por Julio Gomes, de Johanesburgo (África do Sul), com redação do ESPN.com.br
A má notícia para os adversários é que Messi fez uma de suas melhores partidas com a camisa da seleção. Como no Barcelona, ele participou, chamou o jogo, driblou, serviu. Só falhou nas finalizações. Quando acertou, parou no ótimo goleiro Enyeama.
Heinze autor do gol da Argentina caído em disputa de bola com nigeriano
Crédito da imagem: AFP
Na próxima rodada do Copa do Mundo da África do Sul, Messi e companhia terão pela frente a Coreia do Sul, no dia 17, no duelo entre os líderes do grupo B. A Nigéria, por sua vez, tenta manter suas esperanças de classificação às oitavas de final diante da Grécia, que também foi derrotada na estreia.
O jogo
Os argentinos começaram a partida dominando mais a posse de bola e tocando bem no meio-de-campo, mas a primeira grande chance de gol foi da Nigéria. Aos dois minutos, Obina fez boa jogada individual, passou por Demichelis e chutou cruzado, à esquerda do gol de Enyeama.
A resposta veio aos três minutos, quando Messi arrancou bem pela esquerda, invadiu a área e rolou para Higuaín – mas o atacante argentino foi travado na hora exata. Dois minutos depois, aos cinco, Messi, de novo, dominou com categoria e chutou da entrada da área – Enyeama fez bela defesa e mandou para escanteio. Na cobrança, saiu o primeiro gol do jogo: Verón cruzou da direita e Heinze, de cabeça, acertou no ângulo superior direito do gol nigeriano: 1 a 0.
Após o gol, a equipe do técnico Diego Armando Maradona continuou com o domínio das ações, embora tenha diminuído um pouco o ritmo dos primeiros minutos. Aos 14 minutos, Verón fez outro lançamento preciso para Messi, que invadiu a área mas foi travado pelo goleiro Enyeama.
Os argentinos tiveram outra ótima oportunidade aos 20 minutos da etapa inicial. Carlitos Tevez dominou pelo meio e acionou Higuaín pela direita, mas o atacante demorou muito para chutar e foi travado pela zaga, mandando por cima do gol adversário. Aos 23, após cobrança de escanteio pela esquerda, Samuel acertou, de cabeça, e mandou para fora.
Aos 28 minutos, os nigerianos assustaram a Argentina. Após boa troca de passes pelo meio-de-campo, a bola sobrou para Obasi na esquerda, “nas costas” de Gutiérrez, mas ele chutou mal, sem direção, e a bola passou à esquerda do gol de Romero. Foi o momento de maior perigo oferecido pelo time africano até o fim do primeiro tempo.
Aos 37, por pouco Messi não deixou sua marca: ele dominou na entrada da área, pelo lado direito, e chutou com direção certa, mas o goleiro Enyeama espalmou e evitou o segundo gol argentino.
Na etapa complementar, a primeira boa chance foi da Argentina. Aos três minutos, Verón, muito acionado durante todo o jogo, fez bom cruzamento da direita, rasteiro, Messi chegou a desviar levemente a bola, mas ela passou raspando a trave direita do gol adversário. Aos 13, Messi disparou com a bola dominada e passou por quase toda a defesa nigeriana, mas foi travado por Odiah.
A seleção argentina perdeu a oportunidade de liquidar a partida aos 18 minutos, quando Tevez arrancou em velocidade pela esquerda, chegou perto da entrada da área e rolou para Messi. Mas o jogador do Barcelona chutou para fora, à direita do gol de Enyeama. Dois minutos depois, aos 20, Higuaín recebeu na área, pela direita, mas o goleiro da Nigéria fez mais uma grande defesa.
Maradona e seus comandados perderam a respiração aos 25 minutos, quando as “Águias” tiveram sua melhor chance de empatar a partida: Taiwo arriscou um chute forte da entrada da área, e a bola passou rente à trave, à direita do gol de Romero. O nigeriano acabou se machucando no lance e teve de ser substituído pouco depois por Uche.
FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 1 x 0 NIGÉRIA
Local: Estádio Ellis Park, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 12 de junho de 2010 (sábado)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)
Assistentes: Jan Salver e Mike Pickel (ambos da Alemanha)
Gol: Heinze (Argentina), aos 5 minutos do primeiro tempo.
Cartão amarelo: Gutiérrez (Argentina) e Haruna (Nigéria).
ARGENTINA: Romero; Demichelis, Samuel e Heinze; Gutiérrez, Mascherano, Verón (Maxi Rodriguez) e Di María (Di Maria); Messi, Higuaín (Diego Milito) e Tevez.
Técnico: Diego Maradona.
NIGÉRIA: Enyeama; Odiah, Shittu, Yobo e Taiwo (Uche) ; Kaita, Etuhu, Obinna (Obafemi Martins) e Haruna; Yakubu e Obasi (Odemwingie).
Técnico: Lars Largeback.
Nenhum comentário:
Postar um comentário