SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

domingo, 31 de março de 2013

No primeiro jogo da final, Sport vence Americana e fica perto do título inédito.

Sport vence Americana e sai na frente na briga pelo título da LBF (Foto: Wado Pellizoni / Divulgação).

Em jogo equilibrado, Adrianinha e Erika fazem a diferença em São Paulo e colocam a equipe pernambucana a uma vitória de levantar o título da LBF.


No duelo entre o atual campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF), o Americana, contra o único invicto da competição, o Sport, os vencedores foram os espectadores, que compareceram ao ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), neste sábado, em Americana. Em um jogo muito equilibrado, as donas da casa conseguiram vencer os dois primeiros quartos, mas não tiveram a tranquilidade necessária para evitar a 11ª vitória da equipe rubro-negra. Embaladas pela armadora Adrianinha e pela pivô Erika, as pernambucanas venceram por 54 a 44 e deixaram as Leoas a uma vitória do título inédito.

- A nossa marcação cresceu no segundo tempo e isso foi determinante para que conquistássemos a vitória neste primeiro jogo, que foi muito duro. Eu não estive tão bem no aspecto ofensivo, mas pude aparecer em momentos importantes para ajudar a equipe a sair com o resultado positivo - disse a ala Palmira, do Sport.

As cestinhas da partida foram a americana Alex e Clarissa, ambas do Sport, com 17 pontos anotados cada. Com o resultado, o Sport precisa apenas de uma vitória no próximo sábado, às 10h, no ginásio Jorge Maia, na Ilha do Retiro, para levantar a taça de campeão. Já o Americana terá que acabar com a invencibilidade das rivais, para forçar uma terceira partida. Caso consiga, o jogo será realizado no dia 13 de abril, também na Ilha do Retiro.

O jogo

Assim como era previsto, o equilíbrio marcou o primeiro quarto. Embaladas pela torcida que lotou o ginásio, o Americana tentou neutralizar as jogadas de ataque das Leoas. Mas a pressão não inibiu Adrianinha. Mostrando muita personalidade, a armadora da equipe pernambucana dominou as ações e impacientou as donas da casa, que passaram a errar muitos passes. Porém, a pivô Clarissa Santos resolveu chamar a responsabilidade e anotou 13 pontos. Resultado, as donas da casa deixaram o primeiro quarto vencendo por 17 a 15.

O segundo quarto também foi parelho. Jogando em casa, o Americana não se intimidou com a pressão inicial do Sport e conseguiu controlar a partida. Em um jogo bastante disputado, a equipe paulista aumentou a diferença para seis pontos e saiu para o intervalo vencendo por 26 a 20.

Com a experiência da pivô Érika e da armadora Adrianinha, as Leoas iniciaram o terceiro quanto buscando a reação. A missão da equipe rubro-negra foi facilitada pelos erros das adversárias, que insistiam, sem sucesso, em arremessos de três pontos. Alheias ao barulho da torcida, a equipe pernambucana conseguiu controlar os nervos e virou o placar: 40 a 39.

A reviravolta deixou Americana tenso em quadra. Irritado com o nervosismo das suas atletas, o técnico Luiz Zanon parou o jogo ao ver o Sport abrir cinco pontos no placar. A tentativa do treinador não deu certo. Com a tranquilidade de quem dominou toda a competição, a equipe comandada por Roberto Dornelas ampliou o marcador para 54 a 44 e venceu o jogo para chegar a sua 11ª vitória na competição.

Por SporTV.com Americana (SP).

Campeão em 2008, Magrão quer afastar 'fantasma' da Copa do Brasil.

Magrão foi campeão da Copa do Brasil em 2008.
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Nas duas últimas edições da competição o Sport sofreu eliminação precoce.

Desde que conquistou a Copa do Brasil pelo Sport, em 2008, o goleiro Magrão vive a expectativa de conseguir repetir o feito com a camisa rubro-negra. No entanto, nos últimos anos, a competição tem se tornado um pesadelo para o Leão que, nas últimas edições foi eliminado por Sampaio Corrêa, na primeira fase (2011) e Paysandu, na segunda fase (2012). Preocupado em afastar o “fantasma” da eliminação precoce, o camisa 1 pediu atenção para o duelo contra o Vitória da Conquista-BA, na próxima quarta-feira, às 22h, no estádio Lomanto Júnior.

- Depois que conquistamos o título em 2008, criou-se uma expectativa muito grande. No entanto, os últimos anos foram desastrosos e acabamos sendo eliminados por equipes menores. Precisamos fazer um bom campeonato e começar bem, com uma vitória. Mas precisamos ter cuidado, para não sermos surpreendidos.

Para o goleiro, a campanha na Copa do Brasil pode ser o “combustível” que a equipe necessita para embalar na temporada. No entanto, Magrão ressaltou que uma campanha negativa pode afetar o grupo.

- A Copa do Brasil é uma competição que pode te levar para cima ou te jogar muito para baixo. Quando enfrentamos times considerados menores e perdemos, a situação ficou muito complicada. Então, temos que entrar ligados. Um resultado negativo na casa deles fica difícil de recuperar.

Com relação ao adversário, Magrão disse desconhecer a equipe do Vitória da Conquista. Segundo o jogador, as informações serão passadas momentos antes do jogo.

- Não conheço muito sobre o Vitória da Conquista. Mas nossa comissão técnica vai nos passar tudo, como sempre faz. A única coisa que sei, é que a cidade é longe de Salvador.

Por Elton de Castro Recife. - GLOBOESPORTE.

Sport vence Americana

Foto: Wagner Damásio/Site Oficial.

E pode levantar a taça no próximo sábado, no Caldeirão da Ilha.

O Sport venceu o Americana por 54x44, neste sábado, em São Paulo, e deu um importante passo rumo à conquista do título da Liga de Basquete Feminino 2013. Com um sistema defensivo forte e um ataque inspirado, o Leão conquistou o resultado positivo, se manteve invicto e pode levantar a taça de campeão no próximo sábado, quando volta a enfrentar o time paulista, às 10h, no caldeirão da Ilha do Retiro. Mesmo com todo o grupo se jogando muito bem, destaque para a ala norte-americana Alex, que marcou 17 pontos, Palmira, com 15, e Érika, com 12 rebotes.

O primeiro quarto começou extremamente nervoso, com as duas equipes errando passes e precipitando arremessos. Na metade, o time pernambucano, jogando de forma coletiva, aproveitou alguns desacertos da equipe da casa e passou a comandar o marcador. Na parte final, no entanto, o Americana voltou a equilibrar as ações e, graças aos 13 pontos da pivô Clarissa, fechou em vantagem (17 a 15).

No segundo quarto, os times rodaram bastante as atletas em quadra e voltaram a errar em demasia, graças ao nervosismo e ao crescimento defensivo. O Americana conseguiu um rendimento um pouco melhor e fez a diferença subir para seis pontos (09 a 05).

Atrás do placar, Roberto Dornelas foi para o vestiário pedindo calma. Ele sabia do potencial das jogadoras. Em todo tempo ele dizia que a vitória seria conquistada aos poucos, sem pressa, mas com inteligência. Foi isso que o Leão fez. Cresceu no tempo certo, virou o confronto e conquistou a vitória.

“A nossa marcação cresceu no segundo tempo e isso foi determinante para que conquistássemos a vitória neste primeiro jogo, que foi muito duro. Eu não estive tão bem no aspecto ofensivo, mas pude aparecer em momentos importantes para ajudar a equipe a sair com o resultado positivo”, comenta a ala rubro-negra Palmira.

Na próxima segunda-feira, a diretoria do basquete do Sport divulgará os valores e os dias de vendas dos ingressos para o confronto de sábado.

André Albuquerque - Site Oficial.

Lucas Lima espera ajudar Sport a melhorar desempenho na Copa BR


Lucas Lima participou de três gols do Sport, como o 2º de Roger, em que deixou o camisa 9 livre na área (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).

Jogador deverá vestir a camisa rubro-negra pela primeira vez na competição nacional e se mostra empolgado com recentes atuações.

Campeão da Copa do Brasil de 2008, o Sport tem acumulado alguns insucessos na competição nacional nos últimos anos. Especialmente nas duas temporadas passadas, quando foi eliminado por equipes com menor tradição e folhas salariais inferiores, casos do Sampaio Correia e Paysandú.

Recém-chegado à Ilha do Retiro, o meia Lucas Lima vive a expectativa de fazer a primeira partida pela Copa do Brasil com a camisa do Leão. Ele se mostrou bem informado sobre o desempenho recente do Rubro-negro na segunda maior competição entre clubes nacionais e garantiu que o atual grupo está motivado para voltar a fazer uma grande campanha.

- Nós vamos mudar isso. Estamos trabalhando para mudar. Sabemos da força que o nome do Sport tem no cenário nacional, da cobrança da torcida, e vamos trabalhar forte para conseguir bons resultados.

Contratado como uma aposta, já que não vinha sendo utilizado pelo Internacional, inclusive passando a figurar na equipe B do clube gaúcho, Lucas Lima tem caído nas graças da torcida rubro-negra. Após o titular Hugo deixar o clube, para se transferir para o Goiás, ele assumiu o lugar no time e não decepcionou. Lucas foi um dos destaques na goleada por 5 a 0 sobre o Chã Grande.

- A gente trabalhou forte. Tentamos colocar o nosso ritmo desde o começo e isso foi fundamental para o resultado. O técnico pediu que eu me movimentasse bastante e tentasse ditar o ritmo da nossa equipe. Foi isso o que eu procurei fazer e acho que deu certo.

Sobre a formação utilizada no jogo de quarta-feira passada, quando Lucas contou com Felipe Azevedo, Roger e a novidade Érico Jr. no ataque, o camisa 19 se mostrou empolgado com a velocidade com que o Sport atuou.

- Tivemos pouco tempo de treinamento, mas eu sabia que estávamos jogando com três homens rápidos lá na frente. Sabia que se a gente se movimentasse bastante as jogadas iam sair.

Por GLOBOESPORTE.COM Recife. 

Sport inicia preparação para a Copa do Brasil sem dicas sobre time titular.

Treinador armou time titular com 12 jogadores na
linha (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Técnico Sérgio Guedes comanda um treino tático na Ilha do Retiro com 13 jogadores no time principal; As dúvidas estão no setor ofensivo da equipe.

Após a folga da sexta-feira passada, os jogadores do Sport começaram o sábado com um intenso treinamento na Ilha do Retiro. No início das preparações para o duelo contra o Vitória da Conquista- BA, na próxima quarta-feira, o técnico Sérgio Guedes comandou um treino tático e preferiu não dar indícios sobre o time que deverá atuar na estreia do Rubro-negro na competição nacional.

Com a equipe titular armada com 12 jogadores de linha, dentre eles Marcos Aurélio e Érico Júnior, o treinador deu a entender que as dúvidas estão no setor ofensivo. Porém, segundo o goleiro Magrão, Sérgio Guedes ainda não definiu o time.

- Fizemos o primeiro treinamento e ainda é muito cedo. Ainda não foi nos passado nada e acredito que isso só acontecerá nos próximos dias.

Consciente de que a concorrência no ataque é grande, Érico Júnior disse estar preparado para qualquer que seja a decisão do treinador.

- Estou começando agora e ainda estou procurando meu espaço. Quem decide se serei titular é o treinador e estou tranquilo. Caso eu volte para o banco, não terá problema algum. Quero fazer o que o treinador me pedir.

Por Elton de Castro Recife - GLOBOESPORTE.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Sport enfrenta o Americana pela primeira partida da final da Liga 2013

As duas equipes chegaram à decisão com justiça

Foto: Wagner Damásio/Site Oficial

Equilíbrio. Esta deve ser a marca da primeira partida da final da Liga de Basquete Feminino 2013 entre Sport e Americana, neste sábado (30), às 13h, em São Paulo. As duas equipes chegaram à decisão com justiça, com as melhores campanhas, os elencos de maior destaque, as estruturas de trabalho parecidas e com chances de levantar a taça. O Leão não perdeu sequer um jogo até agora. As paulistas só perderam um, justamente contra as pernambucanas, na estreia do Nacional, na Liga. As rubro-negras têm várias atletas da Seleção, como Érika, Adrianinha, Fran, Gattei, Alessandra e Palmira. As alviverdes possuem o atual técnico da Canarinha. Um duelo para marcar a LBF. Um jogo para ser escrito na história do Sport.

O Leão embarcou para Americana com um único objetivo: fazer um excelente jogo e desbancar as favoritas ao título. Uma das palavras mais ditas pelo técnico Roberto Dornelas durante a semana de preparação, no Recife, foi ‘foco’. Tudo foi feito para que o time entre em quadra com a maior concentração possível e com a raça típica dos atletas que vestem a camisa vermelha e preta.

“Nós vamos enfrentar um time que dos 55 últimos jogos perdeu apenas cinco e dos 13 títulos disputados conquistou 11. O Americana é o time a ser batido, indiscutivelmente. Vamos jogar contra um grande elenco, com jogadoras de destaque como Babi, Karen, Karla e Hodges. Mas quando olhamos para o nosso time vemos que temos totais condições de vencer e por isso vamos em busca desta vitória”’, afirmou Dornelas.

O time do Sport que entra em quadra contra o Americana ainda não está definido. As atletas assistiram a uma série de vídeos das adversárias durante a semana para tentar anular os pontos fortes e aproveitar os pontos vulneráveis das atuais campeãs brasileiras. “Vai ser uma grande partida. Quem gosta de basquete não vai querer perder essa final. Vamos jogar pela vitória, marcando forte como estamos fazendo desde o início da Liga e saindo em velocidade. Vai ganhar quem errar menos”, declarou a ala Luciana.

Acostumada com finais de Brasileiros, a armadora Vanessa Gattei sabe que em jogos como o deste sábado, tudo deve ser levado em consideração. “É um dia especial, onde todas precisam dormir bem e se concentrar na partida desde o início da manhã. Nossa união e empenho dentro de quadra será o diferencial”, comentou a tetracampeã nacional.

A única vez que Sport e Americana se enfrentaram nesta edição da Liga, no dia 19 de janeiro, na Ilha do Retiro, quando o Leão venceu por 66x60. “Quem assistiu àquele jogo vai ver algo totalmente diferente neste. Os dois times mudaram muito. Ambos cresceram e se entrosaram durante a competição. O nível será bem mais alto”, finalizou Roberto Dornelas.

André Albuquerque - Site Oficial.

Sérgio Guedes elogia Reinaldo e pede à torcida que apoie o lateral


Reinaldo é o jogador do Sport que tem sofrido mais críticas por parte da torcida. Técnico sugere uma trégua (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Camisa 6 tem sido o principal alvo das críticas dos torcedores do Sport, mas fez uma boa apresentação diante do Chã Grande.

Um dos jogadores mais criticados do elenco do Sport, o lateral-esquerdo Reinaldo ganhou o apoio público do técnico Sérgio Guedes. Após a vitória sobre o Chã Grande, o treinador fez questão de destacar a personalidade do jogador que, mesmo sendo vaiado durante a partida, não se abateu e acabou aplaudido pela torcida.

- Temos que saudar a participação de Reinaldo. Ele é um atleta que sofre uma cobrança muito grande e não se abateu. Não quero avaliar se é justa ou injusta, mas ele reagiu e cresceu de produção. Quando fez isso, sentiu que a arquibancada reagiu bem e foi até o final da partida.

Para o treinador, apesar de ter apenas 23 anos, o lateral vem mostrando maturidade para assimilar as cobranças dos torcedores rubro-negros.

- Você jogar dentro da sua arena, com a sua torcida, e ser cobrado, é muito difícil. Já sofri com isso e, mesmo me considerando um atleta seguro, eu senti. Quando o chute vinha de 30 ou 40 metros, eu me sentia incomodado, pois sabia os efeitos que uma falha causaria. Mesmo assim, ele consegue trabalhar e vem crescendo.

Satisfeito com a participação do jogador, Sérgio Guedes pediu para que a torcida passasse a apoiar Reinaldo nos próximos jogos. Para o treinador, o atleta tem se empenhado para continuar na equipe.

- Gostaria que a torcida tivesse mais paciência com Reinaldo. É um menino bom, de bom caráter e que vem trabalhando firme. Ele sabe que o treinador confia nele e o prestigia. Não só ele, como todos. Espero que ele passe a ter o apoio e o respaldo necessário.

Por Elton de Castro Recife - GLOBOESPORTE.

Sport prega respeito, mas quer evitar jogo da volta na Copa do Brasil

Como só volta a jogar pelo Pernambucano no próximo dia sete, rubro-negros já estão focados na estreia pela competição nacional.

Após a vitória sobre o Chã Grande, os jogadores do Sport se “desligaram” do Campeonato Pernambucano para focar na estreia pela Copa do Brasil. Com o próximo jogo do Estadual, contra o Belo Jardim, marcado para o próximo dia sete, os atletas iniciam neste sábado a preparação para encarar o Vitória da Conquista-BA, na próxima quarta-feira, pela competição nacional.

Embora acredite que o Sport tenha condições de conquistar uma vitória por dois gols de diferença, o que eliminaria o jogo da volta, o lateral-direito Cicinho pediu respeito ao adversário. Para o jogador, o Rubro-negro não pode repetir os mesmos erros que cometeu na Copa do Nordeste.

cicinho sport x porto (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Cicinho não que que o Sport cometa os mesmos erros da Copa do Nordeste e pede respeito ao adversário (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).
 
- Nós temos uma situação ao nosso favor. Se fizermos dois gols, eliminaremos o jogo da volta. Porém, temos que ter a consciência de que não podemos nos atirar com tudo para o ataque e abrir a defesa. Não devemos correr o risco de levar os gols, para não acontecer o que ocorreu contra o Campinense.


Atento ao Vitória da Conquista-BA, o volante Rithely disse que o Sport não pode iniciar a partida pensando que conseguirá eliminar o rival com facilidade.

- Não podemos pensar que iremos matar o jogo logo de cara. Acompanhei o último jogo deles e sei que é uma equipe que sempre está brigando com o Vitória e com Bahia. Então, temos que respeitar.

Para o jogador, outro fator que pode atrapalhar a vida do Sport é o estado do gramado do estádio Lomanto Júnior.

- Não sabemos como está a situação do gramado. Se tiver ruim, nossa equipe será prejudicada. Principalmente porque somos um time leve, que gosta de tocar a bola.

Por Elton de Castro Recife -GLOBOESPORTE.

Jogadores do Sport forçam 3º cartão amarelo pensando no Santa Cruz

Cicinho, Fábio Bahia e Tobi não enfrentarão o Belo Jardim na próxima rodada mas estarão à disposição para o jogo seguinte, o clássico no Arruda.

tobi sport treino (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Tobi foi um dos jogadores que forçaram 3º cartão
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).
 
Embora o próximo adversário do Sport, no Campeonato Pernambucano, seja o Belo Jardim, no próximo dia 7 de abril, na Ilha do Retiro, os rubro-negros já começaram a pensar no clássico contra o Santa Cruz, que só será realizado no dia 14. Tentando evitar desfalques contra o Tricolor, o técnico Sérgio Guedes pediu para que Cicinho, Fábio Bahia e Tobi forçassem o terceiro cartão amarelo durante a vitória por 5 a 0, contra o Chã Grande, na quarta-feira passada.

De acordo com o técnico Sérgio Guedes, a decisão de “limpar” os cartões da equipe só surgiu após o encaminhamento da vitória.

- Quando sentimos que o resultado estava garantido, eu pedi para que os jogadores criassem situações para levarem o terceiro cartão amarelo. Com isso, nós teremos o elenco completo para o clássico. Não falo em titularidade, pois isso é algo mais para frente.

Embora tenha destacado a dificuldade de enfrentar o Belo Jardim, o lateral-direito Cicinho disse que a medida foi fundamental para os planos do clube na competição.

- Temos que pensar na estratégia da competição. Sabemos que o próximo adversário será difícil, mas o nosso planejamento foi pensando no clássico. Acredito que será um jogo decisivo para a nossa classificação.

Sobre o Santa Cruz, o técnico Sérgio Guedes disse que irá assistir ao clássico para conhecer alguns detalhes sobre o rival.

- Vou ver o jogo até para saber o que teremos pela frente. Estou conhecendo o futebol pernambucano. Conheço a rivalidade mas preciso observar mais sobre as equipes.

Por Elton de Castro Recife - GLOBOESPORTE.

Após rescisão de Hugo, diretoria do Leão começa a negociar renovação de Cicinho

Lateral direito tem uma posição oficial de que o Sport quer contar com sua permanência.

Um dia depois de perder Hugo, a diretoria do Sport começou a se movimentar. Havia um temor por parte da torcida que o mesmo destino do meia fosse percorrido pelo lateral Cicinho. O atleta, considerado uma referência técnica, tem acordo assinado até o final de maio com o clube rubro-negro e, portanto, está liberado para assinar qualquer pré-contrato com outra agremiação. Agora, no entanto, o atleta já tem uma posição oficial de que o Leão da Ilha quer contar com sua permanência.

Em entrevista à reportagem, cerca de três horas antes da partida com o Chã Grande, o executivo de futebol Marcos Amaral afirmou que jantou com o atleta. “Claro que o Sport tem interesse em contar com ele”, disse, categoricamente. Cicinho também já demonstrou que pretende seguir na Ilha do Retiro. Com isso, fica ainda a dúvida para saber quanto tempo será a extensão do contrato que será oferecida ao jogador.

Vale lembrar que, além do lateral, Reinaldo, Moacir e Felipe Menezes também estão com acordo assinado até a metade desta temporada. Esses jogadores, no entanto, ainda precisam convencer os dirigentes de que devem seguir no clube. Com relação a Hugo, o Sport aguarda um retorno do procurador e do advogado do atleta para acertar os detalhes da rescisão ainda nesta semana. “Eu pedi para fazer um levantamento. Ele tem coisas a receber do Sport e o Sport tem a receber dele.”

Após sair do time, Marcos Aurélio corre em busca do espaço perdido com Guedes

O sol estava a pino na manhã de ontem. No campo auxiliar, Marcos Aurélio corria. Suava a camisa. Era treino apenas para os jogadores que não participaram dos 90 minutos contra o Chã Grande. A presença do atacante, nesse tipo de movimentação, seria quase impossível quando do anúncio de sua contratação. Afinal, o atacante chegou para ser titular absoluto, mas passou a amargar a reserva após a primeira partida comandada por Sérgio Guedes.

No duelo com o Chã Grande, anteontem, o atleta teve a primeira oportunidade após dois jogos de fora. O detalhe, porém, é que ele começou a partida no banco. Foi preterido pelo jovem Erico Junior. Aos 12 minutos do segundo tempo, pisou no gramado da Ilha do Retiro e logo reanimou a equipe. Com chutes de longa distância, Marcos Aurélio virou uma das principais armas ofensivas. Provou que tem condições de ser titular e engrossou a concorrência no setor. Para muitos, ele ainda é a peça que falta no “novo” time montado por Guedes.

Ontem, diante do bom desempenho, o atacante foi solicitado para a entrevista coletiva. Após a movimentação, que passou das 12h, ele se encaminhava para entrar nos vestiários. Foi questionado pela assessoria de imprensa, mas se negou a falar. Aparentou chateação.
Talvez, fosse apenas um sinal de cansaço. Talvez, seja um reflexo de um momento em que ele não esperava passar no clube após amargar uma temporada em que também foi reserva no Internacional. Já se sabe também que o jogador não se sente à vontade diante dos microfones.

Respeito

Antes do duelo com o Chã Grande, Sérgio Guedes foi questionado sobre a situação de Marcos Aurélio no grupo. O treinador disse que esperava ver o futebol que o atleta desempenhou em 2006, no Bragantino. Deu o recado de que queria mais. Após o duelo da última quarta-feira, o comandante leonino comentou a situação de jogadores que se encaixam no perfil do atacante. “Eles respeitam as minhas escolhas. Sabem que, antes de eu ser o comandante, eu quero o melhor para o Sport. A gente tem uma relação muito boa”, afirmou. 

Brenno Costa - Diario de Pernambuco.

Sport tem a maior torcida do Nordeste

Pesquisa nacional aponta 5,2 milhões de torcedores dos grandes clubes pernambucanos.

Uma nova pesquisa de torcidas, agora de alcance nacional, acaba de ser lançada com uma dos maiores números de entrevistados em estudos do tipo. A Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo entrevistou 21.049 pessoas em 146 municípios em todos os estados entre novembro de 2012 e fevereiro de 2013. Em 2010, para apontar um exemplo, o Ibope em parceria com o Lance! fez uma pesquisa sobre o mesmo tema, mas com 7.109 pessoas.

 
A amostragem maior gerou uma margem de erro mais baixa, de 0,68%. Na supracitada pesquisa do Ibope o dado havia sido de 1,2%. Nesse embalo, Pernambuco apresentou dados animadores. Os três grandes clubes do Recife alcançaram 2,7% de toda a população nacional (veja aqui).

Considerando a projeção do IBGE em 2012, com 193.946.886 habitantes no Brasil, o Trio de Ferro teria então 5.236.565 torcedores. Com os percentuais separados, eis as massas de cada um: Sport 2.71 milhões (1º lugar no Nordeste), Santa Cruz 1.35 milhão (4º no NE) e Náutico 1.16 milhão (5º no NE).

Nota-se que o público local segue fiel. Falta uma melhor condição a essa audiência, com mais qualidade nos jogos e bons serviços aos sócios e espectadores. Os rubro-negros seguem imbatíveis em pesquisas, agora até em âmbito regional. O público consumidor do Leão e a audiência televisiva reforçam esss dados. Na Ilha do Retiro, no entanto, há um certo comodismo recente.

O Santa Cruz, mesmo no porão nacional nos últimos anos, segue uma vigorosa torcida, próxima a Sport, Bahia e Vitória, integrantes do Clube dos 13 e com uma receita bem maior há anos. Já o Náutico, apesar da terceira colocação no Recife, pode ser apontado como o maior beneficiado dessa nova pesquisa, com uma massa superior a 1 milhão de seguidores, um registro bem incomum. Reflexo das passagens na elite nacional? Entre outros motivos.

Curiosidade: Sport x Santa Cruz é o clássico nordestino de maior torcida, com aproximadamente quatro milhões de pessoas envolvidas diretamente.

Confira um post com um levantamento sobre pesquisas de torcida aqui.



por: - Blog de Esportes - DP.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Jogadores do Sport empolgados com goleada sobre o Chã Grande.

Lucas Lima comemora desempenho no jogo do Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).

Leão derrota adversário com um impiedoso 5 a 0 na Ilha do Retiro.


O placar elástico satisfez os jogadores do Sport. Não poderia ser diferente. Após a goleada sobre o Chã Grande por 5 a 0, os atletas exaltaram o crescimento nas atuações do Sport. Um deles foi o zagueiro Gabriel, que fez elogios ao técnico Sérgio Guedes.

- O nosso professor está fazendo um trabalho muito bom e isso está provado desde o clássico que vencemos contra o Náutico.  O ataque foi muito feliz nesta partida contra o Chã Grande e vamos continuar na crescente, tenho certeza.

O meia Lucas Lima também se mostrou satisfeito com a vitória. E também, com o seu desempenho individual dentro de campo.

- Eu e o Felipe Azevedo combinamos de colocar um ritmo bem forte no primeiro tempo. Deu certo, fizemos três gols e isso encaminhou esta bela vitória. Estou feliz com o meu desempenho e desde que cheguei aqui, avisei que queria jogar. O mais importante foi ajudar a equipe.

Para Cicinho, deu tudo certo para o Sport.

- Fizemos mais um excelente jogo. Já tínhamos jogado bem contra o Náutico, no clássico, e hoje apresentamos um bom futebol novamente.

Por GLOBOESPORTE.COM Recife.
 

Ataque desencanta e Sport goleia o Chã Grande na Ilha do Retiro: 5 a 0.

Quarteto formado por Lucas Lima, Érico Jr., Cicinho e Roger comandou a tranquila vitória do Sport 

(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).

Vitória foi construída nos primeiros 30 minutos, com os gols de Roger (duas vezes) e Cicinho. Felipe Azevedo e Mateus Lima marcaram no 2º tempo.


Em uma noite em que o ataque do Sport finalmente desencantou no Campeonato Pernambucano, o Rubro-negro do Recife venceu o Chã Grande, por 5 a 0, na noite desta quarta-feira. Com a vitória no jogo que abriu a nona rodada do segundo turno, realizado na Ilha do Retiro, o Leão se igualou ao líder Náutico em número de pontos. O rival leva a melhor no número de vitórias e ainda tem um jogo a menos, já que enfrenta o Santa Cruz, no clássico de domingo.
Sem poder contar com o zagueiro Maurício e o volante Rithely, suspensos, e no primeiro jogo sem o meia Hugo, que pediu a rescisão de contrato com o clube na terça-feira, o técnico Sérgio Guedes optou por uma formação mais ofensiva. Ele deixou de lado o esquema com três zagueiros e escalou o jovem atacante Érico Júnior, que acabou se constituindo em um dos destaques do time, ao lado dos titulares Roger e Felipe Azevedo.

A discreta torcida que compareceu à Ilha do Retiro também presenciou as boas atuações de Roger, Lucas Lima e Cicinho. Depois de assumir que estava em má fase, o camisa 9 marcou pelo segundo jogo consecutivo e, dessa vez, em dose dupla. Lucas Lima mostrou que pode ser o substituto de Hugo, armando as principais jogadas para o trio ofensivo. Já o experiente lateral Cicinho, que vive uma situação parecida com a que levou Hugo a deixar o Sport, com contrato se encerrando no meio da temporada e sem ser chamado pela diretoria para renovar, mostrou estar focado em cumprir seu papel dentro de campo. Ele marcou um dos gols rubro-negros.

O Sport volta a jogar pelo Pernambucano apenas no dia 7 de abril, contra o Belo Jardim, mais uma vez na Ilha do Retiro. Para o duelo, Sérgio Guedes não terá Tobi, Cicinho e Fábio Bahia, que forçaram o terceiro cartão amarelo, para estarem livres para encarar o Santa Cruz, na última rodada. Antes, já na quarta-feira, o Leão vai a Vitória da Conquista-BA, enfrentar a equipe local, na estreia pela Copa do Brasil. O Chã Grande praticamente dá adeus às chances de classificação para a semifinal do Pernambucano e começa a focar as atenções no octagonal que definirá os dois rebaixados para a série A-2 estadual.

Vitória é construída em 30 minutos

Sport x Chã Grande (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Roger marcou duas vezes e chegou aos cinco gols
no PE (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
O Sport parece ter aprendido com os erros de finalização cometidos no empate com o Ypiranga-PE e tratou de elevar o aproveitamento. O resultado foi a construção da vitória antes mesmo dos primeiros 30 minutos de partida. Com um futebol de velocidade e bastante objetivo, o Rubro-negro abriu 3 a 0 com muita facilidade. O primeiro gol foi de Roger, logo aos 7 minutos. Após tabelar com Felipe Azevedo, ele bateu forte e rasteiro e acertou o canto esquerdo de Dida. O Chã Grande tentou responder aos 12, em um chute de Jairo que Magrão se esticou para botar para escanteio. Na cobrança, nasceu o segundo gol do Leão. A bola sobrou para Cicinho, que puxou um contra-ataque fulminante, tabelou com Lucas Lima e Érico Jr., driblou Dida e mandou para o gol vazio. O detalhe é que, no momento do passe de Lucas Lima para Érico Jr., o camisa 18 estava um pouco adiantado, em posição de impedimento.

O terceiro gol nasceu aos 29 e foi mais uma pintura. Lucas Lima achou Roger dentro da área. Ele deixou o zagueiro Bruno caído no chão, driblou Dida e mandou para as redes. Foi o quinto gol de Dida no Pernambucano. O Sport ainda teve outras chances de marcar. Aos 31, Lucas Lima acertou o travessão e, no rebote, Roger chutou em cima do goleiro. No minuto seguinte, o próprio Lucas Lima chutou rente à trave direita de Dida. O Chã Grande pareceu atordoado durante a maior parte do primeiro tempo. Apenas no final da etapa o time chegou ao ataque, com Ronny e Danilo, mas sem muito perigo para Magrão.

Sport marca mais dois no final

Sport x Chã Grande - Cicinho - Érico Júnior (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Lateral Cicinho marcou um gol e teve boa atuação
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
Com a vitória encaminhada, o Sport diminuiu o ritmo para o segundo tempo e passou a administrar a correria do adversário. Ao menos nos primeiros minutos, não deu muito certo e foi o Chã Grande que procurou mais o ataque e, pela menos em duas oportunidades, assustou Magrão. Logo aos dois minutos, Jullhiam recebeu passe da direita e, de bicicleta, quase acerta o canto esquerdo do camisa 1, que apenas olhou a bola sair. Aos seis foi a vez de Temmisson cobrar falta com violência para obrigar Magrão a espalmar para escanteio. O mesmo Temisson levou perigo aos 16, depois de driblar Cicinho na direita e bater cruzado. Mais uma vez, Magrão pareceu batido no lance.

A primeira grande chance rubro-negra só surgiu aos 24 minutos e quase se transformou no quarto gol. Reinaldo aproveitou o rebote de uma cobrança de falta e chutou forte. A bola bateu no corpo de Dida e ia entrando, quando Ronaldão apareceu, em cima da linha, para salvar. Felipe Azevedo teve a sua chance, aos 26, mas Dida defendeu. Dois minutos depois, Roger recebeu dentro da área e, ao driblar o goleiro, foi derrubado. Pênalti. Por reclamação, o meia Tiago Lima recebeu o cartão vermelho. Dida, que também deveria ter sido expulso, levou apenas o amarelo do árbitro Gilberto Castro Júnior. A cobrança ficou a cargo de Felipe Azevedo, que soltou a bomba e colocou 4 a 0 no placar. Mas ainda tinha tempo para mais. Aos 41, Marcos Aurélio deu um drible desconcertante no marcador e tocou para Reinaldo. O camisa 6 serviu, de primeira, Mateus Lima, que entrou livre e fuzilou a meta de Dida.

Por GLOBOESPORTE.COM Recife.

Saída de Hugo do Sport complica vida do técnico Sérgio Guedes

Treinador faz treino secreto nesta terça-feira e diz que decisão do meia atrapalha planos para montar time para o jogo desta quarta-feira.

hugo cicinho sérgio guedes sport (Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com) 
Guedes apostava no futebol de Hugo no Sport
(Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)
O técnico Sérgio Guedes decidiu fazer mistério com relação à equipe que enfrentará o Chã Grande nesta quarta-feira, às 21h50m, na Ilha do Retiro. Sem poder contar com o zagueiro Maurício e com o volante Rithely, suspensos, o treinador fechou parte do treinamento desta terça-feira e não revelou a escalação do Sport. Outro complicador foi a saída do meia Hugo do time. O jogador pediu para rescindir com o clube.

- Estávamos testando possibilidades com Hugo na equipe. Estávamos sem dois atletas e agora perdemos Hugo. Com isso, não tem como adiantar a equipe, pois terei que ver como a equipe do Chã Grande virá. Além disso, algumas situações que se encaixariam com Hugo na equipe não funcionam sem ele.

Mesmo tendo sido surpreendido com a saída do camisa 80, Sérgio Guedes elogiou a postura do meio-campo. O treinador revelou que ainda tentou fazer com que Hugo jogasse na quarta-feira, mas o atleta foi honesto ao falar que não tinha mais clima para continuar.

- Antes do treinamento, Hugo me procurou e falou que, pelo respeito e consideração que ele tinha por mim, teria que falar comigo antes de qualquer coisa. Conversei com ele para saber os motivos e tentar convencê-lo, mas ele me disse que era definitivo. Acho que homens agem dessa forma. Talvez, ele tenha um perfil de Série A e só tenho que lhe desejar boa sorte.

Treino secreto nesta terça

Longe da imprensa e dos torcedores, que também foram impedidos de acompanhar o treinamento, Sérgio Guedes trabalhou cerca de 40 minutos com o elenco. Mas quando abriu os portões, o treinador deu algumas pistas da equipe.

Dividido em dois pequenos grupos, alguns jogadores que não tiveram muitas chances na temporada realizavam um coletivo. Do lado de fora, a equipe que deverá entrar em campo acompanhava a movimentação. Entre eles, o volante Marino, o meio-campo Lucas Lima e o atacante Érico Júnior.

Com relação ao adversário desta quarta-feira, Sérgio Guedes disse que espera uma equipe jogando de forma defensiva.

- Imagino que as equipes intermediárias, quando jogam na nossa casa, buscam o resultado e entram em campo com o intuito de dificultar as nossas jogadas. Precisamos entender isso e buscar abrir os espaços.

Por Elton de Castro Recife - GLOBOESPORTE.

Sport estreia no Brasileiro contra o Icasa-CE

CBF divulgou tabela da Série B nesta segunda (25)

Daqui a dois meses, o Sport dará o primeiro passo na volta para a elite do futebol do Brasil. No dia 25 de maio, o Leão jogará no campo do estádio Romeirão (Juazeiro do Norte, Ceará) contra o Icasa-CE pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela da Série B nesta segunda-feira (25). O primeiro jogo do Sport, como mandante, será no dia 28 de maio, diante do ABC-RN.

Lívio Angelim - Site Oficial.

Saída de Hugo gera uma economia de R$ 660 mil aos cofres do Sport

Hugo fez 33 jogos em oito meses de clube e marcou  dez gols (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).

Jogador iniciou mal a temporada: Dos 16 jogos do Sport em 2013, participou de nove, fez dois gols e tomou um cartão vermelho.

Quando anunciou a sua saída do Sport, na tarde da terça-feira passada, o meio-campo Hugo causou espanto entre os companheiros, incertezas na comissão técnica e insegurança na torcida, que via no camisa 80 um atleta capaz de levar o clube aos títulos. No entanto, uma análise sobre os números do atleta com a camisa rubro-negra deixa uma pergunta: Hugo fará falta ao Leão da Ilha?

No Sport deste julho de 2012, o jogador chegou com status de “estrela da companhia”. Dono de um currículo invejável, foi o principal investimento do clube. Algo em torno de R$ 220 mil por mês, somando salário, luvas e gratificações. Valor que foi justificado pela qualidade técnica do atleta, que fez questão de escrever uma frase extra no contrato enviado ao então presidente, Gustavo Dubeux.

Quando a bola rolou, as previsões do atleta não se confirmaram. Durante a competição, foram 24 jogos e oito gols. Mesmo não sendo decisiva, a participação garantiu o respeito da torcida, apesar do clube terminar rebaixado para a Série B, ano passado.

A queda gerou uma interrogação na direção de futebol: valeria a pena manter um atleta caro para a disputa da Série B? Para os dirigentes que assumiram em dezembro do ano passado,  a manutenção de Hugo era considerada um mau negócio. Principalmente pelo alto salário que o atleta receberia até junho, quando terminaria seu vínculo com o clube.

Início de temporada foi ruim

Porém, para não desagradar a torcida e evitar uma quebra de contrato, que renderia uma pesada multa, os dirigentes resolveram continuar com o atleta. Mas, logo na pré-temporada, Hugo deu indícios de que a sua passagem pelo Sport estava perto do fim. Mesmo sem ser questionado sobre o tema, o meio-campo disse que estava sendo procurado por outros clubes e poderia sair. As declarações deram aos diretores a certeza de que o camisa 80 não queria continuar.
 
sport x serra talhada hugo (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press) 
Expulsão contra o Serra Talhada revoltou torcida
(Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)
 
Se fora de campo a situação não ia nada bem, dentro de campo a relação do jogador com a torcida ficou estremecida após um péssimo começo de temporada. Desatento e sem poder de decisão, Hugo passou de solução a problema.

Tanto que, dos 16 jogos do Sport na temporada, o atleta atuou em nove, sendo oito deles como titular, fez apenas dois gols, levou cinco cartões amarelos e um vermelho. Aproveitamento que, dividido pelo valor pago ao atleta, daria um custo de cerca de R$ 73 mil, por partida.

O rendimento fez com que a direção de futebol resolvesse afastar o jogador e alguns outros integrantes do elenco. Decisão vetada pelo presidente Luciano Bivar por temer a legislação trabalhista, que obriga ao clube, pagar todo o valor do contrato restante. O veto, no entanto, não foi bem recebido pela cúpula do futebol, que pediu afastamento.
Mal nos bastidores, o atleta tratou de estragar a sua imagem com a torcida, ao atirar a camisa do clube no chão, após a expulsão durante o jogo contra o Serra Talhada. Sem clima, Hugo ficou afastado dos jogos, mas conseguiu resurgir durante o clássico contra o Náutico. Mesmo não tendo feito uma grande partida, o camisa 80 balançou as redes do rival, ajudou na vitória leonina e acalmou os ânimos dos torcedores.

Hugo - Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Gol de Hugo no clássico selou paz com a torcida
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
A paz, no entanto, não demorou muito. Nove dias após o clássico, Hugo comunicou a sua saída do clube. A atitude, que poderia ser vista como um problema, foi encarada com bons olhos pelos dirigentes que, mesmo sem admitir publicamente, sentiram um alívio por economizar os R$ 660 mil que teriam que pagar ao jogador, caso ele ficasse até o final do seu contrato.

- Há uma semana, muita gente estava falando que o Sport precisava colocar Hugo para fora. Outros questionavam a qualidade do jogador. Agora, que ele sai sem custo algum, perguntam como o clube vai superar isso. Não tenho dúvidas da qualidade do jogador, que é excelente, mas temos um planejamento que não será abalado por isso – disse o presidente Luciano Bivar.

A aparente tranquilidade com relação à saída do jogador pode ser justificada ao analisar o custo-benefício. Em oito meses no clube, Hugo disputou 33 jogos, marcou dez gols e custou cerca de R$ 1,8 milhões aos cofres do Sport.

Por Elton de Castro Recife - GLOBOESPORTE.

terça-feira, 26 de março de 2013

Meia Hugo pede rescisão e não é mais jogador do Sport

Atleta revela que tem uma proposta de outra equipe e deixa claro que demora para negociar renovação com Leão foi o maior motivo da saída.

O meio-campo Hugo não é mais jogador do Sport. Após o treinamento desta terça-feira, o diretor de futebol Marcos Amaral e o camisa 80 compareceram à sala de imprensa do clube para comunicar a rescisão contratual. Segundo o dirigente, o atleta pediu para sair do Rubro-negro, pois tem uma proposta de outra agremiação.

- Hugo não é mais jogador do Sport. Ele nos pediu uma rescisão contratual e não podemos fazer nada com relação a isso. Essa saída do jogador mostra o quanto a legislação do futebol desfavorece o clube, que é o que ocorre neste caso.
Hugo - Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Hugo viveu o grande momento em 2013 no clássico contra o Náutico, quando marcou um dos gols do Leão (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).
 
Com o semblante fechado, o jogador confirmou a saída do Sport, mas preferiu não revelar qual seria o seu novo destino.

- Não tenho mágoas do Sport, mas tenho algo bom para minha carreira. Pretendo deixar o clube de cabeça erguida, mas não posso falar o nome ainda. Faltam alguns detalhes até que tudo seja acertado.

Hugo, de 32 anos, chegou ao Sport no meio do ano passado, como uma das principais contratações para as disputas do Campeonato Brasileiro da Série A. Ele demorou algumas rodadas até adquirir o preparo físico ideal e se transformou no maior destaque da equipe pernambucana. Ainda assim, apesar de ter marcado oito gols e ter se constituído no artilheiro do time no Brasileirão, ele não conseguiu salvar o Rubro-negro do rebaixamento.

Desde o início deste ano, a renovação do contrato do meia - assim como o do lateral-direito Cicinho, que também termina em junho - passou a ser discutido nos bastidores da Ilha do Retiro. Muito se falou sobre os altos valores recebidos por eles em um clube que disputará o Campeonato Brasileiro da Série B e que, por isso, não haveria o esforço do Sport em renovar o vínculo. Ele chegou a afirmar, no início do ano, que só uma proposta extraordinária o tiraria do Sport. A demora para negociar a renovação acabou gerando a sua saída do Sport.

- Conversei com o clube no começo do ano e ficamos de acertar a nossa renovação, mas levou muito tempo. Ficamos de ter uma conversa, mas demorou demais. Jogadores como eu e Cicinho temos mercado e os clubes nos procuram.

Esta temporada, Hugo não conseguiu reeditar as boas atuações do Brasileirão 2012. O meia chegou a ser afastado da equipe por algumas rodadas, para que readquirisse a melhor forma física. Seu melhor momento foi no clássico contra o Náutico, na sétima rodada, quando marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o rival e líder da competição.

Por GLOBOESPORTE.COM Recife.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Americana vence Maranhão e faz final da LBF com o Sport Recife

Karla marcou 12 pontos e ajudou o Americana a passar pelo maranhão, de Iziane (Foto: Zaramelo Jr)
 
O Americana venceu seu segundo jogo da série contra o maranhão, pelo placar de 76 a 59, e garantiu a presença na final da Liga de Basquete Feminina, neste domingo. Será a décima final consecutiva do time de Americana, que se se sagrou campeão nos últimos nove torneios disputados.

O adversário da final será o Sport Recife, também com uma série melhor de três, que começa no próximo sábado. O primeiro duelo está marcado para as 13 horas, no Centro Cívico.

Na partida deste domingo, que eliminou o necessidade de um terceiro jogo desempate, começou com o Americana arrasador. O time comandado por Luiz Augusto Zanon imprimiu um forte ritmo de ataque, combinado com uma defesa atenta, o que resultou em uma ampla vantagem logo no começo de partida.

O primeiro quarto terminou 25 a 7 e as atletas do Maranhão não mais conseguiram ameaçar as paulistas. "Nosso primeiro quarto foi de impacto, mas o mais importante é que jogamos em ritmo forte e com intensidade do início ao fim", avaliou o técnico do Americana.

Gazeta Esportiva.

O Sport está na final da Liga Nacional

Site Oficial
André Albuquerque

Agora as leoas aguardam o resultado do segundo confronto entre Americana e Maranhão.

O Sport Recife está na final da Liga de Basquete Feminino 2013. Com o ginásio Jorge Maia completamente lotado, o time rubro-negro garantiu a vaga após vencer o São José por 73x63, neste sábado. Com a vitória, o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota. Agora as leoas aguardam o resultado do segundo confronto entre Americana e Maranhão, neste domingo, em São Paulo.

O jogo deste sábado foi marcado pela forte marcação dos dois lados. O Sport não dava espaço para as adversárias e ainda contava com uma força impressionante na arquibancada. Por outro lado, apesar de precisar da vitória, o São José também estava atuando de forma bastante defensiva, mais preocupado em evitar os ataques das rubro-negras do que propriamente pontuar. Ao fim do primeiro tempo, o Leão vencia por 20x19, com destaque para a pivô Érika e a ala Alex.

No segundo tempo, o Sport seguiu trabalhando com Erika, que teve um aproveitamento muito bom no período, além das boas jogadas da armadora Adrianinha e da ala Palmira. No São José, destaque para as bolas de longa distância, através dos arremessos das alas Patty Teixeira e Izabela de Andrade. Nos dez minutos finais, valeu a maior rotatividade do Sport, que soube aproveitar o desgaste do adversário para abrir vantagem e garantir a vitória.

Os principais nomes da partida foram a pivô Erika (24 pontos, 14 rebotes e 01 assistência – double-double), Adrianinha (14 pontos, 09 rebotes e 05 assistências), Palmira (14 pontos) e a norte-americana Alex (10 pontos e 10 rebotes – double-double).

“O jogo foi bastante difícil, mas conseguimos vencer e nos classificar. Quero agradecer a toda essa torcida que veio nos apoiar. É emocionante defender o Sport. Vamos lutar e nos concentrar ao máximo atrás do título porque esses torcedores merecem”, afirmou a pivô Érika.

“Quero parabenizar a minha equipe, comissão técnica e torcedores, já que tínhamos o objetivo de chegar a grande final e conseguimos. O São José valorizou bastante a nossa classificação, já que fez dois grandes jogos, em especial neste segundo”, comenta a armadora Adrianinha, do time pernambucano.

Leoas saem atrás nas quartas de final da Copa do Brasil




Com gol sofrido nos últimos minutos da partida, rubro-negras foram derrotadas pelo Vitória-PE.

Sob alta temperatura, o time de futebol feminino do Sport foi batido pelo Vitória-PE, por 1x0, às 10h da manhã deste domingo, no estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão. Considerado o encontro entre duas das principais equipes de Pernambuco, o duelo valeu pelas quartas de final da Copa do Brasil.


Debaixo de forte sol, ambas as equipes foram até os seus limites físicos. Equilibrando os setores ofensivo e defensivo, as leoas seguraram as habilidosas atacantes anfitriãs até os minutos finais do confronto. A goleira Bárbara fez quatro excelentes defesas, e foi uma das principais responsáveis pelo resultado. Contudo, aos 43 minutos do segundo tempo, o time da casa conseguiu abrir o placar, mantendo o marcador inalterado até o fim da partida.

O jogo de volta entre as equipes está marcado para o próximo sábado, a partir das 15h, na Ilha do Retiro. O Sport precisa vencer por dois gols de diferença para garantir vaga nas semifinais da competição nacional. Caso o placar de 1x0 seja reeditado, mas a favor das leoas, a decisão será através de disputa de pênaltis.

Fernando Sposito - Site Oficial.

Diretoria do Sport atribui empate com Ypiranga a erros da arbitragem

Émerson Sobral foi bastante criticado pela diretoria do Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Revoltados, dirigentes reclamam da falta que gera gol de empate no final e também desafia FPF: 'Émerson Sobral não apita mais nossos jogos'


Bastou o árbitro Émerson Sobral apitar o final do jogo entre Ypiranga-PE e Sport, na tarde deste domingo, para o diretor de futebol rubro-negro, Marcos Amaral, mostrar toda a sua indignação com a atuação do trio de arbitragem. Revoltado, o dirigente culpou o árbitro pelo empate em 2 a 2, no estádio Otávio Limeira. E assim como o presidente do Náutico fez após o clássico contra o Leão, ele também desafiou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

- Fomos garfados por esse quadro de arbitragem pífio e sem condições. Um quadro de árbitros que foi desmoralizado pelo Náutico, que disse que não jogava com um juiz e não jogou. Aqui, eles não deram pênalti quando Hugo foi derrubado e deram uma falta que não existiu, o que originou o gol do Ypiranga-PE. Vamos representar contra esse quadro, que não aguenta pressão e esse Émerson Sobral não apita mais nossos jogos.
Ainda no gramado, o dirigente disse ter ligado para o presidente do Sport, Luciano Bivar, que teria afirmado que o clube irá tomar todas as medidas cabíveis para Sobral seja punido.
- Não vamos deixar isso passar em branco. Falei com o presidente e vamos entrar com uma representação contra o quatro. O Sport não será roubado como foi e não ficaremos calados. A torcida pode ficar tranquila, pois não vamos permitir que isso ocorra.
Mais exaltado, o diretor de comunicação do clube, José Alves, disse que o Sport não permitirá que a FPF favoreça o Náutico que, segundo o dirigente, estaria recebendo uma ajuda para ser campeão pernambucano.

- Não vamos entregar esse campeonato, para que a Federação dê para o Náutico, que não ganha há nove anos. Não vamos permitir isso. O Sport não irá perder esse campeonato no apito, mesmo que isso seja da vontade de quem organiza.
Bastante irritado, o dirigente ainda criticou o árbitro da partida, Émerson Sobral, e chegou a xingar o assistente Wilton Lins.

- O presidente do Náutico desafiou essa Federação e vamos fazer o mesmo. Esse safado desse bandeira que deu a falta no último lance nos prejudicou. Ele é um safado! Émerson Sobral é outro. Todo mundo sabe que ele nos prejudica sempre. Vamos peitar a Federação e pedir árbitros de fora. Ou então o Sport não entra em campo.

Segundo o comentarista de arbitragem da Globo Nordeste, o ex-árbitro do quadro da Fifa Wilson Souza, realmente houve a falta do goleiro Jailson, do Ypiranga-PE, sobre o meia Hugo, do Sport, no lance disputado no primeiro tempo e que gerou as maiores reclamações dos diretores. No entanto, na origem do lance, Hugo estava em posição de impedimento, o que caracteriza um erro duplo da arbitragem e vai de encontro às reclamações dos rubro-negros.

Por GLOBOESPORTE.COM Recife.