A reunião do Conselho Arbitral terminou, com uma decisão inesperada.
Nada da fórmula maluca de 2008 nem da fórmula do Campeonato Paulista: foi decidido pelos clubes, em votação, com 10 votos a favor e 2 contra, que a fórmula do Campeonato Pernambucano de 2009 será igual à de 2007, e com início em 11 de janeiro.
Dessa forma, o campeonato não terá vários grupos, muito menos hexagonal da morte, como se viu em 2008, mas sim dois turnos, com todas as equipes jogando entre si, e os vencedores de cada turno garantindo vaga na final. Em caso de igualdade de pontos entre dois times num turno, haverá partida extra. E se um time ganhar os dois turnos, será decretado campeão, sem necessidade de uma final.
No entanto, Santa Cruz e Náutico, que deram os dois votos contrários, estão questionando a validade da decisão, pois não houve unanimidade na votação; e ontem o Juizado Especial do Torcedor (JETEP), através do juiz Ailton Alfredo, estabeleceu que só haveria mudança se a nova fórmula fosse decidida por unanimidade.
Em contato com o juiz Ailton Alfredo,ele voltou a confirmou a necessidade da unanimidade. Ao tomar conhecimento da aprovação da fórmula no Conselho Arbitral mesmo sem o aval dos 12 clubes, o juiz disse que a decisão pode ser questionada.
"Determinamos ontem que a mudança na fórmula só aconteceria se houvesse unanimidade. Como não houve, essa decisão pode ser questionada", afirmou ele, que reconheceu o direito de o Alvirrubro e o Tricolor reclamarem.
"O que queremos é que todos os clubes entrem em consenso, para que não haja brechas pelas quais a decisão possa ser questionada. Que se converse com o pessoal do Santa Cruz e do Náutico para se resolver isso", disse Ailton Alfredo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário