodriguinho, por outro lado, ainda falta ser regularizado. É o único reforço que ainda não teve o nome publicado no BID - mas justifica-se: por se tratar de uma transferência internacional, o processo - em geral- é mais demorado.

Por Rômulo Alcoforado
Especial para o Blog do Torcedor

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Leão vira jogo depois da entrada da Marcos Aurélio e Felipe Menezes


Estreante da noite, Marcos Aurélio fez um golaço. Foto:Bobby Fabisak/JC Imagem.

Sport acorda no segundo tempo e vence Confiança por 3x1.

Por muito pouco o Sport não termina seu primeiro jogo em 2013 na Ilha do Retiro perdendo. Depois de um péssimo primeiro tempo, o time rubro-negro acordou na segunda etapa e venceu o Confiança por 3x1. Destaque para a dupla Marcos Aurélio e Felipe Menezes, que entraram na etapa final e ditaram o ritmo do jogo. Com a vitória, o Sport assume a liderança do Grupo B com 4 pontos.

Os gols da partida foram marcado por Diego Neves, de cabeça, aos 30 minutos do primeiro tempo para o Confiança e Reinaldo, aos 32 minutos, Marcos Aurélio, aos 35 minutos e Felipe Menezes aos 47 minutos do segundo tempo para o Sport.

Na próxima rodada, o Sport tem um clássico nordestino pela frente. O adversário será o Fortaleza, no domingo, às 16h. A partida marcará a inauguração da Arena Castelão, que foi totalmente reformado para receber os jogos da Copa das Confederações. Já o Confiança terá o Sousa, também no domingo, no Marizão/PB.

O jogo

O Confiança não deu moleza para o Sport no primeiro tempo. Depois de surpreender o Fortaleza na primeira rodada, ao vencer por 3x0, o time de Aracajú veio para a Ilha do Retiro com a mesma postura da rodada inaugural. Jogando no 3-5-2, o Confiança marcou sob pressão desde o campo do Leão, deixando o adversário sem ligar os contra-ataques.

Bem marcado, o Sport conseguiu suas melhores jogadas pelo lado direito. Sempre com Cicinho, Hugo e Felipe Azevedo, o time rubro-negro tentava chegar ao ataque. Em uma dessas jogadas, Hugo tocou de calcanhar para Felipe Azevedo, que foi a linha de fundo e cruzou na área. Mas Roger não conseguiu chegar a tempo.

Parecendo estar fora de ritmo de jogo, o Sport viu o Confiança crescer no jogo e marcar seu gol aos 30 minutos. Após cobrança de falta, Diego Nevez se antecipou a Magrão e de cabeça, abriu o placar. Falha da zaga e falha de Magrão.

E a situação só não ficou pior porque, dois minutos depois, o Confiança teve um contra-ataque de três jogadores contra dois do Sport. Mas Da Silva não conseguiu dar sequência na jogada.

Restou para o Sport tentar o empate em bolas paradas. E o clube teve duas chances. Mas em ambas as cobranças de Cicinho e Reinaldo, a bola parou na barreira. Aos 38, o lance mais polêmico da primeira etapa. Gilsinho entrou em velocidade na área e caiu, pedindo pênalti. O árbitro até apitou, mas para marcar simulação e para aplicar o cartão amarelo no jogador.

No fim da primeira etapa, Diego Neves chutou de fora da área, Magrão conseguiu interceptar a bola, mas quase que a bola entra em um segundo momento. Vendo o Confiança melhor em campo, restou ao Sport esperar terminar o primeiro tempo para ir ao vestiário sob muitas vaias.
Segundo tempo

Para a segunda etapa, Vadão escutou a torcida do Sport e trocou Gilsinho por Marcos Aurélio. Perdendo, o time foi para o ataque. E o resultado quase surtiu efeito. Logo aos quatro minutos, Marcos Aurélio deu um chuveirinho na área e encontrou Roger. O camisa 9 subiu bonito e obrigou Fábio a fazer uma bela defesa. Um minuto depois foi a vez de Cicinho. de fora da área, o lateral arriscou o chute. A bola bateu na mão do jogador do Confiança. Mas o árbitro interpretou bola na mão.

A pressão não dava certo. A torcida já vaiava. O lateral Reinaldo virou alvo de grande parte da torcida. Mas foi o próprio jogador que fez o torcedor rubro-negro soltar o primeiro grito de gol na Ilha do Retiro. Aos 32 minutos, Reinaldo recebeu dentro da área, cortou o zagueiro e chutou forte. A bola desviou na zaga e enganou o goleiro Fábio. Na comemorção, o lateral colocou a mão no ouvido querendo ouvir os rubro-negros.

A torcida ainda cantava alto nas arquibancadas quando aos 35 minutos, após uma lambança da zaga sergipana, a bola sobrou para Marcos Aurélio que de três dedos e de fora da área, mandou um lindo chute no ângulo, virando o placar.

Após o gol da virada, o Confiança começou contra-atacar na base do balão. Bem posicionada, a zaga rubro-negra afastava todas. Em alguns lances, Gabriel mostrou muita habilidade para sair driblando ao invés de dar balão. E quando a vitória por 2x1 já estava satisfeita, Felipe Menezes ainda marcou o terceiro gol, de cabeça, aos 47 minutos, fechando o placar.


Felipe Menezes comemora seu gol.
Ficha técnica: Sport 3 x 1 Confiança

Sport: Magrão; Cicinho (Moacir), Gabriel, Mateus e Reinaldo; Fábio Bahia, Rithely e Hugo (Felipe Menezes); Felipe Azevedo, Gilsinho (Marcos Aurélio) e Roger. Técnico: Vadão

Confiança: Fábio, Ângelo, Renê, Valdson, Alexandre e Augusto Ramos; Lismar, Richardson e Paulinho Mossoró (Valdo); Da Silva (Gilmar) e Diego Neves. Técnico: Nadélio Rocha

Copa do Nordeste - 2ª rodada - Local: Ilha do Retiro - Horário: 21h15 - Árbitro: Frascisco Carlos do Nascimento (AL). Assistentes: Otávio Correia de Araújo Neto (AL) e Thalis Augusto Monteiro (AL). Cartão Amarelos: Hugo, Gilsinho (Sport) Augusto, Da Silva (Confiança). Gols: Diego Neves, aos 30'/1ºT (Confiança) Reinaldo, aos 32'/2ºT, Marcos Aurélio, aos 35'/2ºT e Felipe Menezes, aos 47'/2ºT (Sport). Público total: 19.036 Renda: R$128.060,00

Blog do Torcedor - JC Esportes.

Sport vence Confiança de virada e toma liderança do grupo B

Leão fez primeira partida oficial deste ano diante da torcida na Ilha do Retiro e venceu sergipanos por 3 a 1 pela Copa do Nordeste.

Sport e Confiança fizeram um jogo equilibrado na noite desta quinta-feira na Ilha do Retiro, mas os donos da casa precisaram de apenas dois minutos para mudar a sorte da partida. Os pernambucanos começaram atrás no placar, mas se recuperaram e venceram os sergipanos por 3 a 1, de virada. Com o resultado, o Leão foi a quatro pontos e tomou a liderança do grupo B da Copa do Nordeste das mãos do adversário.

O Confiança abriu primeiro o placar com Diego Neves, aos 30 minutos do primeiro tempo. Na etapa complementar, o Sport enfim conseguiu furar o ferrolho imposto pelos sergipanos. Aos 32 minutos, Reinaldo empatou. A virada veio dois minutos depois com Marcos Aurélio. O atacante arriscou de fora da área e brindou a torcida com um golaço em sua primeira atuação com a camisa rubro-negra. O terceiro gol dos donos da casa saiu nos acréscimos aos 48 minutos com Felipe Menezes.

No Recife, o Confiança até tentou repetir o excelente desempenho da estreia, quando goleou o Fortaleza por 3 a 0, mas pagou um preço alto por querer administrar a partida depois de marcar 1 a 0. O time é o segundo colocado, pois tem os mesmos três pontos do tricolor cearense e leva a melhor nos critérios de desempate. O público total do jogo na Ilha do Retiro foi 19.036 torcedores para uma renda de R$ 208.060,00.

 
Na próxima rodada, o Sport vai encarar o Fortaleza no domingo às 17h (horário de Brasília). A partida faz parte da inauguração oficial do estádio Castelão, que receberá no mesmo dia o Ceará e o Bahia (às 19h30m). O Confiança voltará a jogar fora de casa e pega o Sousa também no domingo às 17h (horário de Brasília).

Sport x Confiança (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Confiança marcou gol no primeiro tempo, mas Sport virou o placar (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
Confiança não se intimidou

O público no começo do jogo não era o esperado na Ilha do Retiro e isso talvez tenha deixado o Confiança à vontade para jogar no Recife no primeiro tempo. Sem maiores pressões da arquibancada, antes do primeiro minuto de jogo, os visitantes já tentavam a primeira jogada de ataque com Ângelo, que cruzou para a área. A bola, no entanto, ficou nas mãos do goleiro Magrão.

O Sport tentou responder com as investidas do atacante Felipe Azevedo, mas também não passou de tentativas em vão devido aos erros no último passe e à retranca imposta pelo Confiança. O primeiro chute a gol do Leão ocorreu apenas aos cinco minutos. Roger arriscou de longe e o goleiro Fábio defendeu sem problemas.

Daí em diante o que se viu foi os times se alternarem no ataque. O Confiança apostava no jogo aéreo e em chutes de longa distância. Por sua vez, o Sport tocava a bola até chegar a área, mas os erros de passe colocavam fim às jogadas ofensivas. Magrão, do lado dos donos da casa, e Fábio, pelos visitantes, não tiveram trabalho nos chutes a gol de seus adversários.

Sport x Confiança (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Sport teve dificuldades para furar retranca do
Confiança (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
Com o passar do tempo, o jogo ficou concentrado no meio-campo e os ataques rarearam. Aos 22 minutos, para tentar furar a defesa do Sport, Richardson arriscou de longe. A bola desviou na zaga e quase engana o goleiro Magrão. Aos 28 minutos, Felipe Azevedo cruzou para a área, o goleiro Fábio vacilou e a bola foi parar nos pés de Gilsinho, que não conseguiu empurrar para as redes.

A chance desperdiçada pelo Sport foi aproveitada pelo Confiança aos 30 minutos. Richardson cobrou escanteio na cabeça de Diego Neves, que abriu o placar na Ilha do Retiro. Os donos da casa tentaram não se abalar e se lançaram em busca do empate. Aos 38 minutos, Gilsinho se chocou com um  e caiu na área, pedindo pênalti. O juiz não marcou e deu cartão amarelo ao atacante rubro-negro.

No primeiro tempo, o goleiro Magrão ainda pregou um susto na torcida do Sport ao "bater roupa" em um chute de Diego Neves aos 39 minutos. A resposta rubro-negra ocorreu com o zagueiro Gabriel, que quase surpreende o goleiro Fábio em uma cabeceada. O lance foi o último mais empolgante do primeiro tempo, encerrado aos 47 minutos pelo árbitro Francisco Carlos.

Sport pressiona e vira

Para o segundo tempo, o Confiança voltou sem alterações. O Sport mudou as peças no ataque, com a saída de Gilsinho, bastante criticado pela torcida, para a entrada de Marcos Aurélio. As alterações surtiram efeito e o Leão se mostrou mais perigoso nos minutos iniciais da partida com presença constante na área adversária.

Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Sport só precisou de dois minutos para virar jogo
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
Aos quatro minutos, Roger recebeu um cruzamento de Felipe Azevedo e cabeceou o gol à queima-roupa. O empate só não saiu porque goleiro Fábio defendeu a bola, ainda que no susto, usando o ombro. Sentindo o bom momento do Sport, o Confiança passou a parar o jogo a partir de faltas. O treinador Nadélio Rocha também tentou dar mais gás ao time ao tirar Da Silva para a entrada de Gilmar Baiano.

Com o passar do tempo, o Confiança conseguiu esfriar os ânimos do Sport e os pernambucanos voltaram a ter dificuldades de articular jogadas de ataque. O técnico Vadão então gastou as duas substituições restantes tirando Cicinho e Hugo para a entrada de Moacir e Felipe Menezes, respectivamente.

Com as novas peças em campo, a sorte do Sport mudou. Felipe Menezes avançou pela esquerda, se livrou de Ângelo e cruzou para a área. A bola sobrou para Reinaldo, que chutou cruzado e viu a bola desviar na zaga e encobrir o goleiro Fábio aos 32 minutos. Dois minutos depois, foi a vez do estreante Marcos Aurélio balançar as redes. O atacante chutou de fora da área para marcar o gol que garantiu a vitória e a liderança do grupo B para o Sport.

Depois do gol, o Confiança deixou a zona de conforto e se aventurou no ataque em busca do empate. Os visitantes conseguiram alguns lances de perigo, causando susto na torcida rubro-negra, mas não passou disso e ainda viu o Sport marcar o terceiro aos 48 minutos com o meia Felipe Menezes.

Por GLOBOESPORTE.COM Recife.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sport escalado para encarar o Confiança

Hugo e Marcos Aurélio - as novidades do jogo diante do Confiança.

O Sport voltará a entrar em campo nesta quinta-feira (24), contra o Confiança, na Ilha do Retiro, pela 2ª Rodada da Copa do Nordeste. Os jogadores Rubro-Negros encerraram os preparativos para o confronto na tarde desta quarta (23), com um recreativo.

O meia Hugo participou normalmente da movimentação e por isso tem presença garantida contra o clube sergipano. O atleta demonstrou estar recuperado da entorse no tornozelo esquerdo, que o tirou da partida de estreia da temporada com o Sousa, realizada no último domingo (20) na cidade de Sousa, interior paraibano. Hugo entrará no time na vaga de Felipe Menezes, inclusive essa será a única mudança em relação ao duelo de estreia.

A escalação escolhida pelo técnico Rubro-Negro Vadão  para o jogo com o Confiança será: Magrão; Cicinho, Gabriel Santos, Mateus e Reinaldo; Fábio Bahia, Rithely e Hugo; Gilsinho, Felipe Azevedo e Roger.

Vadão comentou sobre o duelo com Confiança, líder do Grupo B do Nordestão, e afirmou que o Sport precisa evoluir para vencer. O Dragão sergipano venceu o Fortaleza em casa na estreia pelo placar de 3x0. “Enviamos alguém para ver o jogo do Confiança e temos algumas informações. Sabemos que não encontraremos facilidade e por isso temos que melhorar em relação ao último jogo. Nós não vamos estar naquele calor que nós pegamos em Sousa e vamos ter um gramado que nos oferece condições de jogar bola, por isso não vamos ter desculpas ou justificativas para dar. Precisamos jogar bola. Queremos devolver aos torcedores a alegria de estar em campo e os jogadores sabem que precisam dar  algo a mais”, disse e continuou: “Sabemos que a torcida do Sport vai pressionar o time, mas é importante essa pressão. Espero que o torcedor jogue com o time”.

Cobranças de faltas

Depois do rachão alguns atletas leoninos como o zagueiro Mateus, o lateral-esquerdo Reinaldo, o meia Felipe Menezes e o atacante Gilsinho .ficaram em campo fazendo cobrança de faltas.
Provável estreia

Durante o jogo com o Confiança é provável que o Sport tenha a estreia do meia-atacante Marcos Aurélio, principal contratação do clube pernambucano para este ano. O atleta ficará como opção no banco de reservas.

Nordestão: Relacionados para Sport x Confiança

19 jogadores foram relacionados pelo técnico Vadão para a partida com o Confiança, marcada para as 21h15 (horário do Recife) desta quinta-feira (24) na Ilha do Retiro pela 2ª Rodada da Copa do Nordeste.

A grande novidade na relação foi a presença do meia-atacante Marcos Aurélio, principal contratação do Sport para esta temporada. Ele vai ficar como opção no banco de reservas e deve entrar no segundo tempo.

Confira a relação completa:

Goleiros: Magrão e Matheus
Lateral-direito: Cicinho
Lateral-esquerdo: Reinaldo e Renê
Zagueiros: Gabriel Santos, Mateus e Aílson
Volantes: Fábio Bahia, Rithely, Tobi e Moacir
Meias: Hugo e Felipe Menezes
Atacantes: Gilsinho, Felipe Azevedo, Roger, Marcos Aurélio e Ruan

Sport jogará sem placar


O Sport vai receber o Confiança de Sergipe na Ilha do Retiro nesta quinta-feira (24), pela 2ª Rodada da Copa do Nordeste. Nesta partida a o estádio Rubro-Negro não contará com o serviço de placar eletrônico, pois o placar LED que foi utilizado pelo Leão em 2012 pertence a uma empresa americana e o Departamento de Marketing do clube ainda está negociando junto a essa empresa a renovação contratual. No contrato anterior o Sport não pagava nada pela utilização do placar.

Este placar LED “utilizado” pelo Sport transmite o jogo ao vivo para os torcedores presentes na Ilha e ainda permite interação com eles, sistema semelhante ao realizado nos estádios e nas arenas dos Estados Unidos e de países europeus.

É provável que na próxima partida do Sport na Ilha do Retiro, contra o Fortaleza, o placar LED da empresa americana já seja reutilizado. Este confronto entre o Rubro-Negro pernambucano e o Tricolor do Pici acontecerá no dia 30 de janeiro.

Pedro Jorge / Redação SportNet.

Jogadores do Sport terão números fixos nas camisas mais uma vez

Atacante Roger herdou camisa 9 de Gilberto
Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Os atletas que ficaram do ano passado mantiveram a numeração. O atacante Roger vai vestir a camisa 9 que em 2012 pertencia a Gilberto.

Assim como fez em 2012, o Departamento de Marketing do Sport decidiu adotar a numeração fixa na camisa dos jogadores. A idéia é criar uma identificação entre a torcida e os atletas que se destacarem durante a temporada, o que estimularia a venda do material esportivo.

Entre os jogadores que seguiram no clube, nenhuma novidade, o que fez com que os novatos fossem obrigados a escolher a numeração que restou. Melhor para o atacante Roger, que herdou a camisa 9 deixada por Gilberto, que retornou para o Internacional.

Confira abaixo todos os jogadores do elenco com os seus respectivos números:
1- Magrão
3- Bruno Aguiar
4- Gabriel
5- Tobi
6- Reinaldo
7- Fábio Bahia
8- Rodriguinho
9- Roger
10- Marcos Aurélio
11- Felipe Azevedo
12- Cicinho
13- Ailson
15- Renan
16- Felipe Menezes
21- Rithely
22- Oswaldo
23- Marino
25- Gilsinho
26- Renê
27- Ruan
28- Moacir
30- Welton
32- Matheus
33- Maurício
35- Sandrinho
37- Flávio
44- Mateus Alves
80- Hugo
87- Saulo

Por Elton de Castro Recife -GLOBOESPORTE.