SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

'Carrasco da Ilha' também terá pausa.

Foto: Ezequiel Vannoni.

Sempre presente entre os titulares, Neto Baiano será poupado contra o Brasília. Confira detalhes.

Sempre que o técnico Eduardo Baptista decidia poupar parte da equipe considerada titular, uma peça permanecia absoluta em sua escalação: o atacante Neto Baiano. Sempre de olho na artilharia das competições, o 'Carrasco da Ilha', respaldado pelo comandante rubro-negro, jamais optou pelo descanso. Desta vez, porém, o goleador será preservado, e apenas mandará suas vibrações positivas aos atletas que entrarão em campo para enfrentar o Brasília, nesta quinta-feira (01), às 21h50, no Estádio Mané Garrincha, pela Copa do Brasil.

Antes de definir suas escalações, Baptista costuma consultar o fisiologista leonino, Inaldo Freire, e os preparadores físicos Tacão e Guilherme Ferreira. O sinal verde sempre foi recebido. Inclusive agora, para a estreia na competição nacional vencida pelo Sport em 2008. A justificativa para a longa jornada de partidas encaixada por Neto Baiano é o seu baixo desgaste. Por ser acompanhado diariamente pela comissão técnica da Praça da Bandeira, o condicionamento do atleta e seus companheiros de elenco é tratado de forma minuciosa. E, por atuar como homem de referência no setor ofensivo, seu deslocamento tende a não ser tão exaustivo quanto o de um lateral, por exemplo. 

"Neto nunca teve problemas para entrar em campo. Pelo contrário. Sua vontade sempre foi jogar, defender o Leão e marcar seus gols. Para se ter uma ideia, ele nunca teve desgaste muscular acusado nos testes de CK (enzima cujo volume cresce de forma diretamente proporcional ao cansaço muscular do jogador)", comenta o fisiologista Inaldo Freire, justificando a ausência do matador entre os relacionados para o compromisso desta quinta-feira (01). "Apesar de ele estar bem, é inegável que o grupo vem de uma longa maratona de decisões. Por isso, o atacante está na lista de poupados", explica.

Pelo lado de Neto Baiano, como de costume, a 'secura' permanece. O artilheiro, porém, deixa claro que tem total respeito pela decisão da comissão técnica. "Da minha parte, nunca vai faltar vontade de jogar. Mas, se a comissão achou melhor assim, por mim, tudo certo. Eles sabem o melhor a ser feito", declara. E finaliza: "Essa pausa será importante para que eu possa treinar, pois vínhamos disputando um jogo atrás do outro. A parada fará com que eu fique mais inteiro para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série A".

Fernando Sposito - Site Oficial.

Leonardo promete empenho diante do Brasília.

Atacante rubro-negro demonstra motivação em alta para estreia pela Copa do Brasil 2014.

Uma das constantes cartas na manga do técnico Eduardo Baptista treinou entre os titulares e deve entrar de frente diante do Brasília, nesta quinta-feira (01), às 21h50, no Estádio Mané Garrincha, pela Copa do Brasil 2014. Trata-se do atacante Leonardo, que vem aprimorando seu condicionamento físico e deixando boas impressões quando entra em campo. Para o duelo contra o time do Distrito Federal, o atleta garante que empenho será sua palavra de ordem.

"Venho treinando forte e aumentando o meu desempenho físico a cada dia. Claro que ainda posso sentir o ritmo, pois venho entrando no decorrer das partidas. Mas isso não será problema. Não vai faltar esforço e dedicação por minha parte. O importante é que vou poder jogar e, junto com meus colegas de equipe, buscar mais uma vitória para o Sport", declara o atacante da Praça da Bandeira. 

Sobre seu companheiro de posição Neto Baiano, artilheiro do Leão na temporada 2014, Leonardo diz que a competitividade entre eles ocorre de forma tranquila. E justifica sua opinião ao comparar seu estilo de jogo com a postura do 'Carrasco da Ilha' entre as quatro linhas. "Neto (Baiano) joga mais fixo na área. É o autêntico camisa 9. No meu caso, sei atuar mais enfiado na área, mas também gosto de cair pelas pontas e preparar as jogadas", comenta o atacante.

Fernando Sposito - Site Oficial.

Hora de mostrar serviço

Volante Augusto vive expectativa de jogar entre o titulares pela primeira vez diante do Brasília, pela Copa do Brasil

O elenco do Sport Club do Recife conta com 10 volantes, que se revezam em duas ou três vagas, de acordo com o esquema tático adotado. Trata-se de uma concorrência complicada, porém saudável. Com as reformulações encontradas no time que enfrentará o Brasília, nesta quinta-feira (01), pela Copa do Brasil, Augusto deve entrar entre os titulares. Para o jogador, a partida será a oportunidade ideal para mostrar suas qualidades.

"Sei que a concorrência é grande, mas todos se respeitam. Cada um busca seu espaço. No fim das contas, temos volantes qualificados, e o Sport ganha com isso. Nos últimos dias, o professor Eduardo Baptista elogiou o meu trabalho e indicou que deve me escalar. Vou dar o meu melhor dentro de campo, para que eu continue sendo utilizado no time rubro-negro", explana o volante.

Na expectativa de atuar na equipe principal pela primeira vez, Augusto faz uma autoanálise do seu estilo de jogo, ressaltando suas principais características. "Costumo reforçar a marcação no meio de campo, correndo para anular o poder ofensivo dos times adversários. Mas não fico apenas na contenção. Sempre que acho brechas, tento avançar", descreve o atleta leonino.

Fernando Sposito - Site Oficial.

Elenco participa de treino 'duplo'

Foto: Site Oficial

Jogadores poupados treinaram na praia e restante do grupo trabalhou no campo auxiliar da Ilha do Retiro.

Nesta quarta-feira (30), o elenco rubro-negro foi dividido em dois grupos. Uma parte dos jogadores - aqueles que vinham atuando como titulares - treinou na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, sob o comando do preparador físico Guilherme Ferreira. Já o restante dos atletas, de olho na estreia pela Copa do Brasil, contra o Brasília, realizaram uma movimentação no campo auxiliar da Ilha do Retiro, com mediação do técnico Eduardo Baptista.

Sobre as areias recifenses, correram Patric, Durval, Ferron, Renê, Rodrigo Mancha, Ailton e Neto Baiano. Além deles, a novidade foi a presença do volante Anderson Pedra, que cumpre protocolo, após período de recuperação de uma ruptura no ligamento anterior do joelho esquerdo. Os jogadores participaram de trabalhos físicos de força e resistência.

"O treino na praia é importante para reforçar a manutenção do condicionamento físico dos nossos atletas. Principalmente desse grupo que vem de uma sequência exaustiva de jogos", explica Guilherme Ferreira, revelando seus planos para os próximos dias. "Hoje, a movimentação foi puxada. Nesta quinta-feira (01) e na sexta-feira (02), os trabalhos serão no clube, com foco na parte técnica. Faremos musculação e atividades voltadas para a posse de bola", detalha.

Fernando Sposito - Site Oficial.

Sport domina Troféu Lance Final com sete na seleção e o craque do PE 2014.

Os escolhidos para formar a seleção do Pernambucano perfilados como time (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press).

Artilheiro do Leão no Pernambucano, Neto Baiano é eleito o melhor do campeonato.

Em traje de gala, os destaques do Campeonato Pernambucano receberam o Troféu Lance Final na noite desta segunda-feira. Campeão, o Sport dominou a seleção com sete representantes e ainda teve o craque, Neto Baiano, e o técnico, Eduardo Baptista. A cerimônia de premiação foi realizada no Teatro Boa Vista, centro do Recife, com apresentação do narrador da TV Globo Rembrandt Júnior e do apresentador do Esporte Espetacular, Ivan Moré.

O maestro Spok foi o primeiro a subir ao palco e abriu o evento com a execução do hino de Pernambuco. Entre uma entrega de troféu e outra, apresentaram-se ainda a cantora Lucy Alves, finalista do The Voice Brasil, o forrozeiro Gabriel Diniz e o cantor Wesley Safadão.

Três ídolos do passado abrilhantaram o evento: o ex-atacante do Santa Cruz Ramon, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1973; o ex-meio-campista Ivan Brondi, hexacampeão pelo Náutico na década de 1960; e Ribamar, um dos grandes nomes do Sport na conquista do Campeonato Brasileiro de 1987.
01
O CRAQUE

Troféu Lance Final - Neto Baiano (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Neto Baiano é cumprimentado por Ivan Moré
(Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press).
 
Artilheiro do Sport na competição, com oito gols, Neto Baiano ficou com o prêmio de melhor jogador. O atacante foi o grande personagem do campeonato, tanto pelos gols e boas atuações como pelas polêmicas. O jeito falastrão e provocativo rendeu atritos com jogadores rivais e com o técnico do Náutico, Lisca. A dancinha das comemorações, batizada de "frescando", virou a marca do camisa 9 rubro-negro. Uma febre entre os torcedores do Sport. Ao receber o prêmio, Neto Baiano dividiu os méritos com os companheiros e funcionários do clube, homenageou o avô, falecido recentemente, mas não deixou de descontrair.

- A dancinha deu certo. Agradeço desde o pessoal da cozinha até a turna que corta o gramado no Sport. Todos fazem parte desta conquista. Isso aqui vai também para o meu avô.
02
A SELEÇÃO

Troféu Lance Final - seleção do campeonato pernambucano (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Jogadores do Sport e do Náutico lado a lado
(Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press).
 
O Sport dominou a seleção do campeonato com sete representantes. Do goleiro ao lateral-esquerdo, a defesa foi toda rubro-negra. Três jogadores do vice-campeão, Náutico, e mais um do Santa Cruz completaram o time: Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Ewerton Páscoa, Elicarlos (representado por Lúcio Surubim), Pedro Carmona e Zé Mário; Léo Gamalho e Neto Baiano. 
03
homem gol

Trofeu Lance Final Léo Gamalho (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Léo Gamalho foi o destaque do Santa Cruz na premiação (Foto: Aldo Carneiro / PE Press).
 
O atacante do Santa Cruz Léo Gamalho subiu para receber o prêmio das mãos do secretário da Copa no Recife, George Braga. Autor de 12 gols, o jogador dividiu com a esposa e os companheiros a alegria de ser o principal goleador do torneio logo em seu primeiro Campeonato Pernambucano. 
- Queria agradecer a Deus por todos esses gols.
E também à minha esposa e aos meus companheiros. Acabamos não chegando nas finais, mas eles têm parte nisso.

04
campeão do interior

Troféu Lance Final (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Vice-presidente do Salgueiro recebe o prêmio (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).
 
O primeiro prêmio da noite foi dado ao Salgueiro pelo título do Primeiro Turno, disputado por nove equipes do interior. O presidente do Carcará, Clebel Cordeiro, foi representado pelo vice-presidente do clube, Geraldo Vidal, pois na noite desta segunda-feira, o Salgueiro fez sua estreia na Série C Brasileiro, contra o Fortaleza, no Cornélio de Barros. A entrega do troféu ficou por conta do vice-presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Pedro Lacerda. 

05
a musa

Troféu Lance Final Jaqueline Milet (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Jaqueline Milet ficou com 33% dos votos
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).
 
Em uma disputa apertada, venceu a representante do Sport, Jaqueline Milet, com 33% dos votos. Ela recebeu a coroa e a faixa da vencedora de 2013, Claris Massena, representante do Náutico. Em segundo lugar ficou a tricolor Suelen Fragoso, com 30%, seguida pela alvirrubra Hevelyn Guedes, com 15% dos votos.

-  O ano vem sendo bom para o Sport. Ganhamos tudo o que disputamos, e não foi diferente com musa, que venci graças à nossa torcida. Fiquei muito feliz com esse prêmio e espero honrar o posto.
06
o técnico

Troféu Lance Final - Eduardo Baptista (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Eduardo Baptista lembrou do pai, Nelsinho
(Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press).
 
Responsável por reconduzir o Sport ao título - o último havia sido em 2010 - Eduardo Baptista levou a melhor sobre o técnico do Náutico, Lisca. Ao receber o troféu, citou o pai Nelsinho Baptista como sua grande inspiração. Antes de assumir o comando da equipe rubro-negra, Eduardo exercia a função de preparador físico na comissão técnica. Assim chegou ao clube, na companhia do pai, em dezembro de 2007.

- Ele vai ser sempre uma inspiração para mim - disse, sobre Nelsinho.
07
artilheiro do interior

Os atacantes Kiros, do Porto de Caruaru, e Júnior Juazeiro, do Serra Talhada, dividiram o troféu. Cada um marcou sete gols no primeiro turno. Ausentes na cerimônia, ambos foram representados pelos presidentes dos seus clubes.
08
trio de arbitragem

Único brasileiro escalado para a Copa do Mundo, o mineiro Sandro Meira Ricci levou o prêmio de melhor árbitro, mas não pode comparecer à festa e foi representado por Francisco Domingos, membro da Comissão Estadual de Arbitrage, (Ceaf). Clóvis Amaral e Charles Rosas subiram ao palco para receber os prêmios de melhores assistentes. 
 
Por Recife.

Eduardo Baptista confirma time reserva para duelo contra o Brasília

Eduardo Baptista conversa com time que inicia o jogo contra o Brasília, pela Copa do Brasil (Foto: Elton de Castro).

Preocupado com desgaste físico e priorizando a Sul-Americana, técnico do Sport deve mandar a campo, quarta-feira, apenas três atletas que jogaram contra a Chapecoense.

O treinamento desta terça-feira confirmou a intenção do técnico Eduardo Baptista de poupar boa parte da equipe titular para o duelo contra o Brasília, na próxima quinta-feira, pela Copa do Brasil. Dos atletas que jogaram contra a Chapecoense, apenas o goleiro Magrão, o meio-campo Renan Oliveira e o volante Rithely participaram da movimentação. Sete jogadores: Durval, Ferron, Patric, Rodrigo Mancha, Neto Baiano, Renê e Ailton ficaram realizando um trabalho regenerativo e não embarcam para a capital federal. Ananias, relacionado, deve ficar no banco.

Sem a presença dos titulares, Eduardo Baptista decidiu improvisar na lateral direita. Constantemente usado no setor, o volante Bileu perdeu espaço para o lateral-esquerdo Igor. No ataque, Leonardo ocupa a vaga de Neto Baiano e terá a companhia de Felipe Azevedo.

Destaque durante o primeiro trimestre, sendo utilizado como volante, Ewerton Páscoa volta a posição de origem e será escalado ao lado de Oswaldo na zaga rubro-negra.

Mesmo fora do coletivo, o goleiro Magrão está relacionado e será titular no confronto. No entanto, Com isso, o Sport vai para o jogo com Magrão; Igor, Ewerton Páscoa, Oswaldo e Danilo; Augusto César, Rithely, Renan Oliveira e Wendel; Felipe Azevedo e Leonardo.

Na segunda parte da movimentação, Rithely e Renan Oliveira deram lugar para Neto e Ronaldo. No entanto, devem iniciar a partida na equipe titular.

A curiosidade ficou por conta da não utilização do meio-campo Robert Flores e do zagueiro Enrique Meza que, mesmo com os titulares poupados, foram preteridos e participaram da movimentação no time de baixo.

Eduardo valoriza escalação
 
A opção de não utilizar os titulares, segundo Eduardo Baptista, foi motivada pelo desgaste do elenco. No entanto, o treinador fez questão de destacar a qualidade do time que enfrentará o Brasília.
- A prioridade é descansar o pessoal. Tinha que tirar o pé do acelerador. Senti isso no último jogo (contra a Chapecoense). Não estou falando que a equipe cansou. Não foi isso. Mas há uma queda de concentração e um desgaste que é normal. Mas vamos com um time muito forte, com atletas que estão acostumados a jogar na equipe de cima.
 
Por Recife.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Frustrado por ficar de fora, F. Azevedo assiste 1º jogo da final pela televisão.

Azevedo tem história especial no Sport e no Ceará, mas vai ficar de fora do 1º jogo da final (Foto: Aldo Carneiro / PE Press).

Atacante está vetado da partida contra o Ceará, por ter sido expulso contra o Santa Cruz. Como extraiu um dente, não poderá estar na Ilha do Retiro, nesta quarta-feira.

Com a camisa do  Sport já são 120 jogos - e nenhum título -, marca alcançada no último domingo, contra o Náutico, pelo Campeonato Pernambucano, em três anos de contrato. Pelo Ceará, foram 71 partidas em duas temporadas (2011/2012). Tempo suficiente para que Felipe Azevedo criasse uma enorme identificação com as equipes e uma expectativa especial para a final da Copa do Nordeste, decidida entre os clubes. 

No primeiro embate da final, nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, o jogador terá que se contentar em acompanhar das arquibancadas. Suspenso por ter sido expulso na semifinal, contra o Santa Cruz, ele não escondeu a frustração por ficar de fora da decisão.

- Bate uma frustração. A gente lutou o campeonato todo e, quando chegamos na final, tive que ficar fora. Principalmente pela forma como as coisas aconteceram. O jeito será ficar na torcida e viver essa sensação de estar em campo no segundo jogo. Será algo diferente e não consigo imaginar o que passará pela minha cabeça. Como o segundo jogo será o que define, fico feliz de poder participar.
Longe do gramado nesta quarta-feira, Felipe Azevedo revelou que não acompanhará a partida na Ilha do Retiro. Apesar da vontade, o jogador, que passou por uma cirurgia na boca, para retirada de um dente, foi aconselhado a não fazer esforços para poder voltar aos trabalhos nesta quinta-feira.

- Queria assistir ao jogo na Ilha, mas não irei poder. Aproveitei que não jogaria para retirar um dente e o médico aconselhou a evitar qualquer perigo. Então, irei acompanhar de casa e torcer pelo Sport.
No clube desde 2012, Felipe Azevedo sabe bem o valor que a conquista da Copa do Nordeste tem para o torcedor rubro-negro. Na avaliação do atleta, o título servirá, também, para alavancar o elenco para o restante da temporada.

- É um título muito importante. Não só para a torcida, como para todos os jogadores. É um título que nos dará uma vaga na Copa Sul-Americana e que nos dará uma visibilidade muito grande. Será difícil, mas vamos com tudo.

Por Recife - GLOBOESPORTE.

'Gorduchinha' é a bola para a final da do Nordestão entre Sport e Ceará.

Bola da final da Copa do NE (Foto: Elton de Castro).

Nome da pelota, inspirada na bandeira do Brasil, é uma homenagem a Osmar Santos.

Nesta terça-feira, o Sport treinou com a bola que foi especialmente desenvolvida para a final da Copa do Nordeste. Inspirada na Bandeira do Brasil, a bola leva o nome de “Gorduchinha”. Uma homenagem ao locutor Osmar Santos, inventor do famoso jargão "Pimba na Gorduchinha", que se transformou no maior sucesso em virtude das transmissões do narrador no fim da década de 1980.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Audiência para definir campeão de 1987 termina sem decisão no STJ.

Taça das Bolinhas também está m discussão junto desse processo (Foto: Divulgação).

Sport tem dois votos a favor contra um do Flamengo na disputa pelo reconhecimento do título brasileiro daquele ano. 

Continuação ainda não tem data para acontecer.

A novela judicial sobre o título brasileiro de 1987 ainda não terminou. Por falta de quórum, o julgamento desta terça-feira no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi interrompido e não tem data para ser retomado. O regimento exige que as decisões em recurso especial ocorram por maioria absoluta dos membros das Turmas. Esses colegiados são formados por cinco ministros, exigindo-se, portanto, três votos concordantes para se firmar um julgamento. Apenas três ministros marcaram presença na audiência e o placar ficou em 2 a 1 a favor do Sport.

Os ministros Sidnei Beneti e João Otávio de Noronha votaram a favor de manter o Sport como único campeão de 1987. A ministra Nancy Andrighi, relatora do processo, tinha como posição a divisão do título entre o clube pernambucano e o Flamengo. A votação continuará em uma próxima sessão com o placar em 2 a 1 a favor do Sport.

Dois dos cinco ministros não participaram do início do julgamento. Se os outros três ministros tivessem votado da mesma forma o processo estaria encerrado. Os advogados poderão renovar suas sustentações orais para que os ministros Paulo de Tarso Sanseverino e Villas Bôas Cueva tomem suas decisões.

A disputa entre Flamengo e Sport vem de longa data e aumentou em 2011, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu o Flamengo também como campeão de 1987. O Sport conseguiu na Justiça que essa decisão da entidade fosse revogada, cumprindo determinação judicial da sentença de 1994.

O Flamengo recorreu. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região negou o recurso. O clube então buscou o STJ, com ação que segue em tramitação. A discussão acontece sobre o que foi decidido em 1994, se impede o reconhecimento do Flamengo como campeão de 1987 e o meio processual usado para obter a revogação da resolução da CBF. 

Outra intenção do Flamengo é provar, com o reconhecimento da Justiça, que foi o primeiro clube cinco vezes campeão brasileiro. Sendo assim, teria direito à posse definitiva da Taça das Bolinhas, alvo de polêmica com o São Paulo. O objeto está guardado na Caixa Econômica Federal.
Por Brasília - GLOBOESPORTE.

Mesmo com dúvidas, E. Baptista deve lançar Rithely no Sport contra Ceará.

Rithely perdeu espaço, mas pode reaparecer na equipe titular no lugar de Felipe Azevedo (Foto: Aldo Carneiro / PE Press).

Em trabalho fechado, nesta terça-feira, no centro de treinamento rubro-negro, técnico testa novas variações táticas e volante tem tudo para reaparecer entre titulares.

O primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, contra o Ceará, nesta quarta-feira, fez o técnico Eduardo Baptista mudar a rotina do Sport. Pela primeira vez, o treinador optou por trabalhar no centro de treinamento do clube, em Paratibe, medida que serviu para que pudesse realizar um treino fechado. Isolado e sem a presença da imprensa, Baptista testou novas variações táticas. Apesar do mistério, até pelos elogios recentes ao atleta, a tendência é que o substituto de Felipe Azevedo, suspenso, seja o volante Rithely, que perdeu espaço no time nos últimos tempos.

Quando liberou o acesso, Eduardo Baptista realizou um recreativo e deixou claro que só irá liberar a escalação minutos antes do jogo.

- Escolhi o treino no centro de treinamento justamente porque na Ilha do Retiro nós não conseguiríamos evitar que vocês olhassem.

Tenho algumas dúvidas, mas revelarei 30 minutos antes do jogo.

Entre as dúvidas do treinador, o meio de campo aparece como sua principal dor de cabeça. Com Ailton confirmado, o treinador não definiu se escalará Danilo para fortalecer o setor ofensivo ou Rithely, que daria mais liberdade para os laterais.

No ataque, a tendência é que Eduardo Baptista entre com Ananias ao lado de Neto Baiano. Com isso, o Sport vai para o jogo com Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa, Rithely (Danilo) e Ailton; Ananias e Neto Baiano. 
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Procura por ingressos para final do Nordestão é intensa na Ilha do Retiro.

Torcida lota bilheterias para comprar ingresso para primeira partida da final do Nordestão (Foto: Elton de Castro).

Sport e Ceará devem jogar com casa cheia, nesta quarta-feira, no primeiro confronto da final da Copa do Nordeste; cerca de 17 mil entradas já foram vendidas até agora.

Às vésperas da primeira partida da final da Copa do Nordeste, contra o Ceará, a torcida do Sport fez fila, nas bilheterias da Ilha do Retiro, para garantir um dos 32 mil ingressos colocados à disposição dos rubro-negros. Mesmo com as entradas mais baratas já esgotadas (R$ 10, para a arquibancada atrás do gol da sede), a procura era intensa. 

Otimista com relação ao jogo, o estudante Caio Lima disse que o Sport entrará em campo reforçado pela torcida.

- É o momento de resgatarmos a nossa casa. Vamos usar a arquibancada para fazer pressão no Ceará. Vamos vencer por 3 a 0.
Mais comedido, Felipe Ramos aposta em um duelo difícil contra o Ceará, nesta quarta-feira.

- Estou otimista, mas acredito que será 2 a 1 para o Sport. Dois gols de Neto Baiano. Mas será um jogo difícil, pois o Ceará tem um bom time. 

Com a boa presença da torcida, a expectativa é que os ingressos se esgotem para o duelo contra o Alvinegro. Até a noite desta terça-feira, cerca de 17 mil tíquetes haviam sido comercializados. 
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Testado no meio de campo do Sport, Ananias afirma preferir o ataque.

Ananias ficou encostado no DM por 15 dias
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Recuperado após 15 dias, jogador está cotado para substituir Felipe Azevedo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, no primeiro jogo da decisão do Nordestão.

De olho em outras saídas para a equipe, o técnico Eduardo Baptista testou o atacante Ananias no meio de campo, no coletivo que realizou, na última segunda-feira, entre os reservas e o time Sub-20 do Sport. Numa função diferente da que tem atuado, o jogador não conseguiu sobressair nem mesmo contra os garotos formados na Ilha. E foi sincero quando questionado em que posição prefere atuar, se for lançado no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, contra o Ceará: "Aberto no ataque". 

Pernambucanos e cearenses se encontram nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, e Ananias está cotado a voltar entre os titulares depois de 15 dias se recuperando de uma contusão na coxa direita e, posteriormente, de uma conjuntivite.

Ananias não emendou o discurso apaziguador, natural de alguns jogadores, que evitam se posicionar ao serem questionados sobre as suas preferências em campo. Não titubeou e deixou claro que se sente melhor perto do gol.

- Eduardo fez uma variação no coletivo caso eu precisasse fazer aquela função (no meio), mas gosto é de jogar aberto no ataque. Essa é a forma que eu venho jogando melhor. Mesmo assim, se ele precisar de mim no meio, também estarei pronto. Quero ajudar.

Recuperado da contusão na coxa, Ananias deve voltar na vaga do até então companheiro de ataque Felipe Azevedo, suspenso por ter sido expulso na semifinal, contra o Santa Cruz. Apesar de estar ganhando uma chance por conta da ausência de Azevedo, Ananias lamentou a perda.

- Sempre que um jogador está num momento individual muito bom e muito confiante, é ruim ter ele fora do time. Felipe vinha fazendo gols e jogando muito bem. Ele estava sendo importante para a gente e nós perdemos muito com essa saída.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

No Sport, Aílton, ex-Ceará, dá dicas ao técnico Eduardo Baptista para a final.

Aílton alerta para o entrosamento do time do Ceará (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Apesar de ter deixado Vozão em 2010, meio-campista atuou com cinco titulares do adversário do Leão na final da Copa do Nordeste: 'Sei como eles jogam'.

Sport e Ceará começam a decidir o título da Copa do Nordeste na próxima quarta-feira, em um jogo que vai colocar frente a frente velhos conhecidos. Se o Ceará pode se gabar de ter em seu elenco cinco ex-rubro-negros - Michel, Diego Ivo, Gabriel, Tadeu e Magno Alves -, o Leão também tem um jogador que pode ser importante nesta final. Ailton teve uma rápida passagem pelo Vozão em 2010 e trabalhou com vários jogadores do atual elenco alvinegro. Só do time titular, foram cinco: João Marcos, Magno Alves, Samuel, Vicente e Michel.

Ciente da importância das informações, Ailton confessou já ter tido uma conversa com o técnico Eduardo Baptista.

- Passei seis meses lá (em 2010) e sei como eles jogam. Eu conversei com Eduardo e procurei passar para ele o que conheci de perto. O Ceará tem uma equipe forte, rápida e inteligente.

No Sport desde a metade do ano passado, Aílton acredita que o Ceará pode levar um pouco de vantagem por já ter uma base formada há mais tempo. Segundo ele, pelo menos há três anos os cearenses jogam da mesma maneira.

- A equipe deles é forte e vem com o mesmo elenco há três anos. Muda um, dois ou três jogadores. Nós formamos a nossa equipe este ano, mas temos que passar por cima disso. Vai ser um jogo de superação e temos que ter responsabilidade e personalidade porque o Sport depende de títulos.
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Ananias, recuperado de uma conjuntivite, está à disposição do treinador (Foto: Elton de Castro).

Ananias volta aos treinos e vira opção do Sport para decisão contra Ceará.

Após recuperar-se de lesão e conjuntivite, atacante está novamente apto a jogar.

Mais de 15 dias depois de lesionar a coxa direita, no segundo clássico contra o Santa Cruz do ano – válido pela Copa do Nordeste -,  o atacante Ananias, enfim,  voltou aos trabalhos com bola. Pelo cronograma, o retorno teria de acontecer antes. Mas o atleta foi acometido por uma conjuntivite logo após se recuperar da contusão muscular. Ele participou do treino coletivo contra os juniores, na tarde desta segunda-feira, na Ilha do Retiro, mas não se destacou entre os garotos.

Em pouco mais de 40 minutos, Ananias não chamou atenção. Depois de começar jogando como meio-campista, foi deslocado para a ponta, como vinha atuando entre os titulares do Sport, aos 22 minutos. Foi aí que passou a ser mais efetivo, mas sem sobressair.

A volta de Ananias esta semana cai como uma luva para o técnico Eduardo Baptista, que não poderá contar com o atacante Felipe Azevedo no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, contra o Ceará. Expulso na semifinal contra o Santa Cruz, Azevedo é o único desfalque dos rubro-negros para a partida da próxima quarta-feira.

- Estou bem. É claro que ainda não estou 100%, porque tive alguns contratempos depois da minha lesão como uma conjuntivite, mas estou preparado para ajudar meus companheiros nesta batalha contra o Central - disse Ananias.

Além de um provável substituto de Felipe Azevedo, Ananias pode entrar no meio de campo, já que Aílton não tem agradado e Renan Oliveira, que não tem ido bem no Campeonato Pernambucano, foi contratado depois do prazo limite das inscrição da competição.

Os jogadores que foram titulares do Sport no clássico do último domingo, contra o Náutico, fizeram apenas um trabalho regenerativo na academia do clube.

Com isso, o coletivo, que teve a participação apenas do time reserva, tinha Flávio; Bileu, Oswaldo, Meza e Igor; Rithely, Wendel e Ananias; Danilo, Érico Júnior e Joelinton. Além deles, entraram ainda no segundo tempo da atividade Naldinho, Welton, Marcelo Cordeiro, Everton Felipe, Ronaldo, Sandrinho e Robert Flores.

Por Recife - GLOBOESPORTE.

Apesar das opções para o meio, E. Baptista aprova improviso no setor.

Felipe Azevedo foi aprovado no meio de campo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Treinador gosta da atuação do atacante Felipe Azevedo no setor de criação mas não poderá contar com o atleta contra o Ceará, pois o jogador está suspenso.

Ailton, Renan Oliveira e Robert Flores. Na teoria, são essas as peças do técnico Eduardo Baptista para o setor de criação da equipe. No entanto, o baixo aproveitamento dos atletas fez com que o treinador optasse por escalar Felipe Azevedo no meio de campo, na derrota para o Náutico. Opção que, segundo o técnico, satisfez as suas expectativas.

- Felipe Azevedo conseguiu dar uma boa dinâmica ao meio de campo. Foi um atleta que nos ajudou bastante, mas tive que puxá-lo para o ataque depois. Estamos testando algumas situações e essa me agradou.

Mesmo tendo aprovado a atuação de Azevedo, Eduardo Baptista não escondeu que ainda não conseguiu definir quem atuará no meio de campo do Sport, para o duelo contra Ceará, nesta quarta-feira. 

- Ainda estou analisando algumas situações. Peço para que os meias tenham um bom passe e tenham muita movimentação. Estou quebrando a cabeça, para que a gente possa evoluir ainda mais na temporada.

Sem poder contar com Renan Teixeira para o duelo contra o Ceará, pois o atleta não está inscrito na Copa do Nordeste, e Felipe Azevedo, suspenso, a tendência é que Eduardo Baptista escale Ailton como titular para a primeira partida contra o Alvinegro.

GLOBOESPORTE

Náutico, Sport, Santa e Salgueiro iniciam semifinais do PE no domingo.

Santa e Sport se enfrentarão mais duas vezes este ano (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Jogos de ida estão marcados para o dia 06 de abril; Já os de volta sofreram uma alteração: Náutico e Salgueiro jogam dia 12, Sport e Santa duelam um dia depois.

O fim da primeira fase do Campeonato Pernambucano restringiu o número de postulantes ao título. De seis, sobraram apenas quatro, que irão duelar em dois jogos nas semifinais, para que sejam conhecidos os dois grandes finalistas. As semifinais, que terão Náutico, Sport, Santa Cruz e Salgueiro, começam a ser disputadas no domingo, dia 6. O jogo da volta entre alvirrubros e salgueirenses, na Arena Pernambuco, foi antecipado para o sábado, dia 12. O segundo confronto entre Sport e Santa permanece inalterado, no dia 13, na Ilha do Retiro. 

Antes mesmo da mudança ser divulgada de forma oficial, a direção do Náutico já esperava que a data da segunda semifinal fosse alterada. O técnico Lisca chegou a dizer que o melhor dia para enfrentar o Carcará na Arena Pernambuco não seria o sábado, como escolhido pela FPF.

- O ideal para nós seria jogar na segunda-feira à noite. Mas isso está nas mãos da diretoria. Eles que decidem qual a melhor logística para a gente.

Líder da primeira fase com 20 pontos conquistados, o Náutico conseguiu fugir da possibilidade de disputar um clássico contra Sport ou Santa Cruz mas, em compensação, precisará fazer uma viagem de mais de 500 km para enfrentar o Salgueiro, no próximo domingo.

Nas mesmas datas, Santa Cruz e Sport se enfrentarão mais duas vezes nesta temporada. Serão os quinto e sexto encontros entre as equipes dos técnicos Vica e Eduardo Baptista. Já foram dois pela Copa do Nordeste e dois pelo próprio Campeonato Pernambucano, com três vitórias para o Leão e um empate.

Por terem terminado nas primeiras colocações, Náutico e Sport entram nas semifinais com vantagem. Curiosamente, fugindo das regras dos mata-matas pelo Brasil, os gols marcados na casa dos adversários e o saldo de gols não entrarão na disputa. A única vantagem de alvirrubros e rubro-negros será a de fazer o último jogo em seus estádios.

O regulamento do Campeonato Pernambucano também prevê uma situação inusitada. O time que for derrotado na primeira partida, independentemente do placar, poderá ganhar de qualquer resultado para levar a decisão para os pênaltis. O critério se repetirá também na grande final, que será disputada nos dias 16 e 23 de abril.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Com três vitória do Náutico, Lisca é o algoz do Sport nesta temporada.

Lisca já analisa semifinais do Campeonato Pernambucano (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press).

Técnico tem um aproveitamento de 80% sobre os rivais, mas lembra que vantagem que leva para semifinais por ter sido primeiro do hexagonal é quase insignificante.


Foram quatro jogos contra o Sport. Três vitórias do Náutico e uma derrota. O técnico Lisca vibrou com o fato de ter um aproveitamento de 80% contra o rival este ano. Porém, o treinador fez o alerta. Apontou a vantagem de decidir as semifinais e uma possível final na Arena Pernambuco como muito pequena. Em seus domínios, o Timbu acumula três vitórias, um empate e uma derrota no Campeonato Pernambucano.

- Se fosse todo mundo contra todo mundo, se fosse pontos corridos, assinava agora. Infelizmente, o campeonato não termina para nós hoje. Somos líderes, mas a vantagem é mínima. Até porque nosso rendimento em casa é menos de 50%. Fora, mais de 60%.

Fora de casa, o Náutico não perdeu no estadual. Foram dois empates e três vitórias. Mas, com um discurso comedido, Lisca lembrou da derrota sofrida diante do Salgueiro, por 2 a 0, em plena Arena Pernambuco, pela quinta rodada. 

O treinador disse ainda que, pelo regulamento do campeonato, não existe vantagem nos gols marcados fora de casa. Caso o Carcará vença o primeiro jogo de 1 a 0 e o Timbu vença o jogo da volta por 3 a 0, a classificação será decidida nos pênaltis.
 
- É um regulamento traiçoeiro porque os gols fora de casa não valem. Levando em consideração o que aconteceu no hexagonal, decidiríamos com o Salgueiro nos pênaltis só para vocês verem como ele é complicado. Se nós conseguirmos passar pelo Salgueiro, aí podemos chegar em uma final com méritos. Faz tempo que o Náutico não chega em uma final.

Apesar de adotar um discurso polido, o treinador fez questão de ressaltar a força que o Náutico mostrou nos dois últimos jogos do Campeonato Pernambucano, nas vitórias sobre o Salgueiro e a deste domingo, diante do Sport.

- Pouca gente acreditava no Náutico, eram dois jogos fora. Mas nos últimos seis pontos disputados, conquistamos os seis. Vencemos os dois jogos. Agora temos de ter brio e sangue nos olhos daqui para frente.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Após mais uma atuação fraca, Renan Oliveira custa a engrenar no Sport.

Renan Oliveira Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).

Meia chegou com status de atleta que ia resolver o problema de criação do Leão, mas na partida contra o Náutico, novamente, não conseguiu se achar em campo.

Durante os 65 minutos que esteve em campo, o meio-campo Renan Oliveira carregou a esperança do torcedor do Sport, que via nele a possibilidade de uma jogada diferenciada, que evitasse a derrota por 1 a 0 para o Náutico, no domingo passado. Expectativa justificada pela forma como o atleta chegou ao clube. Vindo do Atlético-MG, o armador foi apresentado como  aquele que seria responsável por dar qualidade ao meio de campo leonino. 

Com a bola nos pés, o atleta, mais uma vez, não conseguiu corresponder às expectativas e acabou sendo substituído aos 20 minutos do segundo tempo,  vaiado pelos rubro-negros que acompanhavam a queda do Sport para o Náutico, em plena Ilha do Retiro.

Escalado inicialmente na partida como atacante, o jogador reconheceu que não conseguiu realizar um bom primeiro tempo. E revelou ter tido dificuldades para executar a função tática.

- Comecei o jogo aberto pelas laterais e tinha que descer marcando o lateral do Náutico. Isso dificultou um pouco. Não consegui realizar um bom primeiro tempo, mas depois cresci na partida, como todo o time. Acho que fomos bem, mas infelizmente não conseguimos a vitória.

Com o atleta mal na primeira etapa, Eduardo Baptista decidiu reorganizar o sistema ofensivo do Sport. Com isso, Felipe Azevedo, armador na primeira etapa, trocou de posição com Renan Oliveira. A opção, no entanto, não influenciou a participação do jogador, que acabou sendo substituído por Ailton.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.

Náutico bate o Sport na Ilha do Retiro e garante primeiro lugar no hexagonal.

Marcos Vinícius garante vitória e primeiro lugar para o Náutico (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press).

Marcos Vinícius entra no 2ª tempo para marcar o único gol da partida; Timbu encara o Salgueiro e o Sport terá mais clássicos contra o Santa.

O Náutico não foi brilhante. Longe disso. Esteve mal na maior parte do clássico contra o Sport, neste domingo, na Ilha do Retiro. Mas, aos 29 minutos do 2º tempo Marcos Vinícius se tornou protagonista do duelo ao marcar o gol que garantiu a vitória por 1 a 0 para o Timbu. O resultado fez a equipe alvirrubra terminar o hexagonal com a primeira colocação e com a vantagem de fazer a decisão na Arena Pernambuco. Ao Leão, coube se contentar com o segundo lugar e encarar mais dois clássicos contra o Santa Cruz pelas semifinais.
 
A equipe comandada por Lisca vai encarar o Salgueiro, que venceu o Porto, e assegurou a quarta colocação. O primeiro duelo pelas semifinais será no próximo domingo, no Sertão.

O Leão, antes de pensar nas semifinais do Pernambucano, tem ainda a primeira decisão pela Copa do Nordeste na quarta-feira contra o Ceará, na Ilha. Só depois vai pensar na partida contra o Santa, domingo, no Arruda.

Sport domina o primeiro tempo do clássico

Mesmo com jogadores pendurados, os técnicos de Sport e Náutico estavam era de olho na primeira colocação do hexagonal e entraram em campo com força máxima. A única exceção foi Marcos Vinícius, que ficou como opção no banco timbu. Nos primeiros 45 minutos, o Leão foi muito superior em campo e, consequentemente, chegou mais vezes ao ataque - principalmente em jogadas com Neto Baiano, que teve duas boas chances de abrir o placar, mas parou no goleiro alvirrubro.

Além do artilheiro leonino, Felipe Azevedo e Bruninho – que formaram o trio ofensivo do Leão – também chegaram com perigo. Na melhor delas, aos 29 minutos, Bruninho foi lançado e bateu firme da entrada da área. Alessandro fez boa defesa e na sobra, Ewerton Páscoa mandou por cima do gol.

Acuado, o Náutico até chegou a arrancar um grito de gol da torcida quando Zé Mário, numa cobrança de falta logo aos 5 minutos, mandou a bola na rede pelo lado de fora. Até o técnico Lisca chegou a comemorar. Depois disso, só mais um chute sem perigo de Marcelinho e uma lesão muscular que tirou Elicarlos de campo aos 43 minutos.

Marcos Vinícius entra e se torna protagonista do clássico

Como o empate favorecia o Sport, Lisca abriu mão de preservar o único pendurado do time e voltou para o segundo tempo com Marcos Vinícius na vaga de Marcelinho. E 10 minutos depois precisou fazer mais uma mudança ao perder Marinho, também por conta de uma lesão muscular. Paulo Júnior entrou.

As mudanças foram decisivas para o Náutico. Além de renovar o fôlego do ataque, Marcos Vinícius começou a se tornar protagonista do clássico aos 29 minutos. Zé Mário cobrou uma falta para a área e, de cabeça, o jovem meia alvirrubra mandou para as redes. Na comemoração, ele acabou tomando o cartão e está fora do próximo jogo.

O gol reacendeu o Sport, que já havia chegado perto aos 14 minutos, quando Raí salvou uma cabeçada de Ferron em cima da linha de gol. Aos 31, o zagueiro apareceu novamente de cabeça, mas desta vez foi impedido pelo travessão. A partir daí, a equipe de Eduardo Baptista se lançou toda ao ataque, mas de forma desorganizada e explorando sempre cruzamentos para a área. Todos sem resultado.

Por Recife - GLOBOESPORTE.

Pedra vê dura disputa na meia há 30 dias do retorno aos treinos no Sport.

Pedra está na fase final de trabalhos de fortalecimento muscular. Volta a treinar em 30 dias (Foto: Elton de Castro).

Volante, titular na temporada passada, está há quatro meses se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo. Pela frente, prevê dura concorrência com Mancha e Páscoa.


Lá se vão quatro meses tratando uma lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo, que o tirou dos gramados em novembro. Período em que Anderson Pedra conviveu com uma desgastante rotina de exercícios físicos e fisioterapia enquanto via o grupo preparando-se para a temporada. Agora, faltando 30 dias para retornar aos trabalhos com o restante do elenco, o prepara-se para outro desafio: superar a forte concorrência no meio de campo do Sport. Quando saiu de cena, na Série B, o jogador tinha Tobi como concorrente direto, que apesar de atuar como volante, preferia a zaga. Agora, para voltar a atuar, terá que vencer a concorrência com Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa, Rithely, Wendel e Ronaldo, sempre elogiados pelo técnico Eduardo Baptista.

A futura disputa, no entanto, não abala o jogador. Fortalecido pelo drama da lesão, Anderson Pedra não vê problemas em entrar numa disputa tão acirrada. Mesmo reconhecendo que estará em desvantagem, o volante só pensa em voltar a atuar.
 
- Quando cheguei achava estranho o fato de o Sport só ter um jogador da minha posição. Isso não é normal. Agora temos atletas que estão fazendo uma grande temporada e sei que estarei em desvantagem na questão física. Talvez, com a parada para a Copa do Mundo, consiga igualar. Mas isso não é problema. Para quem ficou quatro meses longe dos gramados e ficará mais um tempo, o importante é voltar a ter condição de jogo e buscar uma oportunidade. São muitos jogos e, certamente, terei chances. Caberá a mim não deixar passar.

Nos últimos estágios de recuperação, Pedra convive com uma situação considerada a mais desgastante do tratamento: correr ao redor do gramado, em dias de treino. Angustiado para voltar, não consegue disfarçar o incômodo.

- A pior coisa que existe é ficar correndo do lado do pessoal. Você fica com vontade de participar e não pode. Principalmente agora, que estou fazendo praticamente todos os movimentos. Até pedi para não correr no campo, mas tinha que fazer. Estou seguro nos movimento e querendo voltar. Mas tenho que esperar mais um pouco.

Apesar do desejo de retornar o quando antes, Pedra precisará fortalecer os ligamentos operados. De acordo com o médico do clube Stemberg Vasconcelos, o atleta está na fase crucial da recuperação.

- Para o atleta, esse período é angustiante. Eles podem fazer tudo, mas não podem jogar. É um período para fortalecer a região operada para que não exista outra lesão no retorno. Então, esse período é fundamental.

Anderson Pedra - Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Anderson Pedra machucou-se num treino em novembro do ano passado (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).
 
Animado com o resultado do tratamento, Anderson Pedra acredita que conseguirá conquistar a confiança de Eduardo Baptista assim que ganhar condições de jogo.

- Estou confiante. O tratamento foi muito bom e agora dependerá de mim. Vou buscar o meu espaço e tenho certeza de que tenho condições de ajudar o Sport nesta temporada.
 
Por Recife. - GLOBOESPORTE.

Em meio ao equilíbrio, Sport e Náutico buscam primeiro lugar do hexagonal.

Em mais uma batalha, a quarta no ano, Willian Alves e Ailton vão de novo estar em ação (Foto: Aldo Carneiro / PE Press).

Em novo Clássico dos Clássicos, na Ilha, rivais duelam para encerrar segunda fase do estadual no topo. Santa Cruz corre por fora e torce por empate dos adversários

O equilíbrio marca o quarto encontro entre Sport e Náutico desta temporada, segundo pelo Campeonato Pernambucano, às 16h deste domingo, na Ilha do Retiro. Empatadas em número de pontos, 17, apresentam o mesmo aproveitamento: cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. De tão iguais, nada mais justo que entrem em campo, esta tarde, para decidir a liderança final do hexagonal do segundo turno, que pertence ao Rubro-Negro, pelo saldo de gols (dez a seis).

Por fora, é bom lembrar, o Santa Cruz, o terceiro, com 15, torce pela igualdade entre os adversários e por um triunfo sobre o Central para encerrar a fatura no topo da tabela. O melhor entre os três grandes do Recife ganha o direito de definir em casa as partidas das finais.

Não bastasse a luta pelo primeiro lugar, o confronto é cercado pela rivalidade acentuada na atual temporada. Nos três primeiros confrontos, provocações de parte a parte entre Lisca e Neto Baiano quase acabaram em vias de fato. No entanto, desta vez, o discurso de ambos reflete um desejo de que a temperatura fora de campo dê uma diminuída. A intenção é que só o futebol seja exaltado desta vez.
 
- Não tenho nada o que falar fora do futebol. Nos últimos clássicos falamos muito de coisas sem importância. Agora, vamos focar o futebol – disse Eduardo Baptista.

A postura apaziguadora encontrou eco no técnico do Náutico. Tentando aparar as arestas com Neto Baiano, o treinador elogiou o rival e disse que as equipes entraram em campo com o único intuito de buscar a liderança da competição.

- Sport e Náutico são entidades centenárias. O maior respeito que você pode ter pelo adversário é fazer de tudo para ganhar a partida com muita responsabilidade. Tem muita coisa ainda para ser feito - disse o técnico Lisca.
 
Por Recife - GLOBOESPORTE.