SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Eduardo Baptista segue com uma dúvida sobre escalação para o clássico.

Renan Oliveira briga com Danilo por vaga no time para o clássico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Para o quarto duelo contra o Santa Cruz, técnico do Sport realiza treino secreto e mantém dúvida no meio-campo: Renan Oliveira e Danilo brigam por uma vaga no time.

Após vencer o Santa Cruz em três oportunidades seguidas (duas pela Copa do Nordeste e uma pelo Pernambucano), o técnico Eduardo Baptista resolveu tentar surpreender o adversário no clássico desta quarta-feira, no Arruda. Para isso, apostou em fechar parte do treinamento desta - medida inédita deste que assumiu o comando da equipe. A princípio, a estratégia não foi revelada. Oficialmente foi dito que haveria uma conversa entre a diretoria e o elenco antes do treino, que só começaria às 16h. Quando os portões se abriram, o suor no colete dos atletas revelou que as atividades foram iniciadas antes.

Sem querer dar ênfase ao que foi feito longe das câmeras, Eduardo Baptista garantiu a existência da conversa e disse que utilizou o tempo, também, para realizar uma rápida movimentação tática.

- Não fechamos o treinamento. Tanto que todos tiveram acesso. O que aconteceu foi uma conversa entre a diretoria e o elenco e aproveitei para fazer um posicionamento que durou cinco minutos. Assisti ao jogo do Santa Cruz contra o Náutico e decidi posicionar o time. Mas nada que vá mudar muita coisa.

A versão do treinador foi parcialmente desconstruída pelo atacante Felipe Azevedo. Segundo o jogador, o grupo também preparou algumas jogadas ensaiadas para surpreender o Santa, mas ele não quis detalhar.

- Se eu falar isso (quem vai jogar) Eduardo me mata. Às vezes é interessante fazer alguma coisa longe da imprensa e da torcida, para tentar surpreender. Então, realizamos algumas jogadas ensaiadas e algumas situações nesse sentido.

Sem querer adiantar o time, Eduardo Baptista disse que ainda tem uma dúvida com relação ao perfil da equipe que irá atuar. 

- Ainda não defini a escalação, pois temos algumas dúvidas com relação a forma que iremos atuar. Se teremos mais velocidade, posse de bola ou marcação.

Caso opte por velocidade, o treinador poderá contar com o retorno de Renan Oliveira. Se a escolha for pela marcação, Danilo deverá atuar no meio de campo, função que atuou no clássico da semana passada.

Com isso, a tendência é que o Sport seja escalado com Magrão, Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa e Ailton; Renan Oliveira (Danilo), Felipe Azevedo e Neto Baiano.
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Atletas do Sport dizem que próximo clássico será o mais importante.

Sport e Santa já se enfrentaram três vezes este ano (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Leão já enfrentou o Santa Cruz três vezes, duas delas no mata-mata do Nordestão, mesmo assim jogadores alertam que jogo de quarta-feira vale a liderança do estadual.

Com a classificação já assegurada às semifinais do Campeonato Pernambucano, o jogos que acontecerão a partir de agora no estadual só vão servir para o Sport determinar sua colocação na tabela e definir seu adversário no mata-mata. Mesmo assim, os rubro-negros pregam total importância para o embate que vem por aí: O clássico contra o Santa Cruz, na próxima quarta-feira, no Arruda.

E mais: o discurso dos jogadores é de que este será o mais importante de todos os clássicos contra o rival já disputados até então. Em menos de um mês, Sport e Santa Cruz se enfrentaram três vezes. O primeiro deles levou o Leão à liderança do Campeonato Pernambucano. Os outros dois foram pelas semifinais da Copa do Nordeste. Em caráter decisivo, o peso do clássico desta quarta-feira cai. Mas não para o meia Ailton.

- Eu acho que o clássico que vem é o mais importante. Vale a liderança e a gente quer se classificar em primeiro. O próximo clássico é sempre o mais importante. Eu sei que passamos por mata-mata e jogos decisivos contra o Santa Cruz. Mas, para mim, é o mais importante porque vale a liderança.

Outro que também pregou este clássico como o mais importante de todos foi o lateral-esquerdo Danilo.

- Se é o menos importante? Este é o mais importante. Quando é clássico, temos que pensar assim. Ainda mais esse, que vale a liderança do Campeonato Pernambucano e que é muito importante para nós.
 
Por Recife. - GLOBOESPORTE.

Na lateral ou no meio, Danilo é outra opção versátil no grupo do Sport.

Danilo disputa vaga na lateral esquerda com Renê (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Até de volante atleta aceita jogar. Bileu é outro do elenco que atua em duas posições.

Principal surpresa na escalação do Sport na vitória de 2 a 1 sobre o Santa Cruz, que levou os rubro-negros às semifinais da Copa do Nordeste, o lateral-esquerdo Danilo não esconde a ansiedade de poder enfrentar os corais novamente. E, mesmo sem estar confirmado, tratou de 'vender seu peixe'.

- O jogador tem que estar atuando independentemente da posição. Vejo dessa forma. Já deixei claro que quero atuar tanto na lateral como no meio de campo, até de volante. A última escolha é de Eduardo (Baptista) - disse Danilo.

No último clássico contra o Santa Cruz, Danilo atuou no meio como elemento surpresa. Renê foi o titular na lateral esquerda. Na vitória contra o Porto, por 1 a 0, no último sábado, Danilo substituiu Renê na ala. A disputa entre os atletas e a dúvida existem na cabeça do técnico Eduardo Baptista.

- Estamos pensando só no Pernambucano e focados nesta competição agora. O jogo contra o Ceará vai demorar. Temos de manter a regularidade, que já é uma característica nossa.

Sabendo que o Santa Cruz chega mais uma vez motivado para um clássico, por vir de uma vitória - o time coral venceu o Náutico por 5 a 3 no último domingo -, Danilo minimizou o fato e garantiu motivação por parte dos rubro-negros.

- O Santa Cruz ganhou do Náutico e ganhou bem. Isso motiva eles. Mas nós estamos bem mais motivados também. Não só eles. Nós ganhamos sábado e isso também conta a nosso favor.

No grupo do técnico Eduardo Baptista, outro jogador se destaca por atuar em mais de uma posição. Bileu chegou como volante, mas tem entrado nas partidas na lateral direita.
 
Por Recife - GLOBO ESPORTE.

Aílton diz que nada precisa mudar no Sport para 4º clássico contra o Santa.

Aílton diz que vai chamar a responsabilidade para si no clássico de quarta-feira (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Clubes rivais já se enfrentaram três vezes, com três vitórias do Leão; no Arruda equipes farão o último encontro de uma sequência de quatro em menos de um mês.

Na próxima quarta-feira chegará ao fim a sequência de quatro clássicos contra o Santa Cruz em menos de um mês. As duas equipes já se conhecem muito bem: até aqui, disputaram um jogo  pelo Campeonato Pernambucano e outros dois pela Copa do Nordeste em um curto espaço de tempo. A tentativa de ainda tirar um coelho da cartola que possa surpreender o time coral foi refutada pelo meia rubro-negro Aílton. Para ele, basta o Leão ter mais vontade que o adversário que sairá de campo vencedor.

- Da nossa parte, nada tem que mudar. O único diferencial tem que ser a vontade. A parte tática está correta, porque a gente vem fazendo bem tudo o que vem sendo pedido pelo treinador. Acho que a única coisa que podemos implantar a mais é ter mais vontade que eles. Quem tiver mais gana, vai vencer esse clássico.

O meia fez seis jogos com a camisa rubro-negra no Campeonato Pernambucano. Destes, foi titular em cinco. Ele ainda é contestado por boa parte dos torcedores, afinal, os números não são tão satisfatórios. Na competição, Aílton ainda não marcou gols e só deu uma assistência para gol, na vitória sobre o Porto por 2 a 0, no Estádio Luiz Lacerda. Porém, ele minimizou a situação e avaliou bem o futebol que vem mostrando.

- Eu me avalio melhorando a cada partida. Quando eu não estou bem taticamente, procuro me superar fisicamente. Acho que, se eu fizer o que venho fazendo, com a ajuda dos meus companheiros, quem tem a ganhar é o Sport.

Se vendo em um bom momento, Aílton ainda afirmou que vai procurar ser o diferencial do Sport no Clássico das Multidões desta quarta-feira.

- Eu vou procurar chamar a responsabilidade e ter atitude nessa partida. Para vencermos o Santa Cruz, tem que ser assim. O objetivo sempre é a vitória.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Elenílson aprova atuação do Porto-PE contra o Sport: 'Surpresa agradável'

Thiago foi um dos que resistiram ao 'desmanche' (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press).

Técnico do Gavião diz que gostou da personalidade da equipe, mesmo com derrota.

Se antes do jogo contra o Sport as chances do Porto-PE se classificar para as semifinais do Campeonato Pernambucano já eram mínimas, depois dele elas acabaram. Com o elenco desmanchado, o Gavião foi até a Ilha do Retiro enfrentar o Leão com um time formado por jogadores das divisões de base do clube, deixando a média de idade do time titular com 18 anos. E, apesar da descrença, a equipe acabou fazendo uma boa partida. Pelo menos é o que garante o técnico Elenílson Santos, que gostou do que viu no último sábado.

- Foi uma surpresa agradável. Eu não sabia como a molecada ia se comportar. Tinha um receio de a equipe entrar nervosa, ansiosa, e ter um placar mais elástico. Os meninos tiveram um comportamento bom, disciplina tática e conseguiram segurar o Sport e ainda teve o pênalti mal marcado. 

Foi desta penalidade que saiu o gol do Sport. Mardley derrubou Aílton e o árbitro Luiz Cláudio Sobral viu falta dentro da área. O atacante Neto Baiano bateu e fez o gol da vitória rubro-negra. Para Elenílson, existem resultados negativos que precisam ser elogiados.

- Tem derrotas que temos que parabenizar o elenco pela vontade, pela determinação. Fomos para o jogo com uma média de idade de 18 anos. O Danilo, atacante, tem 16. E o time mostrou muita personalidade. Fiquei contente.

Os jogadores tiveram o domingo de folga e voltaram aos treinamentos na tarde desta segunda visando a partida contra o Central, que será realizada nesta quarta-feira. Eles ainda trabalham no Ninho do Gavião na manhã desta terça e concentram no início da noite.
 
Por Caruaru, PE.

Recuperado, Ananias só reaparece no confronto entre Sport e Náutico.

Ananias está na transição e deve voltar no Clássico dos Clássicos (Foto: Elton de Castro).

Sem dor, meia ainda é desfalque contra Santa Cruz, mas está garantido ante Timbu.

As dores no músculo posterior da coxa esquerda incomodam Ananias há um bom tempo. No primeiro clássico das semifinais da Copa do Nordeste, contra o Santa Cruz, no dia 12 de março, o meia de lesionou. E não voltou mais a campo. O retorno está cada vez mais próximo. Nesta segunda-feira, o meia iniciou os trabalhos de transição.

- Ananias está na transição e se recupera muito bem. Não se queixa mais de dores e até nos surpreende nesse aspecto. Ele está bem mais solto - disse o médico Amilton Crócia.

Apesar da evolução no tratamento, Ananias vai seguir de fora da equipe. Contra o Santa Cruz, nesta quarta-feira, no estádio do Arruda, não vai atuar. Será o terceiro jogo seguido que se ausentará - além da partida que definiu a vaga na final da Copa do Nordeste, contra os tricolores, não participou do confronto com o Porto, no último sábado. Mas existe um prazo para que ele volte a ficar à disposição do técnico Eduardo Baptista.

- Para quarta-feira contra o Santa Cruz é difícil. Ele não reúne condições. Mas, para o fim de semana (contra o Náutico, no próximo domingo, na Ilha do Retiro), é bem mais provável que Ananias volte - completou Amilton.

Este ano, Ananias atuou em onze oportunidades. Foram quatro jogos pelo Campeonato Pernambucano. Três como titular. Na Copa do Nordeste, foram sete, sendo quatro entre os 11 atletas que iniciam o confronto. Até aqui, só marcou um gol, na vitória de 3 a 0 sobre o Náutico, pela competição regional.
 
Por Recife. - GLOBOESPORTE.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Ferron volta a treinar normalmente e é liberado para o clássico de quarta

Ferron treina normalmente e poderá jogar o clássico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Zagueiro do Sport fica fora da última partida contra o Porto por causa de uma virose.

Na reapresentação do elenco do Sport, esta segunda-feira, os titulares na vitória diante do Porto, por 1x0, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Pernambucano, só fizeram um treino regenerativo. O zagueiro Ferron, por outro lado, suou bastante: treinou entre os reservas que enfrentaram o time Sub-20 em um coletivo. Isso praticamente garantiu o defensor entre os titulares na próxima quarta-feira, contra o Santa Cruz, no Arruda.

Titular em quase todas as partidas do Sport no Pernambucano - só tinha ficado de fora do empate em 1 a 1 contra o Central, quando o time atuou só com suplentes -, Ferron voltou a ser ausência contra o Porto. O motivo foi um quadro de virose apresentado pelo jogador momentos antes do embate.

- Por nós, está liberado e nos agradou bastante já vê-lo treinando normalmente. Se recuperou totalmente da virose e está pronto para Eduardo (Baptista) escalá-lo - disse o médico do clube, Amilton Crócia.
Ferron atuou em seis partidas pelo Sport neste Campeonato Pernambucano e marcou um gol, contra o Salgueiro, na goleada por 4 a 0, na Ilha do Retiro, pela segunda rodada.
 
Por Recife.- GLOBOESPORTE.

Técnico do Sport pensa em Joélinton como futuro sucessor de Neto Baiano.

Cria da base rubro-negra, atacante fez sua estreia no clássico contra o Santa Cruz

Convocado para a seleção brasileira sub-17 em 2012, o atacante Joelinton surge como uma das principais apostas das categorias de base do Sport. Após ser promovido para o elenco principal em 2013 com o ex-técnico rubro-negro Marcelo Martelotte, o centroavante de 1,82m tem recebido atenção especial do técnico Eduardo Baptista.

Preocupado em lançar o jogador no momento certo, o treinador passou a relacioná-lo em todos os jogos. Mas foi contra o Santa Cruz, na última quarta-feira, pela Copa do Nordeste, quando o Leão vencia por 2 a 1 e tinha dois homens a mais, que o centroavante foi acionado.

- Joélinton é um atleta que acompanho desde que chegou no Sport (há dois anos). Um centroavante alto, com força física e que acredito que irá se tornar um grande jogador.

Em campo, foram duas chances desperdiçadas e poucos toques na bola. Mas a atuação tímida não diminuiu a confiança do treinador que espera transformá-lo no substituto do artilheiro Neto Baiano.

- Estamos trabalhando para que ele seja uma opção para o Neto. Pode não virar isso esse ano, mas tenho muita esperança no futebol dele e acredito que poderá nos ajudar muito no futuro.

Mesmo com os elogios, Baptista reconheceu que, no momento, com o Sport entrando na fase final das competições, fica cada vez mais difícil lançar um jogador da base, nesta temporada. No último sábado, por exemplo, ele não foi aproveitado na vitória sobre o Porto.

- Talvez se ele tivesse subido um pouco antes, nós teríamos mais chances de vê-lo jogar. Agora e no Brasileiro fica um pouco mais complicado, pois ele ainda precisa de um pouco de bagagem. Não só ele, como Neto, Everton Felipe... São atletas que vão continuar com a gente e que, no futuro, se tornarão em grandes jogadores.
 
Por Recife.

Aos poucos, atacante Érico Júnior volta a ganhar espaço no Sport.


Érico Júnior espera ter nova chance contra o Santa
Cruz (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Jogador revelado na base rubro-negra teve bom início de temporada, mas depois se lesionou e perdeu a vaga de titular. Nos últimos jogos, voltou a ser utilizado.

Depois de ficar encostado no DM devido a uma tendinite no joelho esquerdo e de ter perdido a vaga no time titular para Feliepe Azevedo, o atacante Érico Júnior aos poucos volta a ganhar espaço no Sport. No último sábado, diante do Porto, o jogador, cria da base rubro-negra, entrou no segundo tempo e deu um pouco mais movimentação ao sistema ofensivo do Leão. Ele já havia entrado nos últimos minutos do clássico contra o Santa Cruz, na quarta-feira.

- Fiquei muito feliz de entrado ali no segundo tempo e ter dado uma força a mais no ataque do Sport. É bom voltar a jogar no time, mesmo que no segundo tempo. Agora, espero que eu possa jogar também no nosso próximo jogo - disse.

E o próximo confronto será o quarto Clássico das Multidões. Para Érico Júnior, porém, poderá ser a segunda oportunidade de enfrentar o Santa Cruz. No único clássico, ele atuou apenas nos oito minutos finais.

- Jogar em clássico é muito diferente. Ficamos ansioso para jogar e fazer uma boa partida – comenta o atacante que, inclusive, neste ano já balançou as redes em clássico: contra o Náutico, na Copa do Nordeste.

Com a classificação carimbada para a semifinal do Pernambucano, Érico Júnior frisou que o foco dos rubro-negros agora é na primeira posição do grupo.

- Não fizemos uma das nossas melhores partidas, mas valeu a vitória e nossa classificação. Agora vamos torcer para terminar essa rodada na primeira posição. E depois se manter nela. Dormir na liderança é muito bom – ressaltou o rubro-negro.

Por Recife.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Renan Oliveira e Leonardo bem cotados para estrear pelo Sport

Renan Oliveira e Leonardo bem cotados para estrear no domingo (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press).

Dupla emprestada pelo Atlético-MG é opção para o jogo contra o Salgueiro, no Sertão, em que o técnico Eduardo Baptista cogita poupar o time titular rubro-negro.

Diante da possibilidade real de poupar o time titular contra o Salgueiro, domingo, no Sertão, o técnico Eduardo Baptista pode promover a estreia dos dois últimos contratados pelo Sport. Na tarde desta quinta-feira, o meia Renan Oliveira e o atacante Leonardo, ambos emprestados pelo Atlético-MG, participaram do coletivo entre os atletas que não atuaram os 90 minutos do clássico contra o Santa Cruz. Regularizados, estão à disposição do treinador.
No trabalho desta quinta, os dois demonstraram bom entrosamento e criaram boas jogadas ofensivas, juntamente com Bruninho, que completou a linha de ataque. De acordo com o executivo de futebol rubro-negro, Nei Pandolfo, a estreia dos reforços dependerá apenas de Eduardo Baptista.

- Eles estão regularizados e em condições de jogo. Agora, se vão jogar, depende do treinador. 

Já o volante Rithely e o atacante Érico Júnior não participaram da movimentação. Lesionados, eles seguem entregues ao departamento médico.

Outra novidade no treino foi a participação de Renê como volante. Igor assumiu a lateral esquerda. Com isso, o time foi montado com Saulo; Bileu, Oswaldo, Enrique Meza e Igor; Renê, Wendel, Ronaldo e Renan Oliveira; Bruninho e Leonardo.

No clube desde a semana passada, o meio-campo Renan Oliveira garantiu que está pronto para atuar, caso seja escolhido por Eduardo Baptista.

- Venho trabalhando a parte física desde a semana passada e tenho totais condições de jogar. Ainda não sei qual será o time que o técnico vai escalar, mas estou pronto para ajudar. 

Sem tanto tempo de preparação, o centroavante Leonardo reconheceu que ainda não está 100%, mas também colocou-se à disposição do treinador e afirmou que espera ser utilizado contra o Carcará.

- Vinha treinando normalmente antes de chegar ao Sport, mas perdi alguns dias de trabalho, por conta da negociação. Então, vou precisar de mais uma semana para ficar totalmente pronto. Mas espero poder ajudar já neste domingo. Creio que posso jogar, sim.
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Leonardo e Renan Oliveira são apresentados.

Foto: Bebeto Pires/Especial para o Sport.

Jogadores enaltecem boa fase do Sport, e pretendem contribuir para que sequência de vitórias cresça ainda mais

Mais dois jogadores foram apresentados como reforços do Sport Club do Recife para a atual temporada. Nesta quinta-feira (13), o atacante Leonardo e o meia Renan Oliveira concederam a primeira entrevista coletiva com a camisa rubro-negra. Ambos vieram do Atlético-MG, e chegam com o intuito de agregar ainda mais qualidade ao elenco leonino, que vem demonstrando patente evolução no decorrer dos jogos.

Na entrevista, o primeiro a assumir o microfone foi o atacante Leonardo, que comemorou o fato de chegar num momento em que o Sport vive boa fase. "Estou muito feliz em integrar o elenco rubro-negro. Principalmente porque o grupo vem correspondendo dentro de campo. Assim, começo o meu trabalho com mais tranquilidade", celebrou o reforço. E completou: "Vou trabalhar para buscar o meu espaço. Sempre respeitando os companheiros de posição, que vêm demonstrando muita eficiência nos campeonatos em andamento".

Em seguida, Renan Oliveira seguiu apoiando o otimismo demonstrado por Leonardo. "Sei que vou ser bastante cobrado aqui no Sport, mas essa é uma responsabilidade 'gostosa'. O time vem jogando em alto nível, e quero contribuir para que essa sequência positiva permaneça. Pretendo sempre corresponder à confiança que o clube está depositando no meu futebol", declarou o meio-campista.

Fernando Sposito - SITE OFICIAL.

Após lesão na coxa, Ananias vira desfalque para o jogo em Salgueiro.

Ananias irá passar por um exame de imagem para
saber a gravidade da lesão (Foto: Elton de Castro).

Meia-atacante deixou clássico contra o Santa Cruz ainda no primeiro tempo e dificilmente terá condições de entrar em campo no próximo dominogo.

O técnico Eduardo Baptista ganhou um desfalque quase certo para o duelo contra o Salgueiro, neste domingo. Após deixar o clássico contra o Santa Cruz, na última quarta-feira, sentindo dores na coxa direita, o atacante Ananias apresentou um quadro de contratura muscular e dificilmente terá condições de ser escalado. De acordo com o médico Stemberg Vasconcelos o atleta ainda será submetido a um exame de imagem para detectar a gravidade do problema.

- Ananias ainda sente dores na coxa e fizemos um exame preliminar, onde detectamos uma contratura. Por ser uma lesão muscular, é muito difícil que ele seja utilizado para o jogo deste domingo. Nesta sexta-feira, nós faremos um exame de imagem, para saber o tempo de recuperação, mas é provável que ele não possa atuar contra o Salgueiro.

Com o atleta praticamente fora da partida contra o Salgueiro, o departamento médico tentará evitar que o jogador também não tenha condições de atuar no clássico diante do Santa Cruz, na próxima quarta-feira, pela Copa do Nordeste. Possibilidade que, segundo Stemberg Vasconcelos, ainda não preocupa os rubro-negros.

- Pelo que analisamos, não acredito que Ananias seja problema para o jogo contra o Santa Cruz. A tendência é que ele volte a trabalhar com o restante do grupo no final de semana e fique à disposição do treinador. Mas ainda é cedo para traçar um diagnostico mais preciso, pois ainda iremos reavaliá-lo.

Sem o jogador, a tendência é que Eduardo Baptista escale Bruninho no ataque rubro-negro. Nesta quinta-feira, o jogador atuou ao lado de Leonardo no ataque e mostrou boa movimentação.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Eduardo Baptista admite poupar atletas no jogo contra o Salgueiro

Eduardo Baptista pensa em possibilidades de mudança (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).

Técnico do Sport pensa na partida da volta contra o Santa Cruz pelo Nordestão.

Por Recife. - GLOBOESPORTE.

Passada a vitória por 2 a 0 contra o Santa Cruz, pela Copa do Nordeste, o Sport terá de mudar o foco. Afinal, já tem jogo marcado para o próximo domingo e é pelo Campeonato Pernambucano. O adversário será o Salgueiro, no Estádio Cornélio de Barros. Porém, a atenção está voltada para o torneio regional e o próprio técnico Eduardo Baptista admite. Por isso, existe a chance de alguns atletas serem poupados para o duelo contra o Carcará.

- Nós temos um pouco de tempo e vou esperar eles se reapresentarem. Com algum problema de ordem física, não vou exigir demais dos atletas e a tendência é poupá-los. Como construímos uma gordura dentro do Campeonato Pernambucano e em alguns casos podemos até empatar umas partidas, se for necessário poupar, vou fazer - disse o treinador.

Como não vai poder contar com o zagueiro Ewerton Páscoa - que vem fazendo a função de volante na equipe - para o segundo jogo contra o Santa Cruz, Baptista admitiu a possibilidade de poupá-lo desde já e dar sequência ao seu substituto. Porém, quem acredita que o volante Wendel é o suplente natural, pode se enganar.

- Vocês falam muito de Wendel, mas Bileu entrou muito bem nesse jogo contra o Santa Cruz. Esta interrogação é muito boa e é isso que eu venho buscando, é bom para mim.

Além disso, o treinador também não cravou a volta do lateral-esquerdo Renê ao time. Ele, que estava suspenso para a partida contra o Santa Cruz, foi substituído por Danilo, que agradou ao treinador.

- Fiz um pedido para os meus laterais: que me dessem dor de cabeça mesmo. Vou esperar para ver o que posso fazer nesta posição. Mas posso dizer que estou satisfeito em poder usar tanto o Renê, como o Danilo e até o Igor.

Presidente do Sport espera aprovar obras da arena até o mês de julho.

Presidente deseja iniciar as obras da Arena do Sport ainda em sua gestão, que termina em dezembro (Foto: Divulgação).

Após conseguir liberação da Prefeitura, João Humberto Martorelli amarra garantias com empresa responsável pela obra para levar projeto para avaliação dos sócios

Após conseguir a liberação da Prefeitura do Recife para dar continuidade ao projeto de transformar a Ilha do Retiro numa arena multiuso, o presidente do Sport, João Humberto Martorelli, costura agora os últimos ajustes do contrato de parceria com a Engevix - empresa que será responsável por viabilizar o empreendimento - para então definir o cronograma do início da obra. De acordo com o mandatário leonino, a ideia é que o acordo seja sacramentado até o mês de junho, para que possa passar pela aprovação da assembleia geral dos sócios até, no máximo, julho. Cenário que garantiria ao presidente iniciar as obras ainda na sua gestão, que vai até o dia 31 de dezembro. 

- Estive com o pessoal da Engevix e estamos conversando sobre o processo de parceria. Como é o maior projeto da história do clube, temos que nos cercar de todos os cuidados e, por isso, levaremos certo tempo. Não posso garantir um prazo, mas a nossa ideia é que a assinatura do contrato ocorra ainda no primeiro semestre e que eu possa levar o projeto para a votação dos sócios. Até porque, não poderia fazer um projeto dessa magnitude sem ouvir os associados do clube. Feito isso, as obras começam imediatamente. Acredito que, se tudo ocorrer como planejado, entre agosto e setembro nós demoliremos a Ilha do Retiro, para a construção da arena. A minha intenção é assinar o contrato, demolir a Ilha do Retiro e iniciar a construção ainda nesta temporada.

Dentre as preocupações da cúpula rubro-negra, as garantias para a construção da arena é o principal entrave para o acerto. No entanto, segundo Martorelli, as partes chegarão a um acordo.

- Ainda estamos conversando sobre diversos aspectos. A questão das garantias são importantíssimas, pois vamos derrubar o nosso maior patrimônio. Não podemos fazer isso sem ter a total certeza de que teremos um estádio mais moderno sendo construído. Mas isso é algo comum em negócios de grande porte e sabemos que chegaremos a um acordo.

Ciente de que o clube, caso consiga cumprir o cronograma desejado, terá que atuar parte da Série A na Arena Pernambuco, Martorelli fez questão de tranquilizar a torcida com relação aos valores dos ingressos dos jogos. Segundo o presidente rubro-negro, a ideia é manter a média cobrada atualmente.

- Tenho consciência de que precisaremos jogar na Arena Pernambuco durante alguns anos, mas a renda será do Sport. Com isso, a nossa ideia é manter o preço dos ingressos. Até porque não queremos penalizar o nosso torcedor.

A preocupação de não elevar os preços cobrados nos ingressos também faz parte das negociações com a futura parceira. No entanto, Martorelli reconhece que será necessário fazer uma readequação nos valores para viabilizar a arena.

- Não elitizaremos o nosso ingresso, mas certamente teremos um ajuste. Até porque teremos uma série de benefícios para o torcedor. No entanto, estamos trabalhando para que ele seja o menor possível. 

Pelo projeto, a obra na Ilha do Retiro custará R$ 750 milhões. O estádio passará a comportar 45 mil pessoas. Além disso, o empreendimento também prevê a revitalização dos 110 mil metros quadrados da área do clube e a construção de um complexo imobiliário, que contará com shopping, prédio de estacionamento e edifícios comerciais.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Apesar da vantagem, técnico do Sport adota cautela: 'Só demos um passo'.

Eduardo Baptista Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Vitória por 2 a 0 no primeiro duelo contra o Santa é encarada por Eduardo Baptista apenas como o 'primeiro tempo' da decisão por vaga na final da Copa do Nordeste

A vantagem é grande, mas a cautela é maior. Assim é o pensamento do técnico do Sport, Eduardo Baptista, ao avaliar a vitória por 2 a 0 diante do Santa Cruz no primeiro duelo por uma vaga na final da Copa do Nordeste, na Ilha do Retiro. Com o resultado, o Leão tem a vantagem de sofrer até três gols no Arruda desde que faça um para ser finalista. No entanto, o treinador leonino prefere manter o tradicional discurso de que ainda não tem nada ganho até o final da partida de volta na próxima quarta-feira.

- Só demos um passo. Como o jogo é de 180 minutos, o primeiro tempo acabou agora. Mas não temos nada ganho. Teremos outro jogo difícil na quarta-feira e o nosso papel é entrar com a mesma disposição que entramos neste primeiro jogo. Eu nem chamo isso de vitória ainda. Acabou o primeiro tempo agora. A nossa vantagem é simplesmente boa.

 Para Eduardo Baptista, o principal mérito do Sport na vitória desta quarta-feira foi saber jogar em equipe, aplicando-se taticamente. Uma peça que recebeu atenção especial foi o meia Renatinho.

- A aplicação tática da minha equipe ganhou o jogo. Ficamos de olho no Renatinho, que se movimenta demais e foi feita uma marcação de zona sobre ele. O Sport soube marcar o Santa Cruz e a equipe como um todo ganhou o resultado. Se a gente só tiver vontade, sem a técnica, não se consegue nada. Quando o Santa Cruz tomou o primeiro gol, vieram para cima. A aplicação tática foi fundamental neste momento.

Vendo o Santa Cruz "mordido", já que tinha perdido para o Sport por 3 a 0 uma semana antes pelo Campeonato Pernambucano, Eduardo Baptista disse que não pensou muito em motivar sua equipe nos vestiários. A preocupação maior foi estudar o que o adversário poderia fazer na partida.

- Quando você vai jogar um clássico, nem precisa se motivar muito. O jogo em si é suficiente. O jogo que o Santa Cruz ganhou do Salgueiro (de 7 a 0 pelo Pernambucano), assistimos e estudamos bastante. Pedi para a equipe ter mais efetividade na marcação, marcando por zona, e ficar de olho em alguns jogadores importantes. O resto é com os atletas. Um jogo de semifinal de Copa do Nordeste, sendo um clássico, é motivador por si só.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Sport volta a vencer o Santa na Ilha e se aproxima da final da Copa do NE.

Rubro-negros festejam enquanto Caça-Rato amarga o gol do rival (Foto: Antônio Carneiro / PE Press).

Menos de uma semana depois do atropelamento pelo estadual, Leão bate Tricolor por 2 a 0 e tem boa vantagem na disputa por uma vaga na decisão.

O mesmo filme, outro enredo. Menos de uma semana depois, o Sport voltou a vencer o Santa na Ilha. Desta vez, em um duelo mais equilibrado e 'aceitável'. Na última quinta-feira, pelo Campeonato Pernambucano, o Rubro-negro construiu o placar de 3 a 0 em apenas 29 minutos. Na noite desta quarta, o Clássico das Multidões teve mais cara de clássico. Mas não impediu que o Leão voltasse a se impor dentro de casa. A vitória por 2 a 0 foi um passo largo do Sport rumo à classifcação para final da Copa do Nordeste. Se fizer um gol no Arruda, na próxima quarta-feira, o Leão obrigará o Santa a marcar quatro.

Justifica-se a festa em vermelho e preto. Principalmente a de Neto Baiano, autor de mais um gol decisivo. Como na semana passada, Felipe Azevedo voltou a balançar a rede. Mas o segundo gol rubro-negro ficou marcado pela falha de Tiago Cardoso. Fato raro. Raríssimo. Principalmente neste contexto do Clássico das Multidões. Principalmente, na Ilha do Retiro.  
O resultado deixa o Sport em rota de colisão com o Ceará, que goleou o América-RN por 4 a 0 no Casteão, no primeiro duelo da outra semifinal, também na noite desta quarta-feira. Foi o terceiro clássico de Vica em Pernambuco. O comandante tricolor ainda não conseguiu vencer nenhum rival. Já Eduardo Baptista comemorou a sétima vitória em nove jogos. Desde que assumiu o Leão, o técnico ainda empatou um e perdeu outro jogo.  
O lance capital

Errou quem esperava uma escalação mais fechada do Santa Cruz. Com Renatinho, Caça-Rato e Carlos Alberto, Vica armou um time mais leve e ganhou mobilidade em relação à postura estática do Tricolor no clássico da última quinta-feira. Mas, além das peças - Raul já tinha sido barrado contra o Salgueiro e Cassiano ficará seis meses afastado por lesão - o Santa mudou principalmente a iniciativa. Entrou em campo disposto a sair para o jogo e não apenas a assistir ao Sport jogar, como no último clássico, quando acabou ‘atropelado’ em 29 minutos.

O Tricolor desta vez conseguiu equilibrar as ações, mas o Sport ainda assim conseguiu ser ligeiramente melhor. A marcação adiantada do time rubro-negro encaixou e dificultou muito a vida dos meias Carlos Alberto e Renatinho. Em uma primeira etapa sem predomínio em termos de volume de jogo, um lance de bola parada fez a diferença. Aos 21 minutos, Durval subiu bem após escanteio cobrado bem aberto pela esquerda e testou em direção ao gol. No meio do caminho, a estrela de Neto Baiano brilhou. O desvio de cabeça matou Tiago Cardoso. Sport 1 a 0.

Foi o quarto gol dele na Copa do Nordeste. O nono da temporada. Sequência construída nos últimos 11 jogos. Fazia muito tempo que um camisa 9 não desfrutava de uma fase tão especial no Sport. Afora o lance capital, Afora o lance capital, Magrão e Tiago Cardoso fizeram apenas uma defesa cada. O goleiro tricolor foi o mais exigido numa finalização de Felipe Azevedo no lance seguinte ao gol.

O gol relâmpago e a falha do Paredão

O Santa voltou diferente para o segundo tempo. Numa tentativa de dar mais velocidade ao time, Vica trocou Renatinho por Jefferson Maranhão. Nem deu tempo de observar a mudança. Com menos de um minuto, Luciano Sorriso cometeu uma falta sobre Neto Baiano pouco depois da linha do meio de campo. Recebeu cartão amarelo.

Na cobrança, Durval fez um longo lançamento para o meio da área tricolor. A tentativa parecia despretensiosa. A cabeça de Felipe Azevedo também. Mas a bola quicou no gramado. E atrapalhou Tiago Cardoso. Uma falha surpreendente do goleiro que se acostumou a fazer história na Ilha do Retiro, sendo o herói do tricampeonato estadual tricolor sobre o rival nos últimos três anos. Um lance marcante. Um contraste absoluto às defesas milagrosas.

Do lado rubro-negro, um gol para firmar a condição de titular de Felipe Azevedo, destaque no clássico da semana anterior com dois gols, no seu retorno ao time titular. O Santa Cruz acusou o golpe. Mas precisava buscar forças. Àquela altura, um gol fora de casa seria importantíssimo para diminuir o prejuízo dado o regulamento da competição. As tentativas, tímidas, foram em vão. O segundo tempo se desenrolou burocrático e só interessou ao Sport.

Por Recife.

terça-feira, 11 de março de 2014

Wendel 'esquece' resultado do último clássico e prega respeito ao rival

Volante do Sport espera o Santa Cruz mais determinado para o jogo desta quarta e lembra que, desta vez, o duelo vale vaga na final da Copa do Nordeste.

'Não será fácil'. Foi assim que o volante Wendel definiu o que, para ele, será o clássico contra o Santa Cruz, nesta quarta-feira. Preocupado com o entusiasmo da torcida, após a vitória rubro-negra por 3 a 0 na semana passada, o jogador ressaltou que o Sport não terá facilidades para vencer o duelo válido pela semifinal da Copa do Nordeste.

- Nós temos que saber que o 3 a 0 já passou. Principalmente porque o Santa Cruz virá com mais receio e atenção. Certamente eles terão mais determinação do que na semana passada e será uma parada dura para os dois lados. Ninguém terá facilidade. Até porque, agora, é mata-mata.

Ciente da importância da partida, Wendel acredita que o fato de o duelo valer uma vaga na final da Copa do Nordeste faz com que as equipes entrem mais motivadas em campo.

- Estamos na semifinal e a motivação é diferente. É um clássico que motiva a cidade e todo o país, pois existem torcedores dos clubes em todo o Brasil. Não tem como negar que isso mexe. O jogador que falar que não, está mentindo.

Mesmo destacando a importância da Copa do Nordeste, o jogador fez questão de afirmar que o Sport não irá abdicar do Campeonato Pernambucano.

- O torcedor vai querer que o Sport ganhe o clássico, a Copa do Nordeste, o Campeonato Pernambucano e Copa do Brasil. Temos condições para isso. O Sport montou um elenco qualificado e temos essa condição de disputar os títulos.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Sem mistério, Eduardo Baptista escala Sport com Páscoa e Danilo no clássico.

Danilo aproveita suspensão de Renê para mostrar serviço no Leão (Foto: Aldo Carneiro / PE Press).

Satisfeito com rendimento da equipe, técnico confirma presença de volante e lateral.

Satisfeito com o rendimento da equipe nos últimos jogos, o técnico Eduardo Baptista não fez mistério para definir o time do Sport que enfrentará o Santa Cruz às 22h desta quarta-feira, pelas semifinais da Copa do Nordeste. Sem poder contar com o lateral-esquerdo Renê, suspenso, o treinador optou por escalar Danilo no setor. Única mudança com relação ao time que venceu o Tricolor por 3 a 0 na semana passada, confronto válido pelo Campeonato Pernambucano.

O volante Everton Páscoa, que não esteve em campo contra o Central, também foi confirmado, participando normalmente dos trabalhos desta terça-feira. Ele foi poupado da partida contra os caruaruenses pelo técnico Eduardo Baptista.

Sem dar importância para segredos na escalação, Eduardo Baptista não só confirmou a equipe, como aproveitou para convocar um reforço para o duelo contra o Santa Cruz. 

- O time será esse do coletivo e aproveito para convocar o 12º jogador. Os 11 do campo estão escalados e quero chamar todos os rubro-negros para nos apoiar. Será um jogo importantíssimo e, caso o torcedor não tenha condições de vir ao estádio, tem que acompanhar a partida. Se não for no estádio, que seja na televisão, na rádio ou internet. O importante é nos apoiar.

Durante o treinamento, o técnico rubro-negro comandou um coletivo, onde exigiu marcação dos atletas do meio de campo.

Se a equipe titular não tinha desfalques, o mesmo não se pode falar da reserva. Ainda entregues ao departamento médico, o volante Rithely e o atacante Érico Júnior não participaram da movimentação.

Sem o atacante, Eduardo Baptista escalou o centroavante Joelinton entre os suplentes. Atleta que, durante os treinamentos, vem recebendo uma atenção especial da comissão técnica.

Enquanto o grupo se preparava para encarar o Santa Cruz, os recém-contratados Renan Oliveira e Leonardo trabalhavam a parte física sob os cuidados do preparador Edvaldo Tacão.

Por Recife - GLOBOESPORTE.

Naldinho é pego em doping e está suspenso preventivamente por 30 dias.

Naldinho alegou desconhecer efeitos da substância (Foto: Aldo Carneiro / PE Press).

Volante do Sport admite uso do medicamento, mas diz que não sabia que ele continha substância proibida; diretor explica que clube não corre risco de ser punido

Sem muitas oportunidades no Sport, o volante Naldinho ganhou mais um motivo para se preocupar. Nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou que o atleta foi pego no exame de doping, realizado após a partida contra o Paraná, disputada na Ilha do Retiro, no dia 16 de novembro do ano passado, pela 36ª rodada da Série B. De acordo com a entidade, o exame do atleta apresentou a presença de "Estanozolol", usado para ajudar no ganho de massa muscular. A substância é proibida pelo Regulamento de Controle de Dopagem da CBF e pela Agência Mundial Anti-Dopagem.

Com isso, o volante está preventivamente suspenso por 30 dias, período em que será marcado o julgamento do caso.

De acordo com o médico do clube, Stemberg Vasconcelos, Naldinho assumiu o uso da substância, mas alegou desconhecer os efeitos do remédio ante da ingestão.

- Naldinho admitiu que tomou os comprimidos e disse acreditar que estava tomando vitaminas. Sempre damos palestras sobre isso e orientamos o elenco, mas ele não nos procurou. Então, não tivemos como evitar.

Diante do quadro, o Sport abdicou do direito de solicitar a contraprova. Mas segundo o vice-presidente jurídico leonino, Arnaldo Barros, o clube prestará toda assistência que o jogador precisar.

- Como atleta do Sport, Naldinho terá o nosso apoio jurídico. Vamos analisar o caso com cuidado, para tentar fazer com que ele possa superar essa situação.

Embora o atleta tenha admitido o uso da substância proibida, o vice-presidente jurídico do Sport não teme uma punição ao clube. De acordo com Arnaldo Barros, o Rubro-negro só poderia ser considerado culpado se tivesse induzido o atleta ao erro. 

- Não existe possibilidade de punição ao Sport. No caso de doping, para que o clube seja punido, é necessário que tenha interferido na ingestão da substância. Direta ou indiretamente. No caso, não tivemos participação alguma. Como disse, vamos defender o jogador, mas não podemos assumir uma culpa que não é nossa.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Sport oficializa as contratações de Renan e Leonardo.

Atacante assinou contrato hoje e se juntou ao meia, que treina no clube há uma semana.

O meia Renan Oliveira e o atacante Leonardo, ambos ex-Atlético/MG, assinaram contrato com o Sport até o final deste ano e devem ficar à disposição do técnico Eduardo Baptista para estrear pelo Estadual no jogo de domingo, contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros (não podem atuar na Copa do Nordeste). Os jogadores devem ser apresentados à Imprensa na próxima sexta-feira (14).

O centroavante, conhecido pela força física, foi o último a chegar no clube, tendo assinado contrato nesta segunda-feira (10), depois de passar o final de semana realizando exames médicos. Experiente (31), ele teve passagens de destaques pelo Coritiba (quando atuou ao lado de Marcos Aurélio, ex-Leão), Avaí, Ponte Preta e Paraná. Ainda vestiu a camisa de equipes como Flamengo, Vasco, Vitória/BA, Criciúma e Atlético/MG, seu último clube, onde acertou um vínculo de três anos, em 2012.

Já o meia tem 24 anos e foi revelado nas categorias de base do Galo. No ano em que ele foi promovido ao profissional, em 2008, já foi considerado a revelação do Campeonato Mineiro, pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Mais na frente, pelo Goiás (2012/2013), voltou a chamar a atenção no futebol brasileiro com boas apresentações. Além de atuar pelo Coritiba, ele já defendeu o Vitória/BA, sendo esta, portanto, a sua segunda passagem pelo futebol nordestino. 

Luciano Vaz - Site Oficial.
 

segunda-feira, 10 de março de 2014

Danilo espera aproveitar sequência para se firmar como titular do Sport.

Danilo diz que disputa por vaga com Renê vai ser sadia (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Com três partidas este ano, lateral-esquerdo diz que pode render muito mais no Leão; atleta segue no time no clássico desta 4ª feira por conta da suspensão de Renê

Provável substituto de Renê, suspenso, para o clássico contra o Santa Cruz, nesta quarta-feira, o lateral-esquerdo Danilo acredita que não mostrou o futebol que fez o Sport investir em sua contratação junto ao América-MG. Na avaliação do atleta, o fato de ter feito três jogos na temporada prejudicou o seu ritmo de jogo.  
- Tenho muito mais para mostrar. Fiz apenas três jogos na temporada e ainda não tive tempo de mostrar meu futebol. Tudo pode melhorar e temos que crescer ao longo da temporada. Sei que ainda irei evoluir e estou trabalhando para isso.  
 
Mesmo empolgado com a chance, Danilo tratou de elogiar o atual dono da posição, Renê, e enalteceu o momento do companheiro. 
  
- Para buscar a posição, tenho que respeitar Renê. Ele vem em ótima fase e isso é importante para o Sport. Também tenho minhas qualidades, como a bola parada, e acredito que será uma boa disputa.   

Com relação ao duelo contra o Santa Cruz, Danilo preferiu se esquivar e disse que o Sport precisa manter o foco apenas no trabalho.   

- Temos que olhar o nosso lado primeiro. Não adianta ficar observando o que eles farão.  Eles têm um grande elenco e na quarta-feira faremos um grande jogo.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Por vaga de titular no Sport, Wendel diz que pode atuar em outros setores.

Wendel destaca concorrência com Páscoa e Mancha (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Volante é um dos destaques na vitória contra o Central, mas reconhece bom momento de Ewerton Páscoa e Rodrigo Mancha no meio-campo rubro-negro.

Destaque durante a vitória do Sport sobre o Central, no último domingo, o volante Wendel tratou de tirar a pressão do técnico Eduardo Baptista, com relação a uma vaga entre os titulares. O jogador reconheceu que os companheiros de posição, Ewerton Páscoa e Rodrigo Mancha, vivem um bom momento e são os donos incontestáveis do meio-campo rubro-negro.

- É bom saber que tenho o apoio do treinador. Mas desde que cheguei ao Sport, eu tenho consciência de que os titulares são Páscoa e o Mancha. Eles estão em grande fase e merecem estar no time. Joguei pouco tempo e deu para mostrar que irei brigar por posição. Porém, os titulares do momento são Páscoa e Mancha.   

Com a concorrência forte, mas disposto a conquistar espaço na equipe, Wendel garantiu que poderá atuar em outros setores, caso seja a vontade do técnico Eduardo Baptista.

- Em todas as equipes que joguei, sempre quero ajudar. Já atuei de lateral, volante, zagueiro e cheguei a jogar cinco minutos como goleiro, quando era do Santos. Cheguei ao Sport para jogar e estou disposto a ajudar. Respeitando todos os companheiros, mas buscando o meu espaço. 

Wendel acredita que o Sport está montando um elenco capaz de suportar as dificuldades da temporada. 

- Acredito que o Sport está bem servido na minha posição e no elenco. Estamos montando um time forte e isso é fundamental, pois teremos competições difíceis pela frente. Acho que estamos no caminho certo.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Érico Júnior e Rithely são desfalques do Sport no clássico contra o Santa.

Rithely está com dores no tornozelo direito, mas não preocupa médicos (Foto: Elton de Castro).

Além de não poder contar com esses jogadores, o técnico Eduardo Baptista já havia perdido o lateral Renê, que cumpre suspensão por ter tomado o terceiro amarelo.

Além de não contar com o lateral-esquerdo Renê, suspenso, o técnico Eduardo Baptista não poderá escalar o atacante Érico Júnior e o volante Rithely, ambos lesionados, para o duelo contra o Santa Cruz, nesta quarta-feira.

Enquanto o atacante apresentou um quadro de tendinite no joelho direito, o volante torceu o tornozelo direito. No entanto, segundo o médico do clube Antônio Bezerra, as lesões não são de intensa gravidade.

- Érico teve uma tendinite, mas nada que preocupe. É mais uma questão de repouso. Rithely teve uma lesão no tornozelo, que também não é grave. Dói e chega a incomodar, mas não é grave. Para o próximo jogo não dá, mas a recuperação não será demorada.

Por outro lado, o volante Ewerton Páscoa, que não atuou contra o Central, no último domingo, deverá jogar normalmente. Nesta segunda-feira, o atleta trabalhou a parte física e, segundo Antônio Bezerra, está à disposição do treinador.

- Páscoa está bem. Trabalhou normalmente e está pronto. Agora, depende do treinador.

Por Recife.

Sport vence o Central em Caruaru e retoma a liderança do Pernambucano.

Mancha marca o segundo gol rubro-negro no Lacerdão (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).

Em jogo equilibrado, Rubro-negro é mais eficiente e chega aos 2 a 0.

A qualidade dos titulares fez a diferença. Neto Baiano marcou o primeiro, Rodrigo Mancha o segundo e, com força máxima, o time rubro-negro justificou a escolha do técnico Eduardo Baptista de não mandar a campo um time reserva. O Sport venceu o Central por 2 a 0 na tarde deste domingo, no Luiz Lacerda, em Caruaru, e reassumiu a liderança do Hexagonal do Segundo Turno, agora com 13 pontos.
Na véspera, o Náutico havia ultrapassado o Leão ao vencer o Porto e chegar a 11 pontos. Com 6, o Central deixa a zona de classifcação para as semifinais.

Quarta-feira, o Rubro-negro volta a campo para começar a decidir a vaga na final da Copa do Nordeste contra o Santa Cruz. O próximo Clássico das Multidões foi justamente o motivo que levantou a possibilidade de Eduardo Baptista dar descanso aos titulares. Pelo volume de jogo do adversário, seria uma decisão equivocada. Apesar do placar, o equilíbrio foi a marca do jogo na maior parte do tempo. O Sport acabou sendo mais eficiente.

O volante Wendel e o lateral-esquerdo Danilo foram as novidades nas vagas de Renê - suspenso do clássico de quarta-feira - e Páscoa. Os únicos titulares de fora. Na próxima rodada, o Leão visita o Salgueiro, domingo, no Sertão, e o Central encara o Náutico na Arena Pernambuco.
 
Central mais perigoso

O Central esteve mais perto de abrir o placar no primeiro tempo. Boa parte dele truncado, haja vista o gramado duro do Luiz Lacerda, o calor de mais de 30 graus e a forte marcação dos dois times. Os lances de maior emoção ocorreram logo no início e pouco antes do intervalo. No primeiro minuto, Jean Batista fez boa jogada pela esquerda e achou Danilo Lins. O atacante acertou a trave de Magrão.

Com muita dificuldade para construir jogadas, o Sport demorou a dar a resposta. Só aos 37 minutos, o Leão chegou com perigo pela primeira vez. Patric apareceu bem pela direita e chutou rente ao travessão de André. Aos 38, Edson Di, machucado, foi substituído por Johnathan Goiano. Em pouco mais de cinco minutos, o autor dos dois gols da vitória, de virada, no clássico contra o Porto, na última quarta-feira, deu muito trabalho à defesa rubro-negra.

Aos 39, recebe de Danilo Lins após uma falha de Ferron, mas cara a cara com Magrão, chutou em cima do goleiro. No lance seguinte, finalizou uma jogada bem trabalhada pela direita. Para alívio dos rubro-negros, a bola saiu.

Eficiência rubro-negra

O jogo voltou movimentado. Com apenas 7 minutos, Sport e Central chegaram com perigo duas vezes cada. Na última, André cresceu na frente de Neto Baiano dentro da pequena área. O time da casa manteve o ritmo forte. Danilo Pires e Thallys quase abriram o placar antes dos 15.  Quando deu um respiro, o Alvinegro tomou o golpe.

O relógio marcava 22 minutos quando Wendel achou Neto Baiano na área. Belo passe. Bela finalização. O primeirio gol do Sport lembrou muito o primeiro da Seleção Brasileira na Copa de 2002. À la Ronaldo Fenômeno, o camisa 9 do Leão voou em direção à bola. No ar, de perna esticada, abriu o placar no Luiz Lacerda. Sport 1 a 0. A fase do centroavante do Leão é excelente. Já são oito gols em 2014.

O jogo seguiu corrido na parte final da segunda etapa. Aos 34, o segundo gol rubro-negro. Danilo cobrou escanteio, Rodrigo Mancha subiu por trás da zaga alvinegra e testou para as redes. Sport 2 a 0. Um prêmio. A quem soube ser eficiente.

Por Caruaru, PE.