Bruno Aguiar marca duas vezes e garante vitória e primeira colocação (Foto: Aldo Carneiro).
Vitória por 2 a 1 na Ilha do Retiro garante o 1º lugar ao Sport; Tricolor permanece em segundo beneficiado pelo empate do Salgueiro.
Ao contrário dos últimos clássicos do Campeonato Pernambucano, Sport e Santa Cruz fizeram uma partida digna da grandeza das duas equipes. Jogando na Ilha do Retiro e pressionado após a eliminação na Copa do Brasil, o Leão acabou levando a melhor ao bater o Tricolor por 2 a 1, neste domingo.
Com o resultado, a equipe rubro-negra fechou a primeira fase do Estadual na liderança, com 50 pontos. Já os corais seguiram em segundo beneficiado pelo empate do Salgueiro, que chegou a mesma pontuação, mas perde no número de vitórias (14 x 13).
Os gols que garantiram a vitória leonina foram marcados pelo zagueiro Bruno Aguiar. O primeiro foi aos 37 minutos do primeiro tempo, e o segundo logo aos 6 minutos da etapa complementar. A equipe coral descontou com Flávio Caça-Rato, aos 16 minutos do segundo tempo.
O Sport volta a campo agora no próximo domingo para enfrentar o Náutico, quarto colocado, nos Aflitos. Já o Santa Cruz encara o Salgueiro, terceiro colocado, no Cornélio de Barros, no Sertão. As partidas abrem as semifinais do Pernambucano.
Sport começa pressionando
As duas equipes decidiram pela cautela e entraram em campo com uma formação com três zagueiros. Mas, jogando em casa, o Sport começou a partida com uma postura bem ofensiva e partiu para cima do Santa Cruz. Tanto que o primeiro lance de perigo veio logo aos 2 minutos, quando Marcelinho Paraíba cobrou escanteio fechado e Tiago Cardoso fez o corte. Na sobra, Jael soltou a bomba da entrada da área, obrigando o goleiro coral a fazer nova defesa.
Dois minutos depois, a bola sobrou na área para Marcelinho Paraíba, livre de marcação. Ele tentou o chute de primeira, mas acaba pegando mal e mandando a bola por cima do gol tricolor. Acuado, o Santa só conseguiu chegar aos 11 minutos, mesmo assim, o chute de Renatinho de fora da área não chegou a levar perigo ao goleiro Magrão.
O Leão seguiu pressionando e aos 16 minutos Jheimy desperdiçou a chance de abrir. Moacir Cruzou para a pequena área, mas o atacante do Sport acabou desviando para fora. No minuto seguinte, foi a vez de Jael receber na área, mas acabou cheirando no momento do chute.
A equipe coral só voltou a ameaçar aos 24 minutos, quando Luciano Henrique fez uma boa jogada pela direita e cruzou para a área. Tobi apareceu antes de Flávio Caça-Rato e conseguiu fazer o corte de cabeça.
Bruno Aguiar abre o placar para o Sport
Bruno Aguiar desabafa no primeiro gol do Sport
(Foto: Aldo Carneiro)
Mas, o Sport mostrou mesmo que era o dono do jogo até então. Aos 36 minutos, Marcelinho Paraíba arriscou uma falta da intermediária e Tiago Cardoso mandou para escanteio. Na cobrança, Marcelinho Paraíba manda para a pequena área e a bola acaba batendo no zagueiro Bruno Aguiar e indo parar no fundo do gol.
Aos 44 minutos, o Sport teve mais uma chance para ampliar. Após um cruzamento para a área coral, o zagueiro Vagner tenta fazer o corte, mas acaba dando um presente para Jael. O atacante fica de cara para o gol e fuzila, para Tiago Cardoso fazer grande defesa, salvando o Santa Cruz.
Santa muda para o segundo tempo
O Santa Cruz voltou para o segundo tempo sabendo que precisava bater o Sport, pois o Salgueiro vencia o Ypiranga e roubava a segunda colocação. Com isso, o técnico Zé Teodoro voltou com uma postura mais ofensiva para o segundo tempo, tirando o zagueiro Leandro Souza e o atacante Carlinhos Bala para as entradas do meia Natan e do atacante Branquinho.
O artilheiro Bruno Aguiar
Apesar das mudanças, quem marca é o Sport. Aos 6 minutos, Marcelinho Cobra falta para a área e o zagueiro Bruno Aguiar dá uma de artilheiro, desvia de cabeça e marca o seu segundo gol no jogo. Com a vantagem no placar, o técnico Mazola Júnior decide fechar a equipe tirando o atacante Jael para a entrada do meio-campo Milton Júnior.
Flávio Caça-Rato marca o único gol do Santa Cruz
(Foto: Aldo Carneiro)
O Santa não se entregou e 10 minutos depois chegou ao gol. Renatinho cobrou falta da entrada da área e Magrão deu rebote. Branquinho aproveitou e bateu cruzado para o meio da área. Bem posicionado, Flávio Caça-Rato bateu de voleio e marcou o gol tricolor.
O gol deu novo ânimo à equipe coral e, aos 21 minutos, Zé Teodoro decidiu investir nas jogadas de velocidade tirando Luciano Henrique para a entrada de Jefferson Maranhão. No Sport, Mazola Júnior também decidiu renovar o fôlego no ataque ao tirar Jheimy para a entrada de Ruan.
Com as mudanças, o Santa Cruz se lançou para o ataque, mas acabou esbarrando na marcação do Sport. Aos 40 minutos, Branquinho até teve uma chance ao invadir a área, mas foi desarmado por Edcarlos. Já o Leão passou a aproveitar os contra-ataques e aos 41 minutos Ruan recebeu limpa na área e soltou a bomba para fora, desperdiçando uma boa chance de ampliar.
Logo após o lance, Mazola Júnior fechou ainda mais a equipe com a entrada de Diogo Oliveira na vaga de Marquinhos Paraná. A partir daí, o Sport passou a administrar o resultado e garantiu a vitória por 2 a 1 e a primeira colocação na primeira fase do Pernambucano.
Por GLOBOESPORTE.COM Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário