sábado, 3 de dezembro de 2011
Até quatro pernambucanos na Copa do Brasil
Criada em 1989, a Copa do Brasil foi o primeiro ato de Ricardo Teixeira, inciando a sua gestão à frente da Confederação Brasileira de Futebol.
Eram 32 times, apenas com apenas campeões estaduais e alguns vice-campeões.
Emocionante, o torneio foi sendo ampliado gradativamente. Atualmente, já com o dobro de participantes, o mata-mata nacional acaba de ser reformulado.
Para 2013, ainda com Teixeira, a Copa do Brasil terá 86 clubes (veja aqui)!
Até esta temporada, Pernambuco contava com duas vagas diretas.
Ocasionalmente, o estado teve três representantes, com um dos grandes entrando através do ranking nacional de clubes.
Agora, a possível benesse. Não uma, mas duas vagas extras…
Em contato com a diretoria de competições da CBF, a FPF recebeu a informação de que o futebol local poderá emplacar até quatro times.
O sistema de classificação já teria sido até definido, por sinal.
Seriam os três primeiros colocados do Pernambucano e, enfim, o campeão da Copa Pernambuco, num pleito antigo, desde a criação da competição, em 1994.
Caso a CBF libere apenas três vagas (política, política), aí serão os dois primeiros do Estadual, deixando a vaga extra para a copinha mesmo, agora valorizada.
A Copa do Brasil também vai classificar agora à Copa Sul-americana. Em vez de 8 vagas, o país terá apenas quatro. Tente entender o critério escrito pela CBF:
Dos 16 clubes que vão participar das oitavas-de-final, oito não chegarão às quartas-de-final. No entanto, quatro dessas equipes desclassificadas serão compensadas com uma vaga na Copa Sul-Americana. As vagas serão definidas de acordo com a colocação final no Campeonato Brasileiro do ano anterior.
A competição passará grandes mudanças, atingindo, de forma direta, o interior do estado e o futebol internacional.
por Cássio Zírpoli - Blog de Esportes - Superesportes - DP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário