por ESPN.com.br
O jogo
Em vantagem na classificação do grupo, a Sérvia começou a partida com uma postura um pouco mais cautelosa, deixando a Austrália ter a maior posse de bola e explorando os contra-ataques. E a equipe europeia não demorou muito para impor seu jogo e dominar o adversário com lances de perigo em velocidade.
A primeira grande chance veio aos 12 minutos: Krasic foi lançado em profundidade pela direita, driblou o goleiro Schwarzer e chutou sem direção, para fora. Um minuto depois, aos 13, os australianos responderam com Emerton, que fez o cruzamento pela esquerda, mas Cahill, de cabeça, também mandou pela linha de fundo.
Mas o melhor momento da etapa inicial aconteceria aos 22 minutos, com Ivanovic, que quase abriu o placar para a Sérvia. O defensor da Sérvia recebeu na área da Austrália, se livrou da marcação e chutou forte “à queima-roupa” do goleiro Schwarzer, que salvou sua equipe com uma ótima defesa.
A Austrália só voltou a assustar aos 31 minutos, quando Bresciano recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e levantou para Cahill, que mandou de cabeça para fora do gol. Sete minutos depois, aos 38, por pouco a Sérvia não tirou o zero do placar. Na verdade, até saiu o gol, mas a arbitragem corretamente assinalou o impedimento de Krasic, que foi lançado pela esquerda em posição ilegal e tocou na saída do goleiro australiano. Não valeu.
Gols no 2º tempo
Na etapa complementar, as duas equipes voltaram com a mesma formação dos primeiros 45 minutos, mantendo uma postura mais cautelosa e sempre de olho no que acontecia na outra partida do grupo D, entre Gana e Alemanha, em Johanesburgo, que também iniciou o segundo tempo empatada sem gols.
A primeira boa oportunidade de gol da etapa final saiu aos sete minutos e foi da Sérvia. Zigic recebeu o passe dentro da área australiana, dominou com o peito, com muita categoria, e bateu forte de pé direito, mas viu a bola subir demais e ir por cima do gol de Schwarzer.
Aos 15 minutos da partida entre Alemanha e Gana em Johanesburgo, Özil tirou o zero do placar e colocou os bávaros em vantagem sobre o time africano. Mesmo assim, o resultado ainda era insuficiente para a Sérvia, que chegava aos mesmos quatro pontos dos ganeses, mas ainda com número inferior de gols marcados.
Acontece que, aos 23 minutos, a Austrália surpreendeu e abriu o placar no Estádio Mbombela. Após levantamento preciso pela direita, a zaga da Sérvia marcou bobeira e Cahill, de cabeça, colocou com muita categoria no canto inferior direito do gol de Stojkovic. Com a vitória parcial da Alemanha, a equipe australiana ainda precisava de mais três gols para a classificação.
E conseguiu pelo menos mais um, pouco depois de chegar ao primeiro tento. Aos 28 minutos, Holman, em um chute certeiro, forte, de fora da área, mandou a bola no cantinho direito do goleiro Schwarzer e praticamente definiu a vitória, despachando os sérvios da Copa do Mundo.
Faltavam apenas mais dois gols, mas os australianos pararam mesmo por aí e conseguiram se despedir do Mundial honrosamente. Aos 38 minutos, a Sérvia ainda descontou com Pantelic (que havia entrado no lugar de Zigic) após falha do goleiro australiano Schwarzer, mas foi só: 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
AUSTRÁLIA 2 x 1 SÉRVIA
Local: Estádio Mbombela, em Nelspruit (África do Sul)
Data: 23/06/2010 (quarta-feira)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Pablo Fandiño e Mauricio Espinosa (ambos do Uruguai)
Cartões amarelos: Lukovic e Ninkovic (Sérvia); Wilkshire e Emerton (Austrália).
Gols: Cahill (Austrália), aos 23; Holman (Austrália), aos 28; e Pantelic (Sérvia), aos 38 minutos do segundo tempo.
AUSTRÁLIA: Schwarzer, Wilkshire (Richard Garcia), Neill, Beauchamp e Carney; Culina, Valeri (Holman), Emerton, Cahill e Bresciano (Chipperfield); Kennedy.
Técnico: Pim Verbeek.
SÉRVIA: Stojkovic, Ivanovic, Vidic, Lukovic e Obradovic; Krasic (Tosic), Kuzmanovic (Lazovic), Stankovic, Ninkovic e Jovanovic; Zigic (Pantelic).
Técnico: Radomir Antic.
Nenhum comentário:
Postar um comentário