Federação Pernambucana de Futebol e clubes decidiram fórmula após reunião (Foto: Divulgação/FPF).
Reclamações do Náutico, Sport e Santa Cruz são sobre a diminuição no número de clássicos e a distribuição de vagas à Copa do Brasil.
As mudanças na proposta original da fórmula do Campeonato Pernambucano 2013 não agradaram aos dirigentes do Santa Cruz, atual bicampeão do torneio, Náutico e Sport. Representantes das três agremiações foram unânimes em criticar o formato do primeiro turno, que não terá caráter eliminatório e nem premia, efetivamente, o melhor classificado. A distribuição de vagas para a Copa do Brasil também foi questionada.
De acordo com a nova fórmula, modificada na reunião do Conselho Arbitral da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), na quarta-feira passada, o primeiro turno do Campeonato Pernambucano 2013 contará com nove dos doze participantes, que se enfrentam apenas em jogos de ida. Nas mesmas datas, Santa Cruz, Sport e Salgueiro (os três primeiros colocados deste ano) representarão o estado na Copa do Nordeste. Nesta primeira fase, os clubes brigam somente pela vantagem de mandar mais jogos em seus estádios durante o segundo turno – os três melhores classificados terão esse direito, a exemplo dos clubes que estarão na Copa do Nordeste.
- Qual é o motivo para uma equipe jogar o primeiro turno? Para quê? Nenhum, não tem pontuação, não vale nada, teremos apenas amistosos de luxo. Sem menosprezar os oponentes, mas o primeiro turno não é estimulante. Garanto que não colocaremos o time que terminará a temporada, não tem como. Desse jeito, o Pernambucano deixará de existir – disparou o presidente do Náutico, Paulo Wanderley.
Na proposta original, apenas os cinco melhores classificados no primeiro turno avançariam à fase seguinte, quando Santa Cruz, Sport e Salgueiro entram na competição. O segundo turno seria um octagonal, com jogos de ida e volta. Assim, cada um dos três grandes da capital seria mandante em pelo menos dois clássicos. Na fórmula aprovada, o primeiro turno não será eliminatório e todos os 12 times participam da segunda fase, mas novamente em sistema de turno único. Com isso, Santa Cruz, Sport e Náutico terão apenas a garantia de jogar um clássico como mandante, o que diminui a arrecadação em relação aos anos anteriores.
- Vemos essa situação de uma forma difícil, por isso acredito que temos que apostar as fichas na Copa do Nordeste. O nosso pensamento era de fazer o 2º turno com apenas oito equipes, mas as equipes do interior tiveram um peso de maioria na votação e não aceitaram. Foi a fórmula melhor possível, embora longe do ideal, mas vamos encarar a competição e entrar pra ganhar – argumentou o diretor de futebol do Santa Cruz, Constantino Júnior.
O presidente do Sport, Gustavo Dubeux, lamentou o fato de que primeiro turno não conte com uma disputa mais efetiva e também se mostrou contrário à diminuição de clássicos. Mas procurou não dar muita importância ao fato. Em vez disso, preferiu sinalizar que o Leão será mais um a priorizar a Copa do Nordeste.
- O formato originalmente proposto era melhor, pois o primeiro turno seria, de fato, uma competição e também teríamos mais clássicos no segundo turno. Porém, para o Sport, o formato não muda muita coisa, pois não disputaremos a primeira parte. Durante este período, nós estaremos disputando a Copa Nordeste – analisou Dubeux.
Os quatro melhores classificados do segundo turno avançam à semifinal, que acontecerá em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Os vencedores decidem quem será o campeão de 2013, também em dois jogos.
Outro ponto polêmico diz respeito aos representantes do estado na Copa do Brasil de 2013. Com o aumento no número de vagas, Pernambuco terá quatro clubes no torneio nacional. O Arbitral definiu que os três primeiros colocados estarão automaticamente classificados para a Copa do Brasil. A quarta vaga ficará com o vencedor de uma repescagem disputada pelos clubes que terminarem entre o 5º e o 8º lugar. Ou seja, apesar da melhor campanha, o 4º colocado não disputará a competição nacional.
- É um absurdo. Como é que o quarto colocado, que tem uma melhor colocação, não tem o direito de pleitear a vaga, que vai ficar com um clube de pior campanha? Eu preciso estudar mais a fórmula, mas é lógico que, se houver pontos que precisam de mudanças, vamos fazer o pedido à FPF. Acho que tudo o que for para melhorar o Pernambucano é válido e o presidente da FPF é um homem sábio e democrático – comentou Paulo Wanderley.
O Campeonato Pernambucano 2013 terá sua rodada inicial no próximo dia 20 de janeiro. Além de Santa Cruz, Sport, Salgueiro e Náutico, estarão na luta pelo título as equipes do Porto, Central, Petrolina, Belo Jardim, Ypiranga, Serra Talhada e os novatos Chã Grande e Pesqueira, que subiram da Série A-2, para o lugar do América e Araripina.
Por Márcio Markman Recife - GLOBOESPORTE* Colaboraram Lula Moraes e Elton de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário