SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sport perde vôo em Lima e só deve chegar ao Recife na tarde de sexta-feira


A delegação do Sport perdeu a conexão em Lima, no Peru, e só deve chegar ao Recife na tarde desta sexta-feira (1º). O problema começou em Quito, no Equador. Por conta do mau tempo, o Aeroporto Internacional Mariscal Sucre ficou fechado por 1h30.

Ao chegar em Lima, o avião que levaria o time para São Paulo já tinha partido. O time está hospedado em um hotel em frente ao Aeroporto Internacional Jorge Chávez e conseguiu um outro vão para São Paulo com saída prevista para as 22h.

O time deve desembarcar no Aeroporto de Guarulhos ainda de madrugada e só embarca para o Recife no vôo que parte por volta de 13h da sexta-feira (1º). A chegada no Aeroporto do Recife está marcada para as 16h.

Por conta do atraso, o treino da sexta-feira está cancelado. Com isso, o time treina em dois expedientes no sábado (02).

Adversário ainda indefinido

O adversário do Sport na próxima fase da Taça Libertadores da América ainda não está definido. Os jogos dos Grupos 2 e 3 da primeira fase da competição serão concluídos na noite desta quinta-feira (30), e por isso nenhum confronto está definido até o momento.

Por ter sido o primeiro colocado do Grupo 1, o Sport tem o direito de fazer o segundo jogo das oitavas-de-final na Ilha do Retiro. As datas oficiais ainda serão definidas pela Conmebol.

"Temos que enfrentar o próximo adversário com muita força e personalidade. É preciso muita atenção para os jogos de 180 minutos", afirmou o técnico Nelsinho Batista.

Efeitos da altitude superados

A altitude não conseguiu atrapalhar a vitória do Sport por 3x2 sobre a LDU, em Quito. Mesmo depois de estar duas vezes atrás do marcador, o Leão literalmente correu atrás da virada e conseguiu o objetivo.

O lateral-esquerdo Dutra, de 36 anos, foi um dos que se movimentou bastante durante o jogo."Tive a felicidade de fazer uma boa partida, juntamente com o grupo. É o mérito de um trabalho que vem sendo feito desde janeiro", afirmou, elogiando a preparação física do elenco.

O diretor de futebol Álvaro Figueira fez questão de parabenizar o grupo. "Nossa equipe foi aguerrida. Conseguimos suportar o bom time da LDU, apesar de termos levado um gol no início da partida. Botamos a cabeça no lugar e conseguimos a vitória", comentou.

Troféu Lance Final anuncia vencedores neste sábado


O futebol pernambucano estará em festa neste sábado (02). A partir das 20h, no Chevrolet Hall(foto), serão anunciados os vencedores do Troféu Lance Final. A festa vai reunir jogadores, técnicos, dirigentes e árbitros e todos que fizeram o Campeonato Pernambucano de 2009.

Além de integrar a seleção do Estadual, estão na disputa ainda prêmios de craque do campeonato, revelação, técnico, árbitro e auxiliares. Participaram da escolha da seleção cronistas esportivos e torcedores de todo o Estado.

Conheça aqui os candidatos que disputam os prêmios:
GOLEIROS
Magrão – Sport
Geday – Ypiranga
Eduardo - Náutico

LATERAIS-DIREITOS
Moacir – Sport
Baiano – Porto
Parral - Santa Cruz

ZAGUEIROS
Ígor – Sport
Thiago Matias - Santa Cruz
Gladstone – Náutico
Durval – Sport
Sandro - Santa Cruz
Vagner - Náutico

LATERAIS-ESQUERDOS
Dutra – Sport
Jorge Guerra – Vitória
Nando - Sete de Setembro

VOLANTES
Hamilton – Sport
Fabinho Vitória – Cabense
Johnny – Náutico
Alexandre Oliveira - Santa Cruz
Rômulo – Porto
Daniel Paulista - Sport

MEIAS
Paulo Baier – Sport
Aílton – Central
Carlinhos Bala – Náutico
Coringa – Cabense
Leandro Gobatto - Santa Cruz
Fagner - Ypiranga

ATACANTES
Marcelo Ramos - Santa Cruz
Ciro – Sport
Fabio Silva – Central
Gilmar – Náutico
Paulo Rangel – Salgueiro
Aleandro – Vitória

TÉCNICO DA SELEÇÃO
Nelsinho Batista – Sport
Márcio Bittencourt - Santa Cruz
Roberto de Jesus - Central.

MELHOR ÁRBITRO DO CAMPEOANTO
Wilson Souza
Cláudio Mercante
Gleydson Leite

MELHORES ASSISTENTES
Erich Bandeira
Josssemar Diniz
Ubirajara Ferraz
Pedro Wanderley
Luciano Cruz
Júlio César Bezerra

CANDIDATOS A REVELAÇÃO DO CAMPEONATO
Ciro - Sport
Coringa – Cabense

CANDIDATOS À CRAQUE - TROFÉU LANCE FINAL

Fabinho Vitória - Cabense
Fábio Silva - Central
Gilmar - Náutico
Neto Maranhão - Petrolina
Guego - Porto
Paulo Rangel - Salgueiro
Marcelo Ramos - Santa Cruz
Caio - Serrano
Nando - Sete de Setembro
Ciro - Sport
Fernando Henrique - Vitória
Geday - Ypiranga

Leão da virada se deu bem em abril


Abril tem sido um mês fundamental para o Sport na temporada 2009. Um mês de decisões, no qual o bom time rubro-negro se deu muito bem e mostrou ter evoluído mais.

Não em termos estatísticos, já que o time empatou duas vezes e perdeu uma, e antes de abril só tinha tido um tropeço em toda temporada. Mas, sim, considerando o grau de dificuldade das partidas, todas em sequência — quarta, domingo, quarta, domingo.

Depois de golear a Cabense fora por 5 x 0 e vencer o Santa Cruz na Ilha por 2 x 1, o Leão conheceu a sua primeira derrota no ano no jogo com o Palmeiras, no dia 8 de março, em plena Ilha.

Prenúncio de uma reviravolta na Libertadores ou quem sabe no Estadual? Que nada...

Depois disso, só ótimos resultados. Vitória contra o Central na Ilha, empate com o Palmeiras no Palestra Itália, que manteve o concorrente atrás, empate com o Náutico nos Aflitos, que garantiu o título do Campeonato Pernambucano. Por fim, vitórias sobre o Colo Colo em casa e sobre a LDU nas alturas de Quito, selando a classificação e a liderança do grupo 1 da Copa Libertadores.

E um detalhe: as últimas quatro vitórias foram de virada. Santa Cruz, Central, Colo Colo e LDU saíram na frente, mas ficaram para trás. O que evidencia a capacidade de reação do time, a qual se tornou maior.

Maio também é mês de decisão, e o Leão vai ter de matar um por dia para seguir em alta. Até onde ele vai, ninguém sabe. Mas é melhor não subestimá-lo.

México oferece opções a Conmebol para jogos da Libertadores

A Federação Mexicana de Futebol ofereceu à Conmebol, nesta quarta-feira, três opções para que as equipes do país, que estão disputando a Copa Libertadores da América, possam continuar no torneio sem o temor de contaminação da gripe suína, doença que atinge o México e já causou sete mortos, além de mais de 150 casos suspeitos.

"O primeiro cenário é jogar normalmente, no México. O segundo é atuar com os portões fechados, sem público. E o terceiro seria buscar um campo alternativo", anunciou o secretário-geral da federação, Decio de María, sobre os jogos das oitavas-de-final que serão disputados no país.

O cartola responde aos questionamentos do presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Nicolás Leoz, que espera medidas eficientes para evitar a contaminação de atletas e também impedir a disseminação da doença para outros países. Até o momento, o Brasil não tem nenhum caso confirmado.

Atualmente, Chivas e San Luis são os clubes mexicanos na Libertadores. O segundo, da cidade de San Luis Potosí, é o principal alvo de preocupação. Até o momento, o município é o que tem o maior número de mortes suspeitas devido à doença: são treze mortos e 100 casos sendo investigados pelas autoridades.

Copa Libertadores 2009 - Classificação

Pos
Grupo 1
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
Sport Recife (BRA) (*) 13 6 4 1 1 10 7 3
Palmeiras (BRA) (*) 10 6 3 1 2 9 7 2
Colo Colo (CHI) 7 6 2 1 3 9 7 2
LDU Quito (EQU) 4 6 1 1 4 6 13 -7


LDU 2x3 Sport

Nelsinho: 'Agora começam os 180 minutos, nós temos que ter atenção'

O técnico Nelsinho Baptista tentou mostrar bastante serenidade após a conquista do primeiro lugar no Grupo 1 da Taça Libertadores, o chamado "grupo da morte", com a vitória de 3 a 2 do Sport sobre a LDU, nesta quarta-feira. O comandante rubro-negro quer o grupo não perca o foco e pede que os jogadores mantenham o desempenho na próxima fase.

- Não tem definição ainda, temos que pensar no adversário que vier e enfrentar com força e personalidade. Agora começam os 180 minutos, nós temos que ter atenção - alertou.

O Leão espera os últimos quatro jogos da fase de grupos, que acontecem nesta quinta-feira, para saber quem será seu adversário nas oitavas-de-final.

Reserva Andrade decide, e Nelsinho destaca a força do grupo

Dois gols e um cruzamento na medida para Igor fazer o dele. Este foi o retrospecto de Andrade, reserva do Sport durante a temporada e titular nesta quarta-feira, no jogo da Libertadores contra a LDU, em Quito, vencido pelo Leão por 3 a 2. O técnico Nelsinho fez questão de destacar a força do grupo rubro-negro.

- Os jogadores que entram têm entrado tem correspondido. São opções que nós temos e quando entram dão conta do recado - elogiou, em entrevista à Rádio JC/CBN.

Herói do jogo se cala, mas companheiros elogiam

Principal jogador do Sport na partida, Andrade optou por não dar entrevistas após a partida. Coube aos companheiros analisarem o desempenho do volante.

- O Andrade pega bem na bola e teve a felicidade de fazer dois de fora da área. Ele chegou sempre de trás, foi bastante feliz. Não só ele, mas o grupo todo está de parabéns - disse Fumagalli.

Magrão, que defendeu um pênalti no jogo, foi pelo mesmo caminho:

- É complicado jogar aqui, a bola fica mais rápida. O Andrade foi feliz naqueles dois chutes, e graças a Deus terminamos conseguimos o nosso objetivo, que era ficar em primeiro - declarou o goleiro.

Sport vence a LDU fora de casa e garante o primeiro lugar do grupo

O Sport chegou à sua quarta vitória na Taça Libertadores 2009 ao superar o LDU por 3 a 2 nesta quarta-feira, em Quito. A equipe equatoriana, que jogou recheada de reservas, chegou a ficar duas vezes na frente do placar, mas o Leão conseguiu a virada. Andrade foi o grande destaque dos pernambucanos, marcando dois gols e fazendo o cruzamento para o de Igor.

O time comandado por Nelsinho Baptista somou 13 pontos nesta fase e, em primeiro do Grupo 1, por enquanto tem a quarta melhor campanha. O Rubro-Negro aguarda o encerramento das outras chaves para saber quem será o seu adversário nas oitavas-de-final.

O jogo
O escanteio cobrado por Salas pela esquerda, logo aos dois minutos, originou o primeiro gol do jogo. Espínola subiu mais que a zaga e cabeceou firme para marcar.

O Sport parecia sentir a altitude e pecava sempre na hora do último passe. Mas aos 12, Fumagalli conseguiu acertar, Wilson se atrapalhou com a bola, se recuperou, girou e bateu nas mãos do goleiro Viteri.

A altitude que parecia atrapalhar no início foi "parceira" do Sport com 22 de jogo. Dutra cruzou da esquerda, e a bola passou por todo mundo. Do outro lado, Vandinho evitou a saída e rolou para trás. Andrade pegou de primeira, a bola ganhou velocidade, bateu na trave direita, depois na esquerda e entrou.

O Leão permanecia mais tempo no campo de ataque e levava poucos sustos. Até que em um lance isolado, Vera foi lançado na área e acabou sendo deslocado por Igor na área: pênalti. Vaca foi para a cobrança, tentou o canto esquerdo, e Magrão fez a defesa.

Aos 30, Durval cometeu falta em Salas, e o jogador equatoriano tentou dar uma cotovelada no capitão. Foi expulso pelo árbitro.

Entretanto, nem o pênalti contra e a vantagem numérica fizeram os jogadores do Sport saírem do momento de descontração. Em jogada pela meia esquerda, Byron se livrou de dois marcadores e deixou para Vera, já dentro da área, mandar no ângulo oposto e desempatar a partida.

Nelsinho deixa o time mais ofensivo

Na volta do intervalo, Nelsinho Baptista optou por tirar Moacir e colocar Luciano Henrique. O Sport retornou mais ligado e chegou ao empate aos 12 minutos. Andrade pegou rebote pelo lado direito e cruzou. Igor subiu sozinho e cabeceou para a rede.

A LDU também tentou mudar o panorama do jogo colocando dois de seus titulares. Ambrosi e Campos foram para o jogo, mas quem marcou o terceiro foi o time pernambucano. Novamente com ele, Andrade. O volante dominou no peito pela meia direita e soltou outra bomba. A bola entrou no cantinho direito, sem chance para Viteri.

Com a vantagem numérica e os 3 a 2 no placar, só restou ao Sport controlar o jogo e segurar o placar.

Ficha técnica:

LDU 2 x 3 SPORT
Viteri; Renán Calle, Espínola, Obregón (Campos) e Chila (Ambrosi); Calderón, Byron, Larrea (Reasco) e Eder Vaca; Danny Vera e Salas. Magrao; Igor, César, Durval; Moacir (Luciano Henrique), Andrade, Daniel Paulista (Sandro Goiano), Fumagalli (Bruno Telles), Dutra; Wilson e Vandinho.
Técnico: Jorge Fossati. Técnico: Nelsinho Baptista.
Gols: Espínola, aos dois minutos, Andrade, aos 22, Vera, aos 41 minutos do primeiro tempo; Igor, aos 12 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Calle, Espínola (LDU); Andrade, César, Daniel Paulista (Sport). Cartão vermelho: Salas e Calderón (LDU).
Estádio: Casa Blanca. Data: 29/04/2009. Árbitro: Juan Soto (VEN). Auxiliares: Luis Sánchez (VEN) e Jorge Orrego (VEN).

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Operação Quito: buscar a liderança para ter vantagem

Fora de casa, time rubro-negro encara a LDU precisando apenas de um ponto para terminar em primeiro lugar no Grupo 1

Antes de começar a Libertadores 2009, especialistas apontavam o Grupo 1 como o mais equilibrado do torneio. Lado a lado na chave, estavam a LDU, atual campeã da competição, Colo Colo, time chileno com muita tradição, e dois clubes brasileiros: Palmeiras e Sport. Apesar das dificuldades, o Rubro-Negro pernambucano conseguiu chegar à última rodada da primeira fase em posição privilegiada. Já classificado, o Leão encara a LDU, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), precisando apenas de um empate para se garantir em primeiro lugar no “Grupo da Morte”.

A equipe rubro-negra pode ter sua missão um pouco facilitada, já que o clube equatoriano não tem mais chances de se classificar e deve atuar com um time reserva. No primeiro duelo entre os dois times, o Sport venceu por 2 a 0 na Ilha do Retiro.

A TV Globo transmite a partida ao vivo para todo o Nordeste e o GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real.


Altitude não amedronta o Leão

Os 2.800m de altitude da cidade de Quito costumam ser um adversário extra para as equipes brasileiras que jogam contra a LDU. Contudo, a equipe de Nelsinho Batista parece não se preocupar muito com a questão.

- O time está bem treinado e acredito que isso não vai interferir. Alguns jogadores podem sentir um probleminha, mas não deve ser nada grave - explica Nelsinho, ao site pe360º.

Além de preparar a equipe para encarar as dificuldades da altitude, o treinador rubro-negro teve que decidir quem entraria nos lugares de Hamilton e Paulo Baier. O volante teve a casa invadida por ladrões e foi liberado da viagem ao Equador. Já o meia está com problemas musculares e foi poupado pela comissão técnica.

Para formar a dupla de volantes no meio-campo ao lado de Daniel Paulista, Nelsinho vai escalar Andrade. Fumagalli será o substituto de Baier e terá a missão de municiar o ataque formado por Vandinho e Wilson.

LDU deve jogar com os reservas

Sem chances de se classificar para as oitavas-de-final da competição, a LDU deve aproveitar a partida desta quarta-feira para dar ritmo de jogo a alguns reservas, como admite o técnico Jorge Fossati:

- Essa é uma partida para ser jogada com os reservas – disse em entrevista ao site oficial do clube.

LDU SPORT
Alexander Domínguez; Renán Calle, Norberto Araujo, Diego Armando Calderón; Néicer Reasco, William Araujo, Pedro Larrea, Paul Ambrossi, Eder Vaca; Danny Vera e Walter Calderón Magrao; Igor, César, Durval; Moacir, Andrade, Daniel, Fumagalli, Dutra; Wilson e Vandinho
Técnico: Jorge Fossati. Técnico: Nelsinho Batista.
Estádio: Casa Blanca. Data: 29/08/2009. Árbitro: Juan Soto (VEN). Auxiliares: Luis Sánchez y Jorge Orrego (VEN)
Transmissão: A TV Globo transmite a partida para todo o Nordeste.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h30m (de Brasília).

Esbanjando tranquilidade, Sport encara a LDU de olho em vantagem nas oitavas


Mesmo classificado, Sport sobe os 2.860 metros de Quito para enfrentar a LDU pensando em trazer a liderança
"Não vale nada para quem está fora. Para a gente vale muito". A declaração do lateral-direito Moacir mostra a ambição do Sport na sua despedida da fase de grupos da Libertadores. Classificado às oitavas-de-final, o Leão enfrenta a eliminada LDU na altitude de Quito, Equador, com o objetivo de manter a liderança do grupo 1. Precisa, no mínimo, do empate. Situação confortável para um time que entra em campo sempre em busca da vitória. Será assim hoje à noite. O jogo tem início às 21h50.

Para conseguir êxito, o Sport tem aspectos favoráveis e contras. Desta vez, mais contras. O principal é altitude. A comissão técnica rubro-negra minimizou os efeitos, os jogadores reforçaram o discurso de que estando bem preparados fisicamente pouco sentirão a influência, mas a prática é diferente da teoria. A bola fica mais rápida e as condições atmosféricas afetam o rendimento dos atletas. É fato comprovado por todas as equipes que "sobem" para enfrentar equatorianos, bolivianos, mexicanos#

A constatação está presente tambémno desempenho da LDU em seus domínios. Não é exagero vincular o título da Libertadores 2008 aos 2.860 metros de altitude de Quito. O time conseguiu apenas uma vitória fora da capital equatoriana, ainda na fase de grupos, contra o Arsenal, da Argentina. Nas oitavas, quartas, semi e final a estratégia foi baseada na força do time em Quito. Quando iniciou a disputa em casa, a LDU venceu o primeiro confronto e administrou a vantagem no segundo. Começando fora, empatou os dois jogos. Passou pelo San Lorenzo nos pênaltis nas quartas. Na semifinal, desclassificou o América-MEX no critério de gol marcado como visitante.

A força da LDU em seus domínios - leia-se dos 2.860 metros de altitude - é tanta que nas 14 participações na Libertadores o time sofreu apenas seis derrotas em 60 jogos. Venceu 39 e empatou 15. Dois times brasileiros conseguiram a façanha: o Cruzeiro, em 1976, e o Corinthians, em 2000. Os demais foram Defensor Arica-PER e Peñarol/URU, em 1970, Olimpia-PAR, em 2000, e Velez Sarsfield/ARG, em 2006.

Outro fator desfavorável ao Sport são os desfalques. São dois, de relevância crucial ao meio-campo rubro-negro. Por causa de problemas pessoais, o volante Hamilton não viajou para o Equador. A sua ausência reflete diretamente no poder de marcação da equipe. Seu substituto é Andrade. O camisa 10 Paulo Baier também ficou no Recife tratando uma lesão no nervo ciático.

Prós - A favor do Sport, a motivação. Como afirmou Moacir, os pontos em jogo hoje à noite tem valor apenas para o Leão. Tanto que o técnico da LDU, Jorge Fossati, decidiu poupar seus principais jogadores. Assim, Manso e Bieler não participam da partida. "Não vamos mudar o estilo de jogo porque já estamos classificados nem por causa da situação da LDU. Vamos entrar em campo como sempre, em busca da vitória", destacou Nelsinho Batista.

LDU

Domínguez; Renán Calle, Norberto Araujo e Diego Calderón; Reasco, Araujo, Pedro Larrea, Paul Ambrossi e Edder Vaca; Danny Vera e Walter Calderón. Técnico: Jorge Fossati

Sport

Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Daniel Paulista, Andrade, Fumagalli e Dutra; Wilson e Vandinho. Técnico: Nelsinho Batista

Local: Estádio Casa Blanca (Quito-EQU). Horário: 21h50. Árbitro: Juan Soto (VEN). Assistentes: Luis Sánchez (VEN) e Jorge Urrego (VEN).

Antes criticado, agora peça fundamental

QUITO - Tão criticado pela torcida até algum tempo atrás, o atacante Wilson passou a ser peça de extrema importância no time do Sport. Realizando um papel tático preciso, ele garantiu seu espaço na equipe titular. E foi mais além. Como bom centroavante, ele também deixou sua marca, principalmente na Copa Libertadores.

Wilson, no entanto, acabou ficando de fora do decisivo jogo contra o Colo-Colo, na quarta-feira passada, na Ilha do Retiro. Estava suspenso, após ser expulso na partida contra o Palmeiras, em São Paulo, por ter comemorado o gol levantando a camisa. Nunca, o atacante se viu tão arrependido. “A gente se arrepende, tanto por ter ficado fora de um jogo importante como foi o do Colo-Colo quanto pela maneira como foi. Mas busquei não baixar a cabeça. Agora, estou de volta e espero ajudar a equipe”, disse o jogador.

Uma peculiaridade recai sobre Wilson nesta Libertadores. Nos dois jogos que o Leão disputou fora de casa, ele fez gol. Foi assim logo na estreia, contra o Colo-Colo, no Chile, e contra o Palmeiras, em São Paulo. Será que, agora, enfrentando a LDU, em Quito, ele repete a escrita? “Não posso prometer nada, mas se tiver a oportunidade, com certeza, vou tentar manter essa marca e fazer mais um gol”, contou o atacante.

Sobre o seu papel tático na equipe, o jogador garante que, com a entrada do meia Fumagalli no lugar de Paulo Baier, nada muda. “São jogadores diferentes, de características diferentes, mas o meu posicionamento continua o mesmo. Vou procurar me movimentar da mesma maneira como vinha fazendo”, revelou Wilson, que faz, constantemente, o papel de meia, voltando para buscar a bola.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Sport escalado e sem medo da altitude


O time do Sport que entra em campo, às 21h50 desta quarta-feira (29), contra a LDU está definido. Como o time equatoriano está eliminado e deve escalar um time praticamente reserva, o técnico Nelsinho Batista preferiu não fazer mistérios. O treinador vai escalar os principais jogadores do Leão, com exceção de Paulo Baier e Hamilton que ficaram no Recife. Apesar de classificado, o Sport entra em campo interessado na vitória.

O resultado, ou até mesmo um empate, garante a liderança do grupo ao rubro-negro e a possibilidade de fazer o jogo de volta da fase do mata-mata na Ilha do Retiro.
Andrade e Fumagalli serão os substitutos de Hamilton e Paulo Baier, respectivamente. Wilson volta ao time no ataque ao lado de Vandinho. Ciro fica como opção no banco. Assim, o time será formado por: Magrão, Igor, César e Durval; Moacir, Andrade, Daniel Paulista, Fumagalli e Dutra; Wilson e Vandinho.

ALTITUDE

O time chegou a Quito na segunda-feira e já fez um treino para os jogadores se adaptarem ao clima e a altitude. Para Nelsinho, o fato de jogar a mais de 2,8 mil metros de altitude não preocupa. “O time está bem treinado e acredito que isso não vai interferir. Alguns jogadores podem sentir um probleminha, mas não deve ser nada grave”, explicou.

LDU vai mandar time reserva a campo diante do Sport


O repórter Carlyle Paes Barreto, enviado especial do JC a Quito, manda notícias da LDU, adversário do Sport, nesta quarta-feira, às 21h50(horário do Recife), pela última rodada da primeira fase da Taça Libertadores.

O técnico Jorge Fosatti declarou que vai mandar a campo a equipe reserva da LDU.

Isso porque ele preferiu poupar os atletas para a partida decisiva do campeonato equatoriano, contra o Barcelona, no próximo domingo.

Outro detalhe importante destacado por Carlyle e que é positivo para o Sport é o fato da torcida não demonstrar interesse no jogo.

Ou seja, o estádio(foto) deverá estar vazio na quarta-feira.

E para quem não foi ao Equador e ainda não sabe onde assistir à partida, a diretoria do Sport lembra que um telão 310 polegadas será instalado na sede do clube.

O ingresso custa R$ 5 e o torcedor ainda vai concorrer ao sorteio de uma camisa dourada do Leão.

Nelsinho Batista não se ilude com "mistão" da eliminada LDU

A imprensa equatoriana tem divulgado que a LDU não deve utilizar a equipe titular no jogo desta quarta-feira, contra o Sport, em Quito, pela última rodada do grupo 1 da Copa Libertadores da América. Contra os pernambucanos, a equipe atual campeã da competição internacional não tem mais chances de classificação e o técnico Jorge Fossati deve poupar alguns jogadores, pensando nas disputas do campeonato equatoriano.

O comandante do Sport, Nelsinho Batista, não se mostrou muito empolgado com essa possibilidade. O treinador afirmou que não espera por um time de reservas e disse que Fossati deve trocar apenas um ou outro jogador. Ainda assim, ele ressaltou que os jogadores que entram em campo nessas condições costumam se superar.

"O treinador disse que vai utilizar uma equipe mista. Então, os jogadores que estão tendo a oportunidade de entrar vão querer correr e mostrar as suas qualidades em um jogo internacional, de Libertadores", comentou Nelsinho.

O técnico do Rubronegro do Recife também não vê como vantagem o fato de a LDU já não ter chances de classificação. Ele acredita que, jogando em casa, o time equatoriano vai querer a vitória e não vai facilitar para o lado do Sport.


"Conhecemos a LDU e sabemos que é uma grande equipe. Não vamos mudar a nossa maneira de jogar. Não vamos deixar de impor o nosso ritmo de jogo e tentar definir o jogo no campo adversário só porque o adversário não tem mais chances", avaliou.

Sport chegou em Quito e já fez treino desintoxicante

QUITO - A longa e cansativa viagem de São Paulo a Quito não impediu que o Sport realizasse, ainda ontem à noite, um treino na capital equatoriana, onde enfrenta, amanhã, a LDU, pela última rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores da América. Após chegar e realizar todos os trâmites alfandegários no Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, a delegação rubro-negra seguiu para o hotel Hilton, onde está hospedada. Um merecido descanso e logo às 22h (horário do Recife - 20h de Quito) os jogadores rubro-negros já estavam treinando no belo Estádio Olímpico de Atahualpa, que abriga os jogos da seleção do Equador.




Sport chega e já treina em Quito
Após uma viagem bastante longa, equipe realizou uma movimentação ontem à noite
Objetivo do técnico Nelsinho Batista era “desintoxicar” os atletas leoninos
Alexandre Barbosa
Enviado Especial

Uma movimentação rápida, mais para desintoxicar da longa viagem. Esse foi um dos objetivos do técnico Nelsinho Batista em realizar este primeiro treino na capital equatoriana. O mais importante, porém, era fazer com que os jogadores iniciassem a adaptação à altitude, já que Quito fica a 2.800 metros acima do nível do mar. O ar rarefeito, principal característica de locais como esse, é a grande preocupação das equipes que lá vão jogar.

O Sport não realizou nenhum tipo de procedimento fora do normal para enfrentar a altitude. Não escolheram, por exemplo, ficar hospedados em uma cidade mais baixa, só se dirigindo ao local do jogo horas antes do início da partida, recurso utilizado por muitos times, nem fizeram nenhum treino físico específico. Ontem, na movimentação realizada, os jogadores aqueceram, correram e chutaram a gol.

Para o lateral-direito Moacir, como ele próprio disse, tão acostumado ao clima litorâneo do Recife, o impacto com a altitude já foi sentido. Ele revelou que, durante o treinamento de ontem, sentiu um pouco de dificuldade para respirar, além de uma leve queimação no nariz, ocasionada pelo clima seco de Quito. Além disso, o jogador diz que ficou um pouco mais cansado que o normal. “O pessoal falava muito que era assim, mas eu achava que era mais um mito. Só sentindo na pele mesmo”, disse o atleta, logo após deixar o campo do Estádio Olímpico. Para a partida de amanhã, ele já prevê dificuldades. “O jogo vai ser bem corrido, então acho que a gente vai sentir um pouco”.

O técnico Nelsinho Batista falou rapidamente, ontem, com a Imprensa do Equador (hoje é o dia dele conceder entrevistas para os brasileiros). Em pauta, muitas perguntas sobre a campanha do Sport e sobre o que ele espera do time da LDU, que entrará em campo já eliminado. “A eliminação da LDU foi algo que me surpreendeu, afinal, é o atual campeão da Libertadores. Quanto a nós, vamos entrar em campo da mesma maneira de sempre, não mudaremos nosso padrão. O Colo-Colo quer o primeiro lugar do grupo e a gente também”, afirmou o comandante rubro-negro.

Hoje será dia de fazer o reconhecimento do gramado do estádio da LDU, o Casablanca, onde será disputada a partida de amanhã. O Leão tem um treinamento agendado para a parte da tarde no local.

LDU encara jogo com seriedade

Se os torcedores rubro-negros estão esperando encontrar facilidades, devido à partida não ter valor algum, pelo menos em questão de classificação, para a LDU, enganam-se. De acordo com as informações passadas por um jornalista equatoriano do periódico “El Comercio”, o treinador Jorge Fossati não deve poupar ninguém para o duelo, que, para a Liga, terá uma única motivação: encerrar a participação na Copa Libertadores 2009 de forma honrosa.


Em princípio, o técnico uruguaio Jorge Fossati só tem duas dúvidas. E é justamente com relação aos seus principais jogadores, ambos ainda se recuperando de lesões. O meia Manso, camisa 10 e o cérebro do time, inclusive, nem jogou a partida contra o Palmeiras, terça-feira passada. O experiente goleiro Ceballos se machucou no duelo diante dos paulistas e precisou ser substituído no decorrer do confronto pelo jovem Alexander Dominguez, que demonstrou bastante insegurança.


A preocupação dos equatorianos é tamanha que os dois jogadores foram poupados do último confronto da LDU pelo campeonato local, diante do rival Emelec, sábado passado. Os médicos do clube preferem não dar qualquer prognóstico em relação aos dois. Dizem somente que a confirmação de ambos só acontecerá minutos antes do início do duelo. A provável escalação da LDU será: José Ceballos (Dominguez); Renan Calle, Norberto Araújo e Jairo Campos; Reasco, Urrutia, William Araujo, Manso (Eder Vaca) e Paul Ambrosi; Claudio Bieler e Calderon.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Delegação já está em Quito

Após uma viagem longa e cansativa, a delegação do Sport chegou a Quito. O roteiro foi cansativo, pois depois de pernoitar em São Paulo, os rubro-negros ainda fizeram escala em Lima, no Peru, para depois seguir viagem até a capital do Equador, onde chegaram hoje (27) à tarde.

Os jogadores já farão um treino de reconhecimento do gramado do estádio Casa Blanca, local da partida contra a LDU, às 22 horas (horário de Recife) desta segunda-feira (27).

Arbitragem para LDU x Sport:

A Conmebol divulgou a escala de árbitros para as partidas da próxima semana, válidas pela Taça Libertadores.

Confira o quarteto que atuará no confronto entre LDU e Sport, quarta-feira (29), em Quito:

Árbitro: Juan Soto (VEN)
Assistente 1: Luis Sánchez (VEN)
Assistente 2: Jorge Urrego (VEN)
4º árbitro: Diego Lara (EQU)

Fazenda de Hamilton é assaltada e irmão feito refém


Problema impediu jogador de embarcar com o Sport para o jogo contra a LDU, quarta-feira (29), em Quito


Além da lesão na coxa esquerda, um outro problema impediu a viagem de Hamilton com a delegação do Sport para o jogo contra a LDU, em Quito (Equador), na quarta-feira (29). A fazenda do volante foi assaltada e o irmão dele feito refém.
Por conta do crime, o jogador teve que viajar às pressas para o interior de Sergipe, onde fica a fazenda. Mas, segundo informação de dirigentes do Sport, o problema foi resolvido ainda no domingo (26).
Por conta do incidente, o técnico Nelsinho Batista preferiu dispensar o jogador da viagem. Além dele, Paulo Baier é o outro desfalque. O jogador teve uma pequena inflamação no nervo ciático e ficou no Recife fazendo tratamento.

Torcida cerca de carinho equipe antes do voo

Euforia da torcida leonina não para.
Torcedores “invadiram” o aeroporto, ontem à tarde, para se despedir dos atletas.

As cores vermelha e preta e os gritos de “cazá, cazá” tomaram conta do saguão. Confiança no time é total


O voo 3505, da TAM, que levaria a delegação do Sport para São Paulo estava marcado para sair apenas às 17h10, mas desde o início da tarde de ontem, as cores vermelha e preta passaram a tomar conta do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. Ao pisar no aeroporto, uma pessoa que não soubesse onde ficaria o portão do embarque logo o encontraria, pois apesar de ficar no primeiro andar, os gritos de “cazá, cazá!” tomavam conta do ambiente. Segundo a Polícia Militar entre 120 e 150 torcedores estiveram prestigiando a comissão técnica e os 18 jogadores rubro-negros que embarcariam para encarar a LDU, quarta-feira, em Quito.

A medida que o tempo passava, a festa e o número de torcedores aumentavam ainda mais. Fora do aeroporto, no local onde os atletas desciam dos carros, também era possível notar a presença dos leoninos. Assim como fazem em dias de jogos do Leão na Ilha do Retiro, cada jogador que chegava para embarcar poderia escutar o seu nome gritado pela torcida. Até o presidente Sílvio Guimarães foi recebido com festa, dando autógrafos e tirando fotos. O primeiro a chegar foi o técnico Nelsinho Batista, que teve dificuldades para alcançar o portão do embarque, só chegando ao local com o auxílio dos seguranças do clube.

Seguranças aliás, que tiveram muito trabalho durante toda tarde. A busca por uma foto, um abraço ou até mesmo uma autógrafo, acabava atrapalhando o acesso dos jogadores. “O Ciro foi o mais difícil de levar. Nunca tinha tido tanto trabalho”, afirmou o segurança do Leão André Romão, mais conhecido como Marcão. Trabalhando há apenas quatro meses no clube, Marcão disse que só tinha passado por situação semelhante no retorno da equipe após a vitória por 2x1 sobre o Colo-Colo, na estreia rubro-negra na Libertadores, em fevereiro.

Entre seguranças e torcedores, eram os atletas quem estavam passando por apuros. O lateral-esquerdo Dutra só conseguiu passar pelo tumulto após se abraçar com um dos profissionais, que abriu espaço. “A marcação está forte”, brincou o goleiro Magrão. Outro que também teve dificuldades foi Daniel Paulista. Protegido por três seguranças, o volante foi, literalmente, carregado por eles. “Fizemos por merecer esse respeito do torcedor. Quanto mais longe fomos, mais carinhos iremos receber”, disse o volante Sandro Goiano.

Sport voa com esperança de conquistar liderança nas alturas...


Sport embarca bastante motivado


Time rubro-negro iniciou ontem à tarde a viagem para Quito, onde joga na quarta
Cercado pelos torcedores, zagueiro Igor destacou a importância de terminar como líder do Grupo 1 da Libertadores


Motivado e cheio de esperanças de garantir a liderança da chave, o Sport embarcou, no fim da tarde de ontem, rumo a Quito, capital do Equador, onde enfrentará a LDU, quarta-feira, no estádio Casablanca, às 21h50. Antes do destino final, porém, os rubro-negros passaram a noite em São Paulo e, hoje pela manhã, viajam para o Peru, seguindo de lá para terras equatorianas. A chegada em Quito está prevista para as 15h. Cinco horas depois, o elenco fará um treinamento em local ainda não definido. Durante o embarque, os torcedores leoninos, que compareceram em bom número no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, sentiram falta do volante Hamilton e do meia Paulo Baier, que ficaram no Recife.

Já classificado para as oitavas-de-final da Copa Libertadores da América, o Leão, primeiro colocado do Grupo 1, com dez pontos, vai em busca não só de um resultado positivo, mas quem sabe de uma vitória com mais de dois gols de diferença. Hoje, faltando uma rodada para o término da primeira fase, o Sport possui a sétima melhor campanha do torneio continental, e caso a classificação em primeiro lugar do Grupo 1 se concretize, os pernambucanos teriam a vantagem de fazer o segundo jogo das oitavas-de-final na Ilha do Retiro.

A velha catimba

A sequência acima - registrada pelo editor de fotografia do DP Heitor Cunha - mostra a catimba do Colo Colo no duelo contra o Sport, na última quarta, na Ilha. Depois do “abraço cordial”, Nelson Cabrera aproveitou para finalizar com um tapinha no rosto de Vandinho, que, obviamente, não gostou muito…

Falando em Colo Colo, o time chileno poderá ser justamente o adversário do Leão nas oitavas-de-final da Libetadores. Devido ao equilíbrio do grupo, o confronto poderia ser repetido mais 2 vezes na próxima fase. Outra opção seria o Palmeiras, também da chave leonina. As possibilidades não agradam em nada ao vice-presidente de futebol do Rubro-negro, Guilherme Beltrão.

“Escolher adversário é bem complicado. Na Copa do Brasil, nós só pegamos times difíceis, e mesmo assim conseguimos. Só não queria pegar o Colo Colo ou Palmeiras, pois todos times já se conhecem”.

Libertadores update - Adeus, River!

50ª edição da Taça Libertadores da AméricaAbaixo, um panorama desta fase de grupos da Taça Libertadores da América, com os times já classificados às oitavas-de-final e os já eliminados. Ao todo, 10 times já garantiram vaga, 11 disputam as 6 vagas restantes e outros 11 foram eliminados.

Destaque negativo para o poderoso River Plate, de Buenos Aires, que passou vergonha na noite de quinta-feira, levando de 4 x 2 do já eliminado Nacional. Não o de Montevidéu, mas o do Paraguai mesmo. Genérico 100%.

Classificados:
Grupo 1 - Sport (10 pontos)
Grupo 3 - Nacional, do Uruguai (11 pts) e San Martín (8 pts)
Libertadores-2009: Nacional do Paraguai despacha o River Plate da competição, ao vencer por 4 x 2Grupo 4 - São Paulo (13 pts) e Defensor (8 pts)*
Grupo 5 - Cruzeiro (13 pts) e Estudiantes (10 pts)*
Grupo 6 - Caracas (9 pts)
Grupo 7 - Grêmio (13 pts)
Grupo 8 - Libertad (12 pts)

Eliminados:
Grupo 1 - LDU (4 pts)
Grupo 2 - Guaraní (nenhum ponto)
Grupo 3 - Nacional (PAR) e River Plate (ambos com 4 pts)
Grupo 4 - Ind. Medellín (7 pts) e América de Cali (3)*
Grupo 5 - D. Quito (8 pts) e Universitario Sucre (2 pts)*
Grupo 6 - Lanús (3 pts)
Grupo 7 - Aurora (nenhum ponto)
Grupo 8 - San Lorenzo (3 pts)

* Chaves com as 6 rodadas disputadas

Obs. No último update da Libertadores, falei sobre a chance surreal do Boca cair nesta fase, mesmo com uma campanha de 100% em 4 rodadas. Também na quinta, o time perdeu para o Deportivo Cuenca. Assim, ainda não está garantido. Basta não perder de 3 x 0 para o Deportivo Táchira, na Bombonera… Pois é.


12 semanas de Libertadores


Estas são algumas estatísticas da Taça Libertadores da América, após as 12 primeiras semanas de disputa, contabilizando a Pré-Libertadores e a fase de grupos. Fonte: site da Conmebol.


E aquele ponto em Sampa foi decisivo…

50ª edição da Taça Libertadores da América

N° de jogos: 96
Vitórias dos mandantes: 56 (58%) (2 do Sport)
Vitórias dos visitantes: 19 (20%) (1 do Sport e 1 contra o Leão)
Empates: 21 (22%) (1 do Sport)
Melhores campanhas na fase de grupos: Grêmio, com 4 vitórias e 1 empate em 5 jogos (86,66%)


N° de gols: 163 (7 do Sport)
Média de gols: 2,48
Artilheiro: Keirrison, do Palmeiras, e Jorge Nuñez (Paraguai), do Nacional-PAR, ambos com 6 gols
Melhor ataque: Palmeiras, com 15 gols em 7 partidas (2 pela Pré-Libertadores e 5 pelo grupo 1)
Jogo com mais gols: Chivas 6 x 2 Everton (25/02)


Pênaltis marcados: 22 (20 convertidos e 2 desperdiçados)
Cartões vermelhos: 54 (1 para o Sport)
Cartões amarelos: 499, sendo um a cada 17min (15 para o Sport)
Clube com mais expulsões: Cruzeiro, com 4 vermelhos em 4 jogos
Clube com mais amarelos: Independiente Medellín (COL), com 26 cartões em 8 jogos