O portal UOL Esportes está realizando uma pesquisa para descobrir os maiores ídolos das equipes que disputarão as séries A e B do Campeonato Brasileiro deste ano. Mensalmente, três nomes que serão colocados à disposição dos torcedores para escolha de qual deve ser incluído na seção dos ídolos. Em Pernambuco, o atacante Kuki e o zagueiro Durval lideram a disputa.
No Náutico, Kuki, 4º maior artilheiro da história do clube, com 179 gols, e o segundo com mais jogos 373 (de acordo com dados do pesquisador Carlos Celso Cordeiro) aparece com folga na liderança da enquete com 61,89% dos votos. Em segundo lugar aparece Bita, atacante da década de 1960 e maior artilheiro do clube com 223 gols, que recebeu até agora 20,52% e em terceiro surge o também atacante Baiano, que defendeu o Timbu na década de 80 e é o terceiro maior artilheiro da história com 181 gols. Ele recebeu 17,59% dos votos até aqui.
No Sport, o xerifão Durval, capitão do títulos pernambucanos de 2007 e 2008 e da Copa do Brasil 2008, aparece na liderança da pesquisa, também com folgas: 63,09%. O segundo lugar é do atacante Ribamar, campeão brasileiro de 1987, com 31,40% e em terceiro lugar, com apenas 5,52%, surge o uruguaio Raul Bitencourt, "o bigode que joga", craque leonino da década de 1960.
Após o resultado final, a equipe do UOL Esporte irá criar um perfil atualizado, contando a história do escolhido, além de apontar as principais conquistas do atleta em questão. Os outros dois que não vencerem nesta enquete voltarão à disputa nas próximas rodadas, ao lado de um novo nome.
Não tiro o mérito dos escolhidos até agora por alvirrubros e rubro-negros. Mas fica claro que a memória esportiva do País precisa ser melhor trabalhada. Nomes que fizeram histórias em décadas passadas dificilmente vencerão esse tipo de pesquisa.
Lembro que no ano 2000, a revista Placar fez uma eleição para saber o craque do século dos principais clubes brasileiros em dois formatos. Votação com jornalistas e via internet. No Sport, Bitencourt venceu entre os jornalistas. Entre os internautas, o vencedor foi o meia Jackson, que brilhava na Ilha do Retiro. Se a enquete fosse feita hoje, Jackson, que disputou o último Brasileiro pelo vitória-BA, dificilmente venceria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário