quarta-feira, 18 de abril de 2012
FPF proíbe organizadas do Sport e do Santa até o final do Pernambucano
Decisão da FPF foi motivada por conta das brigas no último clássico (Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)
Ainda não é o ideal, mas algumas medidas já começam a ser tomadas contra a selvageria orquestrada pelas torcidas uniformizadas nos estádios de Pernambuco. Após as cenas de vandalismo proporcionadas por parte das organizadas de Sport e Santa Cruz, que se enfrentaram nas ruas do centro do Recife logo após o termino da partida entre as equipes no último domingo, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) decidiu tomar uma medida paliativa. As duas maiores torcidas organizadas do Sport e do Santa Cruz estão proibidas de entrar nos estádios durante a fase final do Campeonato Pernambucano.
Com isso, fica proibida a entrada de torcedores com camisas, faixas, bonés ou qualquer tipo de indumentária que tenha associação com as organizadas nos estádios e nas mediações em dias de jogo. De acordo com o presidente da FFP, Evandro Carvalho, essa não é a medida ideal, mas sim uma decisão emergencial.
– Após as cenas lastimáveis do último domingo, nós decidimos impedir a entrada da Torcida Jovem do Sport e a Inferno Coral de adentrarem aos estádios nos jogos decisivos do Campeonato Pernambucano. Com isso, esperamos dar uma resposta aos atos de vandalismo que ocorreram após o clássico.
Contrariando a recomendação do Ministério Público de Pernambuco, que sugeriu a exclusão de todas as uniformizadas dos estádios, a FPF preferiu limitar as punições às torcidas que tiverem uma maior participação na confusão após o clássico.
Ainda de acordo com Evandro Carvalho, as medidas não poderiam se estender as demais torcidas, uma vez que não se pode punir quem não cometeu nenhuma ilegalidade.
- Temos que manter a coerência. Ano passado nós punimos apenas a torcida do Sport, porque só ela causou transtornos. Agora, punimos mais uma vez a torcida rubro-negra e a torcida do Santa Cruz. Não podemos punir as outras torcidas, pois não foram responsáveis por nada.
No entanto, apesar de optar por não banir definitivamente as uniformizadas, o presidente da FPF fez questão de mandar um aviso aos torcedores. De acordo com Evandro de Carvalho, essa será a última oportunidade dada pela federação.
- Estamos optando por não banir definitivamente as torcidas, apesar do apelo popular. Porém, é bom que os torcedores que queiram fazer parte dessas torcidas saibam que está será a última oportunidade dada para que elas existam.
Cadastro de organizadas será obrigatório em 2013
Tentando afastar definitivamente a violência dos estádios, a FPF promete tomar medidas mais fortes para o próximo ano. De acordo com o presidente da entidade, as torcidas organizadas que queiram ter acesso aos estádios no próximo ano terão a obrigação de entregar um cadastro com os dados de todos os integrantes. Na avaliação de Evandro Carvalho, essa será uma forma de controlar de maneira mais eficaz a entrada das uniformizadas nos estádios.
- Para este ano não existe mais tempo para isso. Porém, no próximo ano, a torcida que quiser ter acesso aos estádios terá que apresentar um cadastro que identifique todos os integrantes. Quem não obedecer a norma, não entrará.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário