Neymar comemora o seu gol ao lado de Lucas dançando a música 'Camaro Amarelo'

O jogo contra a China tinha tudo para ser bem diferente do embate diante da África do Sul. O clima em Recife, desde a chegada da seleção, sempre foi bastante amistoso, contrastado com o ambiente mais hostil da capital paulista. E envolto nesta atmosfera mais carinhosa, o Brasil não teve piedade da China. Jogando um futebol ofensivo, a seleção se aproveitou da fragilidade do adversário e enfiou 8 a 0, em partida disputada nesta segunda-feira, no estádio Arruda.

A torcida fez uma grande festa desde o início do jogo. E o Brasil correspondeu. Sem dar chances para a China, o time do técnico Mano Menezes abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Ramires e Neymar. Na segunda etapa, a vitória transformou-se em massacre. Com outros dois gols de Neymar, um de Hulk, um de Oscar, um de Lucas e um gol contra, o Brasil aplicou 8 a 0 nos chineses.

A goleada entre para a história como uma das maiores da seleção brasileira. Em 2006, a equipe venceu uma seleção de Lucerna, na Suíça, pelo mesmo placar, antes da Copa do Mundo; em 2005, havia vencido os Emirados Árabes também por 8 a 0, em amistoso oficial.

A maior goleada da história continua sendo o 10 a 1 sobre a Bolívia, no Campeonato Sul-Americano de 1949, em São Paulo. Nos Jogos Pan-Americanos de 1975, com uma seleção que não era a oficial, o Brasil fez 14 a 0 na Nicarágua.

Assim, a seleção consegue amenizar um pouco a imagem deixada em São Paulo, quando, mesmo após derrotar a África do Sul, saiu bastante criticada e vaiada.

Agora, o Brasil tem pela frente dois jogos contra a rival Argentina, válidos pelo Superclássico das Américas. Apenas jogadores que atuam nos países vão participar destes duelos.

O jogo

Logo no primeiro minuto de partida, o árbitro mandou trocar a bola, alegando que ela estava murcha. Com a bola nova, o Brasil começou a se impor sobre o time chinês. Aos 5 minutos, Neymar cabeceou livre, mas a bola caprichosamente saiu por pouco. Quatro minutos mais tarde, Marcelo cruzou, e Hulk não alcançou. O novo jogador do Zenit, aliás, teve o seu nome gritado pela torcida pernambucana em várias ocasiões durante o confronto.

Superior no jogo, o Brasil continuou agredindo a China. O gol era questão de tempo. Aos 13, Oscar chutou forte, mas por cima. Quatro minutos depois, Hulk puxou a bola para a perna esquerda e chutou rasteiro, mas o goleiro Cheng agarrou. O arqueiro também defendeu o arremate de Lucas, aos 20.

Acuada, a China não conseguia incomodar o Brasil. Pior, encontrava muitas dificuldades para parar o ataque brasileiro. Aos 22, o Brasil fez a alegria da torcida no Arruda. Ramires fez linda tabela com Oscar, invadiu a área e tocou com categoria por cima do goleiro, fazendo um golaço.
Aos 25 minutos, a seleção brasileira chegou ao segundo gol. Hulk rolou para Oscar. O jogador do Chelsea dominou e tocou no meio para Neymar, que só teve o trabalho de empurrar para a rede.

A China só ameaçou em cobrança de falta, aos 28 minutos, mas a bola saiu pela linha de fundo. Fora isso, os chineses tiveram que continuar correndo para parar o ataque brasileiro. Aos 32, porém, quem evitou o gol do Brasil foi a trave. Neymar entortou a defesa e rolou para Oscar, que finalizou no travessão.

Ainda antes do intervalo, o Brasil teve chances de ampliar em cabeçadas de Dedé e David Luiz, mas não aproveitou. Aos 41, Neymar fintou Yu Yang duas vezes, mas abusou do preciosismo e não marcou, na última grande chance do primeiro tempo.

O ritmo do Brasil no segundo tempo continuou avassalador. Logo aos 3 minutos, Lucas recebeu de Hulk e, com calma, chutou no canto do goleiro para fazer 3 a 0. Aos 6, Neymar bateu colocado de fora da área no travessão, mas Hulk aproveitou o rebote e chutou colocado para aumentar a vantagem brasileira.

A China estava perdida, e a seleção brasileira não teve dó. Aos 8 minutos, Marcelo cruzou rasteiro e Neymar completou para a rede, fazendo o seu segundo gol no jogo. O massacre teve sequência aos 14. Garçom da partida, Oscar se aproveitou do erro da defesa e rolou para Neymar anotar mais um.

A festa no Arruda era completa. A torcida delirava a cada lance. Com o jogo resolvido, Mano promoveu substituições, dando oportunidades para vários atletas. Arouca entrou no lugar de Ramires. E os gols continuaram saindo.

Aos 25, Liu Jianye se atrapalhou e mandou a bola de carrinho no canto direito do próprio gol. Aos 30, Oscar cobrou pênalti e fez o oitavo gol brasileiro, fechando a goleada. Neste momento, o Brasil já contava com Adriano e Jonas em campo. Os dois substituíram Daniel Alves e Neymar, que saiu ovacionado. Também entraram no jogo Réver, Sandro e Leandro Damião.

No apito final do árbitro, muitos aplausos e gritaria no Arruda. Cenário bem diferente do que foi visto em São Paulo na última sexta-feira.

FICHA TÉCNICA:BRASIL 8 x 0 CHINA

Local: Estádio do Arruda, em Recife (PE)

Data: 10 de setembro de 2012, segunda-feira

Horário: 22 horas (de Brasília)

Árbitro: Roberto Silveira (Fifa-Uruguai)

Assistentes: Miguel Angel Nievas e Nicolas Taran (ambos Fifa-Uruguai)

Cartão Amarelo:Hulk (Brasil)

GOLS:

BRASIL: Ramires, aos 22 minutos do primeiro tempo, Neymar, aos 25 do primeiro tempo, aos oito e aos14 do segundo tempo, Lucas, aos três do segundo tempo, Hulk, aos seis do segundo tempo, Liu Jyanye, aos 25 do segundo tempo, e Oscar, aos 28 do segundo tempo

BRASIL: Diego Alves; Daniel Alves (Adriano), David Luiz (Réver), Dedé e Marcelo; Rômulo (Sandro), Ramires (Arouca) e Oscar (Leandro Damião); Lucas, Hulk e Neymar (Jonas)

Técnico: Mano Menezes.

CHINA: Zeng; Peng, Yang, Jianye e Tang Miao; Zhao Xuri Zhao (Feng), Hao Junmin (Zhang), Lu Peng, Liu Jian e Zhu Ting; Gao Lin (Yang)

Técnico: José Camacho. 


MSN Esportes.