SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Sport vira sobre o favorito Náutico, mantém escrita e esquenta Estadual


Rubro-negros comemoram com gol de Hugo, que voltou ao time após um período para recuperar a forma física.
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press).

Com gols de Hugo e Felipe Azevedo, contra um de Rogério, Leão vence primeiro clássico do Pernambucano e assume a vice-liderança do 2º turno.

O Náutico parecia estar um patamar acima dos demais times do Campeonato Pernambucano. Vinha com um desempenho arrasador e mantinha uma boa diferença para o vice-líder na classificação do segundo turno. Mas, diante de um Sport aguerrido e muito bem aplicado taticamente, acabou comprovando que não há favoritos destacados em clássicos. Melhor para o Rubro-Negro, que venceu de virada, por 2 a 1, e fez a festa da maior parte dos cerca de 20 mil torcedores que foram à Ilha do Retiro.
O resultado dá um novo ânimo para o Leão, que passou recentemente por uma mudança no comando técnico e agora terá mais tranquilidade para buscar um padrão de jogo para o restante da temporada. Foi, efetivamente, o primeiro jogo em que o Rubro-negro foi escalado e comandado por Sérgio Guedes, que fez algumas mudanças profundas na forma do time jogar e começa a colher os frutos. Foi um triunfo para aumentar ainda mais um tabu que mantém sobre o Timbu. Já são quase nove anos sem derrotas para o rival dentro da Ilha do Retiro.

Apesar da derrota, o Náutico se mantém na liderança do segundo turno do Campeonato Pernambucano, mas a diferença que era de três pontos, para o Santa Cruz, caiu para apenas um e agora é para o próprio Sport. Além disso, o Alvirrubro terá que lidar com a perda de alguns jogadores para os próximos jogos. No treinamento de sábado à tarde, Jones Carioca sentiu dores na coxa direita e acabou vetado. Mais tarde, o lateral Maranhão sentiu dores na barriga, foi levado a um hospital e acabou tendo que passar por uma cirurgia de apendicite na manhã deste domingo. Momentos antes da partida, no aquecimento, o zagueiro Jean Rolt voltou a sentir dores no joelho direito e também foi descartado. Durante o jogo, Luís Eduardo deixou o campo com dores musculares.

Sport com mais posse, Náutico "cirúrgico"

Sport x Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Rogério abriu o placar com mais um belo gol
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
O Sport começou o jogo em cima, com um futebol de velocidade e descidas rápidas pelas laterais. Tanto que logo criou duas boas chances, em jogadas criadas nos dois lados do campo. No primeiro, logo no segundo minuto de partida, Rithely desceu pela esquerda e cruzou no segundo pau. Felipe Azevedo bateu de primeira, rasteiro, mas Felipe encaixou com segurança. A segunda oportunidade não se transformou no primeiro gol rubro-negro por muito pouco. Cicinho recebeu na direita, foi à linha de fundo e cruzou para o meio da área. Rithely entrou livre, como homem surpresa, e mandou de peito. Felipe conseguiu se recuperar e foi buscar a bola praticamente em cima da linha. Na sobra, a zaga alvirrubra estourou para escanteio.

O Rubro-negro tinha muito mais posse de bola, trocava passes com eficiência e contava com as subidas dos laterais. Do lado do Náutico, a ligação direta da defesa para o ataque não dava resultado - a zaga do Sport levava vantagem no jogo aéreo e evitava o domínio de bola por parte dos atacantes do Timbu. De forma tímida, o Alvirrubro começou a chegar com um pouco mais de objetividade e logo na primeira chance real acabou abrindo o placar. Aos 18 minutos, Marcos Paulo abriu na direita para Rogério, o camisa 10 avançou e, na risca da grande área, soltou uma bomba, visando o ângulo direito de Magrão. O goleiro rubro-negro ainda tocou a bola, mas não conseguiu evitar o gol do Náutico.

A vantagem alvirrubra fez o Sport diminuir um pouco o ritmo. O time da casa sentiu o golpe e passou a tentar o empate através de jogadas aéreas. Teve duas chances com Gabriel e Roger, mas as cabeçadas saíram pela linha de fundo. E foi dessa forma que nasceu o gol de empate do Leão. Aos 32 minutos, Cicinho cobrou um escanteio da esquerda, pelo alto, e Felipe saiu mal do gol. Ao tentar socar a bola, o camisa 1 afastou para o meio da área. Hugo pegou de primeira e mandou para o fundo das redes.

O jogo seguia bem movimentado. Com muita briga no meio-de-campo, mas com os dois times mais atentos na defesa, sem dar muito espaço para os atacantes. Felipe Azevedo até assustou, mas em um chute de longe. Felipe acompanhou a saída da bola pela linha de fundo. Já nos descontos, Elicarlos fez fila e acabou derrubado por Maurício. Rogério bateu a falta, a bola desviou em Hugo e Magrão, que caía para a esquerda para fazer a defesa, teve que mudar a direção e voltou para a direita, para fazer uma difícil defesa.

Mudanças esquentam segundo tempo

Sport x Náutico - Felipe Azevedo (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Felipe Azevedo fez bom jogo e marcou gol decisivo
(Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)
 
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo e a partida seguiu equilibrada e bem jogada. Já nos primeiros minutos muitas chances foram criadas. O Sport desceu pela esquerda, aos 4 minutos, e tentou em um chute de Roger que acabou travado pela defesa e em um cruzamento fechado de Felipe Azevedo que Felipe pegou. A resposta do Náutico veio em uma sequência de conclusões, dos 7 aos 9 minutos, em chutes de Elicarlos e Vinícius Pacheco e em uma cabeçada de Alisson. Em um contra-ataque, aos 13, o Sport quase marca com Hugo, de cabeça.

O time da casa se animou e criou uma grande chance aos 15 minutos, em mais uma descida pela direita. Felipe Azevedo recebeu de Cicinho, avançou em velocidade, deu um belo drible em Luís Eduardo e soltou a bomba. A bola venceu Felipe, mas acabou se chocando no travessão e caiu próximo à linha do gol. A partida caiu um pouco de ritmo e deu pistas de que seguiria morno até o final. Mas as mudanças realizadas nos dois lados acabaram dando um novo ânimo ao duelo.

Aos 27, Alemão, que entrara na vaga de Luís Eduardo, cabeceou de dentro da área, após cobrança de falta por Rogério, mas a bola foi para fora. Um minuto depois, Marcos Vinícius, substituiu Vinícius Pacheco, fez jogada individual e bateu forte, da entrada da área. Magrão encaixou bonito. No minuto seguinte foi a vez do Sport assustar. Hugo deu um bom passe para Felipe Azevedo, que dominou e bateu rasteiro. A bola passou muito próxima ao canto direito de Felipe.

As chances se multiplicavam de ambos os lados. Aos 35, Rogério foi lançado por Elton, chegou a driblar Magrão, mas perdeu o ângulo e mandou para fora. A resposta do Sport foi fatal. Elicarlos perdeu uma bola na defesa para Lucas Lima, outro que entrara durante o segundo tempo. O meia rubro-negro mandou para Felipe Azevedo, que ganhou a dividida com Alemão e mandou no canto direito de Felipe. Gol da vitória do Sport, que manteve a escrita sobre o rival e esquentou ainda mais a briga no segundo turno do Campeonato Pernambucano. Após o gol, o Rubro-negro foi para cima e ainda criou duas boas chances de marcar, com Lucas Lima e Mateus Lima, mas o jogo ficou mesmo no 2 a 1 para o Leão.

Por GLOBOESPORTE.COM Recife 

Nenhum comentário: