A Taça Libertadores de 2009 deverá reunir dois times brasileiros no mesmo grupo. O quarto colocado do Campeonato Brasileiro terá vida fácil na fase prévia, pois pega o terceiro representante da Bolívia. Se passar, no entanto, vai para o Grupo 1, junto com o Sport. O campeão da Copa do Brasil já está na mesma chave da LDU, atual campeã da Libertadores, e do segundo representante do Chile. O sorteio foi realizado nesta terça-feira, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Na edição de 2007, o Paraná passou pela fase preliminar e caiu na mesma chave do Flamengo. Os dois se classificaram para as oitavas-de-final. O time carioca - em quinto lugar no atual Brasileirão, atrás do Palmeiras - ainda briga por uma vaga no G-4 e poderá ter novamente um rival do país na primeira fase.
O terceiro colocado no Nacional (que hoje seria o Cruzeiro) também poderá ter um adversário complicado na primeira fase. No Grupo 5, estão o Brasil 3 e o vencedor do jogo 2 da fase prévia, que tem como favorito o quinto representante da Argentina. Esta vaga está mais próxima de Estudiantes e San Lorenzo. O boliviano Universitario de Sucre e o Equador 2 completam o Grupo 5.
Campeão brasileiro pega colombianos e uruguaios
A equipe que faturar o título brasileiro ficará no Grupo 4, com Defensor Sporting (do Uruguai), Colômbia 2 e o vencedor do jogo 1 da fase prévia - Colômbia 3 x Peñarol (Uruguai). O vice-campeão cairá no Grupo 7, com Aurora (da Bolívia), Boyacá Chicó (Colômbia) e o vencedor do jogo 6 (México 3 x Universidad de Chile).
Como os clubes peruanos foram suspensos provisoriamente da Taça Libertadores, já que o governo do país interferiu na federação de futebol nacional, foram usados no sorteio os "times" Vacante 1, 2 e 3 ("vaga em aberto", em espanhol). Se houver acordo no futebol peruano, as equipes do país ocuparão esses lugares. Caso contrário, a Conmebol ainda se pronunciará sobre os herdeiros das vagas. A decisão final deverá acontecer na reunião do comitê executivo da Fifa, nos dias 19 e 20 de dezembro.
Confira os demais grupos:
Grupo 2: Argentina 3, Paraguai 2, Deportivo Táchira da Venezuela e Vencedor do grupo 4 (Anzoategui da Venezuela x Equador 3)
Grupo 3: River Plate da Argentina, Nacional do Uruguai, Vaga 2 (que era pra ser a vaga do Peru 2) e Vencedor do grupo 3 (Equador 4 x Paraguai 3)
Grupo 4: Brasil 1, Defensor Sporting do Uruguai, Colômbia 2 e Vencedor do grupo 1 (Colômbia 3 x Peñarol do Uruguai)
Grupo 5: Brasil 3, Universiário da Bolívia, Equador 2 e Vencedor do grupo 2 (Vaga 3 - que era pra ser a vaga do Peru 3 x Argentina 5)
Grupo 6: Lanús da Argentina, Everton do Chile, Caracas da Venezuela e México 2
Grupo 7: Brasil 2, Aurora da Bolívia, Chicó da Colômbia e Vencedor do grupo 6 (Universidad do Chile x México 3)
Grupo 8: Argentina 4, Libertad do Paraguai, Vaga 1 (que era pra ser a vaga do Peru 1) e San Luís do México
Jogo 1: Peñarol (URU) x Colômbia 3 |
Jogo 2: Argentina 5 x Vaga aberta 3 |
Jogo 3: Paraguai 3 x Equador 4 |
Jogo 4: Equador 3 x Deportivo Anzoátegui (VEN) |
Jogo 5: Bolívia 3 x Brasil 5 |
Jogo 6: México 3 x Universidad de Chile |
OBS: O primeiro time de cada confronto joga a primeira partida em casa e a segunda fora. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário