SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Érico Júnior, o Pelezinho do Sport, desponta como promessa do time

Jogador da base do Leão teve primeira chance no time profissional na rodada passada e agora quer mostrar que está pronto para ser titular.

Dentro do clube, o assédio dos torcedores é praticamente inexistente. Entrevistas? São poucas. O apelido chega a ser clichê. De longe, Érico Júnior, mais conhecido como Pelezinho, pode ser visto como mais um atleta da base do Sport em busca de um lugar ao sol. No entanto, o jovem atacante quer mostrar que tem talento e é diferenciado.

Recém-promovido ao time profissional do Sport, Érico Júnior começou a jogar bola nas ruas do Ibura, um dos bairros mais violentos do Recife. Das peladas com os amigos surgiu o apelido de Pelezinho, que atualmente ele tenta evitar para que as pessoas o conheçam pelo nome.

- Ganhei meu apelido quando jogava pelada aqui. Quando você é negão e joga bem, as pessoas sempre te chamam de Pelé, mas prefiro ser chamado pelo meu nome. Não fico chateado quando me chamam de Pelezinho, porque é algo de criança, mas quero ser conhecido como Érico. É assim que quero fazer o meu nome no futebol.
pelezinho érico júnior sport (Foto: Elton de Castro) 
Pelezinho sai das peladas do modesto bairro do Ibura para tentar brilhar no Sport (Foto: Elton de Castro)
 
A certeza que iria se tornar jogador veio aos 10 anos quando, em uma conversa com a mãe, dona Márcia, ele disse que não faria outra coisa a não ser jogar bola. Desde então, a mãe, assumiu o sonho do filho como se fosse dela.

Entrar e ver a torcida do Sport falando o meu nome foi um sonho. Jogar em um time que  torço e ter a chance de melhorar a vida da minha família é algo que esperava desde de criança"
Érico Júnior
 
- Tivemos muitas dificuldades. Atualmente eu vou de ônibus para o treino, mas é tranquilo. Antigamente eu tinha que tentar ir de graça, às vezes não tinha passagem, minha mãe tinha que arrumar emprestado ou então eu ia a pé mesmo.

Determinado a vencer, Érico Júnior teve que enfrentar uma “maratona” até chegar ao Sport. Primeiro, precisou esquecer o amor pelo Rubro-negro para jogar um mês no Santa Cruz. Apenas treinou e foi dispensado. Depois, quando tinha 15 anos, rumou para o Náutico onde passou seis meses e também não teve chances.

A primeira oportunidade concreta no futebol surgiu com a vaga no Vitória de Santo Antão, onde participou de duas Copas São Paulo. A realidade mudou de fato quando Gustavo Bueno, atual coordenador técnico do Sport, viu um dos seus jogos e o indicou para a base leonina.

- Gustavo Bueno foi um grande amigo e uma pessoa maravilhosa. Ele fez com que eu fizesse um teste no Sport e ficasse no clube. Devo muito a ele e espero honrar a chance que tive.

O sonho de virar jogador começou a se realizar no último domingo, quando o atleta estreou com a camisa do Sport diante do Porto.

- Entrar e ver a torcida do Sport falando o meu nome foi um sonho. Jogar em um time que eu torço e ter a chance de melhorar a vida da minha família é algo que esperava desde de criança. Mas tenho certeza que ainda posso fazer muito mais.

Pelezinho Futebol Clube

As dificuldades que Érico Júnior enfrentou também fazem parte da lembrança de dona Márcia.

- Teve um dia, que não tinha nada o que dá para eles tomarem café. Saí do meu trabalho e vim para casa tentar fazer algo. No caminho, achei R$ 2 e fui correndo comprar pão. Foi aí que a moça disse que tinha uma promoção e meu deu 10 ovos. Isso me mostrou que Deus estava do nosso lado, como sempre esteve.

Além da ajuda materna, Pelezinho se apoiou no auxílio da avó, dona Ana, e do padrasto Márcio Sales.

- Foram muitas dificuldades até que ele chegasse ao Sport. Não tínhamos muitas condições, mas sempre estivemos com ele em todos os lugares. É uma satisfação vê-lo no Sport e saber que ele será um grande jogador, pois já é um grande homem – fala o padrasto.

Atenta ao que acontece na vida do filho, que tem contrato com o Sport até janeiro de 2014, dona Márcia garantiu que Érico Júnior não se deslumbrará com o fato de ter começado a ter oportunidades.

- Foi um sonho ver ele entrando no gramado e quase não aguentei a emoção. Porém ele sabe que não fez nada ainda. Fico de olho e marco duro. Ele é um menino responsável, bom filho, bom irmão e querido por todos. Tenho certeza de que será um grande jogador. Cabeça e futebol para isso ele tem.

Sempre com o sorriso no rosto, apesar da timidez, Érico acredita que a identificação com o Sport poderá lhe ajudar a conquistar um espaço no clube.

- Estou começando agora e tenho muito o que buscar. Sempre com humildade, pois sem isso você pode até conquistar algo, mas a vida lhe tirará. Tenho uma identificação muito grande com o Sport, pois lá me sinto em casa e espero vencer lá dentro.

pelezinho érico júnior sport (Foto: Elton de Castro) 
Pelezinho Futebol Clube: jogador tem apoio da família para tentar a sorte no futebol (Foto: Elton de Castro).
 
Por Elton de Castro Recife - GLOBOESPORTE.

Nenhum comentário: