Após retornar da Inglaterra, o pernambucano, juntamente com alguns amigos, no dia 13 de maio daquele ano, teve a ideia de montar um time de futebol, esporte que começava a despontar no continente europeu. Mas o que se limitaria apenas a uma modalidade esportiva, cresceu, e hoje, com 104 anos, coleciona títulos no hóquei, vôlei, basquete, natação, remo, futsal e tênis de mesa. A data é tão especial que a Prefeitura da Cidade do Recife adotou como o dia do torcedor rubro-negro.
Em Pernambuco, o Sport é quem possui mais títulos estaduais, totalizando 38 com a conquista invicta desta temporada. Os rubro-negros também são os únicos no Estado que alcançaram glorias em âmbito nacional. Em 1987, comandado pelo técnico Emerson Leão, o time pernambucano conquistou o Brasileiro. No ano passado, foi a vez de Nelsinho Batista comandar a equipe ao título da Copa do Brasil, vencendo o Corinthians por 3x1 na decisão.
Apenas em 1919, o Sport ganharia o seu mascote. Ao disputar o troféu Leão do Norte, no Pará, contra um combinado com jogadores de Remo e Paysandu, os rubro-negros derrotaram os adversários por 3x2, mas os donos da casa não queriam entregar a taça. Mesmo a contragosto, o clube trouxe o troféu para o Recife, adotando o Leão como um símbolo. Já a Ilha do Retiro, maior patrimônio dos leoninos depois da sua torcida, começou a ser idealizada em 1935, quando um terreno, na Ilha do Leite, foi comprado.
Programação
Para festejar os 104 anos de fundação do clube, o Sport convida todos os seus torcedores para participarem da festa que está programada para todo o dia de hoje. Logo às 6h, na sede, haverá uma queima de fogos. À noite, às 18h, uma missa em ação de graças, no nicho Nossa Senhora de Fátima, embaixo do salão social. Uma hora mais tarde, no salão social, a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque farão uma apresentação. Às 20h, no mesmo local, será realizada uma sessão solene do Conselho Deliberativo. Em seguida, um festival pirotécnico e um corte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário