João Humberto Martorelli
CBF passou por cima de decisão do STF
Depois de muita pressão do Flamengo e da Rede Globo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passou por cima de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), pois nesta segunda-feira (21) dividiu o título do Campeonato Brasileiro de 1987, que é legitimamente do Sport, com o Flamengo. A CBF fez tal divisão sem ter direito e poder para isso e também sem nenhum parecer legal (não cabe nenhum), mas apenas através de um documento interno do órgão, a “Resolução da Presidência da CBF” de nº 02/2011. A CBF passou por cima de uma sentença transitado em julgado pelo STF, que é irrevogável.
O atual presidente do Sport, Gustavo Dubeux, falou sobre o assunto e revelou que não tem como o clube pernambucano perder a exclusividade do título de 1987. “Liguei para o vice-presidente jurídico do clube, João Humberto Martorelli, e comuniquei o fato. Não existe a menor possibilidade de o Sport dividir ou perder o título e o Flamengo ser declarado campeão. Eles podem ter sido campeões da Copa União, mas do Brasileiro só existe o Sport”, declarou e complementou: “Uma sentença transitado em julgado não pode ser e não será modificada. Justiça não se discute, se cumpre. O Sport já havia dado como encerrada essa história. O clube não aceita de forma nenhuma esse negócio da CBF de dividir um título que é nosso, até porque entende que a postura da entidade é um descumprimento de uma decisão judicial. O Sport que disputou a Libertadores de 1988 e foi reconhecido campeão não só pela Justiça, mas também pela Conmebol e FIFA, por isso vamos defender o certo, por isso vamos defender os nossos interesses e para isso vamos tomar providências. A torcida do Sport pode ficar tranqüila e certa que vamos defender os nossos interesses”, disse.
O presidente do Leão ainda deu uma alfinetada no Flamengo e em sua presidente. “Se o Flamengo foi mesmo o campeão, por que o São Paulo está com a Taça de Bolinhas? Estão querendo deturpar a verdade. Isso foi pressão da presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, querendo aparecer em rede nacional. O Flamengo ganhou um torneio em 87 (Copa União Módulo Verde) e o Sport ganhou o título brasileiro”.
O vice-presidente Jurídico do Sport, João Humberto Martorelli (foto), também falou sobre o assunto e se mostrou tranqüilo. “Estamos com a mesma posição de sempre. Essa matéria já está resolvida. Foi julgada pelo STJ e todos os prazos para o recurso já foram passados. Não existe a menor possibilidade de voltar atrás. Nem a CBF, nem Ricardo Teixeira está acima da Lei e por isso vamos defender os nossos interesses”, afirmou.
Agora o Departamento Jurídico do Sport vai tomar as medidas cabíveis contra a CBF e o Flamengo, pelo menos foi o que confirmou Martorelli. Ele deve se reunir com o seu grupo de trabalho nesta segunda-feira (21) para tomar as medidas. O clube pernambucano tem que lutar pela verdade, ou seja, para que a CBF volte atrás em sua decisão mentirosa e sem valor legal, pois uma sentença transitado em julgado pelo STF não pode ser alterada jamais. Resta a CBF, ao Flamengo e a Rede Globo acatar a decisão do STF (que o Sport é o campeão de 87), que deve se pronunciar.
Com a decisão do STF (desde 1999) o Sport Club do Recife é o único clube brasileiro a ser campeão de uma competição de forma legal. Veja a ordem cronológica das vitórias do Sport nos tribunais (inclusive no STF) clicando
AQUI.
Redação SportNet
Nenhum comentário:
Postar um comentário