A chance de mudar esse quadro começa nesta terça-feira, com o início da edição de 2009, da qual participam Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Sport. Três jogos abrem o torneio: Guaraní x Deportivo Táchira, às 19h; Defensor x América de Cáli (do grupo do São Paulo), às 21h15m; e Aurora x Boyacá Chicó (do grupo do Grêmio), às 23h30m - todos no horário de Brasília, e os dois últimos com transmissão ao vivo do SporTV.
Grupo 1: Palmeiras e Sport tentam eliminar o atual campeão
Para toda competição dividida em grupos, um deles inevitavelmente é considerado o "da morte". Nesta Libertadores, a denominação fica com a chave com Palmeiras, Sport, LDU e Colo Colo. Não há um time que sequer passe perto de ser considerado um saco de pancadas, o que é comum na primeira fase do torneio.
Entre os quatro concorrentes, apenas o Sport não levantou a taça. O Palmeiras foi campeão em 1999. O Colo Colo conseguiu a sua conquista em 1991. E a LDU bateu o Fluminense na decisão do ano passado.
Os dois brasileiros adotaram estratégias diferentes. Os pernambucanos mantiveram a base e contrataram poucos reforços - o principal foi o meia Paulo Baier. Já os paulistas renovaram a equipe, que em 2008 cumpriu menos do que prometia, e aumentaram a esperança da torcida.
Palpite do blog La Pelota:
Grupo da Morte na Libertadores 2009. O Colo Colo é a equipe mais forte do futebol chileno. Venceu o Clausura e manteve o atacante argentino Lucas Barrios. A LDU não é mais a mesma depois da saída dos principais jogadores, mas entra pra defender o título. O Sport tem a Ilha do Retiro e a vibrante torcida a favor. O Palmeiras parece ter montado o melhor time depois de dez anos.
1º Palmeiras
2º Colo Colo
3º Sport
4º LDU
O período de jejum sucede a melhor fase do país na história da Libertadores. Nas oito edições entre 1992 e 1999, foram sete finais contra gringos, com seis títulos e apenas um fracasso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário