SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

sábado, 11 de setembro de 2010

Sport vence o Guará por 1 a 0 e completa dez jogos sem perder

Reprodução / TV Globo

Único gol do jogo foi marcado por Marcelinho Paraíba, aos 24 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta

O placar foi magro, mas o 1x0 sobre o Guaratinguetá, neste sábado (11), deixa o Sport ainda mais perto do G-4 da Série B. Foi a décima vitória seguida do Leão, que agora soma 33 pontos, ocupando a sexta posição na tabela do Campeonato Brasileiro.

O único gol do jogo foi marcado por Marcelinho Paraíba, aos 24 minutos do primeiro tempo: em cobrança de falta, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Jaílson. O Guará ainda reclamou de um suposto impedimento, mas o juiz Marcelo de Lima Henrique validou o gol.


Reprodução / TV Globo


“A vitória foi difícil e o jogo não foi tão bonito quanto a gente esperava, mas conseguimos os três pontos”, resumiu Marcelinho Paraíba. A partida ainda teve a estreia no time profissional do jovem Ruan, vindo dos juniores do Leão. “Estou muito feliz, acho que fui bem, mesmo jogando pouco. Agora é continuar o trabalho para ter mais oportunidade e mostrar mais meu trabalho em campo”, disse Ruan ao fim do jogo.

O próximo compromisso do Leão será no sábado (18), diante do Asa/AL, na Ilha do Retiro. Nesse jogo, Geninho não poderá contar com Germano, que levou nesta tarde o terceiro cartão amarelo. O Guaratinguetá vai a Goiás, onde enfrentará o Vila Nova.


O JOGO


Com Lúcio Flávio, Serginho e Léo Silva, o Guará foi perigoso. A equipe do técnico Roberto Fonseca buscou jogar com velocidade, aproveitar o avanço pelas laterais e ainda chutou de longe. Aos dez, Léo Silva recebeu na entrada da área pelo lado direito e disparou. O bom goleiro Magrão defendeu sem problemas.

O Sport de Geninho adotou uma postura um pouco mais cautelosa, mas sem deixar de ser perigoso. Marcelinho Paraíba precisou de duas cobranças de falta para ajudar o Rubro-Negro a abrir o placar. Na primeira, parou em Jaílson. Na segunda, foi ajudado pela sorte. Aos 24, o camisa 10 tentou acertar o ângulo esquerdo do goleiro, a bola desviou na barreira e foi parar do outro lado. O auxiliar ergueu a bandeira, pois dois jogadores do Sport estavam adiantados, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique validou o lance por considerar que eles não interferiram na jogada.


Reprodução / TV Globo


Em desvantagem, o Guará mergulhou na ansiedade. Chegou algumas vezes com perigo, mas ao mesmo tempo deixou a retaguarda exposta. Marcelinho Paraíba, Eliandro e Wilson aproveitaram e por pouco não ampliaram para os visitantes. A última chance do primeiro tempo foi do Guaratinguetá. Roberto chutou, e Magrão fez grande defesa, já nos acréscimos.

Roberto foi o autor do último lance antes do intervalo e do primeiro da etapa final. Em mais um chute de longe, tentou acertar o ângulo de Magrão, que mais uma vez espalmou, aos sete. O Guará foi todo ataque. Partiu para a pressão sobre o Sport, tentou de várias maneiras, com chute de longe, de perto, cruzamentos para a área. Ora os paulistas pecavam na finalização, ora a zaga rubro-negra e o goleiro Magrão impediam o empate.

Reprodução / TV Globo



Marcelo Soares, que entrou na segunda etapa, teve boa oportunidade, aos 19. Após receber passe quase na pequena área, pela esquerda, ele bateu na saída de Magrão, e a bola subiu demais. Junto com Léo Silva, Marcelo Soares foi um dos jogadores mais perigosos. Para azar do Guaratinguetá, a pontaria não estava em dia (ou Magrão estava bem demais). Aos 33, depois de cobrança de falta para a área, Marcelo bateu de primeira, e o goleirão, impossível, pegou mais uma.

Nos acréscimos, o camisa 1 operou um novo milagre, novamente contra Marcelo Soares. A cabeçada rumava para o ângulo, mas parou nas mãos do goleiro.

Com a vitória por 1x0 deste sábado, sobre o Guaratinguetá, o Sport cravou a marca de dez jogos de invencibilidade (já são 4 vitórias consecutivas) e conquistou três imporantes pontos na classificação do Campeonato Brasileiro da Série B. O mérito dos rubro-negros fica ainda mais evidente se considerarmos a dificuldade de se jogar em um gramado tão precário quanto o do Dario Leite, em Guaratinguetá.

Com o resultado deste sábado, o Sport deixa a 21ª rodada com 33 pontos, na 6ª posição. Já o Guaratinguetá permanece com a mesma pontuação (33), porém com menor saldo de gols, fica na 7ª colocação. A equipe leonina agora se prepara para jogar contra o ASA, no dia 18, às 18h30, na Ilha do Retiro. Já o Guaratinguetá pega o Vila Nova, no mesmo dia e horário.


O Sport entrou na retranca para tentar conter o ataque do Guaratinguetá, que estava com a vantagem do mando de campo. Como estratégia, Geninho preferiu entrar no 3-5-2. A barreira formada pelo time rubro-negro no início do jogo não deixou que o time saísse em busca de boas oportunidades de gol. Esse perfil de jogo perdurou por boa parte do primeiro tempo, com poucas emoções de ambos os lados. As duas grandes oportunidades - e delas nasceu o primeiro gol - vieram justamente de cobranças de falta.

Um dos bons lances de ataque do Sport ocorreu pela esquerda, aos 20 minutos, quando Montoya mandou para Germano e tentou levar para entrada da área. Marcelinho Paraíba recebeu, mas se precipitou e mandou para longe do gol. Eliandro que estava na área reclamou da jogada.

Pouco depois, aos 25 minutos, Marcelinho bateu uma falta de pé esquerdo, na entrada da área. A bola terminou batendo em Leo Silva, que estava na barreira, e despistou o goleiro Jaílson, que ficou vendo o time rubro-negro abrir o marcador. Mesmo sob protestos dos jogadores, que pediam impedimento, o juiz validou a jogada.

Aos 32 minutos de jogo, Magrão suou para defender uma falta frontal perigosíssima marcada a favor do Guaratinguetá. Na cobrança, Éverton desperdiçou a sobra e a oportunidade de igualar o placar.

No fim do primeiro tempo, o Sport perde outro gol praticamente pronto. De frente para o goleiro, Eliandro bateu com violência e a bola foi pelo lado de fora. "Tive uma oportunidade e não consegui, mas o importante é sair com essa vitória parcial", comentou o jogador na saída para o tempo complementar, em entrevista à JC/CBN Recife.

Na volta para o segundo tempo, novo lance favoreceu ao Sport. Logo no minuto inicial, Marcelinho Paraíba cobrou um escanteio fechado. Ninguém do time, no entanto, subiu para finalizar a jogada. O Sport manteve-se na retranca durante boa parte do tempo.

Até que aos 20 minutos a bola chega na grande área e o Guaratinguetá mandou com perigo para a linha de fundo. Neste momento, Marcelo Soares recebeu de Éder e bateu cruzado num lance que quase marcou o empate dos mandantes.

Aos 34 minutos de jogo, apesar do Sport estar todo fechado para garantir o resultado, após uma falta batida pela esquerda, Marcelo Soares tentou fechar e Magrão subiu para fazer uma defesa milagrosa, pondo fim às esperanças de empate dos donos da casa.

FICHA DO JOGO

Guaratinguetá: Jaílson; Marielson, Éverton, Gustavo Bastos, Célio (Éder), Renato Peixe (Wagner Carioca), Roberto, Leo Silva, Lúcio Flávio, Marcinho, Serginho (Marcelo Soares). Técnico: Roberto Fonseca.

Sport: Magrão; Renato, César, Montoya e Dutra; Daniel Paulista, Germano, Tóbi e Marcelinho Paraíba; Eliandro (Élton) e Wilson (Juan). Técnico: Geninho.

Local:
Estádio: Dario Leite, em Guratinguetá. Horário: 15h50. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ). Assistentes: Gilberto Stina Pereira e Michel Correia (RJ).

Gol: Marcelinho Paraíba, Sport (25 min, 1t);

Público (2.714) e renda (38.260)

Geninho fala sobre a vitória contra o Guaratinguetá

Nos vestiários, após a vitória do Sport em cima do Guaratinguetá, Geninho destacou o entrosamento e o espírito de lutar por cada resultado positivo. A 10a vitória consecutiva deixa a torcida mais animada, mas não faz com que o time fique acomodado.

O zagueiro Montoya destaca a capacidade que o time demonstrou de vencer dificuldades como a péssima condição do gramado. Um time forte deve "dançar conforme a música".

Confira o áudio das conversas do repórter da Rádio Jornal José Silvério com Geninho e com atletas Montoya e Marcelinho Paraíba:

Nenhum comentário: