Fotos: GenildaSabino/ Arquivo Pessoal
Severino de Souza Pepeu era formado em Direito e começou a trabalhar como radialista. Passou por redações como do Sistema Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco, TV Globo, TV Tropical, Jornal Vanguarda e atualmente mantinha a revista Caruaru Hoje. Foi ganhador do Prêmio Esso por uma reportagem realizada em São José do Egito, no Sertão de Pernambuco.
Comunista declarado, Souza Pepeu chegou a publicar, em 1970, denúncias de tortura, em seguida foi processado. Quando era vereador em Caruaru (entre 1983 e 1988), foi o autor do projeto que fez do parque ecológico municipal Professor Vasconcelos Sobrinho, uma reserva ecológica. Centralino, Souza Pepeu já era diretor de arquivo da Patativa do Agreste. De acordo com a assessoria do clube, a diretoria decretou luto oficial de três dias e a futura sala de imprensa que será construída no Lacerdão vai se chamar Jornalista Souza Pepeu.
Jornalismo pernambucano perde Souza Pepeu
Morreu vítima de enfarte, na tarde desta quarta-feira (25), o ex-vereador e jornalista caruaruense Severino Souza Pepeu, de 69 anos. Ele foi encontrado, já sem vida, pela secretária na casa onde morava, no bairro Maurício de Nassau.
Em 1969, Souza Pepeu recebeu o prêmio Esso de Jornalismo, quando era repórter do Jornal do Commercio. De 1982 a 1989 foi vereador de Caruaru e atualmente trabalhava como editor da revista Caruaru Hoje.
Apaixonado por futebol, era diretor de Arquivo do Central, seu time de coração. Em sua homenagem, o clube alvinegro decretou luto de três dias.
Seu corpo foi velado até às 13 horas na Câmara Municipal de Caruaru, já que Pepeu havia sido Vereador por uma legislatura na década de 80.
Após o cerimonial fúnebre na Câmara seu corpo seguiu para a Capital Pernambucana onde à tarde foi cremado.
Atendendo seu pedido em vida, parte de suas cinzas serão jogadas no rio Ipojuca, aqui em Caruaru, em dia a ser marcado pela família
Segundo sua filha a também Jornalista Fabiana de Souza Pepeu, a outra parte das suas cinzas serão levadas para a França e jogadas no rio Sena em Paris, oportunamente.
Além de Jornalista Souza Pepeu também foi Radialista na década de 70 na antiga Rádio Difusora de Caruaru, emissora pertencente ao Sistema de Comunicação Jornal do Comércio.
Povo lamenta a morte do Grande Comunicador Esportivo de Caruaru
Uma outra perda irreparável para a sociedade caruaruense e principalmente as artes de Caruaru foi também o falecimento na quarta-feira 25, do Radialista Sebastião Carlos Batista.
Carlos Batista teve duas paradas cárdio-respiratórias vindo em seguida falecer devido a complicações decorrentes de uma cirurgia no cérebro.
Carlos Batista 71 anos, era Publicitário. Foi um dos maiores Narradores Esportivos de Pernambuco, tendo trabalhado nos tres prefixos AM de Caruaru, Radios: Difusora, Liberdade e Cultura do Nordeste.
Seu grande sucesso como Comunicador nessas emissoras e por onde passou foi comandar o Programa CBC e a Seleção de Ouro.. .
Seu corpo ficou em exposição no Velório do Cemitério Dom Bosco em Caruaru e onde com a presença de familiares, amigos, colegas do rádio e admiradores foi sepultado no final d manha desta quinta-feira sob aplausos dos presentes, após o discurso emocionado do Radialista Arnaldo Costa, ex-gerente da Rádio Liberdade de Caruaru, e irmão do também Radialista e Publicitário Walter Costa, atualmente militando no Rádio de Maceió.
No Rádio e no Jornalismo, Carlos Audiência Batista como era conhecido - o Batistinha, apelido carinhoso dos seus companheiros radialistas, bem como Souza Pepeu, deixaram além de imenso legado de profissionalismo autêntico para as futuras gerações, uma incomensurável lacuna no exercício da Profissão que eles dignamente abraçaram.em vida.
Aos dois companheiros que se foram o nosso abraço fraterno. Aos familiares de Pepeu e Carlos Batista - dois filhos ilustres de Caruaru que dignificaram a arte de falar e de escrever - as nossas sinceras condolências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário