Mesmo com as entradas de Gattuso e Di Natale, a Itália só foi pressionar os eslovacos no segundo tempo, com Quagliarella em campo. A Eslováquia não foi brilhante, mas convertou as oportundiades que teve para assegurar a vitória.
O primeiro gol da vitória eslovaca veio de uma falha na saída de bola italiana. De Rossi passou errado, e Vittek teve liberdade na entrada área para anotar para os eslovacos. No segundo tempo, Hamsik chutou rasteiro para a área e mais uma vez Vittek completou para o gol.
Na sequência, Di Natale diminiu para os italianos. Kopunek, que havia acabado de entrar, fez o terceiro para os eslovacos, aos 44. Os italianos não desistiram, continuaram pressionando, e Quagliarella, de cobertura, diminui nos acréscimos.
Com a vitória eslovaca e o empate sem gols entre Paraguai e Nova Zelândia, os eslovacos se classificam como primeiros da chave, com cinco pontos. A Eslováquia, com quatro, ficou com a segunda posição. A Itália, com apenas dois pontos, ficou na lanterna do grupo, atrás até da Nova Zelândia, que acabou com três.
O jogo
A Itália teve a primeira chance da partida aos 4 minutos. Iaquinta recebeu cobrança de falta, fez o pivô para Di Natale, que devolveu. Mas Iaquinta chutou à direita do gol de Mucha. Na sequência, Vittek ajeitou de cabeça e a bola chegaou para Hamsik, que bateu mal ao gol.
A Eslováquia chegou mais uma vez à área italiana aos 12 minutos, em cobrança de falta de Stoch, que Marchetti afastou. Sem criatividade de ambos o lados, a Eslováquia contou com um erro da defesa italiana para abrir o placar.
Aos 24 da primeira etapa, De Rossi passou mal e deixou Vittek livre na entrada da área. O atacante aproveitou e marcou o gol esloveno, com um chute no canto direito de Marchettti.
Mesmo com desvantagem no placar, a Itália não conseguia sair para o jogo. Os eslovacos, mais à vontade em campo, voltaram a assustar aos 34. Após cobrança de falta, Strba chutou de longe, forçando o goleiro italiano a fazer grande defesa. Montolivo, também de fora área, arriscou na sequência para Itália, mas longe do gol de Mucha.
No fim do primeito tempo, Kucka quase marcou um golaço. O meio-campista eslovaco recebeu de Vittek e, sem deixar a bola cair, chutou forte, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Na volta do segundo tempo, o jogo melhorou e ganhou em emoção. Lipppi tentou dar novo ânimo com as entrada de Quaglirella, Maggio e depois Pirlo. Aos 10 minutos, as alterções começaram a dar resultado. Di Natale recebeu lançamento livre na ponta direita, mas errou o chute.
Com um pouco mais de toque de bola, os italianos voltaram a assustar com Di Natale. O atacante tentou de fora da área, mas Mucha agarrou com segurança. De forma drámatica, a Itália teve sua melhor melhor chance aos 21 da segunda etapa. Em cruzamento de Pepe, o goleiro Mucha não conseguiu desviar, e Quagliarella bateu forte, mas Sktrel salvou em cima da linha.
Aos 28, veio mais um duro golpe para os italianos. Hamsik cruzou rasteiro para área, Vittek antecipou Chellini e ampliou para a Eslováquia.
A Itália não se deu por vencida e diminuiu aos 35. Iaquinta passou de calcanhar para Quagliarella, que bateu para o gol. Mucha defendeu, mas no rebote Di Natale fez o primeiro para os italianos.
Mesmo sob toda a pressão italiana no final, os eslovacos surpreenderam aos 43. Após cobrança de lateral, a defesa italiana falhou mais um vez e Kopunek tocou por cima, na saída de Marchetti, para fazer 3 a 1.
Os italianos foram para cima e ainda tiveram tempo para fazer mais um. Nos acréscimos, a bola sobrou para Quagliarella, que encobriu o goleiro para marcar um bonito gol.
A seleção italiana ainda teve chance de empatar aos 50 minutos da segunda etapa. Pepe recebeu sozinho na esquerda, mas mandou para fora.
FICHA TÉCNICA:
ESLOVÁQUIA 3 X 2 ITÁLIA
Local: Estádio Ellis Park, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 24 de junho de 2010, quinta-feira
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Darren Cann e Michael Mullarkey (ambos da Inglaterra)
Cartões amarelos: Strba, Vittek, Pekarik e Mucha(Eslováquia) e Cannavarro, Chiellini, Pepe e Quagliarella (Itália)
Gols: Vittek, aos 24 minutos do primeiro tempo, e aos 28 da segunda etapa, e Kopunek, aos 43, para a Eslováquia. Di Natale, aos 35 do segundo tempo, e Quagliarella, aos 46, para a Itália.
ESLOVÁQUIA: Mucha; Pekarik, Skrtel, Durika e Zabavnik; Strba (Kopunek), Kucka, Hamsik e Stoch; Vittek e Jendrisek (Petras).
Técnico: Vladimir Weiss.
ITÁLIA: Marchetti; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito (Maggio); Gattuso (Quagliarella), De Rossi e Montolivo (Pirlo); Pepe, Di Natale e Iaquinta.
Técnico: Marcello Lippi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário