SPORT CLUB DO RECIFE

SPORT CLUB DO RECIFE

Títulos Campeão Brasileiro de Futebol da 1a Divisão - 1987. Campeão da Copa do Brasil de 2008. Campeão Brasileiro de Futebol da 2a Divisão - 1990. Tri-campeão de Futebol Profissional da Copa Nordeste - 1994, 2000 e 2014. Campeão do Torneio Norte e Nordeste - 1968.Estaduais 40 vezes Campeão Pernambucano de Futebol Profissional 1916, 1917, 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941, 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2014 4 vezes Campeão Invicto - 1917, 1941, 1998 e 2009. 1 Supercampeonato - 1981 5 vezes Bicampeão - 1916-17, 1948-49, 1955-56, 1961-62, 1991-92 3 vezes Tricampeão - 1923-25, 1941-43, 1980-82 2 Pentacampeonatos - 2000 e 2010Estaduais O maior campeão do século XX. O que mais ganhou títulos em uma década.

domingo, 31 de maio de 2009

Fifa divulga as cidades-sedes da Copa de 2014

O Brasil conheceu neste domingo as 12 cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante o 59º Congresso da entidade, que acontece na cidade de Nassau, em Bahamas. Além das favoritas, aparecem na lista como principais surpresas as cidades de Cuiabá e Manaus.

Os outros dez destinos escolhidos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal. As 12 cidades escolhidas concorriam com mais cinco pelo posto de sedes do Mundial. Os municípios que ficaram de fora da Copa 2014 foram: Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco e Belém.

As cidades-sedes já estavam escolhidas pelo menos desde março. As 12 eleitas e as cinco eliminadas foram decididas após um estudo técnico de dois anos.

Foram duas visitas de delegados da Fifa ao Brasil, reuniões pelo mundo e inúmeras ligações telefônicas. Além do documento preparado pelo grupo de estudos da Fifa, Teixeira foi consultado antes dos cortes.

O presidente do comitê da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, enviará a cada escolhida uma convocação. As reuniões, que terão os estádios como pauta exclusiva, serão realizadas na sede da entidade, no Rio de Janeiro, entre os dias 8, 9 e 10 de junho.

Confira a lista das 12 cidades escolhidas como sede e os projetos de estádios das sedes da Copa de 2014:

Belo Horizonte (Minas Gerais)
Estádio: Mineirão

Brasília (Distrito Federal)
Estádio: Estádio Nacional de Brasília

Cuiabá (Mato Grosso)
Estádio: Verdão

Curitiba (Paraná)
Estádio: Arena da Baixada

Fortaleza (Ceará)
Estádio: Castelão

Manaus (Amazonas)
Estádio: Vivaldão

Natal (Rio Grande do Norte)
Estádio: Cidade das Dunas

Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
Estádio: Arena do Beira-Rio

Recife (Pernambuco)
Estádio: Cidade-Copa

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Estádio: Maracanã

Salvador (Bahia)
Estádio: Fonte Nova

São Paulo (São Paulo)
Estádio:
Morumbi

Juventude de olho em Sandro Goiano

Para lutar por uma das vagas à Série A de 2010, o Juventude começou a procura de reforços.

Em entrevista concedida ao site Futebol Interior, o técnico do clube gaúcho não escondeu o interesse pelo volante Sandro Goiano, do Sport.

"É um atleta que interessa, mas acho difícil que ele seja contratado", afirmou o treinador.

O mais curioso, no entanto, é que o site de notícias esportivas trata Sandro Goiano como "brucutu" do Sport.

Botafogo 2x2 Sport

Elizeu estreou na partida contra o Botafogo

O volante Elizeu, prata da casa, estreou na equipe profissional após substituir Sandro Goiano, na partida contra o Botafogo que terminou 2 x 2.

O jogador teve expectativa de estrear quando treinou entre os profissionais, ainda com Nelsinho Batista, e teve boa atuação nos treinamentos.

É sempre importante destacar fatos como esse marcando uma vitória do clube, ao trazer jogadores da base para atuar, embora sabendo que conquistas como essa deveriam ter mais frequência e qualidade.

Da Ilha do Retiro à Seleção Brasileira

Ele participou dos dois últimos times do Sport que fizeram excelentes campanhas no Campeonato Brasileiro (1998 e 2000). Se não bastasse, coleciona inúmeros troféus pernambucanos e, mais do que isso, convocações à Seleção Brasileira, quando ainda vestia a camisa rubro-negra. Com um futebol sério, mas nem por isso feio, até arriscava uns golzinhos, de vez em quando, Leomar personalizou na Ilha do Retiro um estilo de volante de boa visão de jogo, sem jamais esquecer o poder de marcação. Depois de deixar o Leão, rodou por alguns clubes, inclusive o Náutico, mas longe do talento apresentado na Praça da Bandeira. Mesmo encerrando a carreira, há três anos, o futebol se manteve presente na vida do ex-volante, que participa dos campeonatos amadores na capital paranaense, atuando pelo Iguaçu, do bairro de Santa Felicidade.

Paralelamente, Leomar iniciou um trabalho no futebol com a empresa de transporte de cimento Rodolatina. “Eles têm um projeto social com futebol, e eu estava trabalhando como treinador do juvenil. Mas acharam melhor agora eu ficar como representante da equipe viajando pelo Brasil, já que tenho muitos contatos”, conta.

Essas amizades que o ex-jogador fala são originárias da época em que atuou sobretudo nos gramados pernambucanos. Aqui, Leomar somou uma marca expressiva para qualquer atleta. “Fui quatro vezes campeão pernambucano e uma vez da Copa Nordeste”, diz.

Os títulos foram fundamentais para estreitar a relação de respeito entre a torcida e o jogador. “Foi bom demais jogar no Sport. No Atlético, nunca ganhei um título. No Sport, fui muito vencedor, a torcida me respeitava demais. Só tenho alegrias daquela época, talvez a exceção seja o Estadual de 2001, quando não conseguimos ser hexacampeões. Mas ali o time não andou porque fez muitas contratações e não se acertou”, comenta.

Entre tantos fatos marcantes, a campanha de 2000 no Brasileiro é inesquecível para Leomar. “Com certeza, éramos para ter chegado às finais, principalmente se o Nildo não tivesse se machucado. Jogamos muito bem o jogo contra o Grêmio (no qual o Sport foi eliminado, na Ilha). Acertei uma bola no travessão. Mas futebol é assim mesmo”, relembra.

Essa campanha marcante do Sport - foi o segundo melhor na fase de classificação - rendeu frutos a Leomar. Na época, o treinador do Sport, Emerson Leão, assumiu a Seleção Brasileira e lembrou do comandado durante as convocações. “Não esperava ser convocado, até por conta da minha idade. Participei de cinco jogos da Copa das Confederações, no Japão, e um das Eliminatórias. Apesar de rápido, valeu muito jogar pela Seleção”, confessa.

sábado, 30 de maio de 2009

Roni e Josiel na lista de contratações do Sport

A saída de Nelsinho acelerou o ritmo de contratações no Sport. O vice-presidente de futebol, Guilherme Beltrão, juntamente com o diretor de futebol, Álvaro Figueira, mantêm contato com empresários desde o começo da semana.

A idéia, num primeiro momento, era contratar alguns jogadores para reforçar o elenco que até ontem era comandado por Nelsinho Batista. O trabalho agora aumentou e eles também procuram um novo treinador que se encaixe no perfil do Rubronegro do Recife.

Em termos de atletas, comenta-se que os dirigentes fizeram os primeiros contatos com o lateral-direto Jancarlos, do Cruzeiro. Porém, o nome mais forte comentado nos bastidores rubronegro é o do atacante Roni, de 32 anos, que atualmente defende o Santos.

Outro nome forte que surge na Ilha é o do atacante flamenguista Josiel. Mesmo sendo o artilheiro do Rubronegro carioca na temporada, o atacante não vai permanecer na Gávea.

Em relação aos treinadores, a meta da diretoria leonina é de apostar em nomes novos, que estão surgindo no mercado da bola. Dentre os "novatos", os mais cotados na lista rubronegra são Silas (Avaí) e Sérgio Guedes (Santo André).

Também circularam na central de boatos os nomes de Hélio dos Anjos, que atualmente está no Goiás, Geninho, que já trabalhou na Ilha do Retiro e não atravessa um bom momento no Atlético/PR e até mesmo do ex-treinador do rival pernambucano, o Santa Cruz, Márcio Bittencourt. A diretoria nega qualquer contato com esses profissionais.

Botafogo reage, empata com o Sport e ambos seguem "invictos" no Brasileiro

Na reestreia de Lucio Flávio com a camisa do Botafogo, o Alvinegro conseguiu reagir e empatou com o Sport em 2 a 2, na noite deste sábado, no Engenhão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Tony e Fahel anotaram os gols para os alvinegros, enquanto Wilson e Weldon marcaram para o rubro-negro pernambucano.

Com o empate, tanto Botafogo, quanto Sport seguem sem vencer no Brasileiro. O Alvinegro chegou ao seu terceiro ponto, enquanto o Na próxima rodada, o Botafogo tem o clássico contra o Fluminense, no domingo, dia 7 de junho, às 18h30, no Maracanã. No mesmo dia, mas no horário das 16h, o Sport encara outro carioca, o Flamengo, na Ilha do Retiro, no Recife.

Botafogo e Sport entraram em campo para uma partida diferente. Afinal, os dois times queriam a primeira vitória na competição. O Alvinegro, por jogar em casa, tomou a iniciativa, mas foi surpreendido com o gol do rubro-negro pernambucano, por intermédio de Wilson, aos seis minutos.

Em desvantagem, o Botafogo ficou nervoso, enquanto o Sport cresceu na partida. Tanto que aos 20 minutos, Weldon aumentou o placar. A partir daí, os pernambucanos ganharam um aliado: a torcida alvinegra, que passou a vaiar o time carioca.

Os botafoguenses reclamaram, principalmente, do lateral-direito Alessandro e do volante Fahel. Porém, apesar disso tudo, o Botafogo ainda teve chance de sair para o intervalo com um prejuízo menor. Aos 36 minutos, o zagueiro Juninho cobrou falta, mas a bola bateu na trave e não entrou.

Com a situação muito complicada, Ney Franco voltou para o segundo tempo com duas alterações. O técnico tirou Teco e Túlio Souza e colocou Léo Silva e Tony, respectivamente. Desta maneira, o Botafogo saiu do 3-5-2 para o 4-3-3.

O Botafogo melhorou. Em contrapartida, o Sport recuou e começou a dar campo para o Alvinegro. Com isso, aos 15 minutos, por intermédio de Tony, o Alvinegro anotou o seu primeiro gol e, além de ter se empolgado, fez a torcida novamente jogar com o time.

Para piorar a situação do Sport, o volante Hamilton, atuando improvisado como lateral-direito, levou cartão vermelho, aos 27 minutos, e deixou o Rubro-Negro pernambucano com menos um. O Botafogo, que já estava pressionando, foi com tudo para cima.

O Botafogo martelou, o goleiro Magrão fez grandes defesas, mas, aos 40 minutos, após escanteio, Fahel deixou tudo igual. No fim, o Sport, que passou o segundo tempo todo recuado, tentou o terceiro, mas o goleiro Castillo trabalhou bem em duas oportunidades e o placar não foi alterado.

BOTAFOGO 2 x 2 SPORT

Botafogo
Renan; Leandro Guerreiro, Juninho e Teco (Léo Silva); Alessandro (Thiaguinho), Fahel, Túlio Souza (Tony), Lucio Flávio e Eduardo; Laio e Victor Simões.
Técnico: Ney Franco

Sport
Magrão; César, Igor e Durval; Moacir (Juliano), Hamilton, Sandro Goiano (Eliseu) e Dutra; Weldon (Dudé), Luciano Henrique e Wilson.
Técnico: Levi Gomes

Data: 30/05/2009 (sábado)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: Teco, Lucio Flávio, Juninho, Fahel e Thiaguinho (Botafogo). Moacir, Hamilton e Magrão (Sport).
Cartão vermelho: Hamilton, aos 27 minutos do segundo tempo (Sport).
Gols: Wilson, aos 6 minutos; e Weldon, aos 20 minutos do primeiro tempo. Tony, aos 15 minutos; e Fahel, aos 39 minutos do segundo tempo.Sport, que teve uma semana conturbada com o pedido de demissão do técnico Nelsinho Baptista e a saída do meia Paulo Baier, faturou o seu segundo.

Ataque WW coloca o Sport na vantagem sobre o Botafogo

Dois fatores são fundamentais para qualquer equipe vencer os adversários em jogos fora de casa;

A marcação forte e a dedicação dentro de campo.

Pois foi assim que o Sport conseguiu fazer 2x0 nos primeiros 45 minutos da partida contra o Botafogo, no estádio Engenhão.

O Leão foi aplicado no primeiro tempo de jogo, marcou forte o time carioca e não perdeu as duas chances de gols que conseguiu criar.

Wilson e Weldon fizeram os dois gols do Sport.

O Botafogo se limitou a pressionar o Leão nas cobranças de faltas do zagueiro Juninho e nos cruzamentos na área.

A defesa rubro-negra se comportou bem e conseguiu evitar que a equipe carioca fizesse algum gol.

Se mantiver o ritmo, o Sport tem tudo para conseguir um grande resultado no Rio de Janeiro.

Botafogo x Sport - Times definidos

Botafogo: Castillo, Juninho, Leandro Guerreiro e Teco; Alessandro, Fael, Lúcio Flávio, Túlio Souza e Eduardo; Laio e Vitor Simões. Técnico: Ney Franco.

Spoort: Magrão, Igor, César e Durval. Moacir, Hamilton, Sandro Goiano, Luciano Henrique e Dutra; Weldon e Wilson. Técnico: Levi Gomes (Interino).

Mancini recusa oferta do Sport para ser campeão pelo Peixe

Em busca de um substituto para o técnico Nelsinho Baptista, que pediu demissão na última quinta-feira, o Sport consultou o treinador santista, Vagner Mancini. No entanto, Mancini, que foi jogador do Leão, afirmou que não tem intenção de deixar o Peixe, com quem tem contrato até o fim do ano.

O diretor de futebol do Santos, Adílson Durante Filho, conversou com Mancini neste sábado. Na conversa, o treinador confirmou a oferta da equipe pernambucana, mas descartou a possibilidade de transferência.

- De fato, ele recebeu a proposta, mas me garantiu que vai permanecer no Santos. Fiquei muito feliz com o que eu ouvi do Mancini. Olhando nos meus olhos, ele garantiu que tem um projeto maior com o clube e que vai levar o time ao título do Brasileirão - afirmou o dirigente santista.

Segundo Durante Filho, já existem conversas com o treinador para que o vínculo, que vence no final do ano, seja estendido.

- O Mancini garantiu que o contrato é um mero detalhe. O que vale é a palavra dele. Ele me disse que quer seguir no Santos, pois sua família gostou muito da cidade, e que sua permanência depende apenas da vontade do clube. E nossa vontade é que ele fique - concluiu.

Silas não deve vir mais

Informações vindas de Santa Catarina dão de que o técnico Silas, que estaria muito próximo de fechar com o Sport, não deve vir para Ilha do Retiro.

E de acordo com informações de bastidores da Ilha do Retiro, o principal motivo que impossibilita a vinda do treinador do Avaí para o Sport é o alto valor da multa contratual. Outro motivo seria a amizade que Silas tem com os dirigentes do clube catarinense.

Sendo assim, os cartolas Rubro-negros terão que procurar outro comandante técnico.

Fala-se também que a segunda opção, é Márcio Fernandes, ex-técnico do Santos.

Baiano apitará Botafogo x Sport

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já divulgou a escala de arbitragem para a 4ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2009.

E o trio de árbitros que vai “comandar” o jogo entre Botafogo x Sport vai ser baiano. O juiz será Jailson Macedo Freitas. Os auxiliares Luiz Carlos Silva Teixeira e Adson Márcio Lopes Leal. Já o 4º árbitro e o observador serão os cariocas Pathrice Wallace Correa Maia e João J. da Silva Loureiro.

A partida entre Botafogo x Sport está marcada para as 18h30 do sábado (30), no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.

19 relacionados para Botafogo x Sport

Após o treinamento da manhã desta sexta-feira (29), no campo auxiliar da Ilha do Retiro, o técnico Nelsinho Batista requisitou 19 jogadores para a viagem ao Rio de Janeiro, onde o Sport vai encarar o Botafogo neste sábado (30).

As novidades na relação foram os volantes Dudé e Elizeu. O primeiro ainda não jogou pelo Leão este ano e o segundo ainda não estreou pelo clube.

Confira a relação completa:

Goleiros: Magrão e Cleber

Laterais: Moacir e Dutra

Zagueiros: Igor, César Lucena, Durval e Juliano

Volantes: Hamilton, Sandro Goiano, Dudé e Elizeu

Meias: Fumagalli e Luciano Henrique

Atacantes: Wilson, Ciro, Guto, Weldon e Vandinho

Baier entra na mira de Santos e Galo. Goiás prefere outro meia

Depois da discussão com Nelsinho Baptista e de ser culpado pela torcida do Sport pela saída do treinador e a queda do clube na Libertadores, Paulo Baier pediu para ser afastado e deve oficializar a saída do clube ainda nesta sexta-feira. O empresário do meia, Neco Cirne, conversará com a diretoria rubro-negra e diz ter três propostas, sem revelar os clubes: do Goiás, de um time paulista (Santos) e outro de Belo Horizonte (Atlético-MG).

A ideia do procurador é não ter de pagar nada para rescindir o contrato do jogador com o Leão, válido até 31 de dezembro de 2010. De acordo com Cirne, os clubes que sonham com o meio-campista de 34 anos até aceitam pagar por um empréstimo. O Goiás, contudo, avisa que a volta do camisa 10 não é prioridade.

"Já tivemos interesse nele antes, mas no momento estamos em negociação com outros atletas da mesma posição", disse à GE.Net o presidente do Goiás, Syd de Oliveira, em entrevista por telefone. O dirigente confirma que ligou para os pernambucanos a fim de tratar sobre o retorno do ex-palmeirense e se decepcionou com as dificuldades que encontrou.

"Na época, o Sport não facilitou a saída do jogador, e agora o Goiás não pode voltar a negociar com ele enquanto não acertar as outras negociações. Fica mais fácil repatriar o jogador, mas se as outras negociações fecharem vamos ficar com acúmulo na posição", completou Syd, mantendo em sigilo os meias com quem negocia. "Vários acabaram furando, como o Lucio Flavio", justificou.

O Sport, por sua vez, ainda conta com o interesse do Goiás e de "outro clube do eixo Rio-Sul". A diretoria nordestina, que contratou Baier no início do ano para ser seu principal jogador na Libertadores oferecendo salário de R$ 130 mil, não está muito disposto a emprestá-lo. "A intenção é passar em definitivo. O Sport quer ser ressarcido do investimento que fez nele, mas não vai botar obstáculo na transferência", avisou o diretor do futebol rubro-negro, Álvaro Figueira.

Neste cenário, o meia e seu empresário tentam agilizar sua saída de Recife. Neco Cirne não revela, mas um dos interessado é o Atlético-MG - Celso Roth já havia tentado levar o veterano armador para o Grêmio em janeiro. Outro provável futuro do jogador é o Santos. Enquanto isso, o camisa 10 nem treina mais na Ilha do Retiro.

"Por enquanto, só posso dizer que nem a saída dele do Sport está certa ainda. Estamos vendo isso. Hoje (sexta-feira) vou falar com o Guilherme Beltrão, que é o vice-presidente de futebol do Sport, para definir tudo", limitou-se a informar Neco Cirne.

Silas a caminho da Ilha do Retiro?

As notícias não param de chegar na redação do JC sobre a contratação do novo técnico do Sport para o restante do Campeonato Brasileiro.

De todos os nomes que estão sendo comentados, o mais forte é o de Silas, que está no comando do Avaí-SC.

O que está travando a negociação é a boa relação que o treinador tem no clube catarinense e, principalmente, a multa rescisória do contrato.

Fala-se também que a segunda opção, caso a negociação com Silas não seja concretizada, é Márcio Fernandes, ex-técnico do Santos.

Os dirigentes, claro, não se pronunciam sobre o assunto.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Podem acontecer dispensas na Ilha

Na manhã desta sexta-feira (28), surgiu a informação na Ilha do Retiro, que alguns atletas podem ser dispensados pela diretoria a qualquer momento.

E as especulações dão conta de que os primeiros a sair podem ser o lateral-direito Jonas e o centroavante Guto (Ambos na foto).

Saídas da Comissão Técnica

Vale ressaltar que além do técnico Nelsinho Batista, também deixaram o Sport o seu auxiliar técnico Gustavo Sales Bueno, o preparador físico Eduardo Batista e o preparador de goleiros Roberto Rojas. Além disso, o auxiliar de Nelsinho em São Paulo, o Pimentel, não vatem mais vínculo como Sport.

Levi tem dúvida entre Fumagalli e Weldon

Na manhã desta sexta-feria (29), o técnico interino do Sport, Levi Gomes, encerrou os preparativos para o jogo do sábado (30) com o Botafogo no Rio de Janeiro.

O treinador realizou um rachão e depois comandou uma mopvimentação de bolas paradas ofensivas e defensivas.

Depois do treino Levi revelou que o time deve ser o mesmo que participou do treino da quinta-feira (28). Quando ele diz deve, é porque existe uma dúvida entre o meia Fumagalli e o atacante Weldon.

A escalação será essa: Magrão, Igor, César Lucena e Durval; Moacir, Hamilton, Sandro Goiano, Fumagalli (Weldon), Luciano Henrique e Dutra; Wilson

Nome de Leão praticamente descartado

Toda vez que o Sport precisa contratar um treinador, o nome de Émerson Leão é especulado com muita força nos bastidores do clube.

E desta vez não foi diferente. De acordo com informações, após a saída de Nelsinho, Leão foi procurado pelos dirigentes Rubro-negros.

E essas informações deram conta que Émertson Leão demonstrou ter interesse de voltar a Ilha do Retiro, porém, o treinador só aceitaria o “convite” do Sport se a agremiação pagasse as dívidas que tem com o mesmo de uma forma antecipadamente e não junto com os salários.

Por conta disso, o nome de Leão está praticamente descartado, afinal, de acordo com o presidente Sílvio Guimarães, o Sport está passando por dificuldades financeiras.

Em breve mais informações sobre o futuro do comando técnico do Sport.

Sport já procura novo treinador

Nelsinho Batista deixou o comando técnico do Sport no início da tarde desta quinta-feira (28). Por conta disso, a diretoria de futebol Rubro-negra vai ter que contratar um novo treinador para comandar o Leão no restante da Série A deste ano.

E de acordo com o presidente Rubro-negro, Sílvio Guimarães, os dirigentes Guilherme Beltrão e Álvaro Figueira já estão contatando dois treinadores. “Autorizei aos meus dirigentes a procurarem um substituto para o Nelsinho. E dois nomes de treinadores estão aprovados por todos os dirigentes do clube”, explicou.

Sílvio, porém, fez questão de afirmar que esses treinadores não são Geninho, tampouco Hélio dos Anjos, que já treinaram o Sport em outras temporadas. “Posso garantir que nenhum dos dois vai ser o novo técnico do Sport, mas no momento não quero mais dar dicas sobre o nosso possível treinador”, concluiu.

No entanto já se sabe que um esses dois nomes é o de Ney Franco(foto), que no momento comanda o Botafogo, que inclusive, vai ser o próximo adversário do Sport.

Uma história que ficará marcada

Uma história bonita, que com certeza vai ficar marcada nos registros do Sport. Assim foi a trajetória do técnico Nelsinho Batista à frente do time rubro-negro. Foram quase um ano e seis meses de ligação. Nesse tempo, o treinador construiu uma bonita ligação com o Leão e a sua torcida, através de muitas vitórias e, principalmente, títulos. Foram três: dois do Campeonato Pernambucano e o mais comemorado de todos, da Copa do Brasil.

Nelsinho Batista deixa o Sport com números para lá de positivos. Foram 105 jogos dirigindo o Leão. Disputou Campeonato Pernambucano, Brasileiro da Série A, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América. O retrospecto aponta 60 vitórias, 22 empates e 23 derrotas. Aproveitamento de 64,12%.




A estreia, diante de uma desconfiada torcida rubro-negra, não poderia ser melhor. No dia 12 de janeiro de 2008, o Sport vencia o Salgueiro por 4x0, no Campeonato Pernambucano. A emblemática partida de número 100 foi contra a LDU, no dia 29 de abril, pela Copa Libertadores. Uma vitória por 3x2, em Quito, no Equador. Com Nelsinho à frente, o Sport foi onde nunca havia ido antes no torneio. Chegou às oitavas-de-final, perdendo para o Palmeiras, nos pênaltis.

Junto com Nelsinho Batista, se foi também toda a sua comissão técnica, formada pelo preparador físico Eduardo Batista (que é filho dele), o preparador de goleiros Roberto Rojas e o assistente técnico Gustavo Bueno.

Jogadores tristes com a saída de Nelsinho

Depois que Nelsinho Batista confirmou oficialmente que não iria mais continuar na Ilha do Retiro, os jogadores Rubro-negros mostraram-se tristes com a saída do treinador. Eles mostraram que sentiram a perda do seu comandante.

Igor

O zagueiro Igor, um dos líderes do elenco do Leão, foi o primeiro a opinar. “Estou muito surpreso. Na quarta (27) fizemos um bom treino e esperava eu ele fosse nos comandar contra o Botafogo. Mas o Nelsinho tem os seus motivos para deixar o Sport e esses motivos, por sinal, devem ser muito fortes. Creio que ele, pelo caráter que tem, vai sair para não prejudicar o Sport”, explicou.

O jogador revelou que o treinador não deve sair por conta da “bronca” que deu nos atletas antes do treino na última quarta-feira (27), tampouco por conta de problemas com alguns jogadores. “O Nelsinho tem muito caráter e não deixou o Sport antes por conta do nosso grupo (referindo-se a boa proposta que o técnico recebeu do Grêmio). O nosso grupo inclusive é muito profissional e comprometido com o Sport. Sobre a cobrança do Nelsinho, ela foi correta, afinal, ela tem que existir em clube grande, é natural”, disse.

Igor ainda revelou o sentimento da perda do Nelsinho. “Eu aprendi muito com o Nelsinho. Eu estou triste com a sua saída, pois vamos perder um grande profissional e um bom homem. Ele tem caráter, é justo e dava chance a todos. Além disso, a gente tem um projeto conduzido por ele e tudo ia caminhando bem. Vamos também perder porque ele conhecia todo o grupo, inclusive as categorias de base”, explicou.

Ciro

O atacante Ciro falou menos sobre a saída do técnico da Ilha do Retiro. “Estou triste com a saída do Nelsinho, pois aprendi muito com ele. Além do mais, foi ele quem me lançou”, contou.

Magrão


O goleiro Magrão, que é um dos jogadores mais experiente do clube, revelou que também está cabisbaixo com a saída de Batista. “Não sei os motivos da saída, mas estou triste. Vamos perder uma grande pessoa e grande profissional”, explicou e opinou sobre os “puxões de orelhas” que Nelsinho havia dado no grupo antes do treino da quarta (27). “Essa cobrança é natural. Creio que ela até demorou a ser feita”, terminou.

Lúcio Flávio deve jogar contra o Sport

O meio de campo Lúcio Flávio, do Botafogo, mal retornou ao clube e já está regularizado.

O jogador poderá enfrentar o Sport neste sábado, no Engenhão, pela quarta rodada da Série A.

Diante do mau momento dos jogadores de criação e de ataque do alvinegro carioca, é praticamente certa a escalação de Lúcio Flávio, chamado pela torcida botafoguense de Maestro.

Levi comandou treino coletivo

O técnico interino Levi Gomes comandou um treinamento na tarde desta quinta-feira (28) na Ilha do Retiro. Foi realizado um coletivo que durou cerca de 40 minutos, com o time no sistema 3-6-1.

A formação ficou assim: Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Sandro Goiano, Fumagalli, Luciano Henrique e Dutra; Wilson. No decorrer do treinamento o atacante Weldon entrou no lugar de Fumagalli.

O Sport vai atuar no próximo sábado (30), às 18h30, contra o Botafogo, no Engenhão(foto).

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Levi assume interinamente

O treinador das categorias de base do Sport, Levi Gomes, assume interinamente o cargo de técnico dos profissionais para a partida deste sábado (30), às 18h30, diante do Botafogo, no Rio de Janeiro.

"A oportunidade está aparecendo e, com tranquilidade, espero fazer um bom trabalho no sábado. O que Nelsinho estava fazendo vinha dando certo e não vamos mudar. É preciso conversar com o grupo e ver o que podemos fazer de melhor", explicou Levi.

Confrontos: Sport x Botafogo

Sport e Botafogo já se enfrentaram por 19 vezes em Campeonatos Brasileiros. São seis vitórias leoninas, nove dos cariocas e quatro empates. O Sport marcou 23 gols, enquanto os alvinegros marcaram dois a mais.

A última vitória rubronegra sobre o time da Estrela Solitária aconteceu em 24 de outubro de 1998: 2x1 para o Sport, em jogo realizado na Ilha do Retiro. Os gols foram marcados por Jackson e Valdomiro, enquanto Túlio descontou para o Botafogo.

Há quase 15 anos, em 29 de outubro de 1994, o único triunfo do Sport sobre os alvinegros no Rio de Janeiro, palco do jogo deste sábado. Um memorável 5x2, em Caio Martins. Os gols do Leão: Zinho (3), Sandro e Leonardo. Túlio e Jéferson diminuíram para os donos da casa.

A escalação do Sport: Jefferson; Givaldo, Adriano (Gílton), Sandro e Dedé; Dário, Chiquinho e Juninho; Leonardo, Fábio (Wender) e Zinho.

Paulo Baier também está saindo da Ilha do Retiro

Depois que o presidente do Sport, Silvio Guimarães, revelou que a discussão entre Nelsinho Batista e Paulo Baier teria sido "a gota d'água" para a saída do treinador da Ilha do Retiro, ficou ruim o clima para o jogador.

Assim, Paulo Baier também está de saída do clube rubro-negro.

Depois do dia turbulento, não haveria mais clima para o meia permanecer no clube.

Sem entrar em muitos detalhes, Nelsinho Baptista diz que chegou ao limite

Nelsinho Baptista confirmou que está fora do comando do Sport. O treinador, primeiro a deixar o cargo na Série A deste ano, só não deixou muito claro quais foram os motivos que o levaram a sair do clube depois de um ano e meio. As especulações são de que o técnico teria se desentendido com alguns atletas do elenco rubro-negro.

- Estou saindo por decisão minha, por achar que meu limite chegou ao final. Sou profissional, tenho uma história bonita aqui dentro e quero mantê-la sempre - afirmou Nelsinho ao site oficial do clube.

No período que esteve à frente do Leão, Nelsinho conquistou a Copa do Brasil de 2008 e o Campeonato Pernambucano em 2008 e 2009. Nesta temporada, ele levou o time até as oitavas de final da Libertadores, quando foi eliminado pelo Palmeiras. Foram 105 jogos pela equipe pernambucana, com 60 vitórias, 22 empates e 23 derrotas.

- Quero agradecer por todo o carinho de todos aqui no Sport, não tive algo parecido em lugar algum. Agradeço ao Sport, que me deu a oportunidade de ganhar três títulos – disse o técnico.

O presidente do clube rubro-negro, Sílvio Guimarães, lamentou a decisão tomada por Nelsinho Baptista.

- É uma tristeza a saída de Nelsinho. Fui pego de surpresa. Lamento muito a saída dele, mas a vida vai continuar. Fiz em Nelsinho um amigo e a recíproca é verdadeira.

Sílvio Guimarães não foi o único a se supreender com a saída de Nelsinho. O meia Fumagalli disse que ficou sabendo da notícia saída do técnico pela televisão.

- Até agora não acredito que ele saiu. Estava assistindo ao noticiário na TV e soube dessa informação. Estou triste, mas espero que o Sport volte a trilhar um caminho positivo - contou.

O Sport deve ser comandado interinamente por Levi Gomes, das divisões de base, na partida deste sábado às 18h30m, contra o Botafogo. O clube trabalha com dois nomes para o cargo de Nelsinho.

Nelsinho Batista não é mais técnico do Sport

Bomba na Ilha do Retiro.

Nelsinho Batista não é mais o técnico do Sport.

O treinador entregou o cargo hoje pela manhã à diretoria do clube, de forma irrevogável.

Ele disse que seu tempo no Sport já passou.

No sábado, contra o Botafogo, ele já não comandará a equipe rubro-negra.

O clube já procura um novo treinador.

Nelsinho, através de sua assessora Hellen Dionísio, marcou uma coletiva de imprensa para as 14h, na Ilha do Retiro, na qual explicará o motivo da sua saída.

Informações de bastidores indicam que houve desgaste com alguns atletas, como Paulo Baier e Jonas.

Wellington diz: “Quero cumprir meu contrato”

Na última terça-feira (26) surgiu a especulação que o centroavante Wellington (ex-Náutico e atualmente no Hoffenheim da Alemanha), poderia ser o novo reforço do Sport.

Informações até deram conta de que o atleta estaria vindo ao Recife passar férias para poder conversar com a diretoria Rubro-negra.

Mas nesta quinta-feira (28), o próprio Wellington confirmou que não recebeu nenhuma proposta do Leão e que pretende ficar no futebol alemão. “Ninguém do Sport entrou em contato comigo. Eu até fiquei surpreso ao ver essas notícias nos jornais. Mas ao mesmo tempo eu fiquei satisfeito por ter o meu trabalho reconhecido", afirmou e complementou: “Eu estou bem no Hoffenheim e quero cumprir o meu contrato (que se encerra em 2013)”, explicou.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sport pode anunciar meia nesta quinta-feira

A SportNet adiantava que os dirigentes Rubro-negros Guilherme Beltrão e Álvaro Figueira viajariam na tarde desta quarta-feira (27) para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com o intuito de contratar alguns jogadores que interessam ao Sport.

E essa viagem já pode dar o primeiro resultado positivo para o Leão nesta quinta-feira (28), isso porque, de acordo com informações, os dirigentes podem anunciar a contratação de um meia que atualmente defende um clube paulista.

O nome desse meia, no entanto, está mantido em sigilo pelos cartolas leoninos.

Nelsinho acena com o 4-4-2 e jovem Elizeu pode estrear contra o Botafogo

Embora o treinador Nelsinho Batista só vá falar com a imprensa na sexta-feira, o treino coletivo de hoje, no CT do Sport, à tarde deu pistas de qual deve ser a formação do Sport contra o Botafogo, no jogo deste sábado, no Engenhão.

Nelsinho acenou com uma mudança no esquema tático do 3-5-2 para o 4-4-2, com três novidades entre os titulares: a presença de Weldon, o retorno de Paulo Baier e a primeira oportunidade ao jovem volante Elizeu no time de cima.

Formado nas divisões de bases do Sport, Elizeu treinou o tempo todo entre os titulares. Ele fará 20 anos amanhã e, quem sabe, ganhe de presente a escalação no jogo contra o Botafogo.

A mudança do 3-5-2 para o 4-4-2 foi para a entrada do meia Paulo Baier no lugar do lateral-direito Moacir. Assim, o zagueiro Igor passou para a lateral direita, essencialmente para marcar naquele flanco, apoiando pouco ao ataque.

Weldon, perto do fim da movimentação, foi substituído por Guto, que estava entre os reservas. Os dois já haviam marcado um gol no treinamento, que terminou em 2 x 2. Os outros gols foram de Wilson, pelos titulares, e de Moacir, pelos reservas.

O time, que é a provável base para o jogo do sábado, foi o seguinte:

Magrão, Igor César Durval Dutra; Hamílton, Eliseu, Paulo Baier e Luciano Henrique; Wilson e Weldon.

Elizeu, em entrevista ao repórter José Silvério, da Rádio Jornal, falou da expectativa de estrear pelo Sport.

"Estava esperando essa oportunidade. Graças a Deus eu treinei bem. Vamos esperar o sábado. Se o professor der oportunidade, estamos prontos para enfrentar o Botafogo", disse Elizeu, que elencou como seu forte a marcação e a saída para o jogo.

ANDRADE

O volante Andrade, que não participou do treino, está vetado pelo departamento médico do Sport. O médico Stemberg Vasconcelos explicou a situação do jogador à imprensa. "Andrade apresentou alteração na musculatura posterior da coxa. Vai ficar impossibilitado de jogar o próximo jogo. Faremos um trabalho na fisioterapia e esperamos que, entre oito e dez dias, ele esteja de volta às atividades", disse.

Outro vetado é Bruno Teles, que vai ficar 15 dias fora.

Já Durval está definitivamente liberado para atuar. Vasconcelos disse que a fratura no dedo que o jogador teve não o impedirá de jogar. "Durval não tem problema para jogar, não. O que ele tinha era um estresse no joelho. Como a gente conseguiu a recuperação, ele vai voltar e jogar normalmente", disse.

Em busca de reforços, Sport entra na briga para ter Juninho Pernambucano

Após tomar conhecimento do desligamento de Juninho Pernambucano com o Lyon na última terça-feira, o Sport logo se animou e irá fazer uma proposta para tentar convencer o jogador a retornar ao Brasil no clube que o projetou.

A favor do Leão, está o fato de Juninho e sua família torcerem pelo Sport, mas há alguns fatores que jogam contra: os petrodólares do mundo árabe, que podem atrair o jogador, e o declarado interesse do Vasco, clube ao qual Juninho tem forte ligação, e, mais recentemente, o desejo do São Paulo em ter o atleta.

A direção do Sport pensa em custear parte do salário e reunir um grupo de empresas para bancar o restante. Alguns empresários já mostraram interesse na negociação.

É por férias, e não para acerto com o Leão, que Wellington está no Recife

O Sport confirma o interesse em Wellington, no entanto ainda não abriu negociação com o jogador.

O vice-presidente de futebol do do Sport, Guilherme Beltrão, detalhou a questão em entrevista ao repórter Leonardo Boris, da Rádio JC/CBN.

"Wellginton interessa sim. Agora, obviamente, tem que saber se o time da Alemanha libera, qual é a condição de trazê-lo, de fazer acordo com o seu procurador. Ele apenas veio passar férias no Recife. O que conversamos sobre Wellington foi com o procurador dele, que falou com Nelsinho. E aí eu entrei no circuito. Wellington apenas veio passar férias aqui", disse.

Guilherme voltou a bater na tecla da dificuldade de contratações.

"Todo bom jogador interessa ao Sport. Nós sabemos das nossas deficiências, isso independente da situação financeira, nós estamos buscando reforçar nosso grupo. Agora hoje não adianta trazer jogador para fazer número para justificar a pressão que a torcida faz. Do mesmo nível que os nossos, está difícil encontrar no Brasil. Melhor, no Brasil, impossível", afirmou.

"Agora mesmo o Fluminense está apostando num lateral-esquerdo do ASA de Arapiraca. Pode dar certo, pode não dar", exemplificou o dirigente.

"A nossa realidade não é de trazer apostas. É de trazer um jogador consolidado. É esse o trabalho que tem de ser feito, e tem sido feito diuturnamente. E não é de agora não, estamos fazendo isso desde a Libertadores, que não podíamos dizer na época para não tirar o foco do grupo", finalizou.

Durval nega proposta do Benfica e deve acertar por mais três anos

O zagueiro e capitão do Sport, Durval, negou proposta do Benfica nesta terça-feira (26). O empresário Cadmo Barros foi o intermediário do clube português, que já levou o cruzeirense Ramires. Durval está em fase final de acerto de um novo contrato com o Sport, que deve ser assinado ainda esta semana.

Quanto aos treinos, o jogador, que não enfrentou o Atlético Mineiro, na última rodada por causa de uma tendinite no joelho esquerdo, trabalhou apenas fisicamente nesta terça-feira e nada sentiu. "No treino físico foi tudo bem. Espero que continue assim amanhã quando eu trabalhar com bola e possa jogar normalmente contra o Botafogo", disse.

Durval ainda treinou nesta terça com uma proteção na mão esquerda por causa de uma contusão num dos dedos, mas mesmo que não esteja curado, poderá atuar normalmente. "O dedo ainda dói. Vou tirar o gesso amanhã e jogar com uma proteção", explicou.

A reapresentação desta terça foi marcada por trabalhos em dois expedientes. Pela manhã, quem atuou contra o Atlético fez um trabalho de musculação e complementou a parte física à tarde, na Ilha do Retiro. Os demais foram ao Centro de Treinamento de Paratibe para um coletivo com os juniores. Entre eles estava o meia Paulo Baier, que evitou entrevistas.

OFERTAS - As informações nos bastidores do Leão dão conta de que a empresa Traffic fizera uma proposta para ter os direitos federativos do atacante Ciro e do lateral-direito Moacir. O valor oferecido teria sido de R$ 15 milhões. Os dirigentes rubro-negros não foram à imprensa para confirmar ou desmentir.

PROBLEMAS - Além das contusões já conhecidas, entre elas a do volante Andrade na coxa direita - fará ressonância magnética amanhã - e do atacante Weldon na virilha direita, a Ilha sofre com a conjuntivite: o atacante Ciro, o zagueiro Elias e o preparador de goleiro Rojas estão com os olhos vermelhos e inchados. Além deles, outros membros do setor de apoio ao futebol também apresentaram o mesmo problema.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Durval já trabalha a parte física

Na manhã desta terça-feira (26), o elenco do Sport voltou a treinar visando à partida do próximo sábado (30) contra o Botafogo no Engenhão, no Rio de Janeiro.

E o grupo de jogadores leoninos foi dividido em duas partes para o treinamento. Uma das partes trabalhou em uma academia no bairro de Boa Viagem e a outra se movimentou no campo auxiliar da Ilha do Retiro.

A surpresa no trabalho na academia foi à presença do zagueiro Durval, que foi liberado pelo Departamento Médico Rubro-negro (ele estava com dores no joelho). Ele já está no Departamento Físico recondicionando a parte física para poder ficar apto para o duelo com o Botafogo. Outro que treinou na academia foi o meia Paulo Baier(foto).

Diretoria teria rejeitado Obina no Sport

Esse é o comentário que está rondando na Ilha do Retiro.

Pois bem, segundo informações, o presidente rubro-negro, Silvio Guimarães, queria o jogador.

No entanto, a diretoria de futebol vetou a vinda do atleta para o clube.