Gana chega às oitavas de final pelo segundo ano consecutivo, resultado histórico para uma equipe africana. Apenas a Nigéria, em 1994 e 1998, havia conseguido tal feito anteriormente. Em 2006, os ganeses perderam por 3 a 0 para o Brasil.
A Alemanha, que só caiu na primeira fase de um Mundial no longínquo campeonato de 1938, afasta a 'zebra' que a ameaçava, termina em primeiro no grupo D com seis pontos e reedita o duelo da final de 1966 com o 'English Team'. O jogo acontece no próximo domingo, em Bloemfontein.
A segunda colocada Gana, que somou quatro pontos, joga no sábado contra os EUA em Rustemburgo. A Austrália venceu a Sérvia por 2 a 1 no outro jogo do grupo, mas os dois times acabaram eliminados.
A equipe europeia segue sem perder para times africanos desde o Mundial de 1982, quando caíram diante da Argélia na estreia do Mundial da Espanha. No único encontro anterior entre essas duas seleções, a Alemanha havia vencido por 6 a 1 em 1993.
Hoje, porém, o duelo foi muito mais difícil. Alemães e ganeses fizeram um duelo equilibrado, com boas chances de gol nos dois lados. Os germânicos erraram bastante na saída da defesa e deram sorte de não terem tomado nenhum tento. Contudo, contaram com o talento de Özil para saírem com os três pontos.
O jogo
Novidade no time alemão, o brasileiro naturalizado Cacau teve a primeira chance a favor dos europeus. O atacante do Stuttgart recebeu bola com liberdade pela direita, invadiu a área e chutou rasteiro. Kingson agarrou com segurança.
Aos nove minutos, o goleiro ganês teve trabalho com seu próprio zagueiro. Podolski cruzou da esquerda e Jonathan desviou contra sua meta. Kingson mostrou agilidade e fez grande defesa.
A resposta dos africanos veio na sequência. Gyan recebeu bola na entrada da área após bela jogada individual de Asamoah pela esquerda. Antes de completar para o gol, porém, o atacante foi interceptado por Schweinsteiger.
O meio campista alemão Özil teve a oportunidade mais clara do jogo aos 24 minutos. O jovem atleta do Werder Bremen ficou cara a cara com o gol após passe de Cacau e chutou nas pernas do goleiro.
A partida era equilibrada e Gana por pouco não faz o seu um minuto depois. Gyan desviou de cabeça após escenteio, mas Lahm, em cima da linha, salvou oa alemães. No final da primeira etapa, aos 40 minutos, os alemães tiveram a última chance antes do intervalo em cabeçada de Mertesacker bem defendida.
Seguindo o ritmo do ‘lá e cá’, na segunda etapa a primeira chance foi de Gana. O meia Asamoah avançou livre pela esquerda até ficar na frente de Nauer e chutar para grande defesa do jogador do Schalke 04.
E na seguida a Alemanha abriu o placar com a revelação Özil . O atleta de 21 anos recebeu bola na entrada da área aos 15 minutos e acertou o ângulo direito de Kingson com um arremate indefensável.
Nem por isso Gana desanimou. No minuto seguinte Ayew cruzou da esquerda e Tagoe, na segunda trave, cabeceou. A bola bateu em Boateng, o alemão, e saiu pela linha de fundo. Aos 20 minutos, Gyan tocou com classe de calcanhar Ayew na cara do gol. Lahm apereceu e prensou o chute do atacante.
Daí em diante, os alemães controlaram a partida e conseguiram manter o perigoso ataque africano longe de Neuer. E o Boateng alemão levou a melhor sobre o ganês. O jogo de hoje foi a primeiro da história das Copas em que dois irmão se enfrentaram.
FICHA TÉCNICA
GANA 0 X 1 ALEMANHA
Local: Soccer City, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 23/06/2010, quarta-feira
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (BRA)
Assistentes: Altemir Hausmann e Roberto Braatz (ambos BRA)
Cartões amarelos: Ayew (GAN) Müller (ALE)
Gol: ALEMANHA: Özil, aos 15min do 2° tempo
ALEMANHA: Manuel Neuer; Boateng (Jansen), Mertesacker, Friederich e Lahm; Schweinsteiger (Jansen), Khedira, Özil e Thomas Müller (Trochowski); Lukas Podolski e Cacau
Técnico: Joachim Löw
GANA: Kingson; John Pantsil, Vorsah, Jonathan e Sarpei; Annan, Kevin-Prince Boateng e Asamoah; Tagoe (Muntari), Gyan (Amoah) e Ayew (Adiyiah)
Técnico: Milovan Rajevac
Nenhum comentário:
Postar um comentário