E além de Freire, mais nove atletas deixaram a Ilha do Retiro a partir da reta final do Brasileirão porque a diretoria Rubro-negra não teve interesse em suas permanências: os volantes Dudé, Sandro Goiano e Andrade (saíram antes do término do Brasileirão), o meia Paulinho (saiu antes do término do Brasileirão), os laterais-direitos Elder Granja (saiu antes do término do Brasileirão) e Jonas e os atacantes Lincom (saiu antes do término do Brasileirão), Eduardo e Guto.
Outros cinco jogadores também saíram da Praça da Bandeira (após o término do Brasileirão), mas porque não aceitaram as propostas para renovar seus contratos com o Sport: o zagueiro Durval, o cabeça de área Hamilton, o lateral-esquerdo Fininho (não aceitou reduzir salário), o meia Luciano Henrique (não aceitou reduzir salário) e o atacante Vandinho.
O médio/volante Fabiano e o goleiro Cleber até iriam continuar no clube pernambucano, mas também acabaram saindo (depois do Brasileirão). O primeiro não ficou porque o Atlético Mineiro, que detém seus direitos federativos, quer utilizá-lo na próxima temporada e não vai reemprestá-lo. Já Cleber, que tem contrato com o Sport até 31 de dezembro de 2010, vai defender o Botafogo de São Paulo até o próximo mês de maio, por empréstimo.
Sendo assim, do elenco que disputou a o Campeonato Brasileiro da Série A, 17 atletas não vão continuar defendendo as cores do Leão. E esse número ainda "corre o risco" de aumentar, pois o lateral/volante Moacir, o meia Fumagalli e o atacante boliviano Juan Arce também podem se despedir do clube. Moacir pode sair porque está sendo negociado com a BWA. Já "Fuma", que tem contrato até maio com o Sport, recebeu uma proposta da direção leonina para reduzir o seu salário e continuar, mas como não aceitou, está próximo de chegar a um acordo de rescisão contratual. Em relação a Arce, o Sport tem bastante interesse no atleta e vice e versa , no entanto para ele ficar depende da liberação de seu clube de origem, o Oriente Petrolero da Bolívia, que a princípio só o negocia se for em definitivo.
QUEM SAIU ANTES DA RETA FINAL DO BRASILEIRO
Até o fechamento das janelas de transferências (internacionais e nacionais) outros 10 jogadores deixaram o Sport por variados motivos: o goleiro Jeferson (dispensado), os zagueiros Gabriel Santos e zagueiro Carioca (dispensados), o lateral-esquerdo Bruno Teles (dispensado), o meia Paulo Baier (pediu para sair e foi negociado), o meia Hugo (rompeu o ligamento de um joelho e voltou ao Atlético Mineiro), o volante Renan (dispensado), o atacante Weldon (negociado), além do cabeça de área Elizeu e do atacante Muller. Estes dois últimos eram do juniores e seriam utilizados no elenco profissional, mas resolveram fugir para colocar o Sport na Justiça.
QUEM FICOU
Apenas 14 jogadores profissionais, que fizeram parte do grupo que terminou a Série A pelo Sport vão ficar no clube: os goleiros Magrão e Saulo, os zagueiros Igor, César Lucena, Juliano e Elias, o lateral-esquerdo Dutra, os volantes Daniel Paulista, Moacir (se não for negociado) e Zé Antônio, os meias Adriano Pimenta (machucado por seis meses), Isael e os atacantes Wilson e Ciro. De todos esses atletas apenas Dutra não tinha contrato para 2010 e renovou o vínculo com o Leão.
E esse número de permanências aumenta para 19, pois cinco juniores também faziam parte do elenco profissional Rubro-negro: Igor Maranhão (zagueiro), Jackson (ala-esquerdo), Madson (volante), Xinho (volante) e Everton Felipe (atacante). Todos esses já treinavam entre os profissionais, mas os dois últimos não estavam participando das movimentações ultimamente porque estavam se recuperando de lesões de ligamento.
QUEM AINDA PODE SUBIR
Outros atletas do elenco de juniores têm boas chances de atuarem pelo profissional do Sport em 2010: o goleiro Thiago, os zagueiros Alenílson e Rafael, o volante Levi e o meia Cássio. Todos eles foram destaques do time leonino que disputou o Campeonato Brasileiro Sub-20.
QUEM VOLTA DE EMPRÉSTIMO
Os meias Juninho e Kássio estão de volta ao Sport. Eles chegaram a entrar em campo pelo Sport no Brasileirão de 2009, mas acabaram sendo emprestados. Outros que estavam emprestados e que terão que se reapresentar na Ilha do Retiro são o lateral-direito Diogo (destaque no Brasileiro Sub-20 de 2008) e o atacante Jefferson Madeira.
CONTRATADOS
Até o momento o Leão tem quatro jogadores contratados para iniciar a próxima temporada: o lateral-direito Júlio César, o ala-esquerdo André Luiz, o volante Tobi e o meia Ricardinho.
ATLETAS PARA INICIAR A TEMPORADA
No momento o Sport conta com 32 atletas para iniciar o ano de 2010, isso contando até com alguns jogadores do juniores (até os cinco que podem subir) e não contando com Arce, Fumagalli e os reforços que estão por vir. É bom lembrar que boas partes desses 32 jogadores não deverão continuar no clube no decorrer da temporada.
TIME BASE
Como o técnico Givanildo Oliveira utiliza normalmente o esquema 4-4-2, se o Campeonato Pernambucano começasse nesta quarta (16), o treinador deveria montar o seu time com a seguinte escalação: Magrão; Júlio César, Igor, César Lucena e Dutra; Daniel Paulista, Zé Antônio, Moacir e Ricardinho; Wilson e Ciro.
SAIBA POR POSIÇÃO, QUAIS SÃO ESSES 32 ATLETAS QUE O SPORT TEM, ATÉ AGORA, PARA INICIAR A TEMPORADA 2010 (ATLETAS CITADOS NA REPORTAGEM):
Goleiros: Magrão, Saulo e Thiago
Laterais-direitos: Júlio César e Diogo
Zagueiros: Igor, César Lucena, Juliano, Elias, Igor Maranhão, Alenílson e Rafael
Laterais-esquerdos: Dutra, André Luiz e Jackson
Volantes: Daniel Paulista, Moacir, Zé Antônio, Tobi, Xinho, Madson e Levi
Meias: Adriano Pimenta, Isael, Ricardinho, Kássio, Juninho e Cássio
Atacantes: Wilson, Ciro, Everton Felipe e Jefferson Madeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário