SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Sport acerta com os zagueiros Ferron e Ewerton Páscoa, mas falta assinar

Ferron negocia com o Sport há algumas semanas
(Foto: Carlos Velardi/ EPTV).

Ambos disputaram a Série A. O primeiro pela Ponte Preta e o segundo pelo Criciúma.

Vice de futebol rubro-negro espera receber os contratos nesta terça-feira.

Enquanto não define a situação do zagueiro Durval, que é o grande sonho de consumo da atual diretoria do Sport, outros dois zagueiros estão bem próximos de serem anunciados na Ilha do Retiro. São eles Ewerton Páscoa, do Criciúma e Ferron, da Ponte Preta, que já acertaram verbalmente tudo com o Leão e se nada de anormal ocorrer serão jogadores do técnico Geninho em 2014.

De acordo com o Vice-presidente de futebol do Sport, Sérgio Kano, a oficialização da contratação dos dois jogadores só não foi feita ainda por questões burocráticas. Como os dois estão em período de férias, a assinatura dos contratos está sendo feita longe do Recife e o clube aguarda a devolução dos contratos assinados para fazer o anúncio oficial.

- Devemos anunciar os dois juntos. Já acertamos tudo verbalmente e estamos aguardando apenas receber os contratos assinados. Isso deve ocorrer no máximo nesta terça-feira - afirmou.

Satisfeito com o avanço nas negociações com Ewerton Páscoa e Ferron, Sérgio Kano espera anunciar outros jogadores ainda até o final do ano. Segundo ele, seis atletas estão com conversas avançadas e próximos de um acordo.

Ewerton Páscoa Criciúma (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net) 
Ewerton Páscoa em jogo da Série A contra o São Paulo
(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net).
 
- Contando com esses dois, nós temos oito atletas com propostas nas mãos e perto da finalização. Esperamos que dê para a gente fazer alguns anúncios o quanto antes.

Sobre o zagueiro Durval, o dirigente rubro-negro informou que o clube não recebeu nenhuma resposta durante a tarde desta segunda-feira.

- Ao contrário do que se falou, nós não tínhamos marcado nada com Durval e nem com o empresário dele. Até eu sair da reunião a gente não recebeu uma resposta deles.

Por Recife - GLOBOESPORTE.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Sport confirma interesse nos zagueiros Ferron e Ewerton Páscoa.

Yahoo Esporte Interativo/Reprodução Internet - Montagem - Sport de olho em zagueiros Ferron e Ewerton Páscoa.

Defesa é prioridade para contratações.


Na busca por reforços para defesa, após dispensar quatro zagueiros, o Sport confirma propostas por Ferron, da Ponte Preta e Ewerton Páscoa, do Criciúma. O Leão ainda espera pela definição de Durval para reforçar ainda mais o setor defensivo.

Ferron de 28 anos jogou as últimas três temporadas na Ponte Preta. Já Ewerton, tem 24 anos e foi revelado pelo Santos, o defensor ainda atuou no Guarani.

O diretor do Sport, Sérgio Kano, inclusive já falou em entrevista a Folha de Pernambuco que o Leão tem interesse no Ferron.

'Estamos interessados em Ferron e ele pode ser anunciado até o fim do ano', disse o cartola.
 

sábado, 21 de dezembro de 2013

Sport consegue aprovação para iniciar construção de seu novo estádio

Arena do Sport está aprovada pela prefeitura e cabe ao clube agora tocar o projeto (Foto: Divulgação).

Prefeitura do Recife libera o Leão para construir a arena no próximo ano; agora, projeto passará por uma nova votação na assembléia dos sócios do clube.

Arena do Sport (Foto: Divulgação)Arena do Sport contará com complexo imobiliário também (Foto: Divulgação).
 
Demorou, mas saiu. Com quase um mês de atraso, o projeto de construção da Arena do Sport no lugar onde hoje é a Ilha do Retiro foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Prefeitura do Recife em reunião realizada na manhã desta sexta-feira. Agora, o novo estádio só depende do próprio clube para enfim sair do papel. Apesar da aprovação, o clima na reunião nem sempre foi tranquilo e contou com discussões acaloradas especialmente por parte de membros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). 

As reuniões do Sport com a Prefeitura do Recife se arrastam há meses e no último encontro, no dia 29 de novembro, quando todos achavam que o Leão conseguiria a liberação, um representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo pediu vistas do processo e acabou adiando a votação. Nesta sexta-feira, sem a possibilidade de um novo adiamento, todos votaram e a construção da Arena acabou sendo aprovada.

- Todo esse processo foi conduzido com muito bom senso, transparência e muito discutido nos âmbitos das várias instâncias da Prefeitura. Trata-se de um sonho nosso que se realiza nesta data - afirmou Yuri Romão, vice-presidente de Esportes Amadores e membro da Comissão da Arena do Sport.

Além da votação para aprovação do projeto como um todo da Arena do Sport, a reunião também serviu para que se definisse algo que já estava amplamente discutido. A sede social do clube se tornou Imóvel Especial de Preservação e deverá ser mantido no projeto. Como os representantes do Sport já imaginavam isso, já tinham resolverido não mexer na estrutura da sede, que permanecerá com a mesma forma.

  - Isso para a gente não interfere. Vamos manter a sede como é hoje - explicou Yuri Romão.

A partir de agora, para que o projeto que é sonho da maioria dos rubro-negras saia do papel, os dirigentes terão que trabalhar. O primeiro passo é convocar uma assembleia de sócios para que o projeto seja aprovado, o que deve ocorrer na primeira reunião do Conselho Deliberativo no próximo mês de janeiro. Isso já foi feito anteriormente, mas com as mudanças exigidas pela prefeitura, a votação terá que ser reaberta. Só depois disso a construção pode ter início.

Orçado em R$ 750 milhões, o projeto contempla a reformulação da Ilha do Retiro, que passará a comportar 45 mil pessoas. O empreendimento também promoverá a revitalização dos 110 mil metros quadrados da área do clube, além da construção de um complexo imobiliário, que contará com shopping, prédio de estacionamento (capacidade para quatro mil vagas) e edifícios comerciais.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Confiança confirma amistoso contra o Sport na Ilha do Retiro em janeiro

Dragão e Leão se enfrentam em Recife a uma semana da estreia na Copa Nordeste.

A diretoria do Confiança anunciou nesta quinta-feira um amistoso contra o Sport, no Estádio Ilha do Retiro, em Recife. A partida será dia 11 de janeiro, às 16h. Os clubes se preparam para a disputa da Copa do Nordeste, que começa no final de semana seguinte.

No grupo D, o Sport estreia na Copa do Nordeste no dia 18 de janeiro, contra o Botafogo-PB, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. No dia seguinte, será a vez do Confiança iniciar a temporada pelo grupo A, no clássico sergipano com o Sergipe, no Estádio Presidente Médici, em Itabaiana.
 
Por Aracaju.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Sport faz proposta a Neto Baiano e agora aguarda resposta do atleta

Neto Baiano precisa dar resposta ao Sport; situação de M. Aurélio é mais complicada (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).

Atacante já apalavrou rescisão com o Goiás e está mais perto da Ilha do Retiro; já Lucas Lima e Marcos Aurélio ainda negociam com o Leão para a próxima temporada.

O Sport anunciou no último sábado a contratação do volante Rodrigo Mancha, mas ainda precisa encaminhar a renovação com alguns jogadores que disputaram a Série B este ano pelo Leão e ajudaram o time a voltar à Série A. Empossado recentemente, o vice-presidente de futebol do clube, Sérgio Kano, reconheceu que algumas situações são mais difíceis que as outras.

- Já passamos a nossa proposta a Neto Baiano e agora esperamos uma resposta dele. Acho que esta semana, fechamos com o jogador. O Neto nos interessa porque chegou ao clube e resolveu. Mas precisamos esperar que nos retorne - informou o vice-presidente de futebol do Sport.

Entre as renovações complicadas, estão as do atacante Marcos Aurélio e Lucas Lima, cujos direitos pertencem ao Internacional.

- Realmente, a renovação com Marcos Aurélio e Lucas Lima não está sendo fácil, principalmente o caso de Lucas. É a mais difícil. Ele foi muito valorizado, mas estamos batalhando.

Outro jogador que está em processo de negociação com o Sport é o zagueiro Durval.

- Provavelmente, vamos conversar com os representantes de Durval na tarde desta segunda-feira. Esta semana, deveremos ter novidades.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Sport define CT José Médicis como local da pré-temporada para 2014.

O gramado dos cinco campos está em perfeito estado no CT do Leão (Foto: Thiago Augustto).

Com obras em ritmo acelerado para atender seleções na Copa do Mundo, Centro de Treinamento receberá primeiro o elenco rubro-negro, a partir do dia 6 de janeiro.

Antes de atender seleções na Copa do Mundo, a nova estrutura do CT José Médicis servirá ao próprio Sport. Com um investimento acumulado já na casa dos R$ 14 milhões e obras em ritmo acelerado, o local será o palco da pré-temporada do elenco rubro-negro a partir do dia 6 de janeiro. Na avaliação da diretoria, trata-se de um diferencial em relação aos últimos anos.

Em 2013, a primeira etapa de treinamentos foi realizada em Maceió. Na capital alagoana, os jogadores se queixaram da distância entre o hotel e o estádio do Corinthians/AL. Em 2012, a cidade escolhida foi Betânia, no interior de Pernambuco. A opção caseira para 2014 visa proporcionar aos atletas maior isolamento e, principalmente, outro nível de estrutura. O CT rubro-negro fica a 30 quilômetros do Recife.

- Vai ser com certeza um diferencial para o Sport. O elenco vai sair da agitação do centro da cidade e treinar aqui na calmaria. Vai ser tudo melhor para os jogadores e comissão técnica. Esse investimento vai nos ajudar muito – explicou Roberto Marconi, gerente do CT, que será Campo Oficial de Treinamento (COT) durante a Copa do Mundo.

A chancela da Fifa exige adequações ao padrão de uma Copa do Mundo, mas a previsão de entrega completa da obra é apenas para o fim de 2014. Na parte externa, a expectativa é que a Prefeitura do Recife pavimente as ruas que dão acesso ao Centro de Treinamento, localizado em Paratibe.
CT do Sport (Foto: Thiago Augustto)O refeitório é uma das área praticamente finalizadas
(Foto: Thiago Augustto).
 
Dentro do CT,  os rubro-negros vão receber um novo refeitório, uma academia e também um novo vestiário. Além disso, está sendo construído um hotel para os atletas profissionais e outro para os jogadores das divisões de base. O CT, que na Copa das Confederações foi alvo de críticas, atualmente conta com cinco campos; o principal irá receber refletores para possíveis treinos noturnos.

Em janeiro, a estrutura disponível já será suficiente para atender às necessidades do elenco rubro-negro. O alojamento das categorias de base servirá aos profissionais, pois o hotel só deve ser entregue no fim do ano.

- Com essas reformulações na nossa infraestrutura, estou certo de que a repercussão ao final da Copa do Mundo será bem diferente em relação às críticas recebidas durante a Copa das Confederações. Garanto que vamos fazer bonito nesta Copa do Mundo. Estamos nos preparando muito. Até o momento, os representantes das seleções que irão jogar aqui no Recife gostaram do que viram no nosso CT - diz Marconi, que adianta já ter afinado conversas com representantes das seleções alemã e costa-riquenha.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Sport anuncia o primeiro reforço para a temporada 2014: Rodrigo Mancha

Rodrigo Mancha é o primeiro reforço do Sport (Foto: Bruno Wendel/Globoesporte.com).

Volante de 27 anos estava no Japão e já passou por Botafogo, Vitória-BA e Santos.

Depois de anunciar uma "vassourada" com a dispensa de vários jogadores, o Sport anunciou a primeira contratação para a temporada 2014. Trata-se do volante Rodrigo Mancha, que chegará ao Recife no dia 02 de janeiro para iniciar a preparação junto aos demais jogadores para a Copa do Nordeste.

Com 27 anos anos e 1,89, Mancha estava jogando no Japão no Oita Trinita. Ele já passou Pelo Vitória, Botafogo e Santos. No Sport, o contrato do volante vai até o final de 2014.

Para o executivo de futebol do Sport, Nei Pandolfo, o clube só tem a ganhar com a contratação de Rodrigo Mancha.

- Ele foi negociado com o Japão depois de uma temporada muito boa em função do rendimento no Vitória-BA e agora está muito motivado para voltar ao Brasil e jogar no Sport. A gente espera que ele repita aqui o melhor futebol dele já apresentado.
 
Por Recife.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sport perto de renovar com Neto Baiano, segundo empresário.

Yahoo Esporte Interativo/Reprodução Internet - Neto Baiano quer seguir no Sport. 
 
Porém, renovações com Lucas Lima e Marcos Aurélio ainda estão em negociações.
 
Entre Internacional e Goiás, apenas a equipe Colorada deve render algum empecilho ao Sport para a renovação de contrato de dois, dos três, atletas almejados pelo Leão para a temporada 2014. Pelo menos, esta foi a garantia dada pelo empresário de Neto Baiano, Antônio Gustavo, que recebeu a promessa do novo executivo de futebol rubro-negro, Nei Pandolfo.

Marcos Aurélio, Lucas Lima e Neto Baiano vestiram a camisa do Sport, este ano, com vínculo de empréstimo. Os dois primeiros atletas pertencem ao Internacional. Do Goiás veio o centroavante que marcou sete gols, pelos rubro-negros, na Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo o empresário Antônio Gustavo, uma conversa preliminar com o executivo de futebol Nei Pandolfo, foi realizada para que os números da possível negociação sejam acertados.

'Tivemos um bom primeiro contato. Eles apresentaram uma proposta e nós colocamos o que queremos. O Nei (Pandolfo), inclusive, adiantou o Goiás não irá atrapalhar a negociação. Sendo assim, tudo agora depende apenas de nós', disse o representante de Neto Baiano em entrevista à Folha de Pernambuco.

Um prazo para que a negociação seja concluída já foi apontado pelo empresário Antônio Gustavo.

'Nossa ideia é que o atleta, que quer voltar para o Sport, feche contrato com o Sport até a virada do ano. Ou seja, antes que ele se reapresente para o Goiás, em janeiro', falou.

Neto Baiano tem mais um ano de contrato assinado com a equipe goiana. A proposta apresentada por Antônio Gustavo é de um vínculo fechado com o Sport por pelo menos dois anos. 'Existe a possibilidade de um ano também', finalizou o empresário.
 
Esporte Interativo/Yahoo.

Inter vende Gilberto para time do Canadá por cerca de R$ 7 milhões

Revelado no Santa Cruz, e com passagem pelo Sport, o atacante Gilberto fechou com o Toronto FC,  time canadense que disputa a Major League Soccer, dos EUA. O Internacional, que detinha seus direitos econômicos, negociou o jogador, nesta quarta-feira, por cerca de R$ 7 milhões.



Foto: Arquivo JC Imagem

A trajetória do jogador no futebol é repleta de altos e baixos. Depois de subir sem muito brilho para o time profissional do Santa Cruz, o atacante foi emprestado para times de menor expressão. Aquele em que mais se destacou foi o Vera Cruz, de Vitória de Santo Antão. De volta ao Tricolor, brilhou no Campeonato Pernambucano de 2011 - o primeiro da sequência de três que a Cobra Coral conquistou nos últimos anos. As boas atuações chamaram a atenção dos gigantes do futebol nacional. Abriram horizontes para o promissor atacante. O Corinthians foi o primeiro a tentar levar. Mas foi o Internacional que, com uma oferta financeiramente mais generosa, conseguiu tirá-lo do Arruda.

No Colorado, contudo, Gilberto não conseguiu atender as grandes expectativas que as atuações em Pernambuco lhe renderam. Nunca teve sequência nos Pampas. Por isso, virou apenas moeda de troca para o time gaúcho. No primeiro empréstimo, veio para o Sport disputar a edição 2012 do Campeonato Brasileiro. Marcou quantidade razoável de gols, mas não conseguiu se estabelecer como titular absoluto - tampouco evitar o rebaixamento do Leão.

Retornou do empréstimo apenas para, pouco depois, ser emprestado novamente. Desta vez para a Portuguesa. Na Lusa, despontou de novo. Oscilou para cima. Marcou 14 gols no Campeonato Brasileiro, voltou à boa fase e fechou com o time da América do Norte.

Blog do Torcedor - JC Esportes.

Falta de direção de futebol no Inter atrasa negociação de Marcos Aurélio e Lucas Lima com o Sport

Pelo visto a negociação para ter Marcos Aurélio e Lucas Lima no Sport no ano que vem vai se atrasar um pouco mais. Isso porque o clube que detém os direitos federativos dos dois jogadores, o Internacional, vive um momento de transição no seu futebol.


Marcos foi um dos principais jogadores do time na 
temporada. Foto: JC Imagem.

Toda a diretoria deixou o clube no fim desta temporada. O único que responde por isso no momento é Newton Drummond. Todavia, ele está fora do País e pontuou que o Inter não dará seguimento com as negociações enquanto a nova direção não for estabelecida. "Não tem como negociar no momento", disse ele ao Blog do Torcedor.

Marcos e Lucas são desejados pelo Leão para continuar na Ilha do Retiro em 2014. O Rubro-negro inclusive já adiantou as conversas com os dois atletas, que desejam permanecer no Recife, faltaria apenas a liberação do Colorado.

Blog do Torcedor - JC Esportes.

Durval foi procurado pelo Sport, mas proposta ainda não foi oficializada


Sonho de consumo do torcedor do Sport, o zagueiro Durval já foi procurado pela diretoria leonina para negociar o retorno para a Ilha do Retiro em 2014. Segundo o empresário do jogador, Luiz Gustavo, o Leão sondou o defensor para o ano que vem, mas ainda não apresentou uma proposta oficial com relação a salários e tempo de contrato. Na semana que vem, Gustavo virá ao Recife sentar com a direção rubro-negra.


Zagueiro quer contrato de no mínimo dois anos. Foto: JC Imagem

"A gente conversou, mas nada de números em termos de salários e tempo de contrato. Só foi uma demonstração de interesse. Semana que vem vou ao Recife ouvir melhor a proposta", disse ele ao Blog do Torcedor.

Durval não terá o contrato renovado com o Santos e já está livre para negociar com qualquer outro clube. Além do Sport, há outras equipes da Série A (duas) e da Série B (uma) interessadas. Até o futebol da China procurou o capitão do título da Copa do Brasil de 2008. "Durval está pensando bem para onde irá. Vai pesar o lado da família, da cidade e vários outros fatores. Claro que o Sport sai um pouco na frente pela identificação que ele tem com a camisa do clube".

A expectativa é que o acerto de Durval com o seu próximo clube, seja ele o Sport ou não, ocorra até antes do Natal. O zagueiro deseja um contrato de no mínimo dois anos. "Durval gosta de ficar muito tempo nos clubes por onde ele passa".

LUCAS LIMA - Notícias vindas de São Paulo confirmam o interesse do Palmeiras em ter o meia Lucas Lima em 2014. O jogador não é uma prioridade do Verdão, mas interessa como uma aposta. O tipo de negociação é a mesma do Leão, o empréstimo junto ao Internacional. No entanto, como o Colorado mudou sua diretoria de futebol, não há avanços nas negociações.

Blog do Torcedor - JC Esportes.

Dispensar zagueiros não é o suficiente para melhorar a defesa do Sport

"A equipe que comete erros em não mais que 15% a 18% de seus lances é imbatível". A frase que abre este texto é de Valeriy Lobanovskyi, lendário técnico do Dynamo Kiev, da Ucrânia, e bem que poderia ilustrar o momento vivido pelo planejamento do Sport para a temporada de 2014, principalmente no que diz respeito à formação da zaga para o ano que vem. Dos seis jogadores que atuaram na defesa nesta Série B, nada mais do que quatro já foram liberados. Os leoninos talvez nem conheçam a filosofia de Lobanovskyi, mas estão tentando diminuir os erros ao máximo em um setor que foi a dor de cabeça em 2013.


Leão não terá mais Tobi na zaga. Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Apesar do acesso para a Série A, a defesa do Sport foi uma das piores da Segundona. Foram 56 gols sofridos em 38 partidas. Um número digno de equipes que brigaram contra o rebaixamento. A salvação foi o ataque que foi o segundo melhor com 64 gols. Ainda assim, uma campanha com esses números é muito arriscada na Série A, onde o patamar técnico é muito maior e onde qualquer erro custa muito mais.

A vassourada na defesa rubro-negra deixa claro que tanto a comissão técnica como a direção não aprovaram o desempenho dos jogadores de defesa. Tobi, Aílson, Gabriel e Vinícius Simon revezaram-se na zaga nesta temporada e não conseguiram trazer segurança para o setor em momento algum. Por isso a não renovação.

Claro que nem tudo é culpa exclusiva dos zagueiros. A marcação de uma equipe deve começar na frente, com os atacantes, e o Sport também pecou nisso. Assim, também são necessários atletas que tenham na cabeça a mentalidade de iniciar o combate já na frente para não sobrecarregar os zagueiros. A simples 'dispensa' dos defensores atuais não tornará o Leão uma equipe imbatível como o Dynamo de Lobanovskyi. Talvez nem chegue perto disso. É preciso muito mais para que os erros sejam minimizados. Ainda assim é compreensível tal atitude da diretoria neste momento.

Blog do Torcedor - JC Esportes.

Departamento médico do Sport pesou na hora de não renovar com alguns atletas

O departamento médico pesou na decisão da diretoria do Sport pela não renovação do contrato de alguns atletas. O médico Stemberg Vasconcelos elaborou relatório sobre as lesões do ano no Leão e apresentou para a direção rubro-negra. O custo-benefício de alguns jogadores que ficaram muito tempo no DM foi levado em consideração na hora de não renovar. O lateral-direito George Lucas e o zagueiro Vinícius Simon foram os que podem não ter ficado na Ilha em 2014 por causa desse relatório.


Simon foi um dos jogadores analisados. Foto: Divulgação/Sport

"Fizemos uma análise e estava o Vinícius e o George. Foram esses dois que apareceram nas estastísticas de mais tempo. Foi analisado o custo-benefício e isso inclui os dias no DM".

Stemberg, todavia, pontuou que isso não quer dizer que os jogadores estejam comprometidos clinicamente para jogar futebol. "Não significa que eles não possam jogar. Eles estão bem", argumentou.

Blog do Torcedor - JC Esportes.

Sport deve emprestar quinteto pouco aproveitado durante a Série B

Ao contrário dos 12 jogadores dispensados esta semana, os cinco têm contrato mais longo com o Leão. De acordo com Gustavo Dubeux, todos devem se reapresentar.

O Sport já decidiu não renovar os contratos de 12 jogadores e diminuiu o seu grupo consideravelmente para a próxima temporada. Mesmo assim, alguns atletas ainda podem pegar a portão de saída da Ilha do Retiro nos próximos dias. Cinco atletas pouco utilizados em 2013 ainda seguem no elenco, mas ao que tudo indica estão fora dos planos do técnico Geninho para o próximo ano. São eles o zagueiro Pereira, o lateral-esquerdo Peri, o volante Chumacero e os atacantes Jonathan Balotelli e Diego Maurício.

Diego Maurício - Sport (Foto: Lucas Liausu) 
Atacante Diego Maurício é um dos que não devem permanecer na Ilha do Retiro (Foto: Lucas Liausu).
 
Os cinco atletas possuem contratos mais longos com o Sport. Como não quer gastar com rescisões, o clube deve esperar propostas de outros clubes para negociar os jogadores.

Segundo informações de bastidores, algumas equipes já demonstraram interesse, mas nada foi concretizado por enquanto. O presidente do Conselho Deliberativo e integrante da força-tarefa do futebol rubro-negro, Gustavo Dubeux, no entanto, garante que os cinco deverão se reapresentar normalmente em janeiro para começar a próxima temporada.

- São jogadores que possuem contrato e que vão se reapresentar normalmente em janeiro.

Do quinteto, o que tem menor vínculo é o atacante Diego Maurício, cujo contrato vai até o final do mês de junho de 2014. O zagueiro Pereira, o lateral-esquerdo Peri e o atacante Jonathan Balotelli têm vínculo até o final de 2014. O contrato mais extenso é o do volante Alejandro Chumacero, que foi contratado no meio deste ano por cinco temporadas.

Por Recife - GLOBOESPORTE.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Dubeux acha difícil a renovação do contrato de Lucas Lima

Reformulação diretiva no Internacional impede o andamento da negociação com Lucas Lima. (Foto: Aldo Carneiro/PE Press).

Dirigente aponta interesse de outros clubes como obstáculo considerável na negociação com o Inter. Marcos Aurélio e Neto Baiano também são prioridades.

Depois de decidir não renovar com 12 jogadores do elenco, a diretoria do Sport caiu em campo para tratar de outro assunto importante visando a temporada de 2014. Além da contratações de novos jogadores, tenta a manutenção do meia Lucas Lima e dos atacantes Neto Baiano e Marcos Aurélio, que estavam emprestados ao clube. Os primeiros contatos já foram feitos e as propostas já foram enviadas. Agora, os rubro-negros aguardam as respostas de Goiás sobre a situação de Neto Baiano, e Internacional, sobre Marcos Aurélio e Lucas Lima.

O último, por sinal, é o que tem a situação mais difícil, segundo o presidente do Conselho Deliberativo e membro da força-tarefa que comanda o futebol rubro-negro, Gustavo Dubeux.

- Nós já fizemos as propostas e agora estamos aguardando. Acredito que a situação mais difícil seja a de Lucas Lima, pois soubemos que ele recebeu sondagens de outros clubes e a concorrência pode ficar difícil.

Apesar de classificar a situação de Lucas Lima como complicada, Dubeux não acredita que as negociações com Neto Baiano e Marcos Aurélio sejam fáceis.

- Vão ser negociações difíceis também, mas estamos conversando para tentar mantê-los conosco para o próximo ano.

Inter aguarda chegada de nova diretoria e de treinador

A decisão sobre os casos de Lucas Lima e Marcos Aurélio não deve ser tão rápida. De acordo com o Executivo de Futebol do Internacional, Newton Drummond, o clube está passando por processos de mudanças na parte diretiva e qualquer resolução só será tomada quando os novos membros assumirem. Outro fator que impede o acerto imediato é o fato de o clube ainda não ter definido o seu treinador para a próxima temporada.

- Ainda estamos aguardando e não vamos decidir nada sobre os nossos jogadores por enquanto. Temos que esperar que os novos diretores cheguem e tem também a questão do treinador.

Por Recife - GLOBOESPORTE.

Centro de Treinamento do Leão impressiona comitivas

Representantes das seleções da Alemanha e Costa Rica gostaram do que viram

Imagem do Site Oficial.

Definidos os times que irão jogar na Arena Pernambuco, as comitivas dos mesmos começaram a visitar os possíveis locais de treino das seleções durante a Copa do Mundo do próximo ano.  O Centro de Treinamento José de Andrade Medíci, do Sport Club do Recife, já recebeu duas “vistorias” de possíveis pretendentes para os treinamentos. Comitivas da Alemanha e da Costa Rica foram até o local e, como esperado, se impressionaram com o que viram. As duas comitivas gostaram muito do local e de como o CT rubro-negro é bem servido em termos estruturais.

Segundo o diretor Camilo Lelis, responsável pelo CT,  a impressão foi muito positiva. “Acho que as duas podem escolher o Sport como local de treino. A Costa Rica, por exemplo, já  nos sondou para realizar um treinamento com nossos atletas da categoria de base durante o período da Copa”.

Álvaro Claudino -
Site Oficial
  
Comitivas da Alemanha e Costa Rica visitam CT do Sport, em Pernambuco.

Seleções irão jogar em Pernambuco na primeira fase da Copa do Mundo de 2014; representante do clube rubro-negro diz que centro de treinamento 'impressionou'.

uruguai treino ct sport diego forlán (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Este ano, CT do Sport recebeu seleção do Uruguai (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).
 
O sorteio para a Copa do Mundo de 2014 e a definição das seleções que irão jogar na Arena Pernambuco já começou a movimentar a cidade. Nesta semana, o Centro de Treinamentos José de Andrade Médicis, que pertence ao Sport, recebeu a visita de representantes de duas das oito seleções que estão programadas para passar pelo estado. 

As primeiras visitantes foram as comitivas de Alemanha e Costa Rica. De acordo com a assessoria do Sport, os alemães e costa-riquenhos gostaram do que viram e já começaram a a planejar a estadia para o período da Copa do Mundo. Ainda segundo os rubro-negros, a seleção da Costa Rica, por exemplo, já cogita a possibilidade de fazer treinamentos contra a equipe de base do Sport.

- Acho que as duas podem escolher o Sport como local de treino. A Costa Rica, por exemplo, já nos sondou para realizar um treinamento com nossos atletas da categoria de base durante o período da Copa – afirmou o diretor do CT do Sport, Camilo Lelis, em entrevista ao site do Sport.

Além de Costa Rica e Alemanha, também jogarão no Recife as seleções de Costa do Marfim, México, Estados Unidos, Croácia, Itália e Japão. As duas últimas já estiveram na cidade no período da Copa das Confederações.

ônibus Uruguai estrada de acesso CT do Sport (Foto: Aldo Carneiro /  Pernambuco Press) 
Ônibus do Uruguai na Copa das Confederações enfrentou obstáculos para chegar ao CT do Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Este ano, a delegação do Uruguai, que utilizou o CT do Sport durante a Copa das Confederações no Recife, reclamou bastante da distância entre o hotel e o local dos treinamentos. As condições da pista que levam ao centro de treinamentos também foi alvo de crítica e foram necessários reparos de última hora para facilitar a vida dos uruguaios. As reclamações dos visitantes foram rebatidas pelo secretário de Esportes da capital pernambucana, George Braga.

Por Recife

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Doze atletas foram afastados na "vassourada" do Sport

O zagueiro Vinícius Simon também entrou na "vassourada" Rubro-negra.

Sport promove 'vassourada' e decide liberar doze atletas de uma vez do elenco atual. E mais um deverá ser emprestado.

Saem do time dois volantes, dois meias, um lateral-direito, quatro zagueiros, um goleiro e dois atacantes; Leão inicia o planejamento para a Copa do Nordeste e Estadual. E mais um volante que deverá ser emprestado.

Depois de decidir não renovar os contratos de Tobi e Nunes, o Sport resolveu liberar outros dez jogadores. Os zagueiro Aílson, Vinicius Simon, Tobi e Gabriel, os meias Patrick Silva e Camilo, o lateral-direito George Lucas, os volantes Fábio Bahia e Rafael Pereira, o goleiro Matheus e os atacantes Nunes e Matheus Lima deixam a Ilha do Retiro e não irão defender o Leão em 2014.

- Só tenho a agradecer ao Sport Club do Recife. Foram dois anos intensos aqui. Quando estive machucado, todos me trataram bem e serei eternamente grato. Gostaria de ficar, até pelo final da temporada, que foi positivo, mas não deu. Vida que segue - comentou o zagueiro Aílson, que fez 33 jogos com a camisa do Sport em dois anos e marcou um gol.

Sport treino (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press) 
Sport decide não renovar contrato com dez jogadores do elenco (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)

Aílson foi contratado pelo Sport no início de 2012, quando jogou bastante na Série A do Campeonato Brasileiro daquele ano e mesmo com o rebaixamento acabou tendo o seu contrato renovado. Em 2013, no entanto, acabou jogando pouco e chegou a treinar em separado. Foi resgatado pelo técnico Geninho, que recorreu ao seu futebol ao ver os quatro jogadores titulares para a defesa impossibilitados de jogar. Aílson entrou, agradou e foi mantido como titular na reta final.

Outro atleta dispensado desta terça-feira foi o meia Patrick Silva, que pouco jogou com a camisa rubro-negra. Contratado no mês de julho junto ao Palmeiras, ele fez apenas 10 jogos pelo Sport. Foi titular em dois e acionado em outras oito oportunidades. Assim como o zagueiro, ele também deixou a Ilha com o sentimento de gratidão e garantiu que sai pela porta da frente.

- Sou muito grato ao Sport. Estes seis meses em Recife foram muito bons para mim. Gostaria de ter ajudado um pouco mais, mas sou grato ao professor Geninho e ao Sport pela oportunidade. Creio que estou saindo pela porta da frente.

 Além desses doze jogadores que deixaram o Sport, o volante Chumacero, que tem contrato de cinco anos, deve ser emprestado ao The Strongest.
Por Recife - GLOBOESPORTE.

O Sport promove uma verdadeira "vassourda' no elenco de profissionais

FÁBIO BAHIA, TÓBI, CAMILO E NUNES ESTÃO FORA DO LEÃO.

Sport não renova com 11 jogadores até o momento

Nada menos que onze atletas estão deixando o Sport Club do Recife. É que a nova direção de futebol do clube não renovou contrato com o Centroavante Nunes, o Volante e Zagueiro Tobi.

Diretoria rubro-negra não renova contrato de jogadores.

Nove atletas foram informados que não fazem mais parte da equipe profissional.

A diretoria de futebol do Sport Club do Recife acaba de anunciar a não renovação do contrato de mais nove atletas do futebol profissional do clube. Todos os jogadores encerraram seu contrato entre os meses de novembro e dezembro. 


AÍLSON, GABRIEL, GEORGE LUCAS, RAFAEL PEREIRA E MAIS SETE ATLETAS ESTÃO FORA DOS PLANOS DO SPORT.

Os atletas foram informados através do novo executivo de futebol, Nei Pandolfo, que não fazem mais parte do elenco rubro-negro. São eles: Fábio Bahia, Aílson, George Lucas, Patrik Silva, Matheus Cavichioli, Camilo, Gabriel, Rafael Pereira e Matheus Lima.
Também a Direção Rubro-negra não renovou o contrato para a permanência do ex-ídolo da equipe Sandro Goiano que não é mais o Coordendor Técnico do Leão da Ilha do Retiro.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Geninho renova contrato com Sport e seguirá no Recife por mais um ano.

Geninho é do Sport por mais um ano (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).

Treinador subiu o time para a Série A e comandará a equipe no Pernambucano.

A negociação do Sport com o técnico Geninho para a renovação de contrato não durou nem 24 horas. Bastou uma reunião do treinador com o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Gustavo Dubeux, para que o vínculo fosse renovado por mais um ano. 

- Acabamos de acertar tudo com Geninho e renovamos o contrato por mais um ano - informou Gustavo Dubeux.

Com a renovação de Geninho, o próximo passo agora da chamada força-tarefa que dirige o futebol do Sport é iniciar os contatos com os jogadores. O goleiro Magrão, o meia Lucas Lima e os atacantes Marcos Aurélio e Neto Baiano são as prioridades do grupo, que além de Dubeux, tem Arnaldo Barros e Luciano Monte.

Geninho foi contratado pelo Sport no meio desta temporada, quando Gustavo Dubeux já tinha reassumido o futebol do clube e o time se encontrava fora do G-4. Com ele no comando, o Leão arrancou dentro da competição e conquistou o acesso com uma rodada de antecedência.

Essa é a terceira passagem de Geninho no Sport. Em 2007, ele assumiu o clube na Série A e conseguiu livrar a equipe do rebaixamento. Voltou em 2010 para tentar o acesso, mas fracassou. Mesmo assim foi mantido para a temporada 2011 e novamente não teve bons resultados no Campeonato Pernambucano até ser demitido.

Nesta segunda-feira, o advogado João Humberto Martorelli assumiu o posto de presidente do Sport já que Luciano Bivar pediu licença do cargo. Ao longo do dia, Dubeux confirmou que o clube estuda a devolução do volante Chumacero e informou que o atacante Nunes não faz mais parte do Leão.
 
Por Recife GLOBO ESPORTE.

Na mira do Sport, Marcos Aurélio vira moeda de troca para o Internacional

Marcos Aurélio é um dos jogadores que mais interessam ao Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Empresário do jogador está no Recife para tratar de renovação com o Leão, mas diz que o Colorado tem propostas para negociar o atacante para o futebol da Coreia.

O novo presidente do Sport, João Humberto Martorelli, só assumiu o comando clube de fato nesta quarta-feira e antes mesmo de delegar poderes para os seus diretores decidiu manter a força-tarefa atuando em caráter de urgência para cuidar do futebol. Entre várias renovações que estão em pauta, uma das prioridades é a do atacante Marcos Aurélio. O jogador foi o artilheiro do time na Série B do Campeonato Brasileiro com 22 gols marcados. 

- Já comecei a conversar há uns três dias com Marcos Amaral e ontem (terça-feira) Gustavo Dubeux me ligou pedindo para eu vir no Recife para a gente conversar. Depois vamos conversar com o Internacional, mas o importante hoje é que o jogador quer ficar no Sport. Agora dependerá dos dois clubes – afirmou o empresário de Marcos Aurélio, Adriano Spadotto.

Os 32 gols marcados por Marcos Aurélio na temporada fizeram com que o jogador terminasse o ano valorizado. Segundo Spadotto, o camisa 10 do Leão é um dos jogadores emprestados pelo que foram mais valorizados na temporada 2013.

- Estive com o presidente do Inter e ele me disse que Marcos e Gilberto, da Portuguesa, foram os jogadores do Inter que mais cresceram no ano como moeda de troca. Gilberto já foi vendido e hoje Marcos Aurélio é a principal moeda de troca do clube e isso pode dificultar.

A valorização de Marcos Aurélio na temporada já rendeu alguns frutos para o jogador. Segundo Adriano Spadotto, outros dois clubes já demonstraram interesse no jogador.
- O Sport ajudou muito o Marcos o recolocando muito na vitrine e ele é muito grato por isso. O valor dele não está fora do mercado e acho que isso não será problema. O Inter tem uma proposta da Coreia e também tem um clube de São Paulo negociando com o Inter justamente essa questão de moeda de troca - falou Spadotto, sem querer confirmar qual é o time paulista que está na negociação.

Segundo informações de bastidores, o Palmeiras, que também já demonstrou interesse em Lucas Lima, seria um dos clubes que quer contar com Marcos Aurélio no ano que vem. O técnico do alviverde, Gilson Kleina, chegou a dar entrevistas inclusive nesta semana elogiando o camisa 10 do Sport.

Por Recife GLOBOESPORTE.

Julgamento do título de 1987 no STJ é adiado após primeiro voto para o Fla


Relatora vota a favor do clube carioca em disputa sobre a Copa União, mas pedido de vistas de ministro adia decisão para fevereiro. Fla quer repartir conquista com rival.

A terceira turma do Supremo Tribunal de Justiça começou, nesta terça-feira, a julgar causa ao Flamengo na sua luta para obter o reconhecimento do título de 1987. O clube carioca saiu na frente. A ministra-relatora Nancy Andrighi opinou em seu voto que o Sport extrapolava a sentença de 1994 - que garantia o título apenas ao clube - e votou pela extinção do processo movido pelo clube pernambucano contra a CBF (que, em 2011, reconheceu ambos como campeões). Mas o julgamento foi paralisado pelo pedido de vistas do ministro Sidnei Beneti e só deve recomeçar em fevereiro. Beneti e outros três ministros (João Otávio de Noronha, Paulo de Tarso Sanseverino e Villas Bôas Cueva) ainda precisam se pronunciar sobre o caso e, mesmo após essa decisão em 2014, ainda cabe recurso em esferas do próprio STJ.
O Flamengo busca ser considerado oficialmente campeão brasileiro de 1987 - ao lado do Sport. O time pernambucano, por sua vez, quer continuar sendo reconhecido como único campeão daquele ano, como estabeleceu uma decisão da Justiça em 1994, diante de ação do Sport iniciada ainda em 1988, e que teve sentença final, transitada em julgado (que não pode ser modificada) em 2001, depois de inúmeros recursos.

O caso foi parar novamente dos tribunais porque a CBF publicou uma resolução em 2011 reconhecendo o Flamengo como também campeão. A entidade havia passado anos sem fazer o reconhecimento - tendo ignorado o pleito mesmo quando reconheceu títulos pretéritos de outros times como Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Santos. Após essa decisão, no entanto, a equipe pernambucana entrou com uma ação no Tribunal Regional Federal (PE) pedindo que a decisão da CBF fosse invalidada, o que aconteceu. Daí o recurso do Flamengo.

O caso foi a julgamento com rapidez. Ele foi distribuído para a terceira turma do STJ no dia 4 de novembro e já entrou em pauta menos de um mês depois. O advogado do Flamengo no caso é Rodrigo Fux, filho do ministro Luís Fux, do Supremo Tribunal Federal, que foi membro do STJ até 2009. O Sport é defendido pelo vice jurídico do clube, Arnaldo Barros, que demonstrou confiança em decisão favorável à equipe pernambucana.

- Quem tem que 'rebolar' é o Flamengo e não o Sport. Nós defendemos uma medida que foi transitada em julgado e que está consolidada há mais de dez anos. Temos consciência que estamos apenas percorrendo mais uma jornada porque o Brasil é um estado democrático de direito, e as entidades podem recorrer à Justiça. O Flamengo está fazendo a parte dele, e o Sport a sua. Temos plena convicção de que o direito do Sport é muito bom.
Por Brasília.

Palmeiras e Internacional estudam troca de Luan por Lucas Lima

Lucas Lima, do Sport, está na mira do Palmeiras (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).

Verdão tem interesse no meia destaque da Série B pelo Sport. Colorado confirma contato palmeirense e quer atacante emprestado para o Cruzeiro.

O Palmeiras tem interesse no meia Lucas Lima, destaque do Sport no Campeonato Brasileiro da Série B. O jogador está emprestado pelo Internacional até o fim deste ano. E o Colorado voltou a desejar o atacante Luan, cedido pelo Verdão ao Cruzeiro também até dezembro. Por isso, paulistas e gaúchos conversam e podem acertar uma troca direta.

Lucas Lima é elogiado por Gilson Kleina, técnico do Palmeiras, atrás de mais um meia para o elenco de 2014. Valdivia e Mendieta são as principais opções, e nomes como Elano, do Grêmio, e Bruno César, do Al Ahli, também estão na mira.

Mas o Sport quer renovar o empréstimo de Lucas Lima. O diretor executivo do Colorado, Newton Drummond, confirma o interesse das duas equipes, mas se concentra apenas na rodada final do Campeonato Brasileiro, no qual o Inter tem chances remotas de ser rebaixado.

- O Sport manifestou o interesse em mantê-lo. O Palmeiras também já mostrou. Mas não vamos tratar de nada agora. Nosso foco é a Ponte Preta. Até domingo, só pensaremos no jogo - diz o dirigente.

Já Luan é alvo antigo do Internacional. Ele esteve nos planos gaúchos no começo do ano, mas a negociação não avançou. Por outro lado, o agente do jogador, Giuliano Aranda (o Magrão, atacante do Palmeiras nos anos 90), diz que o Cruzeiro já procurou o Verdão interessado em renovar seu empréstimo.

Luan, Cruzeiro, treino, Toca da Raposa II (Foto: Washington Alves / Vipcomm)Luan, do Cruzeiro, pode reforçar o Internacional em 2014 (Foto: Washington Alves / Vipcomm).
 
- Os dois clubes estão conversando. E o Inter é um dos clubes que tem interesse nele, mas é necessário acertar com o Palmeiras e com o jogador. São dois times grandes. Há algum tempo o Luan quase foi para o Inter. É bem provável que haja uma troca de jogadores. Quero resolver tudo neste mês, para ele saber onde iniciará a pré-temporada - afirma Magrão.

O agente de Luan, por fim, considera improvável um retorno definitivo do atleta ao Verdão em 2014, por conta das críticas da torcida até a sua saída, em fevereiro. Charles e Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, foram envolvidos em uma troca também por empréstimo pelo jogador. De qualquer forma, Kleina já deixou claro que deseja conversar com o atacante antes de seu futuro ser definido.
 
Por São Paulo e Porto Alegre GLOBOESPORTE.

Sport estuda devolver Chumacero, e Nunes está fora do clube para 2014

Sport estuda devolução de Chumacero ao The Strongest (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Volante boliviano chegou ao clube com status de ídolo, mas pouco jogou e não conseguiu empolgar a torcida em campo; atacante não terá contrato renovado.

Uma das principais contratações do Sport na temporada, o volante Alejandro Chumacero assinou um contrato de cinco anos com o clube. No entanto, o boliviano não deve mais vestir a camisa rubro-negra a partir de agora. Apesar da badalação na sua contratação, o jogador só entrou em campo oito vezes e em nenhuma delas conseguiu encantar.

A falta de produtividade em campo e o longo tempo de contrato fizeram com que o Sport começasse a estudar uma devolução do jogador ao The Strongest, da Bolívia. O contrato entre o clube e Chumacero, inclusive, previa um retorno do atleta em caso de não utilização, mas a negociação ainda não está fechada.

- É uma possibilidade sim. Estamos estudando, mas ainda não tem nada certo. Tem que ser uma coisa boa para o Sport - comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Gustavo Dubeux, que hoje faz parte também do grupo que comanda o futebol.

No Sport, Chumacero teve poucas oportunidades de entrar em campo e o técnico Geninho foi bastante criticado pela torcida para que escalasse o jogador. O treinador, por diversas vezes, pediu calma aos rubro-negros e explicou a razão de não utilizar o volante em determinados jogos. O próprio boliviano demonstrou tristeza por ficar fora de alguns duelos do Leão na Série B.


Quem já acertou a sua saída do clube foi o atacante Nunes, que tinha contrato até o final desta temporada. De acordo com Dubeux, outros jogadores poderão deixar o clube nos próximos dias, mas tudo vai depender da renovação com Geninho.

- Nunes eu posso falar que não vai ficar, mas os demais vamos esperar para ver com Geninho. Vamos iniciar as conversas com ele hoje ainda.

Por Recife - GLOBOESPORTE.

Martorelli assume comando do Sport e Dubeux segue à frente do futebol

Martorelli assume Sport e Dubeux estará presente na gestão do clube também (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Advogado fica com o posto de Bivar, que pediu licença do cargo de presidente, e explica como será sua gestão; Marcos Amaral não fará mais parte da administração.

O final do ano de 2013 tinha tudo para ser tranquilo para o Sport, já que o clube conseguiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro e não tinha nenhuma eleição prevista para agora. No entanto, a decisão do presidente Luciano Bivar de pedir licença por conta de uma candidatura a deputado federal no próximo ano fez com que os bastidores Sport entrassem em ebulição. Com Bivar fora, o advogado e empresário João Humberto Martorelli, então vice-presidente executivo desta gestão, assumiu o clube nesta quarta-feira.

Por enquanto, o novo presidente do Sport deixou claro apenas como pretende organizar a gestão do seu departamento de futebol. Num primeiro momento, a configuração será praticamente a mesma. A única exceção é o executivo de futebol Marcos Amaral, que deixa o clube com Luciano Bivar.

- No caso do futebol existe uma urgência, pois estamos num momento de muita importância. Por isso mantenho no comando, pelo menos transitoriamente, a força-tarefa que estava no clube com Luciano Monte, Arnaldo Barros e Gustavo Dubeux. O presidente Luciano Bivar falou para mim que precisaria de Marcos Amaral no seu projeto político.
 
Num segundo momento, Martorelli garante que irá contar apenas com um vice-presidente de futebol e com um executivo contratado para gerir o departamento.
- Ainda vou me debruçar sobre o clube para tomar as decisões. Pretendo trabalhar com um vice-presidente de futebol e um executivo do mercado para gerir o departamento. Se for um rubro-negro, como foi com Marcos Amaral, será muito bem-vindo.

 Ao longo do discurso, Martorelli falou sobre a emoção de comandar o Sport.

- Estou profundamente emocionado. Me sinto desafiado e humildemente colocado na posição de presidente do Sport. A esta grande nação rubro-negra eu prometo o meu empenho e dedicação. O sangue rubro-negro corre nas minhas veias e é herdado pelo meu pai. Não posso deixar de pensar nele, cujo amor pelo Sport estava acima de qualquer coisa. Ele tinha o Sport em primeiro lugar no seu coração e em sua mente.
 
Por Recife  GLOBOESPORTE.

Licenciado do Sport, Bivar avalia que teve ano vitorioso à frente do clube.

Luciano Bivar avalia que teve um ano vitorioso à frente do Sport com a conquista do acesso à Série A (Foto: Lucas Liausu).

Em entrevista ao GloboEsporte.com, ex-presidente fala de sua gestão e afirma que dificilmente voltará a se candidatar a um cargo no clube: 'Já dei minha cota'.

O ano do Sport foi cheio de turbulências com as perdas da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano e com os altos e baixos apresentados na Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, no final da temporada, o acesso para a Série A dava entender de que o clima no clube iria se tranquilizar pelo menos até a próxima competição. Até que uma notícia chegou para tocar  fogo nos bastidores do clube: Eleito no final do ano passado, o presidente Luciano Bivar pediu licença para disputar o cargo de deputado federal nas eleições de 2014.

Com o afastamento do presidente, o planejamento para 2014, que já começava a ser traçado por Bivar teve que ser suspenso, já que o então vice-presidente, João Humberto Martorelli, comandará o clube até o final de 2014 e, a partir de agora, terá plenos poderes para tomar as decisões que quiser.

 Já de fora do clube, Luciano Bivar conversou com a equipe do GloboEsporte.com e fez um balanço do ano. Feliz com os resultados obtidos no futebol e na parte financeira, ele garante que deixa a presidência de cabeça erguida. No entanto, faz questão de afirmar também que dificilmente voltará ao clube no cargo de presidente.

- Acho que já dei minha cota durante minha vida inteira do Sport e agora é a vez de outros fazerem isso.

Como foi o pedido de licença?

- Conversei com o meu vice-presidente, João Humberto Martorelli sobre essa possibilidade de ele assumir o clube por conta da minha condição como candidato (a deputado federal, em 2014) e eu não queria misturar a minha parte política com a parte esportista. Então foi isso que ficou acertado e creio que vamos fazer grandes campeonatos no próximo ano. Saio do Sport em um momento de completa estabilidade. Estamos na Série A e tivemos um ano fiscal muito bom também.

O seu projeto para ser candidato a deputado federal não é novo. As lideranças do clube sabiam dessa possibilidade de licença há muito tempo?


- No dia que me chamaram para ser candidato fiz um discurso anti-candidato. Só falei dos meus defeitos e entre eles disse que tinha um problema porque em 2014 seria candidato a deputado federal. Mesmo assim todos disseram que queriam que eu entrasse e acabei aceitando.

O estatuto do clube prevê que a licença seja de seis meses. O senhor pretende voltar?

- O estatuto diz que posso renovar a licença. Tenho esses seis meses e depois vou renovar. Já combinei isso com Martorelli para que ele fique até o fim de 2014. Por isso a minha urgência em entregar o clube a ele para que ele possa fazer as coisas à sua feição. É importante que cada presidente tenha sua marca e o seu perfil.

O senhor acredita que, com Martorelli, o futebol do clube sofrerá muitas mudanças?

- Eu criei um conselho gestor que funcionou muito bem. Tenho que agradecer muito a esse conselho gestor. Isso funcionou tanto que chegamos à Primeira Divisão, mas eu confesso que não sei se ele vai ter o mesmo modelo de gestão. Agora cabe a ele achar a melhor maneira de administrar o futuro do Sport.

Geninho Luciano Bivar Marcos Amaral Sport (Foto: Elton de Castro)

Com a saída de Bivar, planejamento para a temporada 2014 está atrasado no clube (Foto: Elton de Castro).

O senhor considera que foi vitorioso no futebol neste ano?

- Toda gestão nova é difícil. A gente estava fora do futebol do Sport e pegamos um time com uma série de jogadores que não estavam dentro do perfil da nossa comissão técnica. Acho que foi uma vitória pelo tempo que tivemos até remodelar isso. Em 1975 eu peguei o time e no primeiro ano não consegui nada, mas no segundo coloquei na Série A. Agora consegui isso no primeiro ano.

O Sport entra em 2014 com boas condições financeiras?

- Financeiramente chegaremos um pouco melhor do que em 2013, pois não tivemos patrocinador master e agora teremos. Também não teremos a folha paralela em 2013, porque alguns jogadores serão dispensados agora no final do ano. Teremos uma folha enxuta e otimizada.
 Disse a Magrão que ele poderia ir para o partido nazista que isso não iria interferir na permanência dele no Sport"
Luciano Bivar

O senhor pretende voltar ao clube no cargo de presidente?

- Eu não posso dizer que não planejo porque estou desmoralizado com a minha família e com os meus amigos, mas eu não tenho a menor intenção de ser candidato novamente a presidente do clube. A presssão em casa e das pessoas que nos amam é grande porque, quando presidimos um clube que o fundamento maior é a paixão, as coisas são imprevisíveis. Acho que já dei minha cota durante minha vida inteira do Sport e agora é a vez de outros fazerem isso.

Por que a pressão dos familiares é tão grande?

- Só quem vive o futebol sabe o que representa para os amigos ver um repórter desavisado dizer que você é incompetente. O leitor ocular não sabe se você é incompetente no clube, na vida profissional ou pessoal. Isso dói e machuca. Só quem sofre agressão sabe disso e por isso as pessoas que amam a gente preferem que a gente fique isento.

O senhor gostaria de ver um filho seu como presidente do Sport um dia?

- Não. O futebol é muito emocional e, se não tiver uma estabilidade, pode prejudicar sua conduta profissional e familiar. Tem que ter um discernimento muito grande para saber o que é futebol e o que é família e amigos. Tem que departamentalizar os sentimentos para não ter um conflito psicológico.

Em algum momento o goleiro Magrão deixou de ser uma prioridade na sua gestão?

- Eu nunca disse que Magrão não era prioridade e nunca falei em não renovar com ele. Muito pelo contrário. Conversei com ele para renovar e até disse que ele poderia ir para o partido nazista que isso não iria interferir na permanência dele no Sport. Essa foi a conversa que tive com ele e ele certamente confirmará.

O senhor se arrepende de algo que não fez ou que fez na gestão?

- A ordem dos fatores não altera o produto e o nosso produto final foi formidável. O que nós pretendíamos era colocar o Sport na Série A do Campeonato Brasileiro e conseguimos. Nunca prometi ser campeão do Pernambucano ou da Copa do Nordeste porque eu mal tinha entrado no clube e até formar um time seria difícil. Atingimos o objetivo do acesso e também acompanhamos o nosso problema fiscal sem levantar nenhum outro passivo. O Sport pagou tudo em dia, amortizou dívidas e ainda investiu no CT. Acho que foi um ano extremamente exitoso para o Sport.
 
Por Recife  GLOBOESPORTE.